Engenharia de Software

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Gesinf Gestão de Parque Informático
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
DESENHO de BASE de DADOS RELACIONAL
Rational Unified Process
Engenharia de Software
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
Identificando requisitos
Planificação do Projecto de SW
Producto x Processo x Projecto
Adriano Teixeira João Vide Luís Silva Maria Pedroto
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
1 PROJETO DE INTERFACE - Projeto de Interfaces entre componentes do software - Projeto de Interfaces entre software e outros produtores e consumidores.
O processo do design da interação
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
SISTEMA DE GESTÃO CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT -
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Configuração de manutenção
Ana Cristina B. Faria Rubens Gonçalves Endrio Felipe
ANÁLISE DE REQUISITOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
Tecnologias da Informação e Comunicação Formadora: Rute Santos
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
Fundamentos de Engenharia de SW
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Tarefa 02 Visual Studio 2005 Visual C# Programa Hello World.
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Análise e Projeto de Sistemas
MPRIME Thiago Fernandes – Copyright © Suppera Solutions. Todos os direitos reservados. (All Rights Reserved) Sua gestão de.
Desenvolvimento Rápido de Aplicação (RAD)
T.I. - TECNOLOGIA INFORMÁTICA, S.A.. A evolução e estado actual do software de gestão de P.M.E. em Portugal.
O Processo de desenvolvimento de software
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
Engenharia de Software
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Engenharia de Software
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
Processos do Design 27/09.
Pressione ENTER para iniciar.
Desenvolvimento da Aplicação de Gestão de Licenças de Táxi Luís Miguel da Silva Arêde associação de informática da região centro.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Integração de Ferramentas CASE
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Confiabilidade na Tecnologia.
Engenharia de Software
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
© 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 1 Engenharia de Software.
Engenharia de Requisitos
João Falcão e Cunha, Miguel B. Gonçalves © 2003 Testes de Usabilidade1 “Não é o que considera sobre o seu sítio que conta, mas sim o que os utilizadores.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Metodologia para o Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Gestão de Projetos Aula 01.
Wireframe O wireframe é ilustração visual de um site. Através dele é possível distribuir e organizar informações, imagens e os espaços. Normalmente criado.
Gerenciamento de Projetos
Construção e automatização de um elevador de cozinha (três pisos)
Engenharia de Software
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Testes (verificação e validação)
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS CONTÁBEIS
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Desenvolvimento de Software I
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
Engenharia de Produtos
Engenharia de Software II. Recordando… Representação ou modelo de software que proporciona detalhes a respeito das estruturas dos dados, as arquitecturas,
Transcrição da apresentação:

Engenharia de Software User Interface Design Docente responsável: Isabel Sofia Brito Grupo de Trabalho: -Luis Franco nº 3508 -Nuno Silva nº 2633

Introdução Pretende-se dar a conhecer o que é a User Interface Design, a sua evolução, quais as suas características e qual o seu relacionamento com Engenharia de Software

User Interface O que é? User Interface refere-se aos métodos e dispositivos que são utilizados na interacção entre maquinas e seres humanos. Pode tomar várias formas, mas sempre cumprindo dois pontos fundamentais: comunicação ou troca de informação entre a máquina e o ser humano e vice versa.

User Interface A sua evolução Os primeiros computadores tinham umas interfaces muito rudimentares, bem como eles próprios. O computador enviava informação ao utilizador, através de luzes e, o utilizador introduzia informação ao computador, através de interruptores. Apenas técnicos altamente especializados eram capazes de trabalhar com estas máquinas.

User Interface A sua evolução(2) O próximo passo da evolução trouxe consigo os monitores. O computador utilizava o monitor para imprimir a sua informação e o utilizador, através de um teclado escrevia para o monitor a informação que iria ser tratada. Utilizadores comuns já podiam utilizar computador, mas tinham que ter uma formação especializada e eram obrigados a memorizar uma série de comandos.

User Interface A sua evolução(3) Aparecimento das GUI - Graphic User Interfaces. A informação apresentada ao utilizador já não era só texto mas também gráficos (imagens). Era apresentada uma série de opções (botões, etc..) para facilitar a interacção do utilizador com a máquina. A partir daqui as interfaces foram-se focando nas necessidades dos humanos. O utilizador já não necessita de formação técnica para poder utilizar o computador

"Qualidade" das User Interfaces O objectivo de qualquer criador (developer) deve ser criar e implementar uma interface de qualidade. Algumas funcionam melhor que outras, mas nunca existe uma solução perfeita. Por isso uma quality user Interface, deve ser uma interface intuitiva, fácil de utilizar e eficiente. A melhor maneira de assegurar uma quality user interface design, é, seguindo um processo bem definido de design process, que é especificamente seguido para criar interfaces de qualidade.

