PROGRAMA PERMANENTE DE EDUCAÇÃO FISCAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro de Intercâmbio Técnico Internacional em Educação Fiscal
Advertisements

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA
OS SINDICATOS E A LUTA CONTRA A CONTAMINAÇAO POR HIV
Instituições Escolares
A Sombra do Imposto.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Cidadania Participativa nas
SEMINÁRIO SOBRE TUTORIAS NA UFRGS Reflexões a partir da experiência da Universidade Aberta do Brasil – Escola de Administração.
Brasília, 27 de setembro de 2012
Seleção Pública - Programa Acessa Escola Edital nº 02/2010 Credenciamento de estudantes de ensino médio regular para estágios em salas de informática nas.
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA
Encontro de Intercâmbio Técnico Internacional em Educação Fiscal Experiências de Educação Fiscal não Formal no Brasil CONCURSOS DE REDAÇÃO DO PROGRAMA.
TEMA 08 – SERVIÇOS DISPONÍVEIS NA INTERNET Profª Ana Patrícia e Paula Karini Web-tutora Aline Salles INFORMÁTICA FORENSE AULA 12 – 03/05/2006.
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF-
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL
PNEF – Programa Nacional Educação para a Cidadania
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
SEJAM BEM VINDOS À.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Educação Fiscal Uma questão de Cidadania.
Objetivo Específico Formação de Comissões para o Desenvolvimento das Atividades.
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
CBS Confederação Brasileira de Surdos
Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social
1º ENCONTRO DE LÍDERES.
MOBILIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL Controladoria - Geral da União Controladoria - Geral da União Ministério Público do Estado do Espírito.
19 E 20 DE NOVEMBRO NO BAIRRO RESTINGA
Principais Tecnologias – NF-e
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA COORDENAÇÃO GERAL DE ÍNDIOS RECÉM-CONTACTODOS - CGIRC Irânia Ferreira Marques.
Paternidade e políticas públicas
AGENDA DA EDUCAÇÃO.
Fonte:Elaboração da SPE/MF a partir da base de dados de Barro & Lee (2000)
EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA
II Encontro de Educação e Saúde
VÍDEO
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
PROGRAMA NACIONAL EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF
META ESTADUALMETA NACIONAL Sensibilizar 50% dos Municípios brasileiros para o Programa Nacional de Educação Fiscal Formalizar o Programa Nacional de.
EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA TRIBUTOS E CIDADANIA FISCAL
Secretaria de Estado da Fazenda Subsecretaria de Estado da Receita Subsecretaria de Estado da Receita Gerência de Desenvolvimento Fazendário Subgerência.
Quem somos: O Instituto João XXIII é uma entidade sem fins lucrativos de direito privado, com reconhecimento de Utilidade Pública Federal, Estadual e.
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
A FUNCÃO SOCIAL DOS TRIBITOS Para que o Estado possa cumprir o seu papel é necessário obter recursos financeiros, provenientes, na sua maioria, dos tributos.
Samara Pereira Docente FSA/Assistente Social do IFPI
CONSELHO ESTADUAL DE ENTORPECENTES DO RIO GRANDE DO NORTE
PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS PROFISSÕES
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
MOBILIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL Controladoria - Geral da União Controladoria - Geral da União Ministério Público do Estado do Espírito.
PROGRAMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TRIBUTÁRIA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Boa tarde! Paz e Bem!!. Comunidade Nossa Sra Do Rosario E Sao Benedito-Paroquia São Francisco.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL –PNEF
Abril Escola de Administração Fazendária.
V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FISCAL Secretaria de Estado da Educação Secretaria de Estado da Fazenda A GESTÃO DE RECURSOS NA ESCOLA TRANSFORMANDO A COMUNIDADE.
Dia Nacional do Campo Limpo – 2009 Comemoração: dia (terça–feira) e durante as duas semanas que antecedem a data O dia 18 de Agosto é o Dia Nacional.
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
Constituição de Grêmios Estudantis
Santa Casa de Misericórdia da Bahia
 ATUALMENTE TODA À EQUIPE DO GOVERNO MUNICIPAL, A CADA 15 DIAS, INSTALA UMA TENDA, EM UM BAIRRO DO MUNICÍPIO FAZENDO NAQUELA LOCALIDADE VÁRIOS SERVIÇOS.
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PEF/RJ Programa de Educação Fiscal do Rio de Janeiro Origem - Organização - Fonte de Financiamento - Missão da EF Contribuir permanentemente para a formação.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA PERMANENTE DE EDUCAÇÃO FISCAL http://www.sefaz.al.gov.br/pef

PÚBLICO ALVO DECRETO Nº 38.591 - 16/10/00 Objetiva institucionalizar o Programa Permanente de Educação Fiscal nas ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO em Alagoas e elaborar projetos vinculados ao Programa Nacional de Educação Fiscal. PÚBLICO ALVO A sociedade, e em especial os estudantes do ensino fundamental à universidade.

