“Avaliação de Programas e Políticas para Juventude” 10º Seminário Itaú Internacional de Avaliação Econômica de Projetos Sociais: “Avaliação de Programas e Políticas para Juventude” O caso Jovem de Futuro Ricardo Henriques Outubro, 2013
Por uma escola mais participativa, eficiente, criativa e transformadora
INOVADOR GESTÃO 2014 GOIÁS PROFESSORES PARÁ ESTUDANTES AVALIAÇÃO PIAUÍ CEARÁ APRENDIZAGEM GOIÁS QUALIDADE MATO GROSSO DO SUL ESTUDANTES INOVADOR 2014 CURRÍCULO O QUE É O PROEMI/JF? GESTÃO EFICIENTE MELHORAR FORMAÇÃO FLEXÍVEL APOIO QUALIFICADA DINÂMICO PARÁ REDES DE ENSINO OPORTUNIDADES
DE FUTURO Gestão Escolar para Resultados, impacto resultados da escola O JOVEM DE FUTURO Focado no conceito de Gestão Escolar para Resultados, impacto busca proporcionar um relevante resultados da escola nos e no aprendizado dos estudantes a partir do uso eficiente dos recursos, instrumentos e metodologias ofertadas
DE FUTURO O JOVEM Concebido e desenvolvido pelo Instituto Unibanco Visa contribuir para uma educação pública de qualidade que garanta o acesso, a permanência e a conclusão dos jovens no Ensino Médio, proporcionando o aprendizado esperado no tempo adequado Propõe uma gestão escolar participativa, eficiente, criativa e transformadora
PRINCIPAIS COMPONENTES DO JOVEM DE FUTURO
PRINCIPAIS COMPONENTES DO JOVEM DE FUTURO
Auxilia as escolas públicas a desenvolverem que ajudem a Planos de APOIO TÉCNICO Auxilia as escolas públicas a desenvolverem que ajudem a Planos de Ação alcançar suas metas
planejar, executar, monitorar e avaliar FORMAÇÃO Relaciona o conceito de Gestão Escolar para Resultados (GEpR) com as práticas pedagógicas, instrumentalizando os sujeitos para as ações da escola com eficiência planejar, executar, monitorar e avaliar
interdisciplinar corrigir dificuldades Estratégias educacionais que buscam fomentar ações, projetos e trabalhos de forma , , a comunidade escolar e já existentes na escola interdisciplinar corrigir dificuldades e fragilidades articular potencializar ações METODOLOGIAS
Plataforma online de gestão de projetos das escolas e a distância PLATAFORMA JOVEM DE FUTURO
FORMAÇÃO APOIO TÉCNICO PLATAFORMA JOVEM DE FUTURO JF METODOLOGIAS
O QUE O JOVEM DE FUTURO JÁ ALCANÇOU?
com baixos índices educacionais e alta heterogeneidade 2007 A 2013 número de escolas MG 43 RJ 27 TOTAL 199 SP 82 RS 42 ESCOLAS Apoio técnico (supervisão direta) e financeiro (aporte de recursos) a escolas públicas com baixos índices educacionais e alta heterogeneidade
RESULTADOS BELO HORIZONTE Avaliação de Impacto
12,6 BELO HORIZONTE (2008 A 2010) IMPACTO NO DESEMPENHO | MATEMÁTICA AS ESCOLAS DE TRATAMENTO CRESCERAM 12.6 PONTOS NA ESCALA SAEB A MAIS DO QUE CRESCERIAM SEM O JOVEM DE FUTURO.
IMPACTO NO DESEMPENHO | LÍNGUA PORTUGUESA BELO HORIZONTE (2008 A 2010) 10,3 AS ESCOLAS DE TRATAMENTO CRESCERAM 10.3 PONTOS NA ESCALA SAEB A MAIS DO QUE CRESCERIAM SEM O JOVEM DE FUTURO.
RESULTADOS RIO DE JANEIRO Avaliação de Impacto
7 RIO DE JANEIRO (2010 A 2012) IMPACTO NO DESEMPENHO | MATEMÁTICA AS ESCOLAS DE TRATAMENTO CRESCERAM 7 PONTOS NA ESCALA SAEB A MAIS DO QUE CRESCERIAM SEM O JOVEM DE FUTURO.
