“Os adultos são as suas experiências de vida.”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oficina de formação E-portfólios
Advertisements

Algoritmos e conceitos: O que fazer com a divisão?
E-Portefólios Centro de Competência em TIC da Escola Superior de Educação de Santarém.
Visão Global do Projecto
Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
Tecnologias da Informação e Comunicação
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Learning Organization
Para que serve o ePortfolio do aluno/adulto?
com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Portefólio Reflexivo de Aprendizagens
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Sequência Didáctica.
Presencial: 17 horas (quinzenal) Trabalho autónomo: 34 horas
MPEL2 Percursos de aprendizagem mediados por ferramentas tecnológicas EAT Equipa Concerto Alexandre Monteiro Ana Neves Jorge Lagarto Margarida Cabral.
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Portefólio e Matemática
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Encontro de Profissionais e Formadores de RVCC
Origens deste Modelo de Autoavaliação: - estudos efectuados nos últimos 50 anos, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos. - Adaptação à realidade.
Ana Sofia; Diogo Morgado; Fábio Prata; Patrícia Carvalho
Santarém Março a Julho de 2007
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Portefólio no âmbito dos Cursos EFA
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Qual o papel dos processos mentais na vida quotidiana?
DAR SENTIDO À FORMAÇÃO…
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
Estratégias informais de cálculo
Curso de Pedagogia:Gestão e Tecnologia Educacional
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
CURSOS EFA – NS.
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
O ePortfólio como Instrumento de Avaliação
EXEMPLOS Discutindo sobre EXEMPLOS de ePortefólios O ePortefólio é uma ferramenta que apoia a mudança nos métodos de trabalho e parece inquestionável o.
Introdução ao Moodle Escola Secundária Emídio Navarro Viseu
Projecto de Estágio Mestrado em Educação de natureza profissionalizante Área de Especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação Sara Amaral.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Doenças Hereditárias “Confesso que, ao pensar numa doença, nunca tive a intenção de lhe encontrar um remédio mas, pelo contrário, de encontrar um remédio.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NOÇÕES DE METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
E-Portefólios Centro de Competência em TIC da Escola Superior de Educação de Santarém.
O e Portefólio como instrumento de avaliação Ana Salema e Graciete Brito 13 de Março de 2008.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
Gestão tecnológica de cadeias produtivas
(Notas João Filipe Matos, 2004)
Da avaliação ao acompanhamento
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Discente: Liliane Pereira dos Santos Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Organização programática
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
Paço de Arcos, 9 de Julho de 2010 Certificação de Nível Secundário na Educação de Adultos.
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Projetos e Sequências Didáticas
O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA RECONHECIMENTO VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
A construção de um Plano de Aprendizagens - II [KALANTZIS, Mary & Bill Cope (2005) Learning by Design, Melbourne: Common Ground Publishing] APRENDIZAGEM.
Processo de RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Nível Secundário - NS.
Transcrição da apresentação:

“Os adultos são as suas experiências de vida.”

Cada processo de RVCC é individual e único. Cada adulto é único. Cada experiência é vivenciada de forma diferente. Cada adulto tem as suas aprendizagens. LOGO... Cada processo de RVCC é individual e único.

Biografia É mais do que um relato do percurso de vida de cada um. É uma REFLEXÃO acerca desse percurso. Interrogação permanente da sua vida e percurso, atribuindo-lhe sentido.

Reflectir Acerca das aprendizagens: Como? O que aprendi? Escolares Profissionais Pessoais Sociais Como? O que aprendi? Como aprendi? Que mais-valias obtive? Que obstáculos ultrapassei?

A reflexão permite revelar aprendizagens. centro de reconhecimento, validação e certificação de competências A reflexão permite revelar aprendizagens. Actividade: Seleccionem um momento dos que vos são propostos, reflictam e redijam um pequeno texto de modo a evidenciarem as aprendizagens adquiridas nesse episódio de vida. Uma hora. Avisá-los que se segue um momento de partilha. Meia hora para realizar actividade.

Portefólio Reflexivo de Aprendizagens Projecto Individual

“A diferença faz-nos ver melhor a realidade.” centro de reconhecimento, validação e certificação de competências “A diferença faz-nos ver melhor a realidade.” Debate acerca da reflexão.

Portefólio Reflexivo de Aprendizagens É uma colecção de documentos vários (de natureza textual ou não). Revela o desenvolvimento e progresso na aprendizagem. Explicita os esforços relevantes efectuados para alcançar os objectivos.

Portefólio Reflexivo de Aprendizagens centro de reconhecimento, validação e certificação de competências Portefólio Reflexivo de Aprendizagens Documenta experiências significativas. É o resultado de uma selecção pessoal em constante reformulação. Nele constam reflexões, objectivos, desafios e estratégias previamente acordados. O q podemos colocar? – narrativas, relatos, cartas, diários, comunicações, fotografias, projectos realizados, pinturas...

O portefólio será defendido e avaliado na sessão de júri.