PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 26 de maio de 2007 UNIVERSIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
Encontro com professores
FACULDADE METROPOLITANA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Projeto Cultural “A Escola vai ao Cinema”
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
MISSÃO INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA AVALIATIVA III Congresso Internacional em Avaliação Educacional Anamérica Prado Marcondes Pontifícia Universidade Católica.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Projeto Olhos Atentos Profa. Me Irene Scótolo de Oliveira 2007.
Profª Dra. Eliana Marta Monaci
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Planejamento geral de um curso
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
“Desafios”. “Desafios” Vamos fazer uma “viagem” por meio de algumas imagens interessantes... O porque da mão no bolso... Apresentação...
Questionário de Avaliação Institucional
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
1 35ª Reunião da Qualidade Sessão - fechada 11/5/2004.
Etapas da construção do PDI IFTO
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
Faculdades Integradas Teresa D´Ávila AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Renda até 2 SM.
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO MEC
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Secretaria da Educação
Avaliação Institucional e seu impacto na UFRN
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
VI Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular – Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular Reflexões sobre o papel das.
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 20 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
XVII FORUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 22 a 25 de maio de 2005.
Projeto AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE CORPO DISCENTE- Programa de Avaliação Institucional (PROAI) PROAI ENCONTRO DE PROFESSORES ENCONTRO.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
RESULTADOS CURSO DE GESTÃO PÚBLICA (EAD) Curitiba, outubro de Avaliação Institucional.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
Integração para o Fortalecimento da Pós-Graduação: Experiências das IES Paranaenses Aldo Nelson Bona Reitor da UNICENTRO Berenice Quinzani Jordão Reitora.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
4º ENCONTRO DE GESTORES DA UNISANTOS Planejamento Institucional 7 de dezembro de 2007 Programa de Avaliação Institucional AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE.
A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FURG RIO GRANDE 06 de junho de 2006 Ana Karin Nunes Assessora.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Pró-Reitoria de Planejamento
Pesquisa de Clima Resultados NYK Line
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
Trajetória da Pós-graduação ENSP/Fiocruz 40 ANOS.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 28 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 26 de maio de 2007 UNIVERSIDADE.
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 28 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Junho de 2006 PROAI.
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 19 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 27 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
Transcrição da apresentação:

PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 26 de maio de 2007 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

PROAI O QUE É O PROAI? PRAIPROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNISANTOS ORGANIZA E REALIZA A GESTÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, JUNTAMENTE COM A CPA

PROAI PROJETOS ATUAIS Nº TÍTULO DO PROJETO ANO(S) 1 Caracterização de alunos ingressantes (perfil) Em andamento 2Caracterização de professores (perfil) Caracterização de funcionários (perfil) Acompanhamento de ex-alunosEm andamento 5 Avaliação dos Cursos e da Universidade 1996 – 2002 –

PROAI PROJETOS ATUAIS (cont) Nº TÍTULO DO PROJETO ANO(S) 6Avaliação do Docente pelo Discente Avaliação dos Programas de Pós- Graduação Stricto Sensu Dados da Universidade (Gestão – movimentação alunos, dados MEC) (Rel. SINAES) Avaliação da Extensão2006 (Rel. SINAES) 10Avaliação da Pesquisa2006 (Rel. SINAES)

PROAI PROJETOS ATUAIS (cont) Nº TÍTULO DO PROJETO ANO(S) 11Publicações (Cadernos e Site) 1997 – 2000 – em diante (site) 12 Atendimento ao MEC (Projeto para SINAES e Relatório de Auto-Avaliação Institucional, PDI/ MEC, História do Programa para Avaliações Externas) 2004 – 2006 – Planejamento e Avaliação (comissões PPI e PDI) – Integração c/ plano institucional 2006 – Elementos para Auto-Avaliação Setorial Integração de Sistemas de Avaliação (auto-avaliação + avaliações externas) 2005 –

PROAI PARTICIPAÇÃO DE TODOS Com responsabilidade / seriedade Com critério Com engajamento VISANDO Geração de dados confiáveis para elaboração das políticas da Universidade, compatíveis com os interesses e valores da comunidade acadêmica

PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 Quando desejar uma coisa, concentre-se apenas nela. Certa vez um arqueiro experiente convidou seu aluno para assistir a uma demonstração. Ao chegarem diante de uma árvore, o arqueiro pegou ma flor e a colocou em um dos galhos da árvore. Em seguida pegou o arco e flecha e posicionou-se a uma distância de cem passos da árvore. Amarrou uma venda nos olhos e perguntou ao aluno: _ Quantas vezes você já me viu praticar este esporte ? _ Todos os dias _ respondeu o discípulo. _ E sempre o vi acertar na rosa a uma distância de trezentos passos. De olhos vendados, o arqueiro esticou o arco e disparou. A flecha nem sequer atingiu a árvore, passando longe do alvo, a uma distância constrangedora. _ O senhor errou! _ espantou-se o discípulo. _ Achei que queria mostrar o poder da sua experiência! Ao que o arqueiro respondeu: _ Eu lhe dei aqui a lição mais importante sobre o poder do pensamento! Quando desejar uma coisa, concentre-se apenas nela: ninguém jamais será capaz de atingir um alvo que não consegue ver.

PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 Quando desejar uma coisa, concentre-se apenas nela. N inguém jamais será capaz de será capaz de atingir um alvo que atingir um alvo que não consegue ver. não consegue ver. NOSSO ALVO É O ALUNO E SUA APRENDIZAGEM

PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 QUEM É O ALUNO? Identificação Escolarização Escolhas Situação relativa a trabalho Como se informa dos acontecimentos Como ocupa seu tempo fora da Universidade Percepção da missão da UniSantos Interesses na Universidade Perfil sócio-econômico

PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM CENTRO matric resp% CCE %82% CCS % CCCA %86% CCJSA %76% CCET %81% TOTAL %80%

PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM Identificação ItensRespostas GêneroFeminino58%55% Idade17 a 1959%52% 20 a 2320% ResidênciaSantos21%19% São Vicente3% Praia Grande3%

PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM Escolhas Opções por UniSantos Confiança na qualidade 59%53% Melhor curso de minha escolha 48%52% Oportunidade de bolsa 20%21% Razões da escolha deste curso Preferências pessoais 88%77% Facilidade de emprego 17%13%

PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 Quais as implicações destes dadosQuais as implicações destes dados para o PP do Curso e para o PP do Curso e para os Planos de Ensino? Diante deste aluno,Diante deste aluno, o que é essencial no Curso? Como o Curso e a Universidade podemComo o Curso e a Universidade podem realizar suas expectativas? Que ações concretas podem ser planejadas e realizadas a partir dos dados?Que ações concretas podem ser planejadas e realizadas a partir dos dados?

PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 NOSSO ALVO É O ALUNO E SUA APRENDIZAGEM

PROAI Equipe do Programa de Avaliação Institucional (PROAI) da UNISANTOS Profª Maria Angélica Rodrigues Martins (Coord.) Profª Cileda de Queiroz e Silva Coutinho Profª Maria Regina de Almeida Ribeiro Jacob PROAI