Logística Empresarial Universidade de Brasília GRUPO 19 S UNIDADE 03
Estrutura da Cadeia Logística Logística de suprimento: relações fornecedor/empresa Logística de produção: desenvolvida pela empresa, não possui relações externas sincroniza a produção às demandas dos clientes Logística de distribuição: relações empresa/cliente/consumidor
Níveis de integração Nível 1: transações (área de suprimentos da empresa área de vendas do fornecedor / área de vendas da empresa área de compras do cliente) Nível 2: processos (P&D, mkt, planejamento das necessidades do cliente, etc) Nível 3: estratégias (mudanças na cadeia logística)
Logística de Suprimento Integrar processos da empresa com fornecedores Estabelecer relações estreitas e duradouras (confiança) Embalagens, componentes e insumos Diretamente associada à custos, logo, lucro líquido Diminuição da agregação de valor interna (foco no core business)
É vital que a empresa não caia em armadilhas potenciais: Áreas que demandam requisitos para o sucesso na logística de suprimentos: “O preenchimento dos requisitos gera solidez para que a empresa migre do tradicionalismo para o estágio de excelência” Área de sistemas e processos Área organizacional Área de recursos humanos É vital que a empresa não caia em armadilhas potenciais: Solução única Enxugamento de fornecedores como fim Viés de seleção Negociação ganha-perde Estratégias solo
Integração com fornecedores Benefícios: parceiros fortalecidos, foco comum na qualidade, confiabilidade de entregas, baixo estoque, menos burocracia, melhor controle do processo, custos reduzidos Modelo multifuncional de interfaces Integração: parceria (compatibilidade corporativa cultural, filosofia e estilos gerenciais, perspectiva de confiança mútua, semelhança entre as empresas) ou certificação (qualidade do produto recebido, prazo de entrega, quantidade, preço, custo, serviço, burocracia)
Estratégias de Suprimento Objetivos a serem alcançados: integração com fornecedores, efetividade organizacional, benchmark das melhores práticas, gerenciamento da cadeia, global sourcing Determinação das estratégias: avaliação, análise, implantação, processo de fornecimento mundial. ESCOLHA FINAL DOS FORNECEDORES CUSTO QUALIDADE TECNOLOGIA GESTÃO DA EMPRESA SERVIÇOS REFERÊNCIAS
CRÉDITOS SLIDES: JÚLIO E RAFAEL PERGUNTAS: ARMANDO E JONATHAN