11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED Estudo de uma Metodologia de Capacitação de Professores no Uso de Tecnologias Educacionais ANA LÚCIA R. MENDONÇA analucia@fgvsp.br MARTA DE CAMPOS MAIA mmaia@fgvsp.br PAULO GÓES pgoes@fgvsp.br
Introdução Novo papel dos professores Mudança mentalidade perante a educação Aumento significativo da utilização do ensino mediado por computador Projeto Pioneiros I e II
Objetivos O principal objetivo deste paper é apresentar o desenvolvimento de um programa de capacitação para facilitar a adoção de tecnologia de ensino por professores que possuam experiência com o formato de curso presencial.
Metodologia da Pesquisa A estratégia de pesquisa utilizada para este trabalho foi a exploratória. A análise do caso foi feita através da observação direta no processo de capacitação dos professores. Questão básica da pesquisa: “Como desenvolver um programa de capacitação para facilitar a adoção de tecnologia de ensino por professores que possuam experiência com o formato de curso presencial?
Projeto Pioneiros I CEDEA e DTA Grupo de 12 professores Remuneração Objetivo: produção de conteúdo on-line, sem efetiva implementação Plataforma utilizada: WebCT Duração: 8 meses (2001-2002)
Capacitação no PPI Palestras Apresentação dos projetos Apresentação dos princípios de desenho instrucional Treinamento na utilização do WebCT o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"
Resultado e Constatações 61% concluíram seus projetos Motivação: professores tornaram-se evangelizadores no uso dos recursos Conteúdo: transcrição do conteúdo presencial WebCT: ferramenta de difícil uso Servidor utilizado era deficiente o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"
Projeto Pioneiros II CEDEA e DTA Grupo de 15 professores Nova abordagem: desenvolvimento de uma metodologia pedagógica Objetivo: repensar o novo papel do professor e do aluno no processo de E +A e implementar o projeto Plataforma utilizada: Blackboard Duração: 8 meses (2003-2004)
Capacitação no PPII Palestra de Abertura Workshop de análise Workshop de projeto Workshop de desenvolvimento Entrevista de avaliação com professores Remuneração era efetivada de acordo com a entrega de tarefas determinadas o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"
Resultado e Constatações 93% concluíram seus projetos Ao final do projeto professores tinha uma disciplina desenvolvida no ambiente Todos afirmaram que metodologia de ensino-aprendizagem contribuiu para melhor qualidade de aulas 70% sentiram-se mais preparados para utilizarem recursos de tecnologia 95% aprovaram formato e temas do workshop 80% solicitaram mais workshops em metodologia Todos aprovaram a plataforma Blackboard o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"
Conclusões O processo de capacitação continua a ser aprimorado, adaptado às necessidades dos professores e cursos das escolas da FGV-SP Média de 20 disciplinas até o final de 2002, 79 disciplinas no final de 2003, 128 disciplinas no início de 2004, 250 disciplinas em agosto de 2004, atingindo mais de 1800 alunos o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"
Conclusões Necessidade de desenvolver um processo de avaliação da efetividade do aprendizado no novo ambiente, com as disciplinas desenvolvidas com a metodologia adotada. o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"