FUSÃO EMPRESARIAL “A giant of the air is born” GRUPO: Camila Junger Fernanda Tirre Juliana Castro Laís do Amaral Laura Tamancoldi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vantagens da Internet para as Relações Públicas:
Advertisements

Nathalia Moura. A British Airways é uma companhia aérea do Reino Unido, fundada em 1924, como Imperial Airways. Considerada uma das maiores companhias.
1.
O que é Conta EBTA ? É um sistema de pagamento centralizado, destinado exclusivamente à compra de passagens aéreas. Permite concentrar, em um.
Organização e Técnicas Comerciais
Curso de Difusão Cultural
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
Plano Básico de Comunicação Interna
Comunicação Corporativa
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
Histórico do caso e impacto na imagem
O processo de comunicação corporativa começa na definição do planejamento estratégico das empresas/instituições Definição dos valores básicos a serem.
Comunicação Corporativa e o Mercado Globalizado. Montadora chinesa no Brasil desde 2009 Quadro de Funcionários: (Fábrica) / (Escritório e.
Tipo: Privada Fundação: Cidade de Collecchio Sede: Collecchio Fundadores: Calisto Tanzi Empregados: (2009) Indústria: Alimentos Produtos: Laticínios.
Administração Estratégica
LUGAR DAS RP NO MARKETING
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Logística e Gerenciamento da
A contribuição do RI na comunicação corporativa
Prof. Everton Lopes Bonifácio
FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Plano de Comunicação e Marketing
Estratégia Empresarial
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
MEMÓRIA DE AULA 02 - CONTABILIDADE
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Transamérica Expo Center
Projeto de Gestão de Crise
GRUPO 6 Necessidades de Status e Estima
Índice de Sustentabilidade Empresarial
Noções de Relações Públicas
Comunicação Empresarial
Responsabilidade Social na Cadeia de Negócio Gerdau
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Soluções em Comunicação Social
Comunicação Astral Google Adwords, Redes Sociais e Identidade Visual.
1  World Trading Cargo foi fundada como um ponto de hub alternativa para o transporte internacional. Nosso objetivo é oferecer uma solução logística.
Cummins Análise e Perspectivas da Organização
GERENCIAMENTO DE CRISE DE IMAGEM
AULA 1 - Comunicação Organizacional
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Plano de Comunicação.
Construção da imagem corporativa pelas mídias sociais Marcia Ceschini - Uniara – outubro/2010.
Projeto de Apoio a Inserção Internacional de MPE’s Brasileiras Calçadistas do APL de São João Batista (SC) JUNHO – 2011.
O que é Assessoria de Imprensa
Estratégia Organizacional
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Recrutamento e Seleção de Talentos Fontes de Recrutamento
Carlos Visão Global Social
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
Gestão de Meios de Hospedagem
Estratégias de Comunicação
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
O plano de Negócio.
Wondershare DemoCreator
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
Plano de Comunicação para Empresa Automobilística
Planejamento de Marketing
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2.
Planejamento Estratégico de Comunicação
Plano de Negócio Exercício.
Planejamento Estratégico de Marketing
Planejamento Lançamento de Marca
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas
1  1  UM DOS MAIORES GRUPOS SEGURADORES DO MUNDO.
Planejamento e Organização de Eventos
Transcrição da apresentação:

FUSÃO EMPRESARIAL “A giant of the air is born” GRUPO: Camila Junger Fernanda Tirre Juliana Castro Laís do Amaral Laura Tamancoldi

Este trabalho se destina a analisar a recente fusão de duas empresas de linhas aéreas – IBERIA e British Airways –, a fim de elencar os possíveis problemas gerados por esta ação e, também, sugerir soluções comunicacionais viáveis e eficazes para evitar – ou minimizar – possíveis reações negativas para a fusão, assim como para a imagem de ambas as empresas. Em 2009 as empresas anunciaram um prejuízo anual recorde, devido a queda no faturamento. APRESENTAÇÃO

CONTEXTO EMPRESA: IAG – International Airlines Group Quinta maior companhia aérea do mundo BASE: Madrid, Londres FUSÃO: 2011 – IBERIA / BRITISH AIRWAYS FROTA: 408 aeronaves DESTINOS: mil funcionários 58 milhões passageiros/ano MISSÃO: “To play its full role in future industry consolidation both on a regional and global scale.”