Rio de janeiro – Impacto Matemática
IMPACTO NO DESEMPENHO | LÍNGUA PORTUGUESA RIO DE JANEIRO (2010 A 2012) 6 AS ESCOLAS DE TRATAMENTO CRESCERAM 6 PONTOS NA ESCALA SAEB A MAIS DO QUE CRESCERIAM SEM O JOVEM DE FUTURO.
Rio de janeiro – Impacto Língua Portuguesa
PARCEIROS ESCOLA INSTRUMENTOS PA CE GO MEC PI MS JOVENS DINÂMICO ESTUDANTES QUALIDADE PA MELHORAR ORIENTAÇÃO CE JOVENS PARCEIROS INSTRUMENTOS GO INSTITUTO UNIBANCO TEMPO PROEMI/JF NA PRÁTICA ESCOLA REDE DE ENSINO DIDÁTICO FLEXÍVEL GESTÃO MEC PI MS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
A PARCERIA ProEMI JF ProEMI/JF Nova agenda para promover a melhoria Os resultados obtidos ao longo do projeto corroboraram para que o Jovem de Futuro, em 2009, fosse pré-qualificado como uma tecnologia educacional pelo Ministério da Educação (MEC). Nova agenda para promover a melhoria do Ensino Médio público
O QUE É? Um programa para melhorar a qualidade do Ensino Médio público
COM FOCO EM QUÊ? aprendizagem Na estudantes dos
COM FOCO EM QUÊ? desempenho No das escolas e das redes de ensino
PREMISSAS CURRÍCULO Flexível Participativa Dinâmico Transformadora GESTÃO CURRÍCULO Eficiente Flexível Participativa Dinâmico Transformadora Inovador
Escola pública com mais oportunidades educacionais jovem para o
FAZEMOS? Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí COM QUEM Escolas de Ensino Médio dos estados: Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí COM QUEM FAZEMOS?
FAZEMOS? COM QUEM Ministério da Educação Secretarias de Educação Por meio de uma parceria entre Ministério da Educação o (MEC), Secretarias de Educação as desses estados, e o Instituto Unibanco COM QUEM FAZEMOS?
Gestores escolares Professores Estudantes Comunidade escolar Escolas públicas de Ensino Médio Gestores escolares Professores Estudantes Comunidade escolar Secretarias Estaduais de Educação Coordenadores Supervisores Articuladores Superintendentes Regionais de Ensino
CEARÁ PRESENTE? 610 escolas 633.000 estudantes 1830 gestores escolares 112 superintendentes e articuladores ONDE ESTÁ PRESENTE? números previstos
GOIÁS PRESENTE? 603 escolas 408.000 estudantes 1206 gestores escolares 91 supervisores e coordenadores de Ensino Médio ONDE ESTÁ PRESENTE? números previstos
MATO GROSSO DO SUL PRESENTE? 301 escolas 157.000 estudantes 903 gestores escolares 27 supervisores ONDE ESTÁ PRESENTE? números previstos
PARÁ PRESENTE? 561 escolas 619.000 estudantes 1683 gestores escolares 65 supervisores ONDE ESTÁ PRESENTE? números previstos
PIAUÍ PRESENTE? 445 escolas 213.000 estudantes 1335 gestores escolares 47 supervisores ONDE ESTÁ PRESENTE? números previstos
PRESENTE? ONDE ESTÁ números previstos PA 561 escolas 619.000 alunos 1683 gestores escolares 65 supervisores CE 610 escolas 633.000 alunos 1830 gestores escolares 112 superintendentes e articuladores PI 445 escolas 213.000 alunos 1335 gestores escolares 47 supervisores GO 603 escolas 408.000 alunos 1206 gestores escolares 91 supervisores e coordenadores de Ensino Médio MS 301 escolas 157.000 alunos 903 gestores escolares 27 supervisores ONDE ESTÁ PRESENTE? números previstos
Alcance de 2012 a 2018 2.500 escolas 2.000.000 Cerca de de estudantes