“O bom professor é aquele que não dá aula.”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Metodologias e tecnologias ativas de aprendizagem
Formação Sala de Leitura e Filosofia
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Escola e Família: quais são suas competências?
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
EMPATIA EM SALA DE AULA Antônio Tadeu Ayres
tire um momento … desfrute desta caminhada pelo bosque ...
Feito por em Cinco Características dos Bem-Sucedidos (texto extraído do livro Socorro, Tenho medo de Vencer,
GESTAR II PORTFÓLIO.
Estudo de Cunho Etnográfico
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
"Descobrir é olhar para a mesma coisa como todos olham e enxergar algo diferente". Albert Szent-Gyorgyi.
PROJETO: APRENDENDO COM O XADREZ
Cinco Características dos Bem-Sucedidos
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
A grande obra-prima Por Roberto Shinyashiki
Anos de formação Myles: “E outra coisa que gostaria de deixar claro que minhas idéias mudaram e mudam constantemente e devem mudar [...]” (2009, p.42).
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Quando falamos em aprender...
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação GEPFICA-Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização Pacto Nacional.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
ENSINO DINÂMICO PARA OS ADOLESCENTES Maria Felícia Morais
EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
Oração para um mundo melhor.
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
COMO CRIAR FILHOS COM ATITUDES POSITIVAS
Colocar o dedo no ar, para poder falar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ACESSA ESCOLA PARA APOIO NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO CURRÍCULO+ NAS ESCOLAS.
O que é ensinar história?
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  É a área da empresa que tem a função de receber críticas, sugestões, reclamações e deve agir em defesa imparcial da comunidade.
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
04/09 Orientações gerais “Avaliação”
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Instituto de Química Técnicas de Leitura e Estudo Discente em Licenciatura: Rebecca Oliveira.
Aprendi Clique.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Equipe responsável pela produção
Daniela Santana João Rodrigues Braga
WEBQUEST A GENÉTICA EM SALA DE AULA
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
Quando foi criado? Foi criado em 2012 na E.E “ Paulo Virgínio” para estimular o estudo de matemática, começamos com 27 alunos e 4 monitores. Justificativa:
Por que o jornal na escola?
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
APRENDIZ DA VIDA!.
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
COMO SER CRIATIVO 1.Faça anotações. 2. Armazene idéias. 3. Observe e absorva. 4. Desenvolva uma forte curiosidade. 5. Aprenda a escutar e a ouvir. 6.
ABORDAGENS E OBJEÇÕES.  Abordar pessoas que você não conhece;  Pode ocorrer em qualquer lugar: banco, consultórios, rua, supermercado, farmácia... 
Transcrição da apresentação:

“O bom professor é aquele que não dá aula.” RANGEL, Mary. Representações e reflexões sobre o ‘bom professor’. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 10 Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

Organização, planejamento e montagem: Essa apresentação foi organizada por uma professora que não desiste de aprender. A interação entre a apresentação, o apresentador e o público é fundamental. Organização, planejamento e montagem: Professora Ângela I. Maieski – Graduada em Ciências Sociais Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais Organização: Profª. Ângela I. Maieski

O que define um bom professor? O que define um bom aluno? Escreva uma frase que, na sua opinião, defina um bom professor e uma que defina um bom aluno. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais Organização: Profª. Ângela I. Maieski

O que o professor espera dos alunos? Respeito? Atenção? Silêncio? Imobilidade? Críticas? Reclamações? Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

O que os alunos esperam do professor? Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

O “bom professor” explica bem O “bom professor” explica bem. Tem gente que sabe, mas não sabe explicar. “Esse” pode até ser “doutor” mas não é professor. (Servente de escola pública) In: RANGEL, Mary. Representações e reflexões sobre o ‘bom professor’. Petrópolis: Vozes, 2004. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

Aptidão para ensinar a matéria é fundamental Aptidão para ensinar a matéria é fundamental! Não adianta ter domínio do conteúdo se o aluno não consegue apreender o conhecimento. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

