O Sistema de Gestão da Qualidade AGENDA DA REUNIÃO DE AC HORÁRIO RESPONSÁVEL TEMA COMENTÁRIO 09:00-09:15 DGS Introdução O Compromisso com a Qualidade A Política e Objetivos 09:15-09:30 RAUL O Sistema de Gestão da Qualidade 09:30 – 10:00 DVLC INDICADORES SISTEMA DA QUALIDADE AS APRESENTAÇÕES DEVEM CONTEMPLAR A SITUAÇÃO DOS ROI. 10:00 – 10:15 DGCC 10:15 – 10:30 COFFEE-BREAK 10: 30 – 10: 45 SISTEMA DA QUALIDADE 10:45 - 11:00 DVAQ 11:00 – 11:15 DATA: 14/10/2009 LOCAL: SALA DO PREGÃO INICIO: 09:00 HORAS Departamento de Gestão de Suprimentos
Reunião de Análise Crítica Sistema de Gestão da Qualidade Equipe DGS DSI/DVAQ DSI/DVLC
Para nunca esquecer...
Nossa Missão Suprir as necessidades de bens e serviços contribuindo para o desenvolvimento, crescimento e o alcance dos objetivos empresariais
Nossa Visão Ser o órgão padrão de excelência no suprimento de bens e serviços entre as empresas subsidiárias da Eletrobrás
Nossa Política Buscar o atendimento das expectativas dos clientes e a melhoria constante dos nossos processos
A ATA DA REUNIÃO PRAZO PARA PUBLICAÇÃO A ata da reunião de análise crítica será publicada no sistema GED em até 05(cinco) dias após a realização da mesma. NOTA: Todos deverão verificar suas pendências e apresentar respostas na reunião seguinte.
A ATA DA REUNIÃO PENDÊNCIAS SITUAÇÃO RESPONSÁVEL 01 RO Nº Q 019/2009 CONCLUÍDO ANTÔNIO 02 DATA DA AUDITORIA EXTERNA 04/12/2009 RD 03 SIG RAUL 04 PREGÃO: MENOR PROPOSTA INICIAL X VALOR CONTRATADO DVLC 05 ALTERAÇÃO NA APRESENTAÇÃO: SERVIÇO X MATERIAL 06 PLANEJAMENTO DAS ALIENAÇÕES DVAQ 07 COORDENADOR: PARA OS EVENTOS 08 TRANSPORTES
Leitura da ata da reunião nos mêses de Ago e Set de 2009 Nossa ATA Leitura da ata da reunião nos mêses de Ago e Set de 2009
ATRIBUIÇÕES DO RD ATRIBUIÇÕES DO REPRESENTANTE DA DIREÇÃO. COMENTÁRIOS 01 Assegurar que os requisitos e processos necessários para o Sistema de Gestão da Qualidade sejam estabelecidos, implementados e mantidos de forma eficaz, incluindo a adoção de ações corretivas, preventivas e de melhorias. REQUISITO ATENDIDO 02 Relatar à Alta Direção o desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade e qualquer necessidade de melhoria, como base para o aprimoramento. O sistema da qualidade vem sendo prejudicado pelos seguintes elementos impactantes: 1- a presença de dois sistemas informatizados trabalhando em conjunto. Gerando retrabalhos e insatisfação na força de trabalho. 2- a não reposição do quadro de pessoal na quantidade e tempo adequados, com a conseqüente sobrecarga dos empregados que permanecem. 3-A situação da nova Eletobas 03 Assegurar a promoção da conscientização sobre os requisitos do Cliente em toda a Organização. Requisito que está estabilizado e necessita de novas ferramentas para ativar e manter o nível de consciência. 04 Manter relação com entidades de capacitação e desenvolvimento de pessoal, empresas de consultoria e OCS – Organismo Certificador de Sistemas da Qualidade contratado pela ELETROSUL Requisito atendido
PENDÊNCIAS DO SGQ 01 Manual do Fornecedor 02 Iº Seminário de Fornecedores 03 Declaração ........revisada 04 Treinamento dos novos e novas
Pendências da Reunião anterior ...
Objetivo da Reunião A Alta Direção deve analisar criticamente o Sistema de Gestão da Qualidade, a intervalos planejados, para assegurar sua contínua pertinência, adequação e eficácia. Essa análise crítica deve incluir: a avaliação de oportunidades para melhoria e necessidade de mudanças do Sistema de Gestão da Qualidade, incluindo a Política da Qualidade e Objetivos da Qualidade.
Agenda da Reunião Resultados de auditorias internas Realimentação de cliente Desempenho de processo e conformidade do produto Situação das ações preventivas e corretivas Acompanhamento das ações oriundas de análises críticas anteriores pela direção Mudanças que possam afetar o SGQ e Recomendações para melhoria.
Indicadores da Qualidade Equipe DSI-Suprimentos DSI/DCAQ DSI/DVLC
SECAF Setembro/2009 Departamento de Gestão de Suprimentos – DGS Divisão de Gestão de Contratos, Seguros e Cadastro de Fornecedores – DGCC Setor de Cadastro de Fornecedores – SECAF
Indicador do Processo de Cadastro * Este número de processos acima do prazo deve-se ao grande volume de trabalho do Setor, concomitante ao quadro reduzido de pessoal, o que acarreta atraso na abertura do processo cadastral.
