Introdução ao Mercado de Games

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Transcrição da apresentação:

Introdução ao Mercado de Games Digital Week Escola Superior de Propaganda e Marketing – Agosto 2013 Introdução ao Mercado de Games

Mercado de Games Visão Geral

O que são Jogos?

Tipos de Jogos (Digitais) Por Plataforma Jogos para Console (Xbox 360, Playstation, Wii) Jogos para PC Jogos Mobile (Smartphones, Tablets) Jogos Multi Plataforma (mesmo jogo, diferentes formatos) Por Gênero RPG (Role Playing Games) Esporte Aventura (Adventure) Ação FPS (First Person Shooter) Casual - Puzzle, Junta Três, Gerenciamento de Tempo…

Tipos de Jogos (Digitais) Por Público Casual Mid-core Hardcore Pro Por Jogabilidade/Tipo de Interação Hack ‘n’ Slash Platformer MMOG (RPG, FPS, RTS, PGs) [Mundos persistentes – ou não] Arcade Isométricos/Pseudo-Isométricos

Quem é quem? Desenvolvedor – quem efetivamente cria, desenvolve Publisher – responsável pelo marketing, vendas Distribuidor – responsável por distribuir Varejista – Loja (real ou virtual) Jogador – você!

O Papel do Marketing Digital

Offline Mídia Display Geração de Demanda Ativação de Target Utilização clássica do marketing digital para a venda offline Benefícios: Maior metrificação Ajustes em tempo real Brandwatching Redes Sociais

Online Marketing Digital é FUNDAMENTAL para o sucesso de jogos em plataformas online! Diferentes Plataformas, Diferentes Métricas Assinatura vs Freemium Distribuição Digital (Steam, Origin) Distribuição Web (Try and Buy) Browser Games Client Games

Diferentes Plataformas, Diferentes Métricas Consoles – venda de hardware, venda de software, LIVE, PSN PC – venda de software, DLCs Online (Web) – CCU, DAU, MAU, Rev per UV, Rev per Download, ARPU, ARPPU… Mais complexo? Sim Mais detalhado? Sim Melhores resultados? Claro!

Diferentes Plataformas, Diferentes Métricas Mobile – é só celular? Tudo o que se move, conteúdo móvel, experiências multi-dispositivos 2013 – Foco em Appstores (iTunes, Android, Kindlehttp://venturebeat.files.wordpress.com/2013/06/cost-to-get-top-10-app-store-ranking.jpg 2015 – Lojas de distribuição independentes “cut the middle man”

Assinatura vs Freemium Assinatura – modelo em decadência, pagamento recorrente, oferece o maior Lifetime Value Freemium – Free to play, play to win – microtransações, modelo tem que ser pensado quando do desenvolvimento do jogo

Distribuição Digital (Steam, Origin) e Distribuição Web (Try and Buy) Funcionam como lojas, onde o cliente “compra” o jogo e o guarda em um catálogo no PC ou na nuvem Conversão mais linear do tráfego, maior independência da fonte – “cohort” Foco na oferta, múltiplas promoções, macro e micro sazonalidade, reativação, welcome-back Cuidado especial com assinaturas – modelo diferente, que pode canibalizar o modelo de vendas únicas, mas possuir maior LTV (Life Time Value)

Browser e Client Games Browser games – aqueles que funcionam na nuvem, interface através do próprio navegador e conta do usuário Assinatura ou Freemium Client games – necessário fazer o download do cliente do jogo e instalá-lo no PC Assinatura ou Freemium É essencial a compreensão das ferramentas e fornecedores de tráfego, além da teoria dos cohorts para o sucesso das campanhas, independente do modelo de negócio.

Tráfego Você conhece seu tráfego? De onde ele vem? Como converter? Tráfego Orgânico Tráfego Rankeado (SEO, Keywords) Tráfego Pago Tráfego Afiliado Syndication (Branded e Whitelabel) Mídia Display (qual vale a pena? A sua, IP targeted) Mídias Sociais Comunidades (fóruns)

Cohorts Definição: “Group whose members share a significant experience at a certain period of time or have one or more similar characteristics . People born in the same year, for example, are the birth cohorts (generation) for that year. Similarly, married men or those who smoke” Em marketing digital, cohorts podem ser divididos em fonte de tráfego, ARPU, tipos de afiliação, demografia, ou a métrica que você desejar. Compreender e ajustar a performance de um cohort em função das suas métricas é crucial para o sucesso do produto online

Conversão Aplicar a teoria dos cohorts na maneira como você recebe o seu potencial usuário Landing pages Conteúdo contextual (cookies) Pacotes de primeira compra Mecânicas de jogo com foco em conversão (Candy Crush) User Journey Billing (3-2-1 click to buy)

Retenção Quem merece a sua atenção? Cada cohort converte de um jeito Churn: For any given period of time, the number of participants who discontinue their use of a service divided by the average number of total participants. Missão do profissional de marketing digital: ZERAR o churn – Isso é possível? Depende do cohort, do produto, da elasticidade de preço, do share of pocket, do cenário competidor

Retenção Quem merece a sua atenção? Cada cohort converte de um jeito Churn: For any given period of time, the number of participants who discontinue their use of a service divided by the average number of total participants. Missão do profissional de marketing digital: ZERAR o churn – Isso é possível? Depende do cohort, do produto, da elasticidade de preço, do share of pocket, do cenário competidor

Importância do Online

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Obrigado! faure.andre@gmail.com @andrefaure www.atrativa.com.br