Plano Individual de Intervenção para a Criança com Autismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Advertisements

O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola
Projecto Aprende Comigo para a inclusão das crianças com autismo
ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
1Educadora Alda Pinto. Nas actividades apresentadas pretende-se que as crianças desenvolvam competências para serem capazes de participar na vida em grupo,
O Início da Comunicação
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
Avaliação Psicomotora
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Plano de Ação Pedagógica
Intervenção psicomotora em alunos da educação infantil da rede pública
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
Perturbações da Linguagem: Leitura e Escrita Julho de 2010
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM TGD NAS CLASSES ESPECIAIS
Actividade 3 – trabalho de grupo Analise uma ferramenta ou recurso TIC
Análise de um recurso disponível na WEB Trabalho Realizado Por:
TEACCH Treatment and Education of Autistic Children and Related Communication Handicapps (Tratamento e Educação de Crianças com autismo e patologias da.
Pederneiras- São Paulo
Intervenção psicológica
Integração das TIC nas práticas Lectivas
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA CURRÍCULO FUNCIONAL.
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Por: Wilda Maria Blasi e Vera Laura de los Santos Ferreira
Departamento do Ensino Secundário
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
II Orientação Técnica PCAGP.
Análise de uma ferramenta ou recurso
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
PSICOMOTRICIDADE.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE
ASPECTOS CENTRAIS DA INTEGRAÇÃO
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
Terapia do autismo Contribuições da noção da atuação conjunta e da atenção compartilhada. MIGUEL HIGUERA CANCINO
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS : QUAIS ESTRATÉGIAS
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
ORIENTAÇÕES A PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E O TEA
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Ensino Especializado em TGDs
Técnicas de Comunicação em Público Catarina Duff Burnay 2012/203.
Funcionamento Global do Cérebro Humano
Psicopatologia da Inteligência
Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde
Reunião de Pais 2º ano Ano lectivo 2009/2010.
PLANO DE ACTIVIDADES DE INGLÊS
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
TEACCH Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children (Tratamento e Educação de Crianças Autistas e com Perturbações.
Avaliação na Educação Infantil: algumas práticas
PEI – Programa Educacional Individualizado
Autora: Elianete da Costa Sales Abdouni
ESTRATÉGIAS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Rastreio de Medicina Física e Reabilitação em Idade pré-escolar
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
Atendimento Educacional Especializado para estudantes com transtornos globais de desenvolvimento Fga. Ana Paula Pamplona da S. Müller.
Transcrição da apresentação:

Plano Individual de Intervenção para a Criança com Autismo

PEP-R – Perfil Psico-Educativo revisto (Schopler & al, 1990; Chapel Hill – Carolina do Norte) Permite avaliar as competências escolares e pré-escolares, bem como o comportamento. Especialmente adequado para crianças até aos 7 anos de idade. 7 áreas do desenvolvimento: Imitação, Percepção, Motricidade Fina, Motricidade Global, Coordenação Óculo-Manual, Desempenho Cognitivo e Cognição Verbal. Determinar as Áreas Fortes e as Áreas Fracas da criança. Permite também a determinação das Competências Emergentes em cada uma das áreas avaliadas.

ESCALA DE COMPORTAMENTO Destinada à identificação de comportamentos não habituais característicos do autismo. O objectivo é o diagnóstico: fornece informações sobre o grau de desorganização e de desvio dos comportamentos presentes na criança, localiza os domínios precisos nos quais esses comportamentos se manifestam. Avalia 4 grandes áreas: Relações e Afecto, Jogo e Interacção com o material, Respostas Sensoriais e Linguagem.

