Pesquisa e Uso da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Apresentação do Portfólio de Unidade Penny Archer
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
1º ciclo do Ensino Básico Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Diversidade, desafio, mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Tecnologias da Informação e Comunicação
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Escola Básica Integrada de Salir 2008/2009 Literacia Da Informação Guião de Pesquisa de Informação Modelo Big.
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
O Trabalho De Projecto.
ESTUDO ACOMPANHADO.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Ergonomia Métodos e técnicas
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
Em conformidade com as Orientações Oficiais
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Etapas do trabalho de Projecto
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
GUIÃO DE PESQUISA DA INFORMAÇÃO THE BIG6
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Como elaborar um trabalho de Pesquisa?
Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Realizado no Ano Lectivo CREM Centro de Recursos Educativos.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
Origens deste Modelo de Autoavaliação: - estudos efectuados nos últimos 50 anos, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos. - Adaptação à realidade.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDER A PESQUISAR O que significa «PESQUISAR» ?
As seis etapas de um projecto de pesquisa
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Para aprenderes a pesquisar A Biblioteca te irá ajudar
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Área de Projecto. O que é ? Uma nova área não disciplinar. Constituída por um bloco semanal de 90 minutos. Um espaço educativo onde podemos assumir um.
Literacia da Informação Bibliotecas Escolares: Abertura ao Saber.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
ÁREA PROJECTO.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NOÇÕES DE METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Como fazer um trabalho de pesquisa
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
1. 2 Encontro de Coordenadores de BE – EB23 e ES – Sintra
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
Etapas de uma sequência didática
Agrupamento de Escolas de Águeda Biblioteca Escolar
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Barrigão Gonçalves Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Maio, 2001 Escola Superior.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Biblioteca da Escola Secundária 2, 3 Oliveira Júnior Guia de pesquisa para resolução de problemas.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO.
O MODELO BIG 6 ACTIVIDADE DE LITERACIA DA INFORMAÇÃO BIBLIOTECAS ESCOLARES Agrupamento de Escolas da Sertã.
Como fazer um trabalho de pesquisa. ETAPAS DO TRABALHO DE PESQUISA  1ª - Definir bem o tema  2ª - Pesquisar a informação  3ª - Selecionar os documentos.
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
Transcrição da apresentação:

Pesquisa e Uso da Informação BIG SIX Pesquisa e Uso da Informação O Coordenador da BE

A Biblioteca Escolar e o ensino-aprendizagem BE/CRE – um dos objectivos: - desenvolver nos alunos competências e hábitos de trabalho baseados na consulta, tratamento e produção de informação, tais como: seleccionar, analisar, criticar e utilizar documentos; desenvolver um trabalho de pesquisa ou estudo, individualmente ou em grupo, por solicitação do professor ou de sua própria iniciativa; produzir sínteses informativas em diferentes suportes.

Integração da BE no Projecto Educativo e no Regimento Interno “… as BE’s têm de estar plenamente integradas nas escolas, através da sua institucionalização no tecido normativo escolar, incorporando o PE e o RI de cada estabelecimento e comprometendo por esta via, o conjunto da sua comunidade”. Programa RBE (Documento de Trabalho) – PPS de Elsa Conde

Escola e mudança “A simultânea oferta de abordagens, técnicas e métodos variados é a maneira correcta de enfrentar a diversidade de modos de aprendizagem dos alunos (…). …” Crato, Nuno. O “Eduques” em discurso directo: uma crítica da pedagogia romântica e construtiva. Lisboa: Gradiva, 2006 – PPS de Elsa Conde

Análise a alguns modelos de Pesquisa e Uso de Informação RBE – A pesquisa de Informação – EB 2,3 e Secundário O modelo de Ellis e o modelo de Kuhlthau O modelo Plus O modelo Big Six

RBE – A pesquisa de Informação – EB 2,3 e Secundário “A situação de aprendizagem deve favorecer a autonomia do pensamento; deve encorajar o aluno a investir e a pesquisar a informação que necessita, a seguir o seu percurso, a desenvolver o seu próprio processo de resolução de problemas, a utilizar as suas ideias pessoais” Está relacionado com a construção da autonomia do aluno e com a acessibilidade aos recursos documentais, independentemente do tipo de suporte.

As seis etapas do modelo Identificar – o tema – primeiro elemento a determinar na pesquisa – pode ser livre ou imposto; Procurar – as fontes de informação – saber qual o tipo de documento que fornece a informação necessária ao tema da pesquisa, utilizar as linguagens documentais e o catálogo da BE; Seleccionar – os documentos a utilizar, segundo o conteúdo; .Retirar - a informação a tratar, com tomada de decisões sobre a pertinência das informações conhecidas e o que deve reter; Tratar – a informação, analisando, sintetizando e confirmando se o conteúdo serve para a apresentação final; Comunicar – a informação – o aluno passa de pesquisador a comunicador, estruturando a exposição, respeitando as regras, citando fontes e avaliando o trabalho.

O modelo Ellis Centra-se nos aspectos cognitivos de pesquisa de informação, com o fim de apresentar recomendações para o design de sistemas de recuperação da informação. Resume-se em seis características.