Cadastros Vencidos x Renovados
Fornecedores Cadastrados x Registrados No mês de fevereiro/2009 foi identificado um erro no sistema que estava com um número incorreto de fornecedores cadastrados.
Atividades Realizadas no mês
Participações no período TREINAMENTOS O Setor não participou de nenhum evento de treinamento no mês de Setembro/2009.
Caderno de Encargos CADERNO DE ENCARGOS Limpeza de Arquivo ITEM ASSUNTO/MELHORIA RESULTADO ESPERADO STATUS ATUAL PRAZO 1 Limpeza de Arquivo Retirar os documentos de 2002 a 2008 do Arquivo. Dezembro 2.009 Digitalizar os documentos de 2004 a 2008 e disponibilizar no GED. 2 Capacitação Novos Funcionários Participação da nova funcionária em treinamentos na área de Licitações e Contratos e Registro Cadastral 2.009
Obrigado Responsável: Lourival da Silva E-mail: secaf@eletrosul.gov.br Telefone para contato: (48) 3231-7940
Departamento de Gestão de Suprimentos – DGS SEGEO Setembro/2009 Departamento de Gestão de Suprimentos – DGS Divisão de Gestão de Contratos, Seguros e Cadastro de Fornecedores – DGCC Setor de Gestão de Contratos, Avaliação de Desempenho e Orçamento – SEGEO
Gestão dos Contratos do DGS
Ocorrências e Penalizações Motivos das Ocorrências - Setembro/2009: Atraso na entrega do material 13 Reprovação na entrega do material 05 Inexecução parcial 04 Deixar de entregar objeto 01 Registro Cadastral 01
Banco de Preços/Orçamento Básico Banco de Preços Eletrobrás http://wservnotes.eletrosul.gov.br/dsp/dsp01.html Empresa: ELETROSUL Email:****@eletrobras.com Senha: ***** Banco de Preços Eletrosul SIG: aguardando carga dos dados de compras Fórmulas COGE Julho/2009: assinatura anual para acesso as fórmulas COGE Acessos: José Aldoril dos Santos Júnior DPF Livia Mello Silva DGCC Raul Roberto Sabatini Fernandes DVAQ Rodrigo de Oliveira Fernandes DVLC Rodrigo Ribacinko DOF Sadi Luiz Schoeler DGCC Simone Angelica Alves DGCC
Participações no período GT Gestão de Fornecedores Eletrobrás 18/08/2009 – Eletrobrás/RJ definição do Plano de Ação GT Gestão de Fornecedores Objetivos: metodologia unificada para punição de fornecedores para o Sistema; metodologia unificada para avaliação de desempenho comercial de fornecedores para o Sistema, com relacionamento e integração com avaliação de desempenho técnico realizada no âmbito do processo Gestão da Qualidade; administração de um Cadastro Unificado de Fornecedores para o Sistema; 02/09/2009 – Eletrobrás/RJ Reunião conjunta GT Gestão Fornecedores, Classificação de Materiais e Qualidade Atividade: Uniformização da Tabela de classes de materiais - SIASG
Obrigado Responsável: Simone Alves E-mail: simone.alves@eletrosul.gov.br Telefone para contato: (48) 3231-7115
Indicadores da Qualidade SETAM Ago / Set 2009 14/10/2009 DGS/DVAQ/SETAM
A partir da análise dos Indicadores, relatamos o status do SETAM buscando atingir os Objetivos da Qualidade nos meses de agosto e setembro/2009 e focando o atendimento dessa Política.
Índice de atendimento Nível de atendimento ou Nível de serviço NS = n° requisições atendidas / nº requisições efetuadas Indica quão eficaz foi o estoque para atender às solicitações dos usuários.
