Como transformar os funcionários da Escolas públicas em Educadores?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Que EJA temos e queremos?
Políticas de Educação de Jovens e Adultos
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Articulação do Regimento Escolar e o PPP
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Estrutura e organização do ensino no Brasil: aspectos legais e organizacionais Profa. Dra. Denise Silva Araújo.
1 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Suzana Willrich Mazocco Coordenadora de Educação Infantil e Anos Iniciais Reclassificação CGE SECRETARIA.
III OFICINA REGIONAL (Sudeste) PROFAPS POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: diretrizes, estratégias, prioridades e especificidades para a Educação Profissional.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
Secretaria de Educação Básica
Programa de Expansão da Educação Profissional
Ministério da Educação
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Aproveitamento de Estudos
ESTÁGIO PROFISSIONAL Legislação pertinente:
A educação profissional no estado do Rio de Janeiro: estudos iniciais sobre a formação de trabalhadores técnicos em saúde nas instituições de ensino autorizadas.
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Curso de Especialização em Educação a Distância
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
2007 ANO DE MUDANÇAS.
Esse Programa articula-se com os Programas Conselhos Escolares, Pró- Conselho, Planos Municipais de Educação da CAFISE/DASE/SEB/MEC, dentre outros como.
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
24, 25 E 26 DE OUTUBRO DE  Art. 2 o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de.
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Secretaria de Educação Básica
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Curso de Especialização em Educação Infantil
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior
Prof. Dr. David Lopes Neto
II ENCONTRO DO PIBID UFMS 2011
Ensino fundamental e Mudanças
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Universidade Federal de Uberlândia
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Ensino Médio e Educação Profissional
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Currículos da Educação Profissional Elvira Godiva Junqueira FATEC Aula 03 24/09/2011.
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Marcos Regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB MAUÉS e CAMARGO¹.
Transcrição da apresentação:

PROFUNCIONÁRIO Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação

Como transformar os funcionários da Escolas públicas em Educadores? Prof. João Antonio Cabral de Monlevade Prof. Francisco das Chagas Firmino Nascimento Prof. Dante Diniz Bessa Profa. Maria Abádia da Silva Coordenação Pedagógica

AS EXPERIÊNCIAS MOBILIZADORES Arara Azul em Mato Grosso Pé de Cedro em Mato grosso do Sul Profissionalização no Acre Profissionalização no Distrito Federal Financiado e supervisionado pelo Sindicato dos Auxiliares em Administração Escolar do DF – SAE, no período de 1996 a 1998, cerca de 120 Funcionários de Escola A Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação – EAPE, da Secretaria de Educação do DF, iniciou o curso para 600 funcionários, interrompida no final de 1988.

Política pública de Valorização dos Profissionais em Educação Reconhecimento de novas identidades sociais e profissionais Oferta de escolarização com formação técnica Art. 67 da LDB – Profissionais da Educação

Fundamentação Legal Constituição Federal de 1988 Lei 9394/96 e Lei 10.172/2001 Resolução CNE/ CEB n. 16, aprovado em 03 de agosto de 2005 – Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Área de Serviços de Apoio Escolar Resolução de CNE/SEB. 5 de 22/11/2005 inclui nos quadros anexos à resolução CNE/CEB 4/99 21ª Área profissional.

Legislação Complementar Portaria Normativa nº 25 de 31 de maio de 2007 que institui o Programa Profuncionário dos sistemas ensino público - DOU 01de junho 2007. Portaria 539 de 31 de maio de 2007 Institui o Conselho Político do Programa Profuncionário - DOU 01/06/2007

A quem se destina? Trabalhadores em Educação em exercício na escola Egresso do ensino médio Estudante matriculado no ensino médio e que concomitantemente deseja cursar o Técnico em Educação

A PROFISSIONALIZAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ABRANGÊNCIA NACIONAL . 2004 - I Seminário de abrangência nacional : Por uma Política de Valorização dos Trabalhadores em Educação – Em cena, funcionários de escola . 05/2005 – Elaboração do projeto de profissionalização dos Funcionários da Educação que passou a ser chamado de PROFUNCIONÁRIO. – UnB/SEB . 11/2005 – O Conselho Nacional de Educação cria e aprova a Área 21 da Educação Profissional que garante aos funcionários da educação a profissionalização em nível técnico em quatro áreas. .2006 – Experiência piloto: Tocantins, Mato Grosso do Sul, PiauÍ, Paraná e Pernambuco . 2007 – expansão do curso para mais 12 Estados

ESTRUTURA DO CURSO

Os EIXOS Formação Pedagógica Prática Profissional Supervisionada Formação Específica Referem-se às dimensões pedagógica, prática e específica dos cursos. São flexíveis e se articulam em torno dos módulos.

EIXO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA -360h Seis módulos l EIXO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA -360h Seis módulos l. Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores; 2. Educadores e Educandos: tempos históricos; 3. Homem, Pensamento e Cultura: abordagem filosófica e antropológica; 4. Relações Inter-pessoais: abordagem psicológica; 5. Educação, Sociedade e Trabalho: abordagem sociológica da educação e; 6. Gestão da Educação Escolar.

EIXO DA PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA 300h A duração mínima da Prática Profissional Supervisionada é de 300 horas. É integrada ao estudo dos módulos do eixo da formação pedagógica e da formação técnica.

EIXO DA FORMAÇÃO ESPECÍFICA – 600h Dez módulos divididos em: Três módulos comuns aos cursos = 180 horas. Informática Básica Produção Textual Direito do Trabalho e Administrativo Sete módulos de formação específica, por habilitação, perfazendo um total de 420 horas.

EIXO ESPECÍFICO POR HABILITAÇÃO: TÉCNICO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: EIXO ESPECÍFICO POR HABILITAÇÃO: TÉCNICO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: . Alimentação e Nutrição Escolar; . Alimentação Saudável e Sustentável; . Políticas de Alimentação Escolar; . Produção e Industrialização de Alimentos; . Organização e Operação de Cantinas ou Cozinhas; . Planejamento e Preparo de Alimentos e; .Cardápios Saudáveis

QUADRO GERAL DO CURSO TÉCNICO EM EDUCAÇÃO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 6 módulos de 60 horas Total: 360 horas PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA 300 horas distribuídas durante todo o curso FORMAÇÃO ESPECÍFICA 3 módulos comuns aos quatro cursos Total: 180 horas 7 módulos específicos de cada curso Total: 420 horas Total de horas da formação específica: 600 horas TOTAL GERAL DE HORAS DE CADA CURSO: 1260h