ESCALA DE COMPORTAMENTO PEP - R ESCALA DE COMPORTAMENTO DATA: 11 / 04 / 02 ID. CRON.: 6A 10M

ESCALA DE DESENVOLVIMENTO PEP - R ESCALA DE DESENVOLVIMENTO DATA: 11 / 04 / 02 ID. CRON.: 6A 10M

Imita com objectos sonoros Imita movimentos globais Repete dígitos ITEM EMERGÊNCIAS FALHAS IMITAÇÃO Imita o som dos animais Joga às escondidas Imita com objectos sonoros Imita movimentos globais Repete dígitos PERCEPÇÃO Revela interesse no livro da linguagem MOT. FINA Faz uma taça com plasticina Toca com o polegar nos outros dedos em sequência MOT. GLOBAL Chuta a bola Atira a bola Apanha a bola COM Copia um triângulo Pinta dentro dos limites Copia 7 letras Copia um losango DC Aponta partes do corpo num boneco e em si mesmo Identifica formas geométricas Identifica cores Identifica letras Escreve o seu nome Reconhece imagens Tem noção de quantidade Identifica tamanhos (grande e pequeno) Mima a função de objectos Demonstra a função dos objectos Lê e segue ordens CV Nomeia formas geométricas Nomeia cores Pede ajuda Nomeia letras e objectos Repete frases curtas e simples Utiliza o plural Utiliza pronomes Nomeia grande e pequeno Identificação (nome e género) Resolve problemas na 2ª pessoa Lê (palavras curtas, com alguns erros, 1 frase, com compreensão)

OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO ITEM ADEQUADO LIGEIRO RELAÇÃO Reacção ao medo Contacto visual Cooperação Tolerância a interrupções Motivação pelos reforços sociais MATERIAIS Motivação por recompensas concretas Exploração do ambiente Exame do material Capacidade de atenção SENSORIAL Sensibilidade visual e auditiva Interesse gustativo Interesse pelas texturas Interesse olfactivo Gestos estereotipados LINGUAGEM Tagarelice / balbuciação Utilização das palavras Inteligibilidade das palavras Entoação e inflexão Ecolália imediata e diferida Utilização dos pronomes

Plano Individual de Intervenção Este plano é inicialmente estabelecido com base na avaliação formal e na aquisição de competências do desenvolvimento psicomotor (PEP-R), com especial incidência nas competências emergentes. Pretende definir os objectivos e estratégias de intervenção. Representa o ponto de partida para o acompanhamento especializado nas áreas onde a criança tenha revelado maior necessidade e potencial.

Plano Individual de Intervenção Cont. Uma entrevista com a família e técnicos que acompanham a criança permite depois cruzar os objectivos e as tarefas propostas com os interesses da família e actividades quotidianas da criança. Para melhor se adequar às necessidades da criança e da família, e por forma a validar a intervenção, o plano deverá ser revisto e aferido sempre que se justifique.

Plano Individual de Intervenção 1 Área Nível Actual de Actividade Objectivo Geral (Objectivo a longo termo) Estratégias Imitação Reacção à apresentação de um fantoche Manipula um fantoche Manipular o fantoche na área do “Aprender” Recurso a ajuda física e verbal Desempenho Cognitivo Pega os materiais e explora-os livremente, levando-os à boca Associar duas imagens de animais a pedido verbal Jogos de loto. Recurso a ajuda física e demonstração

Plano Individual de Intervenção 2 Comunicação/ Linguagem Área Nível Actual Objectivos Autonomia Necessita de ajuda às refeições Autonomia na alimentação Utilização correcta dos talheres – colher e garfo Comunicação/ Linguagem Apenas comunica quando necessita de ir ao WC (gesto) Pede água recorrendo à palavra Aumentar a sua capacidade de transmitir as suas necessidades e desejos Aumentar o seu repertório de palavras Socialização Não cumprimenta as pessoas Dizer “bom dia” quando chega à sala Mot. Global Chuta a bola indiscriminadamente Chutar a bola para o colega pelo menos 5x seguidas Desempenho Cognitivo Não identifica cores Identificar pelo menos 3 cores: azul, vermelho e verde

Plano de Intervenção Individual 2 – cont. Estratégias / Orientação Metodológica Trabalho individualizado Demonstração das tarefas Ajudas física e verbal Recurso a reforço positivo Utilização de pictogramas para estimular a autonomia nas tarefas Avaliação Avaliação formal: inicio e final do ano. Avaliação contínua, com registos e observação directa, por forma a aferir sempre que necessário o programa. Participação no grupo / turma Cumprirá o horário da sala do regular das 8h às 12h. O aluno participará em todas as actividades da turma: visitas de estudo, música, educação física. Outros Apoios Terapia da fala duas vezes por semana. Psicomotricidade uma vez por semana.

ESCALA DE DESENVOLVIMENTO PEP - R ESCALA DE DESENVOLVIMENTO DATA: 31 / 10 / 03 ID. CRON.: 8A 4M

ESCALA DE COMPORTAMENTO PEP - R ESCALA DE COMPORTAMENTO DATA: 31 / 10 / 03 ID. CRON.: 8A 4M