As seis características do modelo Ellis Iniciar – actividades que definem o começo da pesquisa; Encadear – realização de formas de conexão entre o que foi pesquisado e novas informações, Navegar – pesquisa semi-direccionada a uma área de interesse geral (ex: listas de autores); Diferenciar – utilização da diferença entre as fontes como um filtro para verificar o material analisado; Monitorar – definição do que vai ser monitorizado, conforme os interesses de quem pesquisa; Extrair – trabalho de forma sistemática sobre uma fonte específica para obter material que serve as necessidades da pesquisa.

O modelo de Kuhlthau (Information Search Process), explica os sentimentos que acompanham os pesquisadores durante todas as etapas do processo de busca de informação. É um processo centrado no indivíduo e formado por seis etapas

As seis etapas do modelo Kuhlthau Início – o pesquisador tem consciência da falta de conhecimento; Selecção – identificação e selecção de tópicos para serem investigados; Exploração – busca de informações relevantes a respeito de um tópico genérico, caracterizada por sensação de confusão e incerteza; Formulação – aquisição de confiança para se escolher a direcção do estudo; Colecta – definição do caminho a tomar, com confiança suficiente para o seguir; Apresentação – fase conclusiva que fecha o processo, onde se apresenta o produto final, com sentimentos de alívio, satisfação ou descontentamento.

“A informação é o sangue da ciência “A informação é o sangue da ciência. Sem informação, a ciência não se pode desenvolver e viver. […] A actividade de pesquisa constitui, com efeito, a aplicação do raciocínio ao corpo de conhecimentos acumulados ao longo do tempo e armazenados nas bibliotecas e centros de documentação”. Le Codiac (1996, p.27) in “Comportamento de Busca de Informação: uma comparação de dois modelos”

O modelo Plus O modelo Plus apresenta-se como uma estratégia para a pesquisa e uso da informação. Difere dos modelos anteriores, no que respeita a seis etapas, pois este modelo apresenta quatro pontos.

Os quatro pontos do modelo Plus Planificar – o trabalho – partindo do que o aluno já sabe, de como pode organizar as ideias, e do que precisa de pesquisar; Localizar – a melhor informação – de que fontes se pode socorrer, seleccionando as mais adequadas e o tipo de informação que necessita; Usar – a informação – independentemente onde tiver sido recolhida, escolhe o método mais eficaz para o registo da informação, de forma a transmiti-la a terceiros; Auto-avaliar – o trabalho – se há informação suficiente para terminar o trabalho, redigir e planificar a apresentação, e, finalmente, reflectir sobre o que foi feito (resultados da pesquisa)

O modelo Big Six Página Web - O Big6.com contém artigos e ideias de como aplicar a informação na resolução de problemas. Contém informações gerais sobre a literacia da informação e da tecnologia, ajudando os profissionais da educação a aplicar e a desenvolver melhor os seus conhecimentos, nas pesquisas a efectuar. Através de inscrição, possibilita a troca de experiências, sugestões e publicação de artigos. É utilizado por uma grande percentagem de professores bibliotecários, professores de tecnologia, outros professores em geral e no ensino superior.

As seis etapas do modelo Big Six 1- Definição da tarefa 2- Estratégias de pesquisa de informação 3- Localização e acesso a fontes de informação 4- Uso da informação 5- Síntese/produtos 6- Avaliação

1- Definição da tarefa 2- Estratégias de pesquisa de informação 3- Localização e acesso a fontes de 4- Uso da 5- Síntese/ produtos 6- Avaliação O que se deve fazer Quais são as fontes acessíveis Onde se podem encontrar as fontes Qual é a informação útil em cada fonte Como se organiza a informação obtida O trabalho está completo e tem título Que tipo de informação é necessária melhores fontes Locais: Biblioteca Escolar, Biblioteca Pública, Biblioteca Pessoal, Internet, Indicação dos Professores Como se regista a informação: Apontando notas, Ilustrando conceitos, Gravando em áudio ou vídeo Como se apresenta o resultado: Texto escrito, Apresentação oral, Apresentação multimédia (vídeo, áudio, CD-ROM, Internet, PPT), Dramatização Como se pode saber se se fez o melhor Elaboração de lista de perguntas Tipo de fontes: Impressas, Áudios, Vídeos, CD-ROM, DVD Como se refere as fontes: Em guias dados pelos professores, Em guias de citação de fontes, Citação de Páginas de Internet Como se valorizam as fontes consultadas: Bibliografia escrita As normas do guião Big Six foram cumpridas Quem pode ajudar a encontrar o que é preciso – sozinho, professores, pais, colegas Materiais necessários para mostrar os resultados A informação encontrada (ponto 4) corresponde às necessidades (ponto 1) Tempo previsto para realizar o trabalho As fontes são citadas correctamente

Proposta de trabalho Mediante a tabela apresentada, propõe-se a utilização do método para pesquisa e uso de informação Big Six - numa das actividades do plano da BE, - com docentes e professores, - sobre um tema livre, - ou um dos seguintes: o ciclo da água; o sistema solar; reciclagem, a adaptar aos diferentes níveis de ensino e tendo a BE como Centro da Escola.