Legislação sobre Perícias - Processo Civil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEXTO: PERÍCIA PSICOLÓGICA JUDICIAL
Advertisements

PERÍCIAS Márcio Aleixo Engenheiro de Segurança do Trabalho
PROVAS NO PROCESSO DO TRABALHO
HONORÁRIOS PERICIAIS CONTÁBEIS
A PERÍCIA CONTÁBIL E A SOLUÇÃO DO LITÍGIO
Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Relatórios Periciais
ERROS, OMISSÕES, RETIFICAÇÕES, RESTAURAÇÕES E SUPRIMENTO
PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DAS PERÍCIAS ECONÔMICO-FINANCEIRAS NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS EMPRESARIAIS Pedro Afonso Gomes UMC – 10/05/2010.
Aula 16 – Audiência de instrução e julgamento.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PERICIAL
Medicina Legal Perícias e peritos
Conceito, Discriminação, Ônus e Valoração
José Maria de Castro Abreu Junior
Direito Processual Civil
Liquidação de sentença
Engenharia legal Atuação do engenheiro.
Perícia Contábil Conceito – “um instrumento técnico-científico de constatação, prova ou demonstração, quanto à veracidade de situações, coisas ou fatos.
HONORÁRIOS PERICIAIS REPRESENTA A REMUNERAÇÃO PECUNIÁRIA DO SERVIÇO PRESTADO PELO PERITO-CONTADOR NOMEADO NUM PROCESSO. A REMUNERAÇÃO DO.
PROVA PERICIAL.
Ciclo da perícia.
TEMAS DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL
PROVA PERICIAL A prova técnica ou pericial é utilizada para esclarecer fato ou fatos complexos, pelos quais se requer conhecimentos específicos não afetos.
Teoria Geral das Provas
Perícia Contábil Conceito – “um instrumento técnico-científico de constatação, prova ou demonstração, quanto à veracidade de situações, coisas ou fatos.
Cumprimento de Sentença
LAUDO PERICIAL CONTÁBIL
EXERCÍCIO PROFISSIONAL
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
Prof. Fabiana Guedes PERÍCIA E AUDITORIA CONTÁBIL Prof. Fabiana Guedes
Disciplina: Perícia Contábil Professor: Carlos Jones
Tema: DA PROVA PERICIAL (estudo dos arts CPC)
PROVA PERICIAL A prova técnica ou pericial é utilizada para esclarecer fato ou fatos complexos, pelos quais se requer conhecimentos específicos não afetos.
Produção Antecipada de provas
PROVA PERICIAL A prova técnica ou pericial é utilizada para esclarecer fato ou fatos complexos, pelos quais se requer conhecimentos específicos não afetos.
O ADMINISTRADOR JUDICIAL
ASPECTOS ÉTICOS DAS PERÍCIAS MÉDICAS.
Documentos Médico-legais
Aluno: Filipe Raposo de Carvalho
© 2011 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE
Fernando Antonio Costa de Sá
AVALIAÇÃO PERICIAL CONTÁBIL
Disciplina: Perícia Contábil Professor: Carlos Jones
Execução contra devedor solvente – avaliação e adjudicação Art A avaliação será feita pelo oficial de justiça (art. 652), ressalvada a aceitação.
PROCESSO ADMINISTRATIVO
DA SENTENÇA ARBITRAL A sentença arbitral será proferida no prazo estipulado pelas partes. Nada tendo sido convencionado, o prazo para a apresentação da.
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
PROCESSO DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
CARTA TESTEMUNHÁVEL ART. 639 A 646, CPP.
PERITOS, PERÍCIAS E ASSISTENTES TÉCNICOS
1 APRESENTAÇÃO INSTRUTOR Osmar Guimarães de Lima Contador Mestre em Administração – IBMEC/RJ Pós-Graduado em Contabilidade.
DOCUMENTOS MÉDICO-LEGAIS
“E não haverá consolo maior à alma de um juiz do que tanger o processo com inteligência e sabedoria, para, de suas mãos deslumbradas, ver florir a obra.
PERÍCIA CONTÁBIL.
Diligências.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 6 - Registro de Óbito Aula 1 – Competência, prazos e declarantes do óbito.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
ESTRUTURA DO LAUDO PERICIAL (TP 01)
Responsabilidade, ética e zelo
CORREIÇÃO PARCIAL Regimento Interno do TJGO Art
PLANEJAMENTO.
Saneamento do Processo
MEDICINA LEGAL.
Verificação e Habilitação de Créditos © 2008 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE.
ASPECTO SUBJETIVO DO PROCESSO: AUXILIARES JUDICIAIS.
AUTO DE INFRAÇÃO E IMPOSIÇÃO DE MULTA - AIIM CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS CÉSAR EDUARDO TEMER ZALAF.
CONCEITO – SÃO QUESTÕES QUE ACONTECEM NO CURSO DO PROCESSO E QUE DEVEM SER RESOLVIDAS PELO JUIZ ANTES DE DECIDIR O MÉRITO. DIVIDEM-SE EM: EXCEÇÕES; INCOMPATIBILIDADES.
Documentos Médico-Legais
Campanha Prevenção ao Consumo de Álcool na Infância e na Adolescência e Campanha Ambientes Saudáveis e Livres do Tabaco Procedimentos administrativos.
Transcrição da apresentação:

Legislação sobre Perícias - Processo Civil

Perito nomeado ou louvado Também conhecido como perito (ad-hoc) = é todo expert em determinado assunto, que não o sendo de ofício, é nomeado por uma autoridade, para atuar em determinado caso.

