14ª Reunião da Câmara Temática de Transparência Balanço Geral: Ações de Transparência nas Cidades-Sede Retornar CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO SECRETARIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lei Estadual de Acesso à Informação 2ª. Reunião Técnica do Conselho Nacional de Órgãos de Controle Interno – CONACI.
Advertisements

SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses
Avaliação do Plano Plurianual
Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
Alcance e Diretrizes da LAI
Passo a passo.
Transparência ativa e passiva
Processo de Elaboração do PLOA 2011
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
LICITAÇÕES E CONTRATOS
I ENCONTRO NACIONAL DO PROINFÂNCIA
Balanço das ações da Câmara de Transparência
Subsecretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção 14ª Reunião da Câmara Temática de Transparência – Balanço Geral: Ações de Transparência na Cidade.
Bruno Koerich Natália Berns Abreu Florianópolis, setembro/2010.
Copa do Mundo de 2014 Jurisprudência do TCU Relator: Ministro VALMIR CAMPELO 27 de março de 2012.
AUDIÊNCIA PÚBLICA.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Minas Gerais.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Modelo Estadual para Interoperabilidade de Sistemas Ferramenta de transparência e controle.
Secretaria Municipal de Planejamento PREFEITURA DE SÃO MATEUS DO SUL
Portal da Transparência Seção Copa 2014 Cenário Atual e Novas Perspectivas.
Superintendência de Serviços Administrativos Diretoria de Material
Transparência das ações para a Copa do Mundo Manaus/AM.
Câmara de Transparência Prefeitura da Cidade do Recife.
Balanço Geral: Ações de Transparência na Bahia
Mídias Digitais Portais estaduais – de 2011 a 2013
• Planejar, coordenar gerir as iniciativas dos órgãos e entidades da Administração Estadual SECOPA-PE Atribuições • Promover a articulação com a FIFA.
RDC – REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÃO
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
PREGÃO ELETRÔNICO TRADICIONAL
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
CURSO DE GESTÃO DE CONVÊNIOS SEAGRI  Plano de trabalho  Atividade grupal Leyla Bianca Costa.
Sávio Mespollet Perdigão Gerente de Atendimento Mobiliário Secretaria Municipal de Finanças.
Título do evento Rogerio da Silva Fernandes Auditor-Chefe Substituto Auditoria Interna do Inmetro – Audin Reunião Regional Sul e Sudeste 28 a 31/7/2014.
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
CÂMARAS TEMÁTICAS Decreto nº 777/2011, de 18 de outubro de 2011 Cria as Câmaras Temáticas para Copa do Mundo 1.Câmara Temática de Transparência; 2.Câmara.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Plano Cidadão O Povo Realizando um Futuro Cada Vez Melhor.
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Falhas e irregularidades freqüentes em licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Luiz Geraldo.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO TURISMO, À CULTURA E AO ESPORTE
Portaria Intersecretarial 03/2014 CGM – SECOM – SMDHC - SEMPLA
MARCO REGULATÓRIO DAS OSC NO SICONV
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Coordenação Regional de Santa Catarina
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Setembro 2012 Identificação do porte de fornecedores Novas regras para MPEs.
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
Blog licitações públicas
Processo de Homologação dos Cálculos das Cotas de ICMS XIRLENE COSTA CIRILO FERREIRA NETO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAPÁ.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
 ELEMENTOS PRIMORDIAIS:  O QUE?  QUANDO?  COMO?
Transcrição da apresentação:

14ª Reunião da Câmara Temática de Transparência Balanço Geral: Ações de Transparência nas Cidades-Sede Retornar CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO SECRETARIA ESPECIAL DE PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS

Retornar Mídia Digital – Portal “Transparência Copa 2014” Criação do portal “Transparência Copa 2014” - Decreto Municipal nº , de 05 de março de 2012: “ Art. 1º - Fica criada, no sítio eletrônico da Prefeitura de Belo Horizonte, a página “Transparência Copa 2014”, com a finalidade de veicular dados e informações sobre as ações da Administração Municipal para a realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e permitir seu acompanhamento pela sociedade. Parágrafo único - Os procedimentos para a divulgação dos dados e informações mencionados no caput deste artigo observarão o disposto neste Decreto. Art. 2º - Para os fins do disposto neste Decreto, consideram-se ações da Administração Municipal para a realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, os seguintes empreendimentos de mobilidade urbana, cuja responsabilidade pela execução é do Governo Municipal: I - BRT Antônio Carlos/ Pedro I; II - Corredor Pedro II; III - BRT Área Central; IV - expansão da Central de Controle de Trânsito; V - Via 210 (Ligação Via Minério/ Tereza Cristina); VI - Via 710 (Andradas/ Cristiano Machado); VII - BRT Cristiano Machado; VIII - Boulevard Arrudas/Tereza Cristina.”

Acesso ao portal “Transparência Copa 2014”: - Pelo portal PBH: - Pelo endereço direto: Mídia Digital – Portal “Transparência Copa 2014”

Retornar Conteúdos disponíveis no portal: Inicialmente, conforme previa o art. 8º do Decreto Municipal nº /2012, o conteúdo disponibilizado no portal era, somente: “Art. 8º - Os dados e informações relativos às ações desenvolvidas pela Administração Municipal serão divulgados na página “Transparência Copa 2014” com a seguinte estrutura: I - identificação dos empreendimentos; II - meta: escopo de cada fase do empreendimento; a) investimentos: valores previstos e executados e a responsabilidade pelos recursos; b) cronograma: datas, prevista e realizada, para início e conclusão do empreendimento e a responsabilidade pela execução; III - financiamentos: disponibilização dos dados dos contratos de financiamentos celebrados pelo Município; a) extrato do contrato de financiamento e repasse – arquivo eletrônico em formato PDF - conforme publicação em Diário Oficial; IV - licitações: a) objeto do certame; b) número do edital; c) data de publicação do ato convocatório; d) fase da licitação: publicação do ato convocatório, habilitação, julgamento da proposta, homologação, adjudicação; e) vencedor do certame, a depender da fase; f) procedimento licitatório: ato convocatório, homologação e adjudicação - arquivo eletrônico em formato PDF; V - contratos: a) objeto da contratação; b) número do contrato; c) origem do contrato - licitação, dispensa ou inexigibilidade; d) nome do contratado; e) valor do contrato; f) prazo de vigência previsto no contrato quando de sua formalização; g) valor atual do contrato; h) vigência do contrato, pós aditivos de prazo, se houver; i) extrato do contrato - Arquivo em PDF - conforme publicação no Diário Oficial VI - legados para o Município e/ou para a população.” Mídia Digital – Portal “Transparência Copa 2014”

Retornar Conteúdos disponíveis no portal: Atualmente, o portal dispõe dos seguintes conteúdos : - “Matriz”, no qual constam a própria Matriz de Responsabilidades, seus anexos originais e aditivos correspondentes, além de todas as Resoluções do GECOPA, que constantemente a alteram; -“Empreendimentos – Matriz”, no qual constam informações e acompanhamento de todos os empreendimentos de mobilidade urbana, previstos na Matriz de Responsabilidades, cuja execução compete à Prefeitura de Belo Horizonte, nos termos do que prevê o art. 8º do Decreto Municipal nº /2012, já mencionado; - “Ações e Projetos”, no qual estão detalhados os projetos realizados pelo Comitê local e não estão previstos na Matriz de Responsabilidades; os contratos e convênios decorrentes desses projetos; o “Planejamento Estratégico Integrado”, realizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais e pela PBH; informações sobre a Câmara Temática de Transparência e sobre a Câmara Temática Regional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa do Mundo; divulgação do pôster oficial de Belo Horizonte para a Copa; o Contrato de Cidade- Sede; as atas das audiências públicas realizadas sobre a temática Copa 2014, além do resultado da pesquisa realizada, em parceira com o Governo do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de traçar o perfil dos visitantes e moradores de Belo Horizonte que participaram da Copa das Confederações FIFA 2013; Mídia Digital – Portal “Transparência Copa 2014”

