11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Ensino a Distância CEFETES 2004 Fim. EaD CEFETES Justificativas Objetivo Geral Vantagens da Educação a Distância Estágio Atual Fim.
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Diante a Era Tecnológica.
Universidade de Aveiro
INFORMATICA NA EDUCAÇÃO
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: problemas encontrados
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Experiência Inovadora Estratégias e Políticas Educação Continuada em Geral Descrição de Projeto em Andamento Processos e Resultados: a experiência do Programa.
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
11 º Congresso Internacional ABED
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Danielle Domeneghetti Crepaldi Orientador: Wilson Massashiro Yonezawa
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
EaD UNIMINAS Na contemporaneidade Alunas: Christian Kelly
CURRICULO +.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Introdução à Educação à distância
RESISTÊNCIA X ACEITAÇÃO DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DO CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EM UMA FACULDADE PARTICULAR NO ESTADO DO CEARÁ Profª. Luciana.
III SIMPÓSIO DE DOCÊNCIA SUPERIOR UNISUAM
Capacitação de Professores Daniela Lopes Soluções Pearson.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Formação dos Supervisores de Telemarketing para.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
“USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO CICLO BÁSICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE”
" Resultados do uso de e-learning em Instituições de Educação Superior" Elisa Wolynec
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Divulgando a Pesquisa.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Docente: Dr. Arthur Vianna
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED Estudo de uma Metodologia de Capacitação de Professores no Uso de Tecnologias Educacionais ANA LÚCIA R. MENDONÇA analucia@fgvsp.br MARTA DE CAMPOS MAIA mmaia@fgvsp.br PAULO GÓES pgoes@fgvsp.br

Introdução Novo papel dos professores Mudança mentalidade perante a educação Aumento significativo da utilização do ensino mediado por computador Projeto Pioneiros I e II

Objetivos O principal objetivo deste paper é apresentar o desenvolvimento de um programa de capacitação para facilitar a adoção de tecnologia de ensino por professores que possuam experiência com o formato de curso presencial.

Metodologia da Pesquisa A estratégia de pesquisa utilizada para este trabalho foi a exploratória. A análise do caso foi feita através da observação direta no processo de capacitação dos professores. Questão básica da pesquisa: “Como desenvolver um programa de capacitação para facilitar a adoção de tecnologia de ensino por professores que possuam experiência com o formato de curso presencial?

Projeto Pioneiros I CEDEA e DTA Grupo de 12 professores Remuneração Objetivo: produção de conteúdo on-line, sem efetiva implementação Plataforma utilizada: WebCT Duração: 8 meses (2001-2002)

Capacitação no PPI Palestras Apresentação dos projetos Apresentação dos princípios de desenho instrucional Treinamento na utilização do WebCT o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"

Resultado e Constatações 61% concluíram seus projetos Motivação: professores tornaram-se evangelizadores no uso dos recursos Conteúdo: transcrição do conteúdo presencial WebCT: ferramenta de difícil uso Servidor utilizado era deficiente o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"

Projeto Pioneiros II CEDEA e DTA Grupo de 15 professores Nova abordagem: desenvolvimento de uma metodologia pedagógica Objetivo: repensar o novo papel do professor e do aluno no processo de E +A e implementar o projeto Plataforma utilizada: Blackboard Duração: 8 meses (2003-2004)

Capacitação no PPII Palestra de Abertura Workshop de análise Workshop de projeto Workshop de desenvolvimento Entrevista de avaliação com professores Remuneração era efetivada de acordo com a entrega de tarefas determinadas o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"

Resultado e Constatações 93% concluíram seus projetos Ao final do projeto professores tinha uma disciplina desenvolvida no ambiente Todos afirmaram que metodologia de ensino-aprendizagem contribuiu para melhor qualidade de aulas 70% sentiram-se mais preparados para utilizarem recursos de tecnologia 95% aprovaram formato e temas do workshop 80% solicitaram mais workshops em metodologia Todos aprovaram a plataforma Blackboard o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"

Conclusões O processo de capacitação continua a ser aprimorado, adaptado às necessidades dos professores e cursos das escolas da FGV-SP Média de 20 disciplinas até o final de 2002, 79 disciplinas no final de 2003, 128 disciplinas no início de 2004, 250 disciplinas em agosto de 2004, atingindo mais de 1800 alunos o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"

Conclusões Necessidade de desenvolver um processo de avaliação da efetividade do aprendizado no novo ambiente, com as disciplinas desenvolvidas com a metodologia adotada. o processo sistemático de aplicar princípios gerais de instrução e aprendizagem ao planejamento e desenvolvimento tanto de materiais instrucionais, quanto de experiências de aprendizagem"