BRITISH AIRWAYS x IBERIA A fusão irá facilitar o acesso dos passageiros para ambas as aero líneas, com uma rede de mais de 200 destinos ao redor do mundo. Além de torná-las mais fortes e competitivas, permitindo uma melhora nos serviços prestados aos passageiros.

responsible air travel EMPRESA: British Airways FUNDAÇÃO: 1924 SEGMENTO: Companhia Aérea Principal base é o aeroporto de Londres ATIVIDADES: Transporte de passageiros e cargas e manutenção aeronáutica. PAÍS: Inglaterra FROTA: 237 aeronaves Airbus, Boenig e Concorde DESTINOS: 222 localidades one world alliance ANÁLISE DE CENÁRIOS

EMPRESA: IBERIA Linhas Aéreas de Espanha FUNDAÇÃO: 07/julho/1940 SEGMENTO: Companhia Aérea Principais bases são os aeroportos de Madrid e Barcelona ATIVIDADES: Transporte de passageiros e cargas, manutenção aeronáutica e handling. PAÍS: Madrid, Espanha FROTA: 183 aeronaves – Airbus DESTINOS: 122 localidades one world alliance ANÁLISE DE CENÁRIOS

PROBLEMAS PÚBLICO INTERNO - funcionários: Demissões Coletivas; Ações sindicalistas e greves; Reestruturação de Departamentos; Perda de Benefícios; Plano de Cargos e Salários; Localização da nova planta da empresa; PÚBLICO EXTERNO – mercado e passageiros: Impacto negativo no mercado acarretando queda nas vendas das passagens aéreas; Percepção dos passageiros para nova imagem da empresa. Identidade visual, serviços prestados, nova frota, freqüência de vôos, destinos e valores das passagens aéreas. Ou seja, o novo cenário.

PROBLEMAS PÚBLICO EXTERNO – acionistas e investidores: Queda nas ações; PÚBLICO EXTERNO – mídia: Impacto negativo na imagem da fusão das empresas devido aos problemas que as empresas anteriores possuíam.

Criação da Política da nova empresa; Criação de um comitê de crises e de um figura, com autoridade, que representará a nova empresa; Elaboração de material institucional da nova empresa, adequado aos diferentes públicos com que ela se relaciona; Cerimônia de integração com os funcionários das empresas, a fim de garantir sua integração. AÇÕES FUTURAS

SOLUÇÕES PÚBLICO INTERNO – funcionários e familiares: Enviar um kit com linguagem informal, para a casa de cada funcionário contendo: nova logo do grupo, folder institucional, folder de RH com relação de benefícios e cargos e salários, vídeo com o CEO e Chairman da nova empresa explicando o processo e uma camisa; O presidente de cada empresa fará visitas em seus principais setores explicando a fusão e utilizando seu staff estendido para falar com todos os funcionários – efeito cascata; Utilizar pessoas chaves de cada empresa, que exerçam poder, para formar o novo board da empresa, garantindo que os valores e a cultura das empresas sejam mantidos; Realizar um programa de intercâmbio de funcionários dentro das empresas e respectivos setores, a fim de ambientar os funcionários com o perfil de cada empresa.

SOLUÇÕES PÚBLICO EXTERNO – acionistas e investidores: Enviar um relatório financeiro, com linguagem técnica e formal, informando as etapas do processo de fusão, as vantagens e lucros pretendidos a pequeno, médio e longo prazo. Além de DVD com vídeo institucional da IAG; Venda de ações da empresa nas bolsas de Londres e Madrid. PÚBLICO EXTERNO – mídia: Enviar release para todos os veículos de imprensa informando do processo de fusão e convidando para coletiva; Realizar coletiva com os presidentes da Iberia e British Airways; Preparar press kit para a imprensa, com linguagem informal.

SOLUÇÕES PÚBLICO EXTERNO – mercado e passageiros: Utilizar revistas institucionais das empresas para informar, com linguagem coloquial a fusão. Explicando quais serão as vantagens para os passageiros – aumento de benefícios, aumento de VIP lounges, horários flexíveis, novos destinos, etc.; Utilizar o banco de dados dos programas fidelidade de cada empresa para enviar mala direta para os clientes Premium, VIP e Club; Divulgações em jornais; Divulgações em revistas e mídias especializadas no setor aeronáutico e em órgãos regulamentadores.

estreiam-em-alta-nas-bolsas-de-madri-e-londres.jhtmhttp://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/01/24/acoes-da-iag- estreiam-em-alta-nas-bolsas-de-madri-e-londres.jhtm BRITISH+AIRWAYS+TEM+LUCRO+SEMESTRAL+EM+ANOS.htmlhttp://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI ,00- BRITISH+AIRWAYS+TEM+LUCRO+SEMESTRAL+EM+ANOS.html ACIONISTAS+DA+IBERIA+E+DA+BRITISH+AIRWAYS+APROVAM+FUSAO.htmlhttp://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI ,00- ACIONISTAS+DA+IBERIA+E+DA+BRITISH+AIRWAYS+APROVAM+FUSAO.html REFERÊNCIAS

FACHA – Faculdades Integradas Hélio Alonso Curso de Extensão Comunicação Corporativa e o Mercado Globalizado Prof. Marcelo Bernstein CRÉDITOS