VIÉS DO PROGRAMA MATRIZ SOCIAL MATRIZ ESCOLAR

MATRIZ ESCOLAR PROJETO PILOTO 9.000 alunos de ensino fundamental; 11 escolas do CEAGB; Experiência-piloto, que servirá de base para a expansão do programa nas demais escolas de ensino fundamental e médio em Alagoas.

MATRIZ SOCIAL CAMPANHAS EDUCATIVAS VISAM CONSCIENTIZAR O ALAGOANO SOBRE: Importância do Documento Fiscal; Direitos e deveres como consumidor; Importância sócio-econômica do tributo para melhor oferta do serviços públicos.

ATIVIDADES INFORMAIS SENSIBILIZAR E ESCLARECER A SOCIEDADE SOBRE A FUNÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA DO TRIBUTO, ATRAVÉS DA: 1 – Realização de palestras e fóruns sobre educação fiscal, com entidades institucionais nas 03 esferas de governo. 2 - Realização de seminários para disseminação do programa para os servidores públicos, nos três âmbitos. 3 - Apresentação dos projetos, nas entidades representativas, governamentais ou não, para realização de oficinas pedagógicas, com o objetivo de disseminar a importância do tributo na construção da cidadania e na redução das desigualdades sociais.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PALESTRA PARA 200 PROFESSORES DO CEAGB; CURSO SOBRE TRIBUTOS, CIDADANIA E RELAÇÃO ESTADO x CIDADÃO PARA 50 PROFESSORES DO CEAGB; CAMPANHA NATALINA DE EDUCAÇÃO FISCAL NO IGUATEMI (12/02); CONCURSO PARA PREMIAR MELHOR PLANO DE AULA PARA OS PROFESSORES DO CEAGB PARTICIPANTES DO 1º CURSO DE CAPACITAÇÃO; DIVULGAÇÃO DO PEF (JORNAIS, TV, BRINDES, GOVERNO NO INTERIOR ETC.); CONVÊNIO SEFAZ X TJ/AL;

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Celebração de Convênio celebrado entre o Estado e a FAF. Celebração de Contratos entre o Estado/CEF e Estado/ECT. Elaboração e realização de peça teatral “As Aventuras no Reino Nota 10” abordando o tema “História dos Tributos”. Gincana Cidadão Nota 10. Capacitação em União dos Palmares: 50 professores, 03 escolas e 1.400 alunos; Capacitação em Maceió: 15 professores, Escola Vila Rica e 297 alunos;

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Elaboração e confecção de material pedagógico para suporte de professores e alunos das escolas de Alagoas: A HISTORIA DOS TRIBUTOS MANUAL DE EDUCAÇAO FISCAL PARA A CIDADANIA TRIBUTO E CIDADANIA MANUAL DO PROFESSOR CURSO DE EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA – LIVRO DO PROFESSOR CURSO DE EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA – LIVRO DO ALUNO A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL – EM QUADRINHOS

ATIVIDADES PLANEJADAS Governo no Interior; SEFAZ no Interior; Capacitação SESI: 160 professores, 08 escolas, 10 empresas e 4.000 alunos; II Gincana Cidadão Nota 10; Projeto Cinema Nota 10; Bloco Cidadão Nota 10; Capacitações – Convênio SEFAZ X SEE; Palestras/Aula – Convênio SEFAZ X TJ/AL; Projeto Redação Nota 10.

Programa Permanente de Educação Fiscal Campanha “Cidadão Nota 10” LEGALIDADE: Decreto nº034, de 21 de fevereiro de 2001. INÍCIO : 01 de Março de 2001. PERÍODO DE APURAÇÃO : Trimestral. VALIDADE DOS DOCUMENTOS: os emitidos no período de apuração. DOCUMENTOS VÁLIDOS: Notas Fiscais modelos 1, 1-A e 2 - série D e Cupom Fiscal emitido por MR, PDV ou por ECF. DOCUMENTOS NÃO VÁLIDOS: emitidos em favor de PJ; por contribuintes do ISS; nota fiscal/conta de energia elétrica, de comunicação, de telecomunicações, conta de água, de serviço de transporte, conhecimento de transporte e bilhete de passagem

Programa Permanente de Educação Fiscal Campanha “Cidadão Nota 10” PARTICIPANTES VIÉS EVENTOS: Cidadão. VIÉS SOCIAL: a) ÁREA DA SAÚDE Hospitais públicos ou privados (que possuam leitos cadastrados no Sistema Único de Saúde - SUS). b) ÁREA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: Instituições sociais (creches, centros sociais, etc.) reconhecidas de utilidade pública pelos Governos Federal, Estadual ou Municipal. c) ÁREA DE ESPORTE Federações e associações esportivas.

