Curso Direito à Memória e à Verdade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Política Diógenes Avishek Eduardo
Advertisements

Maria Helena Barros de Oliveira
Democracia A palavra democracia vem do grego.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Guido Icaro Fritsch.
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO SOCIAL.
DIREITOS FUNDAMENTAIS
Legislação educacional
Direito Constitucional II
A CÂMARA VAI À ESCOLA Um projeto de educação para a cidadania da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DA CÂMARA Sulavan Fornazier de Santana
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
INTRODUÇÃO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS
AULA 15 – 23/11/2006 REVISÃO PARA A PROVA DE A2 PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITO CONSTITUCIONAL I.
AULA 15 – 23/11/2006 REVISÃO PARA A PROVA DE A2
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
Tópico III – Princípios Fundamentais
DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Colégio dos Santos Anjos– 5º ano
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
Políticas Públicas Municipais
PÁTRIA, NAÇÃO, ESTADO, GOVERNO, POLITICA
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
Políticas e Gestão Democrática da Educação
Unidade 2 - Direito Constitucional
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
Curso Direito à Memória e à Verdade
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
DIREITO ECONOMICO Polis POLITICA DIREITO ESTADO MONOPOLIZADOR
TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
O que é o Estado? Capítulo 16.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
A Constituição da República Federativa do Brasil
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA INDIFERENÇA!!!
DIREITOS HUMANOS Aula 5 – A eficácia dos direitos sociais e a reserva do possível Professor Doutor Guilherme Sandoval Góes.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Democracia.
NNNNNNN. 2. ESPÉCIES NORMATIVAS continuação – 26/11/2013 Profº Carmênio Barroso
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
A EFICÁCIA JURÍDICA DO DIREITO À SAÚDE NA CRFB/88 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE DIREITO DISCUSSÕES DOUTRINÁRIAS E POSICIONAMENTOS.
Cumprimento dos direitos sociais.  Estado de Bem-Estar Social, no qual o Estado é organizador da política e da economia, encarregando-se da promoção.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
Direito Constitucional I
Cidadania.
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. É uma república porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário.
Teoria Geral do Estado e da Constituição
TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA CONSTITUCIONAL BRASILEIRO
DH DENTRO DO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
Organização do Estado Democrático de Direito no Brasil O povo brasileiro decidiu:  a forma de governo é republicana;  o nosso sistema de governo é presidencialista;
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Pág.8 A declaração dos direitos do Homem e do cidadão aprovada a 26 de Agosto de 1789 pela Constituição da Republica Francesa condenava: A sociedade de.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
DIREITO, ESTADO E JURISDIÇÃO; FEDERAÇÃO; COMPETÊNCIA. Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD)
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
Transcrição da apresentação:

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 7 - A Relação entre Direitos Políticos e Direitos Sociais Objetivos da aula Conhecer os direitos sociais, econômicos e políticos; Saber como a Constituição Federal trata de cada um deles; Compreender a importância desses direitos para a manutenção do Estado Democrático de Direito.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 7 - A Relação entre Direitos Políticos e Direitos Sociais Direitos Sociais e Econômicos   A Constituição brasileira estabelece que são direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência social aos desamparados. Constituição brasileira

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 7 - A Relação entre Direitos Políticos e Direitos Sociais Pode-se resumir a idéia que explica os direitos humanos de cunho social e econômico com um exemplo.  “De nada serve ao indivíduo o direito de votar e ser votado (direito político) e a liberdade de expressão intelectual (direito civil) se ele não tem as necessidades vitais mínimas asseguradas, como sua saúde, moradia e educação - direitos sociais que o tornam apto a exercer seus direitos civis e políticos”.  

