MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO - MEI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

Inovação em Iberoamérica: passado e presente
Informática na Educação
MARKETING.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
Visão “ SER RECONHECIDO COMO UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, ONDE A INTEGRAÇÃO E A INOVAÇÃO SÃO AS BASES PARA GERAÇÃO DE NEGÓCIOS.”
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
APRESENTAÇÃO apresentação.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Experiência da SWQuality com a Implantação e Organização de Grupos de Empresas utilizando os Modelos MPS.BR e CMMI Ana Cristina Rouiller, DSc Ana Liddy.
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Consolidação do Programa MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro ( ) Projeto.
Apresentação do Projeto
Financiadora de Estudos e Projetos
Gerência de Infra-Estrutura
Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 1 Porto de Galinhas, 15 de julho de Assegurando a prática da inovação.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
COMO SER PREFEITO.
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
dizendo que participou deste encontro.
Balanço das ações da Câmara de Transparência
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Gestão de Infraestrutura da RNP
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais Novembro/2011 Mesa: Inovação, Conhecimento.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
QUANDO É PRECISO UM NOVO MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS ?
Agenda Estratégica 2011/ de março de 2011 Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio 1.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Talentos para Inovação
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
CIKI 2011 Congresso Internacional do Conhecimento e Inovação Florianópolis, 16, 17 e 18 de Novembro/2011 Choque de Conhecimento A Experiência de São Paulo.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EMPRESARIAL NOSSA ESTRATÉGIA EM AÇÃO
Apresentação Resumida XIX Reunião do Fórum de Competitividade
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
1 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Plano Nacional da Cultura Exportadora Tatiana Lacerda Prazeres.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer: cooperação regional em políticas de articulação produtiva Seminário Arranjos Produtivos Locais, Projeto Promos/Sebrae/BID,
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
VISÃO E VALORES DA COLFAX
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos
ECX CARD – CLUBE RH RH – CADÊ O SEU VALOR AGREGADO ? Adm. Sebastião Silveira PALESTRA 17/09/08.
Design !? 1.
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Gabriel Bastos Machado
Apresentação O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) que visa reconhecer as empresas brasileiras.
SISTEMA FIEMA FIEMA, SESI, SENAI e IEL. Parceiro das indústrias do Maranhão na busca pela competitividade, tanto no mercado nacional quanto internacional.
Transcrição da apresentação:

MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO - MEI CÉLIO CABRAL Instituto Euvaldo Lodi – NR/MG Sistema FIEMG “Abordagens Pragmáticas para Transferência e Comercialização de Tecnologia - A Contribuição de Minas Gerais para a Conferência Nacional de C & T 2010”. Belo Horizonte, 19 de novembro de 2009

AGENDA 1. Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) 2. Um Paralelo com o Movimento da Qualidade 3. Gestão da Inovação

MEI – MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO “Conclamação à indústria brasileira para colocar a inovação no plano estratégico das empresas”

“Nossa mensagem é clara: a inovação é prioridade para a indústria” 3° Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria “Nossa mensagem é clara: a inovação é prioridade para a indústria”

MANIFESTO PELA INOVAÇÃO NAS EMPRESAS “Temos uma meta: duplicar o número de empresas inovadoras nos próximos quatro anos”

MANIFESTO PELA INOVAÇÃO NAS EMPRESAS “Precisamos fazer uma revisão radical de como tratamos a inovação - sabendo que o papel principal nessa marcha cabe às empresas.” “Inovação é uma atividade coletiva, em que a empresa é o ator principal, mas que depende de boa infra-estrutura, sólidas instituições de pesquisa e boas universidades.”

MANIFESTO PELA INOVAÇÃO NAS EMPRESAS “Uma ênfase na inovação pressupõe forte entrosamento entre governo e o setor privado.” “A MEI é também um convite ao governo para uma parceria estratégica. É um estímulo para que o governo fortaleça as ações em curso e deflagre, em conjunto com o setor privado, uma Iniciativa Nacional pela Inovação - INI.” “Exemplo: Programa Brasileiro de Produtividade e Qualidade (PBQP)”

UM PARALELO COM O MOVIMENTO DA QUALIDADE...

UM PARALELO COM O MOVIMENTO DA QUALIDADE... NO INÍCIO DOS ANOS 70... “Qualidade não é tão difícil assim”; “Tudo é uma questão de Ciclos da Qualidade”; “Basta passarmos algumas horas do dia conversando sobre qualidade e, num piscar de olhos, ela está implementada”; “Vamos colocar uma pessoa responsável por implementar toda a gestão da qualidade na empresa”.

UM PARALELO COM O MOVIMENTO DA QUALIDADE... ATÉ PERCEBEREM QUE... A qualidade é uma disciplina muito mais profunda e sistêmica do que imaginavam: “Os orientais treinam pessoas”; “É necessário o envolvimento de toda a empresa, desde o CEO até a linha de frente”; “Precisamos disponibilizar as ferramentas necessárias (treinamentos, recursos, sistemas de TI, horas técnicas, indicadores, etc)”; “Os funcionários devem possuir maior grau de autonomia e participação”; “Pode ser necessário estabelecer novos valores e processos gerenciais”.

UM PARALELO COM O MOVIMENTO DA QUALIDADE... COM A INOVAÇÃO NÃO ESTÁ SENDO DIFERENTE... “Vamos designar alguém para ser responsável por implementar a inovação na empresa” “Preciso ter um insight para começar a inovar” “Basta criar um departamento de P&D para sermos inovadores” “Quando lançarmos um produto diferente no mercado conseguiremos inovar” “Vamos fazer uma super campanha de MKT para que na próxima semana nossa empresa seja considerada inovadora”

UM PARALELO COM O MOVIMENTO DA QUALIDADE... NO ENTANTO... A inovação também precisa ser entendida de modo sistêmico e, geralmente, envolve uma mudança cultural profunda na empresa; A inovação costuma requerer uma estratégia tecnológica e deve sempre estar acoplada a uma estratégia competitiva.

UM PARALELO COM O MOVIMENTO DA QUALIDADE... NO ENTANTO... Falta de um plano para tornar a inovação uma responsabilidade de todos; A inovação também precisa ser entendida de modo sistêmico e, geralmente, envolve uma mudança cultural profunda na empresa; É preciso inscrustar o DNA da inovação em seus sistemas gerenciais e culturas organizacionais. A inovação costuma requerer uma estratégia tecnológica e deve sempre estar acoplada a uma estratégia competitiva.

Gestão Integrada da Inovação Tecnológica A METODOLOGIA NUGIN Gestão Integrada da Inovação Tecnológica Foco: Promover a geração de ambientes inovadores, fomentando e apoiando as empresas na gestão da inovação.

DESDOBRAMENTOS EM MINAS GERAIS... MEI – MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO DESDOBRAMENTOS EM MINAS GERAIS...

Congresso Internacional de Inovação Empresarial – Minas Gerais DESDOBRAMENTOS EM MINAS GERAIS... Congresso Internacional de Inovação Empresarial – Minas Gerais Objetivo: Mobilizar o setor empresarial para construção da visão de futuro da indústria mineira referente a inovação Data: Local: Maio/2010 Belo Horizonte - Hotel Ouro Minas

Conte conosco! Contatos: Célio Cabral Gerente de Inovação Instituto Euvaldo Lodi - IEL/MG Sistema FIEMG cjunior@fiemg.com.br (31) 3213 - 1602