Heterogênese Urbana Tema: “Movimento Negro”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

PRINCÍPIO DA ISONOMIA INTRODUÇÃO:
Técnicas Educativas e Processos Grupais
TODOS SOMOS DIFERENTES
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
I- Concepção de Educação
Av. Elísio Teixeira Leite, s/nº
Vem brincar comigo! Turno da tarde.
Vozes da Comunidade Márcia Campos Mestranda PPGEDU UFRGS Grupo de Pesquisa InovAval Coord. Profª. Denise Leite.
O Plano de Ação Curricular na Escola
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
Qual a razão de sua presença no currículo
Prof. Everton da Silva Correa
O conteúdo.
DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Mapeamento Colaborativo de Conversas Cotidianas sobre Mídia
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
Investigações demonstram que a diferença entre os países pobres e os ricos não é a idade.
Escola Dom Avelar Brandão Vilela
Escola Municipal Novo Marotinho
“Viver sozinho estimula a interação social.”
Centro de Cidadania da Mulher
Direitos e Deveres Cidadania.
Ginástica Geral.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Julho 2013 ISP Brasil Monica Valente
Racismo O que é ? E o porquê.
Cultura Afro - Brasileira
AFRODESCENDENTES.
20 de Novembro DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Vieram de terras distantes Arrancados à força do lar Muitos aqui nem chegaram Aos mortos, o fundo do mar.
“POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS”
Edmerson Neto Carla Vidal Cristiana Matos 10 º A
20 de Novembro: dia da Consciência Negra
CARTA DA TERRA Para crianças.
KETLYN.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
A Dimensão Social das Palavras
Convivência Familiar e Comunitária - Políticas sociais: as interfaces no atendimento à família na proteção especial CAMPINAS/SP SETEMBRO / 2010.
Relações Étnico-Raciais e Afro-Descendência
Desenvolvimento Territorial com terra e políticas públicas diferenciadas para garantir sucessão no campo. - SJTTR - CNJTTR - C O N T A G –
SEMAMA DA CONCIÊNCIA NEGRA
ESCRITORES DA LIBERDADE
TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA Devemos pensar nas tecnologias sabendo que o sujeito é uma construção histórica determinado pelas práticas discursivas, pelas.
GESTÃO DE PESSOAS SUSTENTÁVEL
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
DISCUTINDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO SÉCULO XXI
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
INDICADORES DE QUALIDADE Deise Gonçalves Nunes
Construindo a cultura educacional inclusiva
Contato: Copa da Inclusão Ed Otsuka - Ricardo Santoro - Renata Martins Brandão - Gabriela Felix Teixeira - Julia Shellard Corrêa -
Currículo e diversidade
REFLEXÃO SOBRE TEMPO ESCOLAR, TEMPOS SOCIAIS E TEMPORALIDADES NAS UEE
A rejeição a pessoas especiais sempre existiu e sempre foi alvo de discussões.
1. Identificação da atividade e do aluno
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
PROJETO: CONVIVENDO E RESPEITANDO
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BATISTA PEREIRA MÃOS A OBRA 1. Conheça e proteja as pessoas, animais e plantas -Tenha respeito pelo modo como as plantas, animais.
Objetivo geral: Apresentar aos educandos diferentes formas de poupança desde uma simples moeda, até a água, energia, roupa e outras coisas mais, que usamos.
Crianças e adolescentes em Serviços de Acolhimento: o que já conquistamos e pelo que estamos lutando? Maria Clotilde Rossetti-Ferreira CINDEDI – FFCLRP-USP.
CURSO DE DIREITO Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza Questões sociais e Estudo Jurídico das Minorias na CRFB/1988 PLANO DE ENSINO.
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Introdução O principal objetivo deste projeto é analisar a obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir,
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
NOVEMBRO AFRO-CONSCIENTE! PARIPE – SALVADOR - BAHIA PEÇA TEATRAL RECITAL POÉTICO FEIRA AFRO- BRASILEIRA CORAL AFRO RODA DE CAPOEIRA MOSTRA FOTOGRÁFICA.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Heterogênese Urbana Tema: “Movimento Negro” Macaé, 24 de Novembro de 2010 SINDIPETRO NF Heterogênese Urbana Tema: “Movimento Negro”

O evento do dia 24.11.2010 contou com a presença de escolas públicas e privadas de Macaé e de Casimiro de Abreu, pessoas que frequentam a saúde mental, pessoas da terceira idade, o projeto da Guarda Mirim da Guarda Municipal, o projeto de Capoeira dirigido pelo Pf. Jeferson e comunidade em geral. Durante o evento inúmeros trabalhos foram apresentados pelos alunos das escolas.

Um filme foi apresentado pelos alunos da Escola de Rio Dourado Um filme foi apresentado pelos alunos da Escola de Rio Dourado. Produção que foi feita entre o mês de outubro e novembro. O filme abordou a questão da escravidão, das relações de forças entre os fazendeiros e escravos, as maneiras pelas quais os escravos encontravam maneiras de se resistir às diversas maneiras de sujeição. A Escola Polivalente apresentou seu grupo de dança. Neste diversos ritmos animaram o acontecimento. O grupo de capoeira dirigido pelo Pf. Jeferson movimentou a Heterogênese, contando com a participação do público.

O debate fez circular idéias, sentimentos, repensando os valores sobre a questão do racismo, do preconceitos, das separações sociais, dentre outras questões. O debate se dirigiu para o cuidado que devemos ter ao se criar movimentos: eles podem se fechar neles mesmos. Dever-se-á ter o grande respeito pelas questão dos movimentos, mas, cuidar para que eles não se institucionalizem, produzindo outras formas de preconceito e discriminações.

Co-operadores Renato e Viviane Evento dia 24 de Novembro Co-operadores Renato e Viviane Co-operador Dimitri

Heterogênese em Movimento Falas Depoimentos Integração Sinfonias Urbanas

Sobre o negro. Aqui o negro também tem direito. O tema é o negro e lutar pela liberdade.

Co-operador Wellington Co-operador Marcelo Co-operador Wellington

Co-operadora Marilúcia O tema é de imensa relevância, porque nunca é demais lembrar a todos que somos todos iguais! Co-operadora Marilúcia

Co-operador Paulo de Tarso Co-operador Teixeira Co-operador Paulo de Tarso

É importante a integração e estimulação a igualdade. Muito importante, pois além de agregar cidadania, leva aos alunos uma motivação de pesquisa e pertencimento.

Co-operador Halerrandro Co-operador Jeferson Co-operador Halerrandro

Viviane, Dimitri, Pedro e Wellington Co-operadores na ordem: Renato, Alexandre, Luciana, Rejane, Maria Luiza, Annaída, Viviane, Dimitri, Pedro e Wellington

Esse tema é importante para desenvolver uma sociedade mais justa. É que a cor não importa mais e sim o sangue igual que corre na veia de cada um com a cor vermelha.

É importante termos espaço para valorizar a cultura do oprimido buscando sempre construir uma sociedade mais justa. É importantíssimo o encontro da diversidade para debater o tema que é sempre atual, buscando sempre uma sociedade realmente humana!

Bem importante, afinal pra que discriminar. Não à diferença Bem importante, afinal pra que discriminar? Não à diferença! Somos iguais por dentro e isso é o que importa! Hoje em dia, independente de sua cor, todos temos os mesmos direitos e não devemos ser reprimidos por isso.

Até Breve!