Processo de desenho (Design Process) Design Process overview

Fase de requisitos Antes de se dar inicio à fase de design há que se fazer algum trabalho de casa primeiro. :) Se a aplicação é para ser aceite pelos utilizadores, há que trabalhar com eles desde o inicio (stakeholders)

Fase de Requisitos Alguns passos para levar ao sucesso a Equipa de design Identificar todos os grupos de utilizadores (stakeholders). Seleccionar representantes para participar na equipa de design.

Fase de Requisitos Recolha de requisitos Entervistar tantos stackholders, quantos forem necessários O problema (negócio, etc..) onde se insere esta aplicação Que proveitos a aplicação pode disponibilizar Quais são os factores críticos para o sucesso

Fase de Requisitos Definir o escopo (alcance) do projecto Rever os requisitos recolhidos Tomar decisões sobre o que ira ser necessário e o que não Se o escopo se tornar demasiado grande, dividi-lo em etapas

Fase de Requisitos A fase de requisitos é muito importante para o sucesso de qualquer projecto. Qualquer User Interface, não importa o bem desenhada que possa estar, não será bem recebida se os seus utilizadores sentirem que foram parte integrante do mesmo

A fase do desenho conceptual (Conceptual Design) Modelação da aplicação

A fase do desenho conceptual (Conceptual Design) O desenho Conceptual é dividido em três fases: Modelo de dados (Data Model) Identifica as entidades e o relacionamento entre elas Modelo de função de Negócio (Business function model) Define o escopo (alcance) do negocio, no que diz respeito á aplicação O Modelo de Comunicação (Data Flow Diagram) Traça as interacções entre as componentes da Business Function model e as entidades de dados (Data Model).

Desenho Lógico (Logical Design ) Determinar quais os eventos que o utilizador pode fazer Determinar a tecnologia (hardware e software) em que a aplicação irá ser desenvolvida Determinar a configuração mínima de hardware que a aplicação deverá suportar

Desenho Físico (Physical Design) A fase do Desenho físico corresponde à determinação de como o desenho lógico irá ser implementado numa plataforma especifica A tecnologia na qual a aplicação irá ser desenvolvida deve ser determinada antes da fase do desenho físico começar.

Construção É nesta fase que se dá inicio à programação da aplicação. Não quer dizer que o processo de desenho tenha sido concluído (processo iterativo) Disponibilizar ao utilizador uma parte funcional da aplicação. Este irá querer proceder a alterações para esta funcionar da maneira que ele quer. Quanto mais cedo o utilizador tiver um protótipo funcional nas suas mãos, mais cedo se poderá fazer as alterações que este deseja e menos re-desenhamento da mesma será necessário efectuar

Teste de Usabilidade (Usability Testing) Técnica que permite validar o desenho da interface e revelar áreas que necessitem de ser refinadas Consiste apenas em observar os utilizadores a operar a aplicação Os utilizadores devem ser instruídos de forma a verbalizarem todo o seu pensamento durante a interacção Ex: "Quero encontrar o botão de sair. Vejo um botão que diz exit, mas não sei se é este...!". :-)

Teste de Usabilidade (Usability Testing) Este teste é mais uma exercício de quão fácil é a aprendizagem de utilização da aplicação, do que propriamente a facilidade de utilização (learnability). Quantos mais utilizadores testarem a aplicação melhor. Se um ou dois utilizadores sentirem dificuldades nalguma situação, esta poderá não ser propriamente um problema, mas se por contrario, uma maioria sentir dificuldades, essa situação vai requerer uma maior atenção e provavelmente uma melhoria.

Usability Engineering Métodos de usabilidade na construção de um produto útil e utilizável

Interacção com o utilizador Todo o processo de desenvolvimento da aplicação gira em torno do utilizador

Conclusão Podemos concluir que a User Interface design é um processo iterativo. Este processo é sempre acompanhado de perto pelos utilizadores finais, que irão “ajudar” durante todo o processo de desenvolvimento da aplicação. Quanto mais cedo os utilizadores finais tiverem contacto com a aplicação mais depressa se podem fazer as alterações necessárias. Se se seguir um processo bem definido de desenho Design Process, temos assegurado um produto final de excelente qualidade.

Referencias http://cfg.cit.cornell.edu/cfg/design http://www.afadesign.com/ http://www.uidesign.de/uidweb.php?content=10&lang=en

FIM QUESTÕES?