Burocratas da linha de frente:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Políticas Públicas e Sociedade Civil
A REGULAÇÃO DA SAÚDE UMA ABORDAGEM
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Secretaria de Estado da Saúde
AVANÇOS E VANTAGENS DA IMPLANTAÇÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO
Empresas Estatais Federais
Controle de Recursos Públicos
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
A REGULAÇÃO E A FISCALIZAÇÃO DO CONSUMO DE SAÚDE SUPLEMENTAR NO BRASIL
A UTILIZAÇÃO DA LICITAÇÃO PARA EXECUÇÃO DOS RECURSOS
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Controle da Regularidade e. Página 2 EMENTA DECRETO 851/2007 “Estabelece procedimentos a serem adotados pelos Órgãos e Entidades da Administração Pública.
Reforma do Controle Interno Governamental: Lições (não) aprendidas LEICE MARIA GARCIA AFC/AECI/MDS.
OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA A ATENÇÃO INTEGRAL À PRIMEIRA INFÂNCIA Conceito de atenção integral e de primeira infância O Plano Nacional pela Primeira.
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas 14 a 16 de Maio Iguassu Resort – Foz do Iguaçu - Paraná.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
Conselho Universitário
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
1 José Domingos Coelho Lúcia Helena Braga TCU/SECEX-MG.
Quatro Encontros no final de 2007: -Corumbá/MS -Santana do Livramento/RS -Boa Vista/RR -Foz do Iguaçu/PR.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
CURSO DE DIREITO Direito Administrativo I
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
DIRETRIZES, OBJETIVOS, METAS E INDICADORES 2015 – CEFOR, G
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Conceitos, premissas, atuação e desafios CONCEITOS GESTÃO “ Execução de forma contínua e virtuosa de processo.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Gestão pública e a Lei de Responsabilidade Educacional Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/ CE Presidente da Undime.
A Excelência na Gestão Pública
SISTEMA DE SAÚDE SUPLEMENTAR. SAÚDE SUPLEMENTAR O SETOR DE SAÚDE SUPLEMENTAR REUNE EMPRESAS, OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE, MEDICOS, ENFERMEIROS, DENTISTAS.
Gestão por competência
MODALIDADES DE AUDITORIA
Secretaria Municipal de Planejamento Governamental e Orçamento Secretária Geral Diretoria de Planejamento e Orçamento Gerência de Convênios Gerência de.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Assistência à Saúde do Servidor Assistência à Saúde do Servidor 2014 Mesas Permanentes de Negociação Bolsa de Estudos Portal para a Universidade.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
DIREITO ADMINISTRATIVO
Lilyan Cristina Rocha Michaloski Diretora Técnica – GVS/Botucatu CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SISTEMA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA-SEVISA Aspectos.
Administração Pública  Em sentido amplo: a) Função política (fixação de políticas públicas) b) Função somente administrativa (execução)  Em sentido.
Coordenadoria de Acompanhamento da Gestão. Acompanhamento da Gestão Áreas de Atuação: Acompanhamento das Contas de Governo; Gestão do Sistema de Ética.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

Burocratas da linha de frente: Executores e fazedores das políticas públicas Antonio Oliveira Universidade Federal da Bahia David Fabri Eneida Correa Felipe Marron

“Tecnocrata” “De Carreira” “De Rua” Formação sólida Experiência no setor privado Participação transitória Atuação no alto escalão governamental Desenham as políticas públicas   Ex.: Presidente do Banco Central, Diretor do Banco do Brasil, Presidente da Petrobrás, Secretário de Estado, etc. Sujeitos à Lei nº 8.112/90 Ocupam ou não as carreiras de Estado Participação permanente Atuação nos cargos gerenciais (≠ alto escalão/dirigentes) em atividades meio e finalísticas Podem participar no desenho e na implementação das políticas públicas Ex.: Assistentes Administrativos, Auditores, Analistas, Gestores, etc. Sujeitos à Lei nº 8.112/90 e à legislação dos conselhos Não ocupam as carreiras de Estado Participação permanente ou não Atuação em atividades finalísticas Não participam do desenho das políticas públicas, porém são responsáveis diretos por sua implementação Exercem o poder discricionário, quando da implementação das políticas Ex.: Médicos, Professores, Policiais, Agentes do Detran, Assistente Social, etc.

Política de Compras e Aquisições Produtos e Serviços Base legal Lei 8.666/93 e a Lei 10.520/2002 Caráter administrativo Obrigatoriedade de execução no âmbito dos Poderes da União, dos Estados e dos Municípios – Administração Direta e Indireta QUEM EXECUTA? QUAL O MODELO DE ATUÇÃO? Agente público de compras Weberiano – eficiência do menor preço

Política Social Programa Mais Médicos Base legal Lei nº 12.871/2013 Caráter educacional, assistencial e de saúde pública Tem por finalidade formar recursos humanos na área médica para o Sistema Único de Saúde (SUS) QUEM EXECUTA? QUAL O MODELO DE ATUAÇÃO? Estudantes de Medicina*, Médicos, Tutores e Orientadores Intervenção discricionária

Conclusão O dilema/desafio é assegurar o equilíbrio entre o accountability e a responsiveness