AGENDA 21 DE ALJEZUR Câmara Municipal de Aljezur 4 I Fevereiro I 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
À cidade associam-se um conjunto de características:
Advertisements

DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
UNIVERSIDADE DE VERÃO CASTELO DE VIDE UNIVERSIDADE DE VERÃO 2005 O PLANETA EM PERIGO, A HUMANIDADE EM RISCO?
ÉVORA 15 Propostas de acção para a Freguesia S. MAMEDE 18.
Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis
O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20
Propostas para São Luiz do Paraitinga
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Participação e Agenda 21 Local Município de Torres Vedras
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
ordenamento do território e urbanismo
UNIVERSIDADE DO PODER LOCAL PAREDES, 1 DE JULHO DE 2007 JOSÉ MACÁRIO CORREIA PROTEGER O AMBIENTE – AGENDA XXI.
Protecção e Convenção da Natureza
Conservação e desenvolvimento sustentável
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
Conceito de Desenvolvimento Sustentável
Conferência das Cidades Mato Grosso
O Que é Meio Ambiente??.
Conferência do Rio de Janeiro e outras Cimeiras Internacionais
EDUMAR EDUCAÇÃO MARINHA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Direitos e responsabilidades do cidadão consumidor
Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:
SUSTENTABILIDADE Paulo Cadete Ferrão.
Conferência das Cidades Mato Grosso
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
TERRAS DO PRIOLO Uma oportunidade de desenvolvimento turístico sustentável baseada numa ave.
Cidadania Indicadores da.
Conferência de Joanesburgo
Agenda 21 de Aljezur AGENDA 21 DE ALJEZUR Maria Antónia Figueiredo | Câmara Municipal de Aljezur Março, 2010 Carlos Alberto Cupeto.
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Políticas Florestais Relevantes para o EURIS EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably.
GUIA DE OBSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO RURAL 4ª Sessão de Divulgação SARDOAL, 24/09/2010 JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO.
Bem-vindo(a).
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Especialização em Gestão de Pessoas
Recuperação da Mata de S. Sebastião
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
QUESTÕES AMBIENTAIS E URBANÍSTICAS
Comissão Social da Freguesia de Moscavide Comissão Social da Freguesia de Moscavide Reunião CLAS 23 de Fevereiro de 2006.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Num contexto particular...
Desenvolvimento sustentavel
A Educação como Elemento Chave numa Estratégia de Mobilidade Urbana Tiago Farias Conferência Mobilidade Eléctrica Torres Vedras, 29 de Abril de 2011 Tiago.
Evolução histórica da questão ambiental
Carta da Terra e Educação para a sustentabilidade
O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
Multifuncionalidade do Espaço Rural
1 INVESTIMENTO NOS SECTORES CHAVES NA ÁREA DO AMBIENTE A República de Angola concebeu um amplo programa que se estende de 2000 ao ano É neste Âmbito.
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
AGENDA 21 PLANO DE AÇÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO GUIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PLENA REALIZAÇÃO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
Gestão do Turismo em áreas protegidas – a trajetória do Sul da Bahia, Brasil 29 de novembro, 2011 Conferência Internacional em Turismo, Fortaleza-CE Rui.
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

AGENDA 21 DE ALJEZUR Câmara Municipal de Aljezur 4 I Fevereiro I 2011 Antónia Figueiredo | mafigueiredo@tterra.pt Maria João Figueiredo | mjoaofigueiredo@tterra.pt

… Enquadramento

Datas relevantes 1972: Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano - a 1ª reunião ambiental global - 113 países 1983: A ONU criou a Comissão Mundial para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Comissão Brundtland), que publica em 1987 o relatório O Nosso Futuro Comum (ou Relatório Brundtland) 1992: Rio de Janeiro: Cimeira da Terra/Cimeira do Rio/Eco 92 - 176 países debateram os principais problemas que afectam o planeta. - Declaração de Princípios sobre Ambiente e Desenvolvimento - Convénio das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas - Convénio sobre a Biodiversidade Biológica - Declaração das Florestas - Agenda 21 Documentos resultantes 1994: Cidade de Aalborg (Dinamarca): Carta de Aalborg (Carta das Cidades Europeias para a Sustentabilidade). Objectivo: promoção do DS a nível local através da implementação do processo de AGENDA 21 LOCAL

Declaração de Joanesburgo Datas relevantes 2002, Joanesburgo Cimeira Rio+10 Joanesburgo Balanço dos últimos 10 anos; Reforço do papel da Agenda 21 Local Declaração de Joanesburgo 2004 , Aalborg 4ª Conferência Europeia das Cidades e Vilas Sustentáveis, Aalborg + 10: Compromissos de Aalborg Objectivo: reforçam e actualizam os objectivos da Agenda 21 Local

