A caracterização da Psicologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICOLOGIA RESPONDER:
Advertisements

DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Quem é o homem ?.
PSICOLOGIA Psyche – alma (abarca o pensamento, o desejo, o sentimento, a sensação, a percepção) Logos – razão (abarca o estudo, a compreensão) “Estudo.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
Teoria Espírita do Conhecimento
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
Aulas I e II Metodologia da Pesquisa
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Conhecimento Prof.º Adriano Paiva.
As ações desencadeadas pelo sujeito
A atitude e a experiência filosófica
Ciência e Conhecimento científico
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A “objetividade” do conhecimento nas ciências sociais
Segundo Émile Durkheim
Professora Suraia Rahmé
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Aula 8 Cultura Organizacional: A Cultura e a história do empresário brasileiro Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DE PESQUISA
FACULDADE MOGIANA DO ESTADO DE SÃO PAULO CURSO DE DIREITO
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Conhecimento Vulgar e Conhecimento Científico
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO.
BIBLIOGRAFIA DE APOIO:
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Trabalho de conclusão de curso
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Psicologia Científica
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A Psicologia ou as Psicologias
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Tipos de Conhecimento Humano
PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
Psicologia Científica
O DIREITO COMO CIÊNCIA (epistemologia jurídica).
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Metodologia de Pesquisa para Projetos
 O que é senso comum – realidade cotidiana; conhecimentos aprendidos por tradição, intuição. Ex.: atravessar rua, tudo que cai vai para o chão.  O que.
PREZADO ESTUDANTE, ESTES SLIDES SERVEM PARA OS ALUNOS FAZEREM O RELATÓRIO DA PALESTRA DA DISCIPLINA MÉTODOS E TÉCNICAS. NÃO É OBRIGATÓRIO E DEVE.
Moral e Ética: uma leitura psicológica
Aprendizado de Conhecimentos Silmar da Silva Ferreira.
Profa Cléo Coutinho PSICOLOGIA JURÍDICA. Agosto de 2009 Psicologia científica e senso comum.2 O QUE É PSICOLOGIA?
PSICOLOGIA E SUA HISTÓRIA P PP Psicologias do senso comum Permite conhecer alguns problemas do coti- diano a partir do ponto de vista psicológico.
Surgimento do pensamento filosófico
Goldenberg, M. Introdução. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 5 ed. Rio de Janeiro: Record, p Aula.
Introdução - Psicologia Organizacional Psicologia como ciência
Tipos de conhecimento e método científico
A caracterização da Psicologia?
Filosofia Moderna.
PARADIGMAS DE PESQUISA
O que é conhecimento?.
Psicologia da Educação
PERSONALIDADE: por que estudar?
Psicologia Jurídica 2ª aula PSICOLOGIA – CONCEITOS INTRODUTÓRIOS.
 O que é um conceito?  O espaço na Física Clássica é o mesmo que na Relatividade?  Caso não, o que os diferencia?
A Natureza da Ciência e seu Ensino: o papel do experimento Dr. Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP.
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
Transcrição da apresentação:

A caracterização da Psicologia Slide baseado em Ana Bock.

Ciência e o Senso Comum O senso comum e o conhecimento da realidade: Nos afastamos do cotidiano para pensar sobre ela e conhecer além das aparências (NÃO é Senso Comum). Cair a fruta Formular a lei da gravidade (fato do cotidiano) (explicação cientifica) O senso comum e o conhecimento espontâneo e intuitivo do conhecimento É aprendido por gerações (ex.: água com açúcar deixa a pessoa calma ).

Ciência e o Senso Comum O senso comum e a absorção de noções da ciência: Ela mistura outros saberes e o simplifica, com isso cria uma visão-de-mundo. Outras áreas de conhecimento: Ciência; Filosofia; Religião; Arte; Senso Comum.

A Psicologia Científica O que é ciência: suas características Compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre o objeto adquiridos de uma maneira programática, sistemática e controlada. Desta forma o saber pode ser transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido; Ela aspira a objetividade, isenta de emoções; Objeto especifico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas especificas, processo cumulativo do conhecimento e objetividade fazem da ciência uma forma de conhecimento.

A Psicologia Científica Os objetos de estudo da Psicologia Comportamento, inconsciente, personalidade (depende da abordagem); Sendo uma ciência nova, muitos dizem que não há um paradigma, por se tratar de um ser humano que está em constante mudanças; Dificulta-se definir o objeto também pelo fato de muitos cientistas se confundirem com o objeto; No sentido mais amplo, o objeto de estudo é o ser humano.

A Psicologia Científica A constituição da subjetividade no ser humano: Nossa matéria-prima, portanto, é o ser humano em todas as usas expressões, as visíveis (o comportamento) e as invisíveis (os sentimentos), as singularidades (porque somos o que somos) e as genéricas (porque somos todos assim) – é o ser humano-corpo, ser humano-pensamento, ser humano-afeto, ser humano-ação e tudo isso está sintetizado no termo subjetividade. A subjetividade é a síntese singular e individual que construirmos de acordo com nossas vivências;

A Psicologia Científica O mundo social e cultural possibilita a construção do mundo pessoal e singular; A subjetividade é a maneira de pensar, sentir, fantasiar, se comportar, sonhar, amar e cada um; O movimento e a transformação são os elementos básicos de toda essa história.

“O importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam.” Guimarães Rosa

“As pessoas não estão sempre iguais. Ainda não foram terminadas “As pessoas não estão sempre iguais. Ainda não foram terminadas.” Mas porquê? Como? Simplesmente porque a subjetividade ainda não cessará de se modificar, pois as experiências sempre trarão novos elementos para renová-la.

A Psicologia e o Misticismo Criação do 1º Laboratório de Experimentos em Psicologia em 1879 com Wundt; Com isso houve um desligamento das ideias psicológicas de ideias abstratas e espiritualistas;

Tarô, astrologia, quiromancia, a numerologia e outras praticas adivinhatórias NÃO SÃO praticas de saberes psicológicos, pois não possuem um método cientifico e que foge da visão Psicológica, que enxerga o sujeito como um ser autônomo e sem destino. Não se deve misturar a Psicologia com as praticas advinhatórias ou místicas.

Referencia BOCK, Ana. FURTADO, Odair. TEIXEIRA, Maria. Psicologias. 14ª edição. São Paulo: Saraiva, 2008.

DICAS Esse slide foi inteiramente baseado no livro da Bock, chamado “Psicologias”, mas você deve aprimorar os estudos pesquisando mais  LIVROS: “Filosofando – Introdução à Filosofia” (ARANHA) “A construção da realidade” (BERGER & LUCKMANN) “A psicologia dos psicólogos” (JAPIASSU) “As aventuras do Barão de Münchhaussen na Psicologia” (BOCK) “As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas” (FOUCAULT)

Contato Email: psic.carlaizabel@gmail.com Twitter: @chispitamadeira Facebook: facebook.com/carla.madeira Blog: aquariopsicologico.wordpress.com Lá você encontrará mais slides e textos na área de Psicologia. BONS ESTUDOS! ;)