A filosofia lean aplicada no canteiro de obras

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Just-in-Time - Sistema de Puxar
Advertisements

Sistemas de produção enxuta
Ferramentas e sistemas da qualidade
Gestão da Produção Just in Time (JIT).
Capítulo 10 Sistemas híbridos com o MRP II/ ERP.
Logística Internacional II Pedro Calisto Luppi Monteiro
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Faculdade de Tecnologia de Jundiaí - FATEC
5 – PPCP Planejamento, Programação e Controle da Produção
Livro: Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Unidade 2
Unidade 2 Grupo: 14 G - Antônio Renato Almeida - Leandro Pacheco
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Unidade 6 O Mecanismo de pedir Alunos: Grupo 19V
Unidade 06: O mecanismo de Pedir Grupo 08I
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Prof. Miguel Antonio Pelizan
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Sistemas que podem ser utilizados simultaneamente (ou não)
Causas do desperdício A mão-de-obra desqualificada os improvisos
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO
Fluxo Contínuo de Material- Grupo 4
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Administração Disciplina: Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo José Asper Y. Valdes Turma:
CONTROLE E ELIMINAÇÃO DE PERDAS
U07 Grupo 19V.
CONTROLE E ELIMINAÇÃO DE PERDAS O CASO BIG BOX. Visita ao Big Box Foram realizadas três visitas ao local, mas infelizmente não era permitido tirar fotos.
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Aplicando Linha de Balanço no Ms-Project/EPM para Planejamento Lean Construction em Empreendimentos Imobiliários.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Rodada de Negócios LEAN
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Dinâmica intraorganizacional
HEIJUNKA (NIVELAMENTO)
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO.
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
ANDON GESTÃO VISUAL.
Canteiro de obras Prof. Deyse Macêdo.
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Gestão de estoques 1) Quais são os elementos da gestão de logística ao longo, médio e curto prazo? A longo prazo – plano de negocio, plano de produto e.
Grupo 19R Subgrupo 1 – Carla Borges Reis Raissa M. L. Osório
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas
O Mecanismo de pedir.
SKIP LOTE ALIADO A GESTÃO LOGÍSTICA
Universidade de Brasília
U01 Grupo 19X.
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE FORNECIMENTO
LAYOUT PARA LINHA DE PRODUÇÃO E TECNOLOGIA CAD / CAM
Desempenho das Organizações
CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV)
Lean Manufacturing.
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Grupo 08G Integrantes: Igor Martins Giovanna Nardelli.
Administração de Logística e Materiais
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II ADMINISTRAÇÃO LOGÍSTICA
Elementos para o sucesso da estratégia de manufatura
MAM Movimentação e Armazenagem de Materiais
Administração da Qualidade
Just in time Aula 07.
Gestão da Qualidade.
SISTEMA JUST IN TIME TOYOTA
Lavratti.com Slide 1/8 Administração da Produção Just In Time Marc J. Schniederjans & Qing Cao Just In Time (JIT) é uma estratégia de estoques implementada.
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
PRODUÇÃO ENXUTA JUST IN TIME
Adm. da Produção Visa auxiliar o administrador na tomada de decisões relacionadas a produção de bens ou serviços. Áreas correlatas: Planejamento da produção.
JIT (Just in Time) - História
LOGÍSTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Capítulo 6 Padronização das Operações e Polivalência
Transcrição da apresentação:

A filosofia lean aplicada no canteiro de obras Fernando Arraes, eng.

Principais Ganhos Obtidos Formatação de Produto: Assertividade e agilidade através da utilização da engenharia de valor e engenharia simultânea. Controle Orçamentário: Utilização de kanbans para mão de obra e material. Estabilidade da Produção: Desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo com fornecedores e colaboradores. Planejamento de longo prazo (Master Plan).

Principais Ganhos Obtidos Custo Direto de Produção: Ganho em produtividade: 14,88% em média, impactando em redução de 3,85% do custo de construção. Aquisição de materiais: redução de estoque e custo final de alguns materiais decorrente do desenvolvimento de relacionamentos e estabilidade da produção (estrutura em concreto armado, esquadrias, etc.).