ORGANOGRAMA DA CAMPANHA Programa Permanente de Educação Fiscal Campanha “Cidadão Nota 10” ORGANOGRAMA DA CAMPANHA CIDADÃO/CONSUMIDOR COMPRAS NOTA OU CUPOM FISCAL VIÉS SOCIAL Entidades de Assistência Social, Saúde e Esporte VIÉS EVENTOS Eventos Esportivos e Artísticos PREMIAÇÃO VALE LAZER

APLICAÇÃO DOS RECURSOS VIÉS SOCIAL APLICAÇÃO DOS RECURSOS PRÊMIO HOSPITAL construção e reforma de imóveis e aquisição de equipamentos e bens duráveis compatíveis com a atividade fim. PRÊMIO ASSISTÊNCIA SOCIAL construção e reforma de imóveis e aquisição de equipamentos, bens duráveis e de consumo (exceto material de limpeza, higiene e alimentação) compatíveis com a atividade fim. PRÊMIO ESPORTE OBSERVAÇÕES: - AS ENTIDADES DEVERÃO ENVIAR PROJETO E PRESTAR CONTA DOS RECURSOS APLICADOS.

Viés Lazer-Cultural Vale Lazer Campanha Cidadão Nota 10 Documentos Fiscais : Nota Fiscal ou Cupom Fiscal = 2 pontos Viés Social Instuições Viés Lazer-Cultural Vale Lazer Premiação : Inst. de Ass. Social Hospitais Fed. Desporte Amador 01 Vale = 30 pontos GEF - Grupo de Educação Fiscal

GEF - Grupo de Educação Fiscal Premiação                                             GEF - Grupo de Educação Fiscal

Aplicação da Premiação            GEF - Grupo de Educação Fiscal

Futebol Campeonatos Alagoanos com Vale-Lazer GEF - Grupo de Educação Fiscal

Teatro Peça: “As Aventuras do Reino Nota 10” GEF - Grupo de Educação Fiscal

GEF - Grupo de Educação Fiscal Gincana Cidadão Nota 10 GEF - Grupo de Educação Fiscal

GEF - Grupo de Educação Fiscal Capacitação GEF - Grupo de Educação Fiscal

GEF - Grupo de Educação Fiscal Palestras GEF - Grupo de Educação Fiscal

GEF - Grupo de Educação Fiscal Governo no interior GEF - Grupo de Educação Fiscal

GEF - Grupo de Educação Fiscal Eventos Diversos – Ação Global GEF - Grupo de Educação Fiscal

GEF - Grupo de Educação Fiscal Shows com Vale-Lazer 1º Show “Cidadão Nota 10” Show Abertura Gincana Cidadão Nota 10 Shows no Período Junino no Espace (Forró e Folia 2001) GEF - Grupo de Educação Fiscal

GEF - Grupo de Educação Fiscal Bloco Carnavalesco GEF - Grupo de Educação Fiscal

GEF - Grupo de Educação Fiscal Maceió-Fest GEF - Grupo de Educação Fiscal

Mídia: Cartazes, Jornal e TV GEF - Grupo de Educação Fiscal

Mídia: Alguns de Nossos VTs VT: Importância da Nota Fiscal

Mídia: Alguns de Nossos VTs VT: Testemunhais Instituições

Mídia: Outdoor e Outbus GEF - Grupo de Educação Fiscal

Web Site www.sefaz.al.gov.br/pef GEF - Grupo de Educação Fiscal

Pesquisa de Opinião Pública Fonte : GAPE O SR.(A) QUANDO FAZ COMPRAS... GEF - Grupo de Educação Fiscal

Pesquisa de Opinião Pública Fonte : GAPE POR QUE O SR.(A) SOLICITA A NOTA OU CUPOM FISCAL GEF - Grupo de Educação Fiscal

Pesquisa de Opinião Pública Fonte : GAPE O SR.(A) CONHECE OU JÁ OUVIU FALAR DA "CAMPANHA CIDADÃO NOTA 10"? GEF - Grupo de Educação Fiscal

Pesquisa de Opinião Pública Fonte : GAPE SR.(A) TOMOU CONHECIMENTO DESTA CAMPANHA? GEF - Grupo de Educação Fiscal

Pesquisa de Opinião Pública Fonte : GAPE O QUE O SR.(A) FAZ COM SUAS NOTAS OU CUPONS FISCAIS ? GEF - Grupo de Educação Fiscal

Pesquisa de Opinião Pública Fonte : GAPE NA OPINIÃO DO SR.(A), QUAL É O PRINCIPAL OBJETIVO DA "CAMPANHA CIDADÃO NOTA 10" GEF - Grupo de Educação Fiscal

Mídia VT: Depoimentos espontâneos - Mulheres

Jingle Refrão TODA POPULAÇÃO REUNIDA É CRESCIMENTO TODO MUNDO PODE GARANTIR MAIS DESENVOLVIMENTO SEJA UM CIDADÃO NOTA DEZ PARTICIPANTE. PEDINDO O CUPOM E A NOTA FISCAL VOCÊ FAZ CIDADANIA. QUANTO MAIS CEDO MELHOR O FUTURO JÁ COMEÇOU. SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, PARTICIPAÇÃO, ALÉM DE MUITA DIVERSÃO. FAÇA O BEM ESTAR SOCIAL. SEJA UM CIDADÃO NOTA DEZ, PEDINDO A NOTA FISCAL Refrão