Datas relevantes 2002 Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável (ENDS) política de colaboração entre os vários Ministérios para o DS; aponta para a necessidade das comunidades locais assumirem e desenvolverem as suas próprias estratégias de sustentabilidade. 2 Julho 2004 ENDS 2005-2015 (actualização da versão anterior)

Agenda 21 Local “As autoridades locais são desafiadas a implementar planos de acção para concretização dos princípios de sustentabilidade ao nível local, em conjunto com diversos parceiros e envolvendo todos os actores da comunidade.” Cap. 28- Agenda 21 Local http://www.un.org/esa/dsd/agenda21/ A Autarquia é o órgão ideal para promover o processo participativo de Ag21 Local. Está: - Próxima dos cidadãos - Próxima dos problemas - Próxima das soluções

Agenda 21 Local É um Plano de Acção dinâmico que define o rumo para o DS. Integra as quatro dimensões do desenvolvimento: social, cultural, económica e ambiental. A Agenda 21 Local envolve todos: toda a população, todos os actores sociais, económicos e culturais. Assume que a proximidade aos problemas (sociais, culturais, económicos e ambientais) facilita e propicia uma tomada de decisão e uma actuação mais próxima dos cidadãos na resolução dos problemas. Agenda: preconiza acções para abordar, resolver ou minorar problemas – selectiva e prioritária.

Agenda 21 Local e a participação dos cidadãos um direito? um dever?

… Agenda 21 de Aljezur

Agenda 21 de Aljezur PRINCIPAIS FASES requisitos normativos contemplados no Guia Agenda 21 – Um Desafio de todos (www.apambiente.pt) I. Diagnostico da Sustentabilidade II. Visão Estratégica e Politica da Sustentabilidade III. Plano de Acção

Qual a metodologia aplicada? Agenda 21 de Aljezur 1º fase - Diagnóstico da Sustentabilidade Documento objectivo e sintético, baseado numa conjugação entre abordagens quantitativas e qualitativas; Base de apoio à decisão. Deve reflectir os resultados da participação publica. Qual a metodologia aplicada? Quais os foram os resultados?

Promoção da participação COMO? Folheto com questionário destacável distribuído juntamente com a factura da água e também disponíveis em locais de interesse publico (juntas de freguesia, etc.) Sessão de participação QUANDO? a distribuição dos folhetos decorreu entre Março e Maio de 2010 a sessão de participação decorreu no dia 8 de Março de 2010

Participação publica na 1ª fase da Agenda 21 de Aljezur … Participação publica na 1ª fase da Agenda 21 de Aljezur

População participante População participante Promoção da participação Aplicação do questionário RESULTADOS – caracterização dos participantes contou com a participação de 254 participantes População participante Sexo N.º % Masculino 126 50% Feminino 120 47% Indeterminado 8 3% Total 254 100% População participante População N.º % Residente 222 87% Não residente 30 12% Residência indeterminada 2 1% Total 254 100%

População participante Promoção da participação Aplicação do questionário RESULTADOS – caracterização dos participantes Freguesia População participante N.º % Aljezur 125 47% Bordeira 15 6% Rogil 38 14% Odeceixe 39 15% Indeterminada 49 18% Total 266 100%

Promoção da participação Aplicação do questionário RESULTADOS – identificação dos aspectos positivos e negativos do Concelho Apoio à infância: 78% aspecto positivo Apoio à 3ªidade: 60% aspecto positivo Educação: 57% aspecto positivo Apoio à juventude: 63% aspecto negativo Ocupação dos tempos livres: 55% aspecto negativo Apoio social: 67% aspecto positivo

Promoção da participação Aplicação do questionário RESULTADOS – identificação dos aspectos positivos e negativos do Concelho Serviços de saúde: 81% aspecto negativo Segurança: 52% aspecto negativo Património Histórico Edificado: 67% aspecto positivo Cultura e Tradições Locais: 81% aspecto positivo Património Natural e Paisagem: 92% aspecto positivo Desporto: 61% aspecto positivo

Promoção da participação Aplicação do questionário RESULTADOS – identificação dos aspectos positivos e negativos do Concelho Habitação: 51% aspecto negativo Abastecimento de agua para consumo humano: 83% aspecto positivo Tratamento de aguas residuais: 57% aspecto negativo Acessos e mobilidade: 81% aspecto negativo Zonas de estacionamento em áreas urbanas: 78% aspecto negativo