O professor que tem domínio do conteúdo é aquele que trabalha com a dúvida, que analisa a estrutura de sua matéria de ensino e é profundamente estudioso naquilo que lhe diz respeito. Ele não é prepotente, pois sabe que não sabe tudo. Entretanto, para acertar o alvo, é necessário a somatória de domínio de conteúdo e didática. É necessário saber como transmitir o conhecimento aos alunos. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

Respeite as dificuldades dos alunos e as diferenças Respeite as dificuldades dos alunos e as diferenças. Todos queremos ser respeitados, mas respeito também é uma conquista! Respeito é uma via de mão dupla! Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

Fazer o que gosta ou gostar do que faz  Fazer o que gosta ou  gostar do que faz ? O limão pode ser amargo, mas pode se transformar numa doce limonada ou saborosa torta de limão. Se não é possível mudar o sabor do limão, sempre é possível transformá-lo .    Como? Seja criativo, afinal você é o professor! Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

Mantenha-se atualizado: utilize e relacione fatos do cotidiano Mantenha-se atualizado: utilize e relacione fatos do cotidiano. A cultura geral facilita a interdisciplinaridade e permite criar conexões entre conteúdos. Planeje suas atividades e seja dinâmico. Oriente os alunos objetivamente.   Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

Construa o conhecimento em parceria com o aluno Construa o conhecimento em parceria com o aluno. Seja persistente e ensine a persistência, não desista de aprender e de fazê-los entender e aprender. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

Estimule seus alunos, afinal quem de nós não gostaria de receber estímulos, como melhores salários e cargas horárias menores. Valorize e elogie sempre que possível. Isso trará reflexos no desempenho e no comportamento em sala de aula. Seja exigente, mas justo. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

Escute! Muitas vezes escutamos sem realmente ouvir. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

Mostre disponibilidade , não animosidade. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

Estimule a curiosidade e a criatividade Estimule a curiosidade e a criatividade . Estimule os questionamentos e as indagações. Tente devolver a pergunta reformulada. A curiosidade impulsiona o conhecimento! Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

Mostre a aplicabilidade do conteúdo! Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

Tenha empatia, coloque-se no lugar do aluno Tenha empatia, coloque-se no lugar do aluno. Relembre sua infância e adolescência, afinal os professores já passaram por elas, os alunos não. Choque de geração sempre ocorreram, assim como mudanças comportamentais e de valores. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

Respire fundo e não se irrite! Seja receptivo para com as dificuldades, tenha paciência e sensibilidade, mesmo quando tiver vontade de gritar! Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais Organização: Profª. Ângela I. Maieski

Se nada disso resolver, grite: Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

Peça ajuda aos colegas! É possível produzir materiais em conjunto, incentivar os alunos a se ajudarem mutuamente e até criar uma aula a partir de sugestões deles próprios. Invente, crie e recrie suas aulas. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

A leitura é uma ótima fonte para se obter novas ideias! Não tenha medo de se tornar um professor maluquinho! Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

Não é sua praia ser um professor maluquinho Não é sua praia ser um professor maluquinho? Não arranque os cabelos ainda! Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

Encontre o seu ponto de equilíbrio! Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

Não existe receita milagrosa para dar uma boa aula! O simples fato de estar agora se perguntando se existe alguma forma de aplicar alguma das informações em sala de aula já prova que você está no caminho certo. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

Basta tornar os alunos cativos do conhecimento. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

E, tente se divertir nessa viagem ao conhecimento! E para finalizar: Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

O “bom professor” não é aquele que “dá” aula O “bom professor” não é aquele que “dá” aula. Ele constrói a aula com o aluno. (Professor de escola pública) RANGEL, Mary. Representações e reflexões sobre o ‘bom professor’. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 10 Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

Referências: CORREIA, Wilson. Quem é o “bom professor?” http://www.brasilescola.com/educacao/quem-bom-professor.htm RANGEL, Mary. Representações e reflexões sobre o ‘bom professor’. Petrópolis: Vozes, 2004. In: www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/T2-6SF/PPGEA/Bom%20Professor.pdf www.google.com. Imagens/cliparts