Primeiros Passos Mapeando o “DNA da Capuche”: conhecendo a própria empresa indicadores, fluxos, logística, etc. Desenvolvendo ferramentas e um sistema de gestão SIMPLES. Desenvolvimento de produto: Como esse produto pode ser redesenhado mantendo a qualidade e reduzindo os custos de fabricação? Coordenação de Projetos; Produção: Como a fabricação desse produto pode ser melhorada? Planejamento (orçamentos e fluxos operacionais e financeiros), execução e controle; Suprimentos.

Sistema Toyota de Produção

O Sistema SIMPLES e os cinco princípios lean Valor: localização, preço, qualidade, pontualidade, capacidade de responder a mudanças. Fluxo de Valor: fluxo do processo que transformam o material ou melhoram a qualidade (agregam valor) e fluxos auxiliares que apenas elevam os custos e devem ser eliminados (não agregam valor). Fluxo Contínuo: estabilidade (máquina, material, mão de obra e método), PPCP: Plano Para Cada Pacote. Puxar: heijunka box, sinais de puxada (andon, embalagens vazias (paletes), kanban. Perfeição: PDCA, aperfeiçoamento do trabalho x aperfeiçoamento do equipamento.

Enxergando os Desperdícios Superprodução: Taxa de defeitos superestimadas; Quando a produção se antecipa à programação. Estoque: Resultante do desbalanceamento do fluxo entre processos; Estoque de amortecimento (buffers) Estoque de segurança: permite que os gerentes se sintam “seguros”. Transporte e Movimentação: Aprimoramento do layout dos processos. Agrupamento de serviços (subprodutos).

Enxergando os Desperdícios Espera: A capacidade de processo deve servir às necessidades de produção e não determiná-las. Melhoria do Setup (Troca de Ferramentas e Matrizes). Retrabalho; Produzir Produtos Defeituosos.

Novo Fluxo

Logística de Abastecimento

Plano Para Cada Pacote (PPCP) Identificação do pacote: número, descrição, etc.; Quantidade média de materiais utilizados em um dia; Tempo de duração do serviço e valores de mão de obra; Padronização do trabalho: PO do sistema de qualidade; Freqüência de solicitação de materiais, embalagem, local de uso e armazenagem, logística de abastecimento; Número de sinais de puxada (embalagens vazias, andon, kanban); Índice de desempenho do fornecedor.

“Moedas”

Agrupamento das Principais Tarefas (Pacotes de Produção) Alvenaria interna; Mestras de piso e parede; Colocação de vergas e contra-vergas; Colocação de eletrodutos e caixas plásticas nas alvenarias.

Cultura do Pensar Antes: Planejamento Longo Prazo: Plano Mestre (Master Plan) e Linhas de Balanço (plano de cada obra). Médio Prazo: LookAhead (90 dias) Curto Prazo: Last Plan (semana)

Longo Prazo: Master Plan e Linha de Balanço Fase Serviços Duração Custo % 1 Canteiro e fundação 3 meses 6,95 2 Estrutura, alvenarias externas e internas 10 meses 45,25 Revestimentos internos e externos 9 meses 36,85 4 Pintura, acabamentos e limpeza 10,95

Gestão à Vista

PIS: Plano de Inspeção de Serviços Substituição da inspeção por julgamento (postmortem) por inspeção informativa objetivando a prevenção. Inspeção Informativa: Auto-inspeção; Inspeção Sucessiva; Inspeção na Fonte (vertical e horizontal).

Sinais de Puxada

Autonomação do fluxo de produção

Expondo e solucionando os problemas Cadeia de ajuda:equipe de planejamento do PPCP Evitando a reincidência: 5 porquês.

Desenvolvendo parcerias e relacionamentos de longa duração Contratos guarda-chuva: Esquadrias em alumínio; Estrutura em concreto armado; Impermeabilização; Tubos e conexões;

Obrigado. Fernando Arraes, eng. Diretor Técnico fernandoarraes@capuche.com.br (84) 3203-3100