Retornar Conteúdos disponíveis no portal: - “Contato”, onde disponibilizamos um institucional exclusivo para dúvidas e sugestões referentes ao conteúdo do portal “Transparência Copa 2014”, a saber: além de trazer um link para a página institucional do Comitê local, com informações de contato do mesmo; - “Legados”, no qual foram disponibilizados, na visão da organização local, quais seriam os legados referentes aos empreendimentos de mobilidade urbana e os referentes aos demais projetos que estão sendo executados, relacionados à Copa 2014; -“Legislação aplicável à Copa 2014”, onde foram disponibilizadas as normas, em âmbito federal, estadual e municipal, aplicáveis ao evento Copa 2014; - “Links úteis”, no qual foram disponibilizados os links para acesso às páginas sobre Copa 2014 da CGU, do Senado e do Ministério dos Esportes, além de links de páginas locais. Mídia Digital – Portal “Transparência Copa 2014”

Retornar Audiências Públicas: Participação Social O conteúdo “Audiências Públicas”, do portal “Transparência Copa 2014”, traz a lista de audiências realizadas sobre a temática Copa 2014, bem como as cópias das atas das audiências. A lista se refere às audiências que foram realizadas através da Câmara Municipal, com a participação de técnicos e autoridades da PBH. Porém, só tivemos 1 audiência pública realizada pela própria Prefeitura.

Retornar Criação de um portal local com a temática de transparência da Copa 2014 Contribuição da Câmara Temática de Transparência A Controladora-Geral do Município de Belo Horizonte, ao propor a criação de um portal institucional local com a temática de transparência dos empreendimentos da Copa 2014, já tinha como referência diversas discussões propostas durante as reuniões da Câmara Temática de Transparência. Sendo assim, o nosso portal já surgiu em uma linguagem mais acessível e com informações mais relevantes. Inclusão e adequação de conteúdos Quanto à inclusão de conteúdos, podemos afirmar que a inclusão de praticamente todos os itens que compõem a aba “Ações e Projetos” do portal “Transparência Copa 2014”, foram decorrentes de discussões apresentadas na Câmara Temática de Transparência. Dentre eles, destacamos: - “Contratos e Convênios - Projetos Copa 2014” - esse item foi criado tendo em vista as diversas situações em que foi colocado ao grupo a importância de divulgarmos dados referentes aos demais projetos da organização local que não estão previstos na Matriz de Responsabilidades, visando proporcionar uma maior transparência a todas as ações referentes à Copa que foram e/ou que estão sendo realizadas; - “Contrato de Cidade-Sede” - a cópia da documentação referente à formalização de Belo Horizonte como Cidade-Sede da Copa 2014, junto à FIFA, só foi disponibilizada no portal depois que a questão da divulgação desses documentos foi levantada em algumas reuniões da Câmara Temática de Transparência. A partir de então, a PBH optou por disponibilizar os documentos no portal “Transparência Copa 2014”. Quanto à adequação de conteúdos, depois de diversas discussões sobre o tema “Legado”, a PBH optou por disponibilizar, nos termos em que achava coerente, o que entende como legados, tanto, nos empreendimentos de mobilidades urbana, quanto nos demais projetos executados pelo Comitê local.

Retornar Contribuição da Câmara Temática de Transparência Unificação da entrada de dados dos portais da CGU e do Senado Não podemos deixar de destacar, como uma das principais contribuições da Câmara Temática de Transparência, o intercâmbio de experiências entre os gestores de todas as Cidades-sede, que muito enriqueceu os trabalhos realizados em âmbito local. Essa conquista, decorrente das diversas solicitações registradas nas reuniões da Câmara Temática de Transparência, contribuiu, significativamente, para agilizar o trabalho dos servidores locais responsáveis por prestar as informações a todos os órgãos correspondentes e portais relativos à Copa Intercâmbio de experiências entre os gestores Nosso agradecimento a todos! Secretaria Municipal de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas Controladoria – Geral do Município