A CULTURA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Camille Monet e a Criança
Advertisements

Sociologia Contracultura Contestar certos valores culturais vigentes.
Cultura e contracultura
Quem é o homem ?.
Cultura.
Cultura e Cultura Popular
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
1.2 – Pessoa e cultura.
CULTURA ORGANIZACIONAL
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
ACULTURAÇÃO O conceito de aculturação nega o caráter dinâmico dos costumes e hábitos das sociedades. POR QUE?
9ºANO – SOCIOLOGIA – RESUMO
CULTURA E PATRIMÔNIO CULTURAL
CULTURA E FOLCLORE – RESUMO
O FOLCLORE Folclore é um gênero de Cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração.
*CULTURA: coisa da elite? (colere = cultivar = agrícola)
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Indivíduos e sociedade:
Émile Durkheim (15/04/1858 – Epinal – França morre em Paris)
HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE (Shapiro)
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Cultura “Aquele todo complexo que compreende o saber, a crença, a arte, a moral, o direito, o costume e quaisquer outras qualidades e hábitos adquiridos.
Bruno de Oliveira Figueiredo Bacharel em Administração pela UFRRJ, mestre em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e membro do GTPS.
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
Finalidades, Categorias de Objetivos e Princípios Básicos
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
SOCIOLOGIA Cultura e sociedade.
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS FACULDADE.
CULTURA.
Uma Análise Autopoética das Comunidades Virtuais
CULTURA JURIDICA.
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
O homem, ser sociocultural
Fundamentos da Administração
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Sociedades globalizadas
RECURSOS HUMANOS E O DESENVOLVIMENTO DE GRUPOS/EQUIPES DE TRABALHO
CULTURA ORGANIZACIONAL Elizabete Nunes.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
CULTURA O QUE É?.
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
CULTURA E CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
CEJA/CECIERJ Módulo 1 – Unidade 1. É o conjunto de conhecimentos de um povo, transmitidos através de gerações. Estes conhecimentos congregam arte, folclore,
A educação como processo social
Émile Durkheim.
CULTURA.
CULTURA: uma palavra muitas definições
Mayara T. Santos - Sociologia
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
A escola como agente de socialização
Somos todos seres sociais
CULTURA É a resposta do ser humano aos desafios da vida e da natureza gerando conhecimento, valores, linguagem, tecnologia. Conjunto de valores, idéias.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

A CULTURA

CULTURA E EDUCAÇÃO A cultura de uma sociedade é transmitida das gerações adultas às gerações mais jovens pela educação. Educar é transmitir aos indivíduos os valores, os conhecimentos, as técnicas, o modo de viver, a cultura do grupo. Bronislaw Malinovski cultura compreende artefatos, bens, processos técnicos, idéias, hábitos e valores herdados A aquisição e a perpetuação da cultura são um processo social, não biológico, resultante da aprendizagem. Cultura é também chamada de herança cultural

São os indivíduos que compartilham a mesma cultura. IDENTIDADE CULTURAL

ASPECTOS MATERIAL E NÃO MATERIAL DA CULTURA A cultura material consiste em todo tipo de utensílios, ferramentas, instrumentos máquinas ,hábitos alimentares, tipo de habitação. A cultura não material abrange todos os aspectos não material da sociedade, tais como normas, sociais, religião, costumes, ideologia, ciência, arte folclore. Existe uma interdependência entre essas duas produção. O desequilíbrio entre os diferentes aspectos da cultura, chama-se de retardamento ou demora cultural.

Os elementos da cultura Traços culturais – elementos mais simples, são traços de uma cultura, que só tem significado quando considerados dentro dela. Complexo cultural – é a combinação dos traços culturais em torno de uma atividade básica. Área cultural – região (geográfica) em que predominam determinados complexos culturais. Padrão cultural – é a norma de comportamento estabelecida pela sociedade, que levam os indivíduos a agir de acordo com eles. Subcultura – ocorre no interior de uma cultura, sendo diferenças significativa.

O CRESCIMENTO DO PATRIMÔNIO CULTURAL Ocorre a partir da capacidade que tem os grupos de perpetuar a cultura que reside a possibilidade de progresso. Ocorre através de dois processos; a invenção e a difusão. A invenção é a combinação de traços culturais já existentes, dando como resultado um traço cultural novo. Difusão quando alguns traços culturais, recentemente inventados, difundem-se, geralmente pelos meios de comunicação.

Assim, cultura é o somatório de todas as realizações das gerações passadas que se sucedem no tempo, mais as realizações da geração presente.

ACULTURAÇÃO: CONTATO E MUDANÇA CULTURAL Quando dois ou mais grupo diferentes entram em contato direto e contínuo ocorre o processo de aculturação. A contestação de certos valores culturais vigentes, opondo-se radicalmente é denominado de contracultura.

SOCIALIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL A socialização é o ato de transmitir ao indivíduo, de inculcar em sua mente os padrões culturais da sociedade. O controle social funciona como maior instrumento de socialização, já que são as formas pelas quais as sociedades inculcam os valores do grupo na mente de seus membros, para evitar que adotem um comportamento divergente.

TIPOS DE CONTROLE SOCIAL O controle social pode ser difuso ou informal e institucionalizado ou formal. A função do controle social é de: 1. dar ordem a sociedade 2. a de proteção social 3. a de eficiência social