Leitura e Interpretação de Textos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os dois significados da palavra crer
Advertisements

Deus é infinito e tem tudo
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Língua Portuguesa Profª Elaine Veloso.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Dois modos de ler a Bíblia.
Letramento: um tema em três gêneros
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
Um vocabulário para a interpretação
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
A Concepção Objetiva da Arte
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
Interpretação dos gêneros bíblicos
Discovery pousa com sucesso na Califórnia O Discovery pousou com sucesso na base Edwards, na Califórnia, na manhã desta terça-feira, depois de uma missão.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Discovery pousa com sucesso na Califórnia O Discovery pousou com sucesso na base Edwards, na Califórnia, na manhã desta terça-feira, depois de uma missão.
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
OS TRÊS PONTOS BÁSICOS DA INTERPRETAÇÃO 1º - O Texto Realizar, no mínimo, duas leituras do texto. 1ª leitura Compreender o conjunto do texto. 2ª.
Denotação e Conotação.
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Origem e desenvolvimento da crônica
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Interpretação de Texto
Leitura e Interpretação de Textos
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
QUEM DECIDE O QUE É CERTO OU ERRADO NA SUA VIDA?
Comunicação e Expressão Profª Vania.
Existem coisas que sabemos pela razão outras que sabemos pela fé
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
O peso da redação no CV UFRGS
AULA 6 Como Estudar.
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
ARTIGO CIENTIFICO.
A Plurissignificação da Linguagem Literária
Conhecimento de mundo.
Existe erro na Bíblia ?.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
3ª das 12 Efusões de Energias - Arcanjo Miguel - 09/05/09 Frases Expoentes: 01/11 Chegou a hora de mudar o seu mundo dissociado da Unidade. Isto significa.
“A lógica é uma ciência do raciocínio”
Competências e Habilidades
Interpretando as Escrituras Sagradas
Introdução a Questão Social
Descobrindo a Filosofia Unidade 1
Informações implícitas
Profª. Taís Linassi Ruwer
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Perguntas de Modelação
Unidade 3 Processo de leitura.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Metodologia Científica
As bases da ciência moderna
Como ler? Apreensão: O enunciado normalmente se apresenta assim:
PROVA BRASIL 2015.
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Como redigir um bom texto?
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Leitura e Interpretação de Textos Língua Portuguesa Leitura e Interpretação de Textos Profa. Mara Magaña

Texto 1: Mafalda... Texto 2: Discovery pousa com sucesso na Califórnia O Discovery pousou com sucesso na base Edwards, na Califórnia, na manhã desta terça-feira, depois de uma missão de 15 dias no espaço. O ônibus espacial tocou o solo às 5h12 (9h12 horário de Brasília). É a primeira missão bem-sucedida de um ônibus espacial desde o desastre do Columbia, em 2003.

EXPRESSÃO LITERÁRIA E NÃO-LITERÁRIA DA LINGUAGEM DENOTAÇÃO palavra com significação restrita palavra com sentido comum do dicionário palavra usada de modo automatizado linguagem comum CONOTAÇÃO palavra com significação ampla palavra cujos sentidos extrapolam o sentido comum palavra usada de modo criativo linguagem rica e expressiva

Quem dera Que sintas As dores De amores Que louco Senti Quem dera Que sintas As dores De amores Que louco Senti! (Casimiro de Abreu) A linguagem conotativa é também conhecida como linguagem literária, ou seja, um texto literário é aquele em que predominam as múltiplas interpretações, a conotação das palavras.

A educação, principalmente na infância, determina as oportunidades que os cidadãos terão para garantir o futuro. A linguagem denotativa é também conhecida como linguagem não-literária, ou seja, um texto não-literário é aquele em que predominam os sentidos reais (próprios) das palavras, a denotação.

Vamos ver se você entendeu: (C) conotação (D) denotação ( D ) ( C ) As flores lindas da primavera já aparecem. Mulheres são frágeis flores. Os cães ferozes latem pouco. Pobres ladrões, cães da noite perdida e vã. O seu olhar ilumina toda a esperança eterna. A luz que ilumina o dia é natural. Meu coração é uma escola de samba! O amor, hoje, parece fosco.

Interpretação de Textos a)O movimento das imagens, a inovação e a originalidade são as características de tudo que acontece na televisão. b)Sem a televisão não se saberia o que é conhecer as coisas ou por que as coisas acontecem. c)Os homens poderiam usar plenamente seu potencial de inteligência, se não fosse a televisão. d)Com o advento da televisão, as mulheres perderam sua capacidade de crítica. e)O volume de informações e a maneira como a televisão as veicula impedem que as pessoas reflitam maduramente sobre os assuntos.

      Podemos, tranquilamente, ser bem-sucedidos numa interpretação de texto. Para isso, devemos observar o seguinte: 01. Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto; 02. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente; 03. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes ou mais; 04. Ler com perspicácia, sutileza, malícia nas entrelinhas; 05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar; 06. Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do autor; 07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão; 08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente;

09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão; 10. Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de ...), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu; 11. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa; 14. Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto; 15. Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta;

16. Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem;

Algumas Interpretações: As questões 1 a 4 referem-se ao texto abaixo: "Sete Quedas por nós passaram E não soubemos amá-las E todas sete foram mortas, E todas sete somem no ar. Sete fantasmas, sete crimes Dos vivos golpeando a vida Que nunca mais renascerá.“ (Carlos Drummond de Andrade) Por fantasmas, no texto, entende-se: a) entes sobrenaturais que aparecem aos vivos b) imagens dos que existem no além c) imagens de culpa que iremos carregar d) imagens que assombram e causam medo e) frutos da imaginação doentia do homem