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 7 - A Relação entre Direitos Políticos e Direitos Sociais Os direitos sociais e econômicos correspondem, historicamente, a uma “segunda geração de direitos humanos”, assim chamada porque foi reconhecida depois de uma “primeira geração de direitos humanos” que foi fruto do movimento constitucionalista, ligado à “Era das Revoluções Burguesas”, ao final do século XVIII.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 7 - A Relação entre Direitos Políticos e Direitos Sociais Embora se utilize os termos “primeira geração” e “segunda geração” não existe uma hierarquia ou uma sucessão geracional de direitos. A idéia de “gerações de direitos humanos” é utilizada apenas para indicar o aparecimento das espécies de direitos humanos ao longo da História. Isso não significa dizer que os direitos de “segunda geração” somente devam ser reconhecidos ou promovidos após a total implementação dos direitos de “primeira geração”.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 7 - A Relação entre Direitos Políticos e Direitos Sociais 1ª Geração 2ª Geração A “primeira geração” visava afirmar direitos políticos e civis individuais (as chamadas liberdades públicas) contra abusos do Estado. Inspirada no valor da igualdade, buscava a conquista de direitos substanciais capazes de garantir o exercício efetivo das liberdades públicas pelas classes sociais menos favorecidas.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 7 - A Relação entre Direitos Políticos e Direitos Sociais Os direitos sociais e econômicos só começaram a ser reconhecidos quando passaram a fazer parte de Constituições Nacionais (início do século XX). As primeiras Constituições a adotar os direitos sociais e econômicos foram a do México (1917) e a da Alemanha (1919).   Bandeira do México Bandeira da Alemanha

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 7 - A Relação entre Direitos Políticos e Direitos Sociais No Brasil, a primeira Constituição a reconhecê-los foi a de 1934, mas a Constituição de 1988 foi a primeira a incluir os direitos sociais, juntamente com os direitos individuais, no universo dos Direitos e Garantias Fundamentais. Constituição de 1934 Constituição de 1988

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 7 - A Relação entre Direitos Políticos e Direitos Sociais Os direitos sociais requerem sempre uma ação do Estado mediante a elaboração de políticas públicas aptas a promovê-los e garanti-los. A saúde e a educação são direitos de todos e deveres do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução da doença ou a igualdade de condições para o acesso, permanência e sucesso na escola.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 7 - A Relação entre Direitos Políticos e Direitos Sociais Direitos Políticos O titular da soberania no Estado Democrático de Direito, que constitui a República Federativa do Brasil, é o povo brasileiro.   Os direitos políticos são o meio de exercício dessa soberania popular isto é, o direito de cada cidadão contribuir para os propósitos da atuação do Estado, fazendo parte das decisões fundamentais que orientam o Estado.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 7 - A Relação entre Direitos Políticos e Direitos Sociais De maneira geral, podemos dizer que os direitos políticos traduzem-se na capacidade de votar e de ser votado. A idéia de votar e ser votado hoje é intimamente ligada à democracia representativa, na qual o povo escolhe seus representantes políticos que ocuparão cargos nos Poderes Executivo e Legislativo, com funções de administrar e legislar sobre o interesse comum.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 7 - A Relação entre Direitos Políticos e Direitos Sociais Plebiscito - Referendo - Iniciativa popular Você cidadão brasileiro! Você sabe o que essas palavras significam? São direitos garantidos na Constituição. Vamos entender melhor cada um deles?

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 7 - A Relação entre Direitos Políticos e Direitos Sociais Por meio do plebiscito, os cidadãos decidem diretamente determinada questão de relevância pública. Você se lembra do ?  O plebiscito em 1993 foi para que se escolhesse a forma (república ou monarquia constitucional) e o sistema de governo (parlamentarismo ou presidencialismo) a vigorar no País, tendo os cidadãos escolhido diretamente a república presidencialista.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 7 - A Relação entre Direitos Políticos e Direitos Sociais No referendo, os cidadãos têm o poder de aprovar (referendar) determinada medida já acolhida pelo poder Legislativo para que a cidadania confirme ou rejeite a norma em questão. A Constituição de 1988 atribuiu competência exclusiva ao Congresso Nacional para autorizar referendo e convocar plebiscito.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 7 - A Relação entre Direitos Políticos e Direitos Sociais Por sua vez, a iniciativa popular consiste mais precisamente na iniciativa popular legislativa. Trata-se do direito assegurado ao conjunto de cidadãos de iniciar o processo legislativo, apresentando projeto de lei à Câmara dos Deputados, com observância aos requisitos constitucionais do Art.61, parágrafo 2o. Projeto de lei de iniciativa popular que visou impedir a candidatura de políticos condenados a cargos eletivos.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 7 - A Relação entre Direitos Políticos e Direitos Sociais Chegamos ao final desta aula. Guarde na memória! Os direitos sociais e econômicos correspondem a uma segunda geração de direitos humanos. O termo geração em relação aos direitos humanos indica a sequência de aparecimento dos direitos na história. Não significa hierarquia ou pré-existência. Os direitos sociais e econômicos só começaram a ser reconhecidos a partir do início do século XX. Os direitos políticos traduzem-se na capacidade de votar e de ser votado.