POLO XXXXX – XX PEDAGOGIA FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS BEATRIZ DA ROSA CHAGAS RA 376031(exemplo) MARIA DA SILVA - RA77777 (ex.) RAIMUNDO NONATO – RA 22222(ex.) JOSÉ DA SILVA- RA11111(ex.) MARIA NONATO – RA 33333333(ex.) TÍTULO DA ATIVIDADE TUTOR A DISTÂNCIA: Laís M. Ossuna TUTOR A PRESENCIAL: XXXXXXX SÃO PAULO – SP (EX) 2014
Introdução – apresentar de forma breve o tema pesquisado; Para facilitar a introdução o acadêmico pode fazer pequenos textos e poderá fazer uso de figuras que com o objetivo de prender a atenção do leitor, mas não podemos perder o foco do assunto solicitado: “principais aspectos estudados das políticas educacionais brasileiras.”
Desenvolvimento – abordar as etapas pesquisadas; É a parte principal do trabalho acadêmico e se caracteriza por possuir uma especifica composição. Deve retratar o conhecimento do tema acumulado ao longo de uma vasta pesquisa em linguagem culta e técnica observando as regras gramaticais vigente.
Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Ciências. O grupo deverá fazer a análise da seguinte pergunta: “Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Ciências abrangem o contexto de vivência da realidade dos alunos na sociedade atual?”. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf.> Acesso em: 21 out.2012.
Documentários Para os documentários que se refere à Etapa 2 os acadêmicos deverão elaborar 2 slides, sendo que os textos são do tipo crítico-reflexivo e também deve conter nos slides imagens referentes ao tema de cada documentário. BUMBANDO. Direção: Coletivo Cinema para todos, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.portacurtas.org.br/beta/filme/?name=bumbando>. Acesso em: 21 out. 2012. ILHA das flores. Direção: Jorge Furtado, 1989. Disponível em: <http://www.portacurtas.org.br/beta/filme/?name=ilha_das_flores>. Acesso em: 21 out. 2012.
Documentários BUMBANDO. ILHA DAS FLORES
Plano de aula A equipe deverá elaborar uma estratégia didática em que a tecnologia (televisão, cinema ou mídia impressa) seja utilizada para a composição de atividades na área de Ciências. Segue ainda como definição para a Etapa 3 lustrar três propostas que utilizem tecnologias no ensino de Ciências, ou seja, o acadêmico deverá criar 3 situações para envolver a sala e as mídias possíveis como metodologia didática. Ex: jogos online, gravação de vídeos que demonstre o tema, maquete...
reportagem Ler a reportagem a seguir indicada: Hora de investir na educação científica. Academia Brasileira de Ciências. 2012. Disponível em: <http://www.abc.org.br/impressao.php3?id_article=2082>. Acesso em: 21 out. 2012. Elaborar um slide que está solicitado na Etapa 4conclusivo sobre as reflexões e discussões do grupo ao longo das etapas, assim como sugestões de atividades que possam vir a despertar o interesse dos alunos do Ensino Fundamental I para o ensino de Ciências.
Referências Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Disponível em: http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html Acesso em: 09 mar. 2014.