Apresentação da escala

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Transcrição da apresentação:

Apresentação da escala Universidade de trás-os-montes e alto douro Escola de ciências humanas e sociais Departamento de educação e psicologia 1º ciclo de estudos Psicologia WPPSI-R Apresentação da escala UC: Psicometria Docente: Sónia Costa Discentes: Ana Luísa Rodrigues, nº38829; Manuela Gonçalves, nº35255; Marlene Assunção, nº39341 Vila Real, 7 de Novembro de 2012

WPPSI-R Racional da escala Natureza da inteligência Algumas abordagens Aptidão versus desempenho Elaboração da WPPSI-R Organização da escala Diagnóstico de doença mental na criança em idade pré-escolar Diagnóstico de sobredotação na criança em idade pré-escolar Qualificação dos utilizadores

WPPSI-R A natureza das modificações introduzidas relativamente da WPSSI-R da versão original A versão original é americana, contudo em 1967 tornou-se necessário proceder a alterações, acrescentando algum material para corresponder à extensão de idades. Para adaptação da WPSSI-R à população portuguesa ocorreu em diversas etapas adequado à especificidade linguística e cultural das crianças portuguesas. Só em 2000 terminou a fase de adaptação concluída por licenciados em psicologia agrupados em 3 equipas de coordenação regional (norte, centro, e sul que engloba as ilhas)

WPPSI-R Procedimento geral recolha de dados A recolha de dados teve lugar nas instalações dos jardins de infância e escolas que colaboraram neste estudo. Para a aplicação dos vários instrumentos e provas e para a validação destes foi procedida de pedidos de autorização às direções Regionais de Educação da respetiva zona, explicitando os objetivos da investigação e fazendo uma breve descrição do conteúdo de avaliação em que foram deferidos. A colaboração dos pais foi uma das bases para o êxito desta investigação. Para esta amostra foram considerados 7 grupos etários.

WPPSI-R Critérios de Cotação AWPPSI-R, versão portuguesa, foi concebida para ser realizada com crianças dos 3 anos aos 6 anos e 6 meses de idades. Os examinadores devem estar bem familiarizados com todos os procedimentos e cotação para seguir as instruções do Manual, apresentar as tarefas, observar a criança, registar e cotar provisoriamente as suas respostas, sem agitação, nem pausas que possam atrapalhar a concentração da criança. Pode ser administrada numa escola, gabinete, consultório ou numa qualquer área calma e livre de distrações externas. O examinador deve sentar-se de preferência em frente da criança e poder observar o seu comportamento.

WPPSI-R Critérios de Cotação O comportamento e a atitude do examinador para com a criança são muito importantes tais como as condições materiais. Deve-se apresentar o teste à criança só quando ela estiver á vontade. Cada um dos subtestes que compõem a WPSSI-R a distribuição dos resultados brutos em cada nível de idade foi convertida numa escala de 10 e desvio padrão de 3. As distribuições dos QIs de Realização, Verbal e da Escala Completa apresentam a média igual a 100 e desvio padrão de 15.

WPPSI-R Sub-testes Realização Verbal Composição de objetos Informação Figuras geométricas Compreenssão Quadrados Aritmética Labirintos Vocabulário Completamento de gravuras Semelhanças Tabuleiro dos animais* Frases memorizadas* *opcionais

WPPSI-R Propriedades estatísticas Fidelidade: min= .51; max=.97 Erro padrão da medida e IC’S: min=0,87; max=4,94 Acordo interavaliadores: min= 97; max= 99 Estabilidade teste-reteste: min=.71; max=.93 Diferença entre QIV e QIR; diferença entre resultados padronizados

WPPSI-R Propriedades estatísticas Validade: Estudos comparativos WPPSI-R ⇨ WISC III: QIR=.75; QIV=.82; QIEC=.87 WPPSI-R ⇨ MPCR: R=.58; V=.48; EC=.60 WPPSI-R ⇨ EDG: QIR=. 55; QIV=.76; QIEC=.77 Fator I Fator II Informação .69 .30 Labirintos .14 .61

WPPSI-R Propriedades estatísticas (cont.) WPPSI-R ⇨ Apreciação das educadoras (5 anos)- R= .41; V=.35; EC=.44 (6 anos)- R=.54; V=.73; EC=.70 Estudos com grupos especiais Dificuldades escolares (leitura, escrita / cálculo) Risco ambiental Inteligência superior Candidatos a antecipação escolar Referência Bibliográfica: Wescheler, D. (2003). Escala de Inteligência de Weschler para a idade pré-escolar. Edição Revista. Cegoc-Tea, Lisboa.