“Avaliação de Programas e Políticas para Juventude”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
Advertisements

Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Fundação Roberto Marinho
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
Nome do Município data. Nome do Município data.
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
Avaliação Institucional
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
Garantir educação pública de qualidade e formação profissional
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
1.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Secretaria da Educação
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ
Planejamento e 7 de março de 2014.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
PLANO DE METAS PELA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Secretaria de Estado de Educação
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
CONTRIBUIR PARA QUE OS JOVENS CONCLUAM O ENSINO MÉDIO COM QUALIDADE
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Projetos com Foco na Juventude: os desafios do impacto e da escala
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
EDUARDO DESCHAMPS Presidente do CONSED, em exercício Eduardo Deschamps
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Comitê Nacional PROEMI/JF Brasília(DF) 08/04/14 Marta Lúcia de Mendonça Freitas Diretora Unidade.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Seminário: Base Nacional Comum
Curso Avançado de Avaliação Econômica de Projetos e Programas Sociais
O papel pedagógico do órgão gestor
“Recomeçar. hoje é um bom dia para começar novos desafios
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
Encontro dos Orientadores de Gestão Reunião 26 de Agosto 2010.
Transcrição da apresentação:

“Avaliação de Programas e Políticas para Juventude” 10º Seminário Itaú Internacional de Avaliação Econômica de Projetos Sociais: “Avaliação de Programas e Políticas para Juventude” O caso Jovem de Futuro Ricardo Henriques Outubro, 2013

Por uma escola mais participativa, eficiente, criativa e transformadora

INOVADOR GESTÃO 2014 GOIÁS PROFESSORES PARÁ ESTUDANTES AVALIAÇÃO PIAUÍ CEARÁ APRENDIZAGEM GOIÁS QUALIDADE MATO GROSSO DO SUL ESTUDANTES INOVADOR 2014 CURRÍCULO O QUE É O PROEMI/JF? GESTÃO EFICIENTE MELHORAR FORMAÇÃO FLEXÍVEL APOIO QUALIFICADA DINÂMICO PARÁ REDES DE ENSINO OPORTUNIDADES

DE FUTURO Gestão Escolar para Resultados, impacto resultados da escola O JOVEM DE FUTURO Focado no conceito de Gestão Escolar para Resultados, impacto busca proporcionar um relevante resultados da escola nos e no aprendizado dos estudantes a partir do uso eficiente dos recursos, instrumentos e metodologias ofertadas

DE FUTURO O JOVEM Concebido e desenvolvido pelo Instituto Unibanco Visa contribuir para uma educação pública de qualidade que garanta o acesso, a permanência e a conclusão dos jovens no Ensino Médio, proporcionando o aprendizado esperado no tempo adequado Propõe uma gestão escolar participativa, eficiente, criativa e transformadora

PRINCIPAIS COMPONENTES DO JOVEM DE FUTURO

PRINCIPAIS COMPONENTES DO JOVEM DE FUTURO

Auxilia as escolas públicas a desenvolverem que ajudem a Planos de APOIO TÉCNICO Auxilia as escolas públicas a desenvolverem que ajudem a Planos de Ação alcançar suas metas

planejar, executar, monitorar e avaliar FORMAÇÃO Relaciona o conceito de Gestão Escolar para Resultados (GEpR) com as práticas pedagógicas, instrumentalizando os sujeitos para as ações da escola com eficiência planejar, executar, monitorar e avaliar

interdisciplinar corrigir dificuldades Estratégias educacionais que buscam fomentar ações, projetos e trabalhos de forma , , a comunidade escolar e já existentes na escola interdisciplinar corrigir dificuldades e fragilidades articular potencializar ações METODOLOGIAS

Plataforma online de gestão de projetos das escolas e a distância PLATAFORMA JOVEM DE FUTURO

FORMAÇÃO APOIO TÉCNICO PLATAFORMA JOVEM DE FUTURO JF METODOLOGIAS

O QUE O JOVEM DE FUTURO JÁ ALCANÇOU?

com baixos índices educacionais e alta heterogeneidade 2007 A 2013 número de escolas MG 43 RJ 27 TOTAL 199 SP 82 RS 42 ESCOLAS Apoio técnico (supervisão direta) e financeiro (aporte de recursos) a escolas públicas com baixos índices educacionais e alta heterogeneidade

RESULTADOS BELO HORIZONTE Avaliação de Impacto

12,6 BELO HORIZONTE (2008 A 2010) IMPACTO NO DESEMPENHO | MATEMÁTICA AS ESCOLAS DE TRATAMENTO CRESCERAM 12.6 PONTOS NA ESCALA SAEB A MAIS DO QUE CRESCERIAM SEM O JOVEM DE FUTURO.