Perito oficial É todo expert em determinado assunto, que realiza perícias em função do ofício. Tal é a situação dos médicos dos Serviços Médico-Legais.

Quando a perícia é necessária? ... Art. 145: Quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico, o juiz será assistido por perito, segundo o disposto no art. 421. C.P.C.

Quem pode ser perito no foro cível? ... Art. 145: Par. 1o. = Os peritos serão escolhidos entre os profissionais de nível universitário, devidamente inscritos no órgão de classe competente, respeitado o disposto no Capítulo VI, Seção VII, deste Código. C.P.C.

É necessário ser especialista na questão a ser periciada? ... Art. 145: Par. 2o. = Os peritos comprovarão sua especialidade na matéria sobre que deverão opinar, mediante certidão do órgão profissional em que estiverem inscritos. C.P.C.

O que ocorre quando não se dispõe de perito especialista? ... Art. 145: Par. 3o. = Nas localidades onde não houver profissionais qualificados que preencham os requisitos dos parágrafos anteriores, a indicação dos peritos será de livre escolha do juiz. C.P.C.

A aceitação do cargo, pelo perito nomeado, é obrigatória? ... Art. 146: Par. único = A escusa (motivo legítimo)será apresentada dentro de 5 (cinco) dias, contados da intimação ou do impedimento superveniente, sob pena de se reputar renunciado o direito a alegá-la (art.423). C.P.C.

Quem paga o perito do juízo e os assistentes técnicos? ... Art. 33: Cada parte pagará a remuneração do assistente técnico que houver indicado; a do perito será paga pela parte que houver requerido o exame, ou pelo autor, quando requerido por ambas as partes, ou determinado de ofício pelo juiz. C.P.C.

O perito do juízo está sujeito à suspeição ou impedimento? ... Art. 138: Aplicam-se também os motivos de impedimento e de suspeição: ... III - ao perito; C.P.C.

Os assistentes técnicos estão sujeitos à suspeição? ... Art. 422: Os assistentes técnicos são de confiança da parte, não sujeitos a impedimento ou suspeição. C.P.C.

O juiz pode indeferir uma perícia solicitada pelas partes? ... Art. 420: Par. único = O juiz indeferirá a perícia quando: I - a prova do fato não depender do conhecimento especial do técnico; II - for desnecessária em vista de outras provas produzidas; III - a verificação for impraticável. C.P.C.

Quais as implicações do não cumprimento dos prazos legais, por parte do perito? ... Par. único = No caso previsto no Inciso II, o juiz comunicará a ocorrência à corporação profissional respectiva, podendo, ainda, impor multa ao perito, fixada tendo em vista o valor da causa e o possível prejuízo decorrente do atraso no processo. C.P.C.

O juiz decidirá sempre em função do laudo pericial? Art. 436: ... O juiz não está adstrito ao laudo pericial, podendo formar a sua convicção com outros elementos ou fatos provados nos autos. C.P.C.

O juiz pode determinar nova perícia? Art. 437: ... O juiz poderá determinar, de ofício ou a requerimento da parte, a realização de nova perícia, quando a matéria não lhe parecer suficientemente esclarecida. C.P.C.

Quais os objetivos da segunda perícia? Art. 438: ... A segunda perícia tem por objetivo os mesmos fatos sobre que recaiu a primeira e destina-se a corrigir eventual omissão ou inexatidão dos resultados a que esta conduziu. C.P.C.

A segunda perícia torna nula a anterior? Art. 439: ... Par. único = A segunda perícia não substitui a primeira, cabendo ao juiz apreciar livremente o valor de uma e outra. C.P.C.

As partes envolvidas podem formular quesitos? ... Art. 421: Par. 1o. = Incumbe às partes, dentro de 5 (cinco) dias, contados da intimação do despacho de nomeação do perito: I - indicar o assistente técnico; II - apresentar quesitos. C.P.C.

As partes podem formular quesitos suplementares? ... Art. 425: Poderão as partes apresentar, durante a diligência, quesitos suplementares. Da juntada dos quesitos aos autos dará o escrivão ciência à parte contrária. C.P.C.

Quais são os meios disponíveis ao perito e aos assistentes técnicos? ... Art. 429: Para o desempenho de sua função, podem o perito e os assistentes técnicos utilizar-se de todos os meios necessários, ouvindo testemunhas, obtendo informações, solicitando documentos que estejam em poder de parte ou em repartições públicas, bem como instruir o laudo com plantas, desenhos, fotografias e outras quaisquer peças. C.P.C.

Falsa perícia É a afirmação contra a verdade, a negação da verdade, e o silêncio sobre a verdade.

Consequências de uma falsa perícia Art. 342: ... Fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade, como testemunha, perito, tradutor ou intérprete em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juízo arbitral: PENA - RECLUSÃO, DE 1(um) A 3(três) ANOS, E MULTA. C.P.P.

Importância da perícia - 1 “Uma Justiça é tanto mais pronta e precisa, quanto mais os magistrados se servem das provas objetivas reunidas pelos seus peritos assessores.” ALCÂNTARA MACHADO

Importância da perícia - 2 “A sociedade atual, progressista e exigente, está a reclamar uma Justiça modernizada pela tecnologia e pelas ciências naturais, desvencilhada da supervalorização das provas subjetivas.” ALCÂNTARA MACHADO