Clube de Ciências Projetos: Integrando a Comunidade.

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Transcrição da apresentação:

Clube de Ciências - 2014 Projetos: Integrando a Comunidade. (2) Lendo, escrevendo & Reescrevendo: “produzindo cientificamente”. (3) Vida e Saúde na escola. Prof. Pesquisador Mestre Jonas Cordeiro de Oliveira E.E.E.F. Prof. Carlos Rodrigues da Silva 6º, 7º, 8º, 9º Ano

Como produzir conhecimento científico, a partir do aluno, Com aprendizagem significativa ? OS QUATROS PILARES DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPRIMENTO Conhecer PROTAGONISMO Aprender Fazer RECURSOS VIRTUAIS Interação do Outro TRABALHO FINAL Aprender ser

Show de Ciências e Sala ambiente Avental Recursos Conservação Cortinas Patrocínio Compromisso Atitude

O aluno produz o seu show... “Sub pilar”: Show... Inicia a ideia do Protagonismo ... O aprender a fazer. (Eles) O aluno produz o seu show...

Recursos virtuais... O outro ... “EAD” com os alunos... Uso da Tecnologia para troca de informação; Construção, mediação e interação virtual de trabalhos; Realização de Provas/trabalhos online; Uso de softwares conforme a orientação individual; Uso da internet como recurso pedagógico; 50% da carga horária para o projeto = 60/120 – anual. Adam schaff e a sociedade informática

Trabalho final - o aprender a ser. VI SALÃO UFRGS JOVEM 2011 XXVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA 1º FEIRA DE ENSINO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA 2009 – Menções. Pré-história fundamental Mariana → Cadeia Alimentar; Menção.

Resultados Finais: 2012 – Destaques. MÃO HIDRÁULICA A MEDICINA – PLANTAS MEDICINAIS

Resultados Finais: 2013 – PUCRS & Mostratec Junior.

Metodologia de Ciências Produção Textual & Mapas conceituais, mentais e em V Textos de leitura e reflexão Show de ciências Produção científica Juvenil Atividade interdisciplinar Avaliações (V ou F), questionário reflexivos e Trabalhos Anotações/Diários Participação

http://paulohenrique20092009.blogspot.com.br/ http://www.docstoc.com/docs/123355827/V-de-Gowin-e-Mapa-Conceitual-rg60fe

Caderno de Ciências Anotações Agenda de ciências Aula Conteúdo Pesquisa Trabalhos Diário Pesquisa Anual Criatividade, necessidade e atualidade Grupo de até 4 indivíduos

Trabalhos e Pesquisa Anual Ler Procurar significados e Coloque com suas palavras. Copie algumas frases que achas importantes Copie palavras/conceitos que explicam a idéia básica do texto; Repense em outro título que deve ser pequeno, chamativo e que “traduz” o texto ao lê-lo; Refaça o texto com suas palavras, a partir de suas anotações (entre 10 a 20 linhas); Acrescente bibliografia ao final do texto definindo se for livro (SOBRENOME, Nome. Título. Número Edição: Capital, ano); se computador (SOBRENOME, nome. Título. <site>, acessado dia.); Construa um mapa conceitual com as palavras ; Construa um mapa mental com as frases .

Atividade Extra Classe UFRGS Salão UFRGS Jovem Inscrição Julho Realização Outubro PUCRS Feira de Ciências da PUCRS Inscrição Setembro Mostratec A Mostratec Júnior é uma Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental. Inscrição Maio/Setembro

Compromissos e Gastos Banner Tic’s Inscrição Estrutura Condução Financio = MEU Metodologia científica Banner 1 integrante acesso a rede Tic’s Realizo como orientador Inscrição Camiseta opcional Logotipo escola Estrutura A combinar Condução

O que é? É uma  mostra de trabalhos do ensino fundamental realizada pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, paralelamente a Mostratec. Destina-se a apresentação de trabalhos de pesquisa em diversas áreas, realizados por estudantes  do ensino fundamental do Rio Grande do Sul.  PAGAMENTO - o pagamento da taxa de inscrição de R$30,00 dá direito a pasta, camiseta e (5) lanches no período de 20 a 24/10/13; o pagamento da taxa de inscrição de R$80,00 dá direito a camiseta, pasta, (5)lanches e (5)jantares no período de 20 a 24/10/13.