Promoção da participação Aplicação do questionário RESULTADOS – identificação dos aspectos positivos e negativos do Concelho Recolha de resíduos e limpeza dos espaços públicos: 52% aspecto positivo Florestas: 67% aspecto positivo Conservação da natureza: 70% aspecto positivo Praias: 93% aspecto positivo Dinamismo empresarial: 93% aspecto negativo Mercado de trabalho: 95% aspecto negativo

Promoção da participação Aplicação do questionário RESULTADOS – identificação dos aspectos positivos e negativos do Concelho Turismo: 65% aspecto positivo Pesca: 50% aspecto positivo Agricultura: 65% aspecto negativo Comercio: 89% aspecto negativo Produtos tradicionais: 83% aspecto positivo

Promoção da participação Aplicação do questionário RESULTADOS – identificação dos aspectos positivos e negativos do Concelho Outros aspectos avaliados como negativos [1]

Promoção da participação Aplicação do questionário RESULTADOS – identificação dos aspectos positivos e negativos do Concelho Representatividade dos aspectos positivos mais votados praias património natural e paisagem abastecimento de água para consumo humano apoio à infância conservação da natureza

Promoção da participação Aplicação do questionário RESULTADOS – identificação dos aspectos positivos e negativos do Concelho Representatividade dos aspectos negativos mais votados mercado de trabalho serviços de saúde dinamismo empresarial zonas de estacionamento em áreas urbanas acessos e mobilidade

Promoção da participação Aplicação do questionário RESULTADOS – Ambições para o concelho de Aljezur Geral revitalizado e sustentável saudável e acolhedor próspero e abundante mais atractivo e dinâmico limpo e cuidado com melhor qualidade de vida e bem-estar energeticamente independente honesto e trabalhador desenvolvido e moderno

Ambiente/Natureza/Património Natural Rede de Acessibilidades Promoção da participação Aplicação do questionário RESULTADOS – Ambições para o concelho de Aljezur Ambiente/Natureza/Património Natural protegido e preservado no ambiente, beleza e património natural verde com mais culturas autóctones com mais espaços verdes nas zonas urbanas cujo ar e água sejam limpos e frescos que se mantenha ecologicamente em harmonia com a natureza sem poluição com mais agricultura biológica que rentabilize os seus recursos naturais Rede de Acessibilidades com mais e melhores transportes com mais e melhores vias de acesso

Construção/Urbanização/Habitação Promoção da participação Aplicação do questionário RESULTADOS – Ambições para o concelho de Aljezur Segurança mais seguro Praias que preserve e respeite as praias e a costa com praias vigiadas e atractivas com melhores acessos às praias com ciclovias e vias pedonais para as praias Construção/Urbanização/Habitação recuperado, com construções bem planeadas que não prejudiquem a paisagem com urbanismo tradicional, ordenado e estruturado com mais e melhores infra-estruturas que possibilite mais construções para fins habitacionais

Promoção da participação Aplicação do questionário RESULTADOS – Ambições para o concelho de Aljezur Social que preste apoio aos idosos, infância e juventude com igualdade e justiça social com melhor segurança social e apoios sociais com menos contrabando de drogas atractivo para os jovens de modo a facilitar a sua fixação no Concelho Mercado de Trabalho com mais emprego; mais emprego qualificado com melhores condições de trabalho Educação onde seja possível completar o 12º ano e realizar cursos profissionais com melhores serviços de educação com uma educação mais segura

Promoção da participação Aplicação do questionário RESULTADOS – Ambições para o concelho de Aljezur Desporto e lazer com mais ocupações de tempos livres com melhores condições de desporto com mais lazer Pesca com mais apoios à pesca Comércio com o comércio mais desenvolvido Turismo com turismo rural/de natureza desenvolvido em pequena escala e sustentável

Património histórico/cultura Promoção da participação Aplicação do questionário RESULTADOS – Ambições para o concelho de Aljezur Património histórico/cultura com um património histórico e cultural preservado, consistente, duradouro e intacto preservado nas suas tradições e saberes com mais eventos culturais Saúde com melhores serviços de saúde Saneamento Básico com melhor saneamento básico Agricultura com mais agricultura

Promoção da participação Sessão de participação RESULTADOS – palavras chaves da sessão educação - coesão social sazonalidade da actividade turística/económica emprego/mão de obra qualificada agricultura biológica – cinegética – batata doce parque natural / turismo de natureza condicionalismos do território em zonas protegidas energia renovável promoção internacional do Concelho / marketing territorial

Vamos começar por fazer o necessário, depois o difícil e a Considerações finais Vamos começar por fazer o necessário, depois o difícil e a certa altura daremos por nós a fazer o impossível. João Roberto Gretz, em Voando Como a Águia