IMPACTO NO DESEMPENHO | LÍNGUA PORTUGUESA BELO HORIZONTE (2008 A 2010) 10,3 AS ESCOLAS DE TRATAMENTO CRESCERAM 10.3 PONTOS NA ESCALA SAEB A MAIS DO QUE CRESCERIAM SEM O JOVEM DE FUTURO.

RESULTADOS RIO DE JANEIRO Avaliação de Impacto

7 RIO DE JANEIRO (2010 A 2012) IMPACTO NO DESEMPENHO | MATEMÁTICA AS ESCOLAS DE TRATAMENTO CRESCERAM 7 PONTOS NA ESCALA SAEB A MAIS DO QUE CRESCERIAM SEM O JOVEM DE FUTURO.

Rio de janeiro – Impacto Matemática

IMPACTO NO DESEMPENHO | LÍNGUA PORTUGUESA RIO DE JANEIRO (2010 A 2012) 6 AS ESCOLAS DE TRATAMENTO CRESCERAM 6 PONTOS NA ESCALA SAEB A MAIS DO QUE CRESCERIAM SEM O JOVEM DE FUTURO.

Rio de janeiro – Impacto Língua Portuguesa

PARCEIROS ESCOLA INSTRUMENTOS PA CE GO MEC PI MS JOVENS DINÂMICO ESTUDANTES QUALIDADE PA MELHORAR ORIENTAÇÃO CE JOVENS PARCEIROS INSTRUMENTOS GO INSTITUTO UNIBANCO TEMPO PROEMI/JF NA PRÁTICA ESCOLA REDE DE ENSINO DIDÁTICO FLEXÍVEL GESTÃO MEC PI MS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

A PARCERIA ProEMI JF ProEMI/JF Nova agenda para promover a melhoria Os resultados obtidos ao longo do projeto corroboraram para que o Jovem de Futuro, em 2009, fosse pré-qualificado como uma tecnologia educacional pelo Ministério da Educação (MEC). Nova agenda para promover a melhoria do Ensino Médio público

O QUE É? Um programa para melhorar a qualidade do Ensino Médio público

COM FOCO EM QUÊ? aprendizagem Na estudantes dos

COM FOCO EM QUÊ? desempenho No das escolas e das redes de ensino

PREMISSAS CURRÍCULO Flexível Participativa Dinâmico Transformadora GESTÃO CURRÍCULO Eficiente Flexível Participativa Dinâmico Transformadora Inovador

Escola pública com mais oportunidades educacionais jovem para o

FAZEMOS? Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí COM QUEM Escolas de Ensino Médio dos estados: Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí COM QUEM FAZEMOS?

FAZEMOS? COM QUEM Ministério da Educação Secretarias de Educação Por meio de uma parceria entre Ministério da Educação o (MEC), Secretarias de Educação as desses estados, e o Instituto Unibanco COM QUEM FAZEMOS?

Gestores escolares Professores Estudantes Comunidade escolar Escolas públicas de Ensino Médio Gestores escolares Professores Estudantes Comunidade escolar Secretarias Estaduais de Educação Coordenadores Supervisores Articuladores Superintendentes Regionais de Ensino

CEARÁ PRESENTE? 610 escolas 633.000 estudantes 1830 gestores escolares 112 superintendentes e articuladores ONDE ESTÁ PRESENTE? números previstos

GOIÁS PRESENTE? 603 escolas 408.000 estudantes 1206 gestores escolares 91 supervisores e coordenadores de Ensino Médio ONDE ESTÁ PRESENTE? números previstos

MATO GROSSO DO SUL PRESENTE? 301 escolas 157.000 estudantes 903 gestores escolares 27 supervisores ONDE ESTÁ PRESENTE? números previstos

PARÁ PRESENTE? 561 escolas 619.000 estudantes 1683 gestores escolares 65 supervisores ONDE ESTÁ PRESENTE? números previstos

PIAUÍ PRESENTE? 445 escolas 213.000 estudantes 1335 gestores escolares 47 supervisores ONDE ESTÁ PRESENTE? números previstos

PRESENTE? ONDE ESTÁ números previstos PA 561 escolas 619.000 alunos 1683 gestores escolares 65 supervisores CE 610 escolas 633.000 alunos 1830 gestores escolares 112 superintendentes e articuladores PI 445 escolas 213.000 alunos 1335 gestores escolares 47 supervisores GO 603 escolas 408.000 alunos 1206 gestores escolares 91 supervisores e coordenadores de Ensino Médio MS 301 escolas 157.000 alunos 903 gestores escolares 27 supervisores ONDE ESTÁ PRESENTE? números previstos

Alcance de 2012 a 2018 2.500 escolas 2.000.000 Cerca de de estudantes