Atitude e responsabilidades Uso do celular como recurso pedagógico será avisado Conversas e atitudes inapropriadas serão comunicados Temas e trabalhos realizados serão avaliados Provas coladas e refeitas Necessidade de leitura adicionais para argumentação Conservação da sala de Ciências A ajuda do responsável é fundamental e complementar

Autorização de Imagens na qual AUTORIZO como responsável do menor o uso da sua imagem, como fotos, vídeos, áudios e/ou produção científica, na qual será postado as informações, identificando o aluno com sua produção no site liberdadeaaprenderaaprender.weebly.com, divulgação e publicação no facebook “Professorjonasshow”, no Projeto de Pesquisa vinculado ao Mestrado em Educação em Ciências/2013 e Especialização em mídias na educação/2013, na qual também visará a busca de patrocínios aos projetos desenvolvidos no ano de 2014. Saliento que todo participante da Mostratec Junior/Novo Hamburgo, Salão UFRGS Jovem e Feira de Ciências da PUCRS, poderá ter sua imagem vinculada ao evento devido a sua participação, na qual deverá manifestar contra, no momento da coleta de imagem por parte dos organizadores do evento, para a não publicação nos meios científicos Nacionais e/ou Internacionais, caso não deseja a publicação dos mesmos. A presente autorização é concedida a título gratuito, abrangendo o uso da imagem acima mencionada em todo território nacional e no exterior, em todas as suas modalidades de forma que a publicação valorize o pesquisador mirim engrandecendo e valorizando o seu potencial de forma positiva, nas mais íntegras das intenções. Por esta ser a expressão da minha vontade declaro que autorizo o uso acima descrito sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos à imagem ou a qualquer outro.

O que é o Universo e como ele surgiu ? (Se é que surgiu mesmo!) Data Show e material de impressão A Cosmologia é uma sub-área da astronomia que se preocupa com o Universo como um todo. Procura responder como é o Universo, como ele evolui e talvez a mais difícil de todas as questões, como é que o ele surgiu. No passado a Cosmologia estava muito ligada à mitologia, ou à religião. Era natural que para explicar a nossa própria origem ou o nosso próprio futuro precisássemos recorrer à divindades. Hoje a Cosmologia se apóia firmemente em resultados científicos, vindos das mais diversas áreas da ciência, como a Física, a Química e a Matemática. Naturalmente que num terreno tão difícil do conhecimento nossas convicções filosóficas desempenham papel importante e muitas vezes se fundem com nossas interpretações científicas dos fatos. O que é o Universo e como ele surgiu ? (Se é que surgiu mesmo!)

Conteúdos mínimos O universo 6º Geral O universo Planeta Terra, Seres vivos, Água e Ar (Fis/Quim) Equilíbrio e desequilíbrio ambiental Investigação Científica 7º Seres vivos Planeta Terra Reconhecendo um ser vivo (Fis/Quim) Origem da vida na Terra Evolução, Biodiversidade e classificação Vírus Reino Protista, Moneras, Fungos, Plantas e Animais Seres vivos e o meio ambiente

Planeta Terra, Seres vivos, Água e Ar Evolução humana 7º HOMEM O universo Planeta Terra, Seres vivos, Água e Ar Evolução humana Organismo e suas características Células E Níveis de Organização do Corpo Humano Reprodução, hereditariedade e DST Funções de Nutrição Relações com o ambiente (Física) Coordenação das Funções Orgânicas (Químicas) Equilíbrio e desequilíbrio ambiental Iniciação Científica e Projetos de Aprendizagem 8ª Q/F Planeta Terra e seres vivos, Água e Ar Evolução Humana Química Física Tecnologias, Equilíbrio e desequilíbrio ambiental