Gráfico Índice Atendimento
Ágio nas alienações 2009 Alienações Descrição Valor avaliado Valor arrematado Ágio obtido 90599001 Blumenau Sucatas diversas 73.933,00 149.864,40 102,70% 90589006 Curitiba Trafo 525kV 287.100,00 0% 90599002 Curitiba Veículos e sucatas 330756,4 346856,4 4,89% 91399003 Veículos e sucatas diversas RMMS 60.200,00 76.500,00 27,08%
Ágio obtido
Índice de Rotatividade Giro de Estoque Giro = valor consumido no período / valor do estoque médio no período Mede quantas vezes, por unidade de tempo, o estoque se renovou ou girou
Gráfico Índice de Rotatividade
Tabela Índice Rotatividade Mês R$ Movimentado R$ do Estoque Relação Meta Set/08 1.003.555,86 786.782,44 1,275 2,00 Out/08 1.016.150,95 781.073,46 1,300 Nov/08 933.331,59 768.307,03 1,214 Dez/08 888.686.,27 722.542,62 1,230 Jan/09 887.349,97 732.753,74 1,211 Fev09 883.658,30 732.800,92 1,205 Mar/09 897.469,66 746.110,96 1,203 Abr/09 855.264,05 751.927,06 1,139 Mai/09 899.856,28 806.101,67 1,116 Jun/09 937.283,46 1,163 jul09 943.737,25 805.236,56 1,172 Ago/09 969.019,58 843.495,91 1,149
ROI 01 - Encerrado 01 - Em andamento
OBRIGADO FERNANDO KAMPFERT RAMAL 7800 fkamp@eletrosul.gov.br
Indicadores de Desempenho SEQAL Período Agosto e Setembro de 2009 Antônio Tadeu de Brito Data: 14/10/2009 Departamento de Gestão de Suprimentos Divisão de Administração de Materiais e Qualidade
Objetivo Com esta apresentação SEQAL seus resultados, focado para que nossa Política da Qualidade seja satisfeita. “Buscar o atendimento das expectativas dos clientes e a melhoria contínua dos nossos processos”
Indicador Seqal Agosto e Setembro Indicadores ENTRADAS NC 28 2 95 3
5W+1H (Agosto) Item 90591190 90591192 O que? Não foi entregue o acessório "maleta de transporte", conforme consta na ET DSI 0024/2009 Aparelho de condicionamento de ambientes não atende à especificação técnica Por que? Não observação da especificação técnica por parte do fornecedor Possível erro no entendimento do fornecedor de resposta a questionamento e análise técnica feita pela área requisitante Como? Solicitação ao fornecedor o envio da maleta Substituir material não-conforme Onde? Almoxarifado SEDE Almoxarifado Subestação Siderópolis Quando? O mais rápido possível Quem Gestão solicitou ao Fornecedor Gestão de contratos
5W+1H (Setembro) Item 913910562 913910570 O que? Material não atende integralmente a especificação técnica do Edital, conforme descrito no laudo de inspeção DGS/177/2009 Falta de manuais e de mangueira, conforme relatório de inspeção DGS/0185/2009 Por que? Não observação da especificação técnica por parte do fornecedor Como? A partir da informação enviada via MME a Gestão de contratos efetuará a solicitação ao fornecedor o envio dos materiais faltantes Onde? Almoxarifado SEDE Quando? O mais rápido possível Quem Inspetor do SEQAL
5W+1H (Setembro) Item 913910660 O que? Falta de manuais em português e outros problemas conforme solicitação de inspeção DGS/214/2009 Por que? Não observação da especificação técnica por parte do fornecedor Como? A partir da informação enviada via MME a Gestão de contratos efetuará a solicitação ao fornecedor o envio dos materiais faltantes Onde? Almoxarifado SEDE Quando? O mais rápido possível Quem Inspetor do SEQAL
Fluxo de Recebimentos Mês 2007 Recebidos Mês 2008 Mês 2009 jan/07 52 69 jan/09 44 fev/07 fev/08 50 fev/09 26 mar/07 46 mar/08 58 mar/09 71 abr/07 55 abr/08 84 abr/09 86 mai/07 93 mai/08 45 mai/09 107 jun/07 70 jun/08 30 jun/09 54 jul/07 85 jul/08 127 jul/09 ago/07 ago/08 56 ago/09 28 set/07 89 set/08 96 set/09 95 out/07 67 out/08 nov/07 68 nov/08 79 dez/07 64 dez/08 104 TOTAL 787 884 581 média mensal 65,58 73,67 64,56 Valor Recebido 6302470,81 8.363.173,05 8324739,38 Média R$ /item 8008,22 9460,60 14328,29
Participações de Agosto e Setembro Avaliação Industrial Susip 10 e 11/08/2009 Participação no relatório ISE e do PNQ
Registros em Andamento Análise de Causa Análise Crítica Análise Eficácia Concluído sem Ação Eliminado Finalizado Minuta
Registros em Andamento
Registros em Andamento 2009.008.Q 2009.035.Q
Registros em Andamento 2009.024.Q
Registros em Andamento 2009.025.Q
Registros em Andamento
Registros em Andamento Análise de Causa Análise Crítica Análise Eficácia Concluído sem Ação Eliminado Finalizado Minuta
Registros em Andamento Análise de Causa Análise Crítica Análise Eficácia Concluído sem Ação Eliminado Finalizado Minuta
Registros em Andamento Análise de Causa Análise Crítica Análise Eficácia Concluído sem Ação Eliminado Finalizado Minuta
Registros em Andamento Análise de Causa Análise Crítica Análise Eficácia Concluído sem Ação Eliminado Finalizado Minuta
Proposições 1-gestão de contratos passar a mapear o motivo pelo qual o fornecedor não cumpriu a especificação técnica para início de estatística e ações posteriores visando eliminar causas; 2-auditoria interna programada para setembro não foi realizada, deve-se reprogramá-la; 3-treinamento dos novos colaboradores agendado para a próxima sexta-feira dia 16/10; 4-Manual de homologação de fornecedores, carece do manual de fornecedores.
Obrigado Responsável: Antônio Tadeu de Brito E-mail: antoniotb@eletrosul.com.br Telefone para contato: (48) 3231-7912