2. A repetição do conectivo "e" tem efeito de marcar: que existe uma seqüência cronológica dos fatos b) um exagero do conectivo c) que existe uma descontinuidade de fatos d)que existe uma implicação natural de conseqüência dos dois últimos fatos em relação ao primeiro e) que existe uma coordenação entre as três orações "Sete Quedas por nós passaram E não soubemos amá-las E todas sete foram mortas, E todas sete somem no ar. Sete fantasmas, sete crimes Dos vivos golpeando a vida Que nunca mais renascerá.“ (Carlos Drummond de Andrade)

a) só agora nos damos conta do valor daquilo que perdemos 3. A afirmação: "Sete Quedas por nós passaram / E não soubemos amá-las." Faz-nos entender que: a) só agora nos damos conta do valor daquilo que perdemos b) enquanto era possível, não passávamos por Sete Quedas c) Sete Quedas pertence agora ao passado d) Todos, antigamente, podiam apreciar o espetáculo; agora não e) Os brasileiros costumam desprezar a natureza "Sete Quedas por nós passaram E não soubemos amá-las E todas sete foram mortas, E todas sete somem no ar. Sete fantasmas, sete crimes Dos vivos golpeando a vida Que nunca mais renascerá.“ (Carlos Drummond de Andrade)

a) como referência ao número de quedas que existiram no rio Paraná 4. Na passagem: "E todas sete foram mortas, / E todas sete somem no ar." O uso de todas sete se justifica: a) como referência ao número de quedas que existiram no rio Paraná b) para representar todo conjunto das quedas que desaparece c) para destacar o valor individual de cada uma das quedas d) para confirmar que a perda foi parcial "Sete Quedas por nós passaram E não soubemos amá-las E todas sete foram mortas, E todas sete somem no ar. Sete fantasmas, sete crimes Dos vivos golpeando a vida Que nunca mais renascerá.“ (Carlos Drummond de Andrade)

Os textos nem sempre apresentam uma linguagem literal Os textos nem sempre apresentam uma linguagem literal. Deve haver, então, a capacidade de reconhecer novos sentidos atribuídos às palavras dentro de uma produção textual. Além disso, para a compreensão do que é conotativo e simbólico, é preciso identificar não apenas a ideia, mas também ler as entrelinhas, o que exige do leitor uma interação com o seu conhecimento de mundo. Descritores do texto

A tarefa do leitor competente é, portanto, apreender o sentido global do texto, utilizando recursos para a sua compreensão, de forma autônoma. É relevante ressaltar que, além de localizar informações explícitas, inferir informações implícitas e identificar o tema de um texto, nesse tópico, deve-se também

distinguir os fatos apresentados da opinião formulada acerca desses fatos nos diversos gêneros de texto. Reconhecer essa diferença é essencial para que o leitor possa tornar-se mais crítico, de modo a ser capaz de distinguir o que é um fato, um acontecimento, da interpretação que é dada a esse fato pelo autor do texto.

Localizar informações explícitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Inferir uma informação implícita em um texto. Identificar o tema de um texto.  

IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/ OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO   Este tópico requer dos leitores duas competências básicas, a saber: a interpretação de textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não verbal – e o reconhecimento da finalidade do texto por meio da identificação dos diferentes gêneros textuais.

Para o desenvolvimento dessas competências, tanto o texto escrito quanto as imagens que o acompanham são importantes, na medida em que propiciam ao leitor relacionar informações e se engajar em diferentes atividades de construção de significados.

Questão 01 A leitura do texto permite afirmar que, nele, são considerados, principalmente, os conhecimentos obtidos por meio A) da intuição. B) da razão. C) das emoções. D) das práticas.

Questão 02 “[...] determinar o que é [...] ‘real’ não é trivial.” (linhas 2-3) É CORRETO afirmar que, nessa frase, a palavra destacada significa A) ambíguo. B) estranho. C) incomum. D) simples.

É CORRETO afirmar que, nessa frase, a palavra destacada significa Questão 03 “São as verdades matemáticas, as que podem ser afirmadas categoricamente [...]” (linhas 15-16) É CORRETO afirmar que, nessa frase, a palavra destacada significa A) evasivamente. B) infusivamente. C) irrefutavelmente. D) ordenadamente.

Questão 05 “Uma possibilidade é estabelecer categorias de verdade.” (linha 12) É CORRETO afirmar que “estabelecer categorias de verdade” é uma atividade mental cujo resultado é uma A) classificação. B) harmonização. C) modificação. D) simbolização.

“O que é real para uns [...] pode não ser para outros.” (linhas 3-4) Questão 06 “O que é real para uns [...] pode não ser para outros.” (linhas 3-4) É CORRETO afirmar que, nessa frase, a noção de realidade acha-se A) definida. B) otimizada. C) relativizada. D) resumida.

“Esse é o problema, separar fato de opinião, [...]” (linha 7) Questão 07 “Esse é o problema, separar fato de opinião, [...]” (linha 7) Considerando-se as ideias explicitadas no texto, é CORRETO afirmar que, nessa frase, está expresso o difícil relacionamento entre A) individualidade e coletividade. B) perenidade e transitoriedade. C) subjetividade e objetividade. D) unidade e pluralidade.

Questão 10 Assinale a alternativa que apresenta uma frase cujo sentido NÃO pode ser comprovado pelo que está expresso no texto. A) A verdade independe das cosmologias que existiram. B) As conquistas científicas ultrapassam a mera dimensão humana. C) As várias cosmologias são verdadeiras em seu tempo. D) O conhecimento total ainda está vedado à ciência.