Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Que trata de alunos com altas habilidades/superdotação
Advertisements

Registro de Estudo de Caso.
A escola e a prevenção ao uso de drogas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
DANÇA NA ESCOLA E.E.B. HÉLIO WASUM SUL BRASIL – SC. PROF. ARI.
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
numa perspectiva inclusiva
VIII Congresso Brasileiro V Congresso Latino Americano
um desafio contemporâneo
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
MODELO SOCIAL...desvantagem ou restrição de atividade provocada pela organização social contemporânea, que pouco ou nada considera aqueles que possuem.
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
O uso da internet nas escolas
O QUE NOSSO ALUNO TEM FEITO NAS QUATRO HORAS QUE PASSA NA ESCOLA?
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Cinco Características dos Bem-Sucedidos
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
Simone Braz Ferreira Gontijo
INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente.
O pensamento principal de quem escolhe a Educação como Profissão...
CONSELHO DE CLASSE CADEP
FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Silvana Beatriz Bueno
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Curso Especial de Formação de Educadores do CEP. SEJAM BEM - VINDOS!!! Jul /2007.
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
Dominando as práticas pedagógicas
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais
Introdução Introdução Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos ReferênciasTarefaProcessoRecursosAvaliaçãoConclusãoCréditos Referências.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Portadores de Necessidades Especiais e as Tecnologias
Sonia T. Felipe em seu estudo “O sacrifício do Outro”
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais Pedagogia: Habilitação em Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Ketiuce Ferreira Silva Professoras:
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Curso de Licenciatura em Pedagogia Projeto Interdisciplinar –
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn
GÊNEROS TEXTUAIS: MANIFESTO, ARTIGO DE OPINIÃO E NOTÍCIA
Educação Especial Aula 7
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Ilan Chamovitz - 3 REPRESENTAÇÕES DO UNIVERSO ESCOLAR: ESTRATÉGICA, DE PROCESSO E SISTÊMICA Ilan Chamovitz Universidade Federal do Rio de.
Política Educacional Brasileira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL O Professor de Educação Infantil versus os alunos especiais.
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Danielle Paiva Melo Profª.: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Deficiência Mental Leve
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Rua Silva Ortiz, 62 – Floresta - BH/MG – Cep (31)
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Resultados e Discussão
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Inclusão escolar: Uma utopia? Ou uma possibilidade? Cleber Silva da Cunha

Objetivo: Através de dados e imagens propiciar uma reflexão sobre os meios de como a inclusão vem sendo feita no Brasil.

Introdução: A inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular vem sendo muito discutida entre profissionais da educação e áreas afins e está sendo amplamente divulgada pela mídia, no Brasil.

Cabe lembrar que tratar de educação inclusiva é uma tarefa complexa, pois a população de alunos com necessidades especiais tem como principal característica o fato de não formarem um grupo homogêneo no que diz respeito as suas carências quanto a educação, cuidados, comportamentos, etc...

Atualmente: Existem muita propaganda de que as escolas estão de portas abertas, porém sem deixar claro se o projeto político pedagógico educacional tem possibilitado a manutenção com qualidade destes alunos no ensino regular.

Aí vão surgindo questionamentos: Qual é o preparo dos profissionais da educação para receber e atender tais alunos? Os alunos com necessidades especiais estão se beneficiando efetivamente da educação inclusiva? Incluir é apenas permitir a entrada?

Questões como estas estão sendo amplamente discutidas por pesquisadores da educação e áreas afins na tentativa de obterem um maior conhecimento deste assunto.

Mas muitas pesquisas já apontam, na maioria dos casos, a falta de preparo do professor e a falta de infra-estrutura das escolas.

Mas em contrapartida, quando existe dedicação de todos indivíduos, há casos que dão certo.

Grupo solidário: Junior está na 1ª série da Escola Viva, em Cotia (SP) Grupo solidário: Junior está na 1ª série da Escola Viva, em Cotia (SP). A paralisia cerebral e a cadeira de rodas não impedem que ele esteja com amigos, em uma turma regular

Se nada for feito para mudar esta situação, se os projetos inclusivos continuarem sendo implantados sem levar em consideração a sua complexidade, a inclusão escolar não passará de uma ilusão (utopia), ou seja, não sairá do plano imaginário.

Deve se ter claro que um projeto desta natureza requer muito investimento e comprometimento dos órgãos governamentais e de toda a sociedade...

na busca de uma sociedade que saiba lidar com suas diferenças sociais

Bibliografia http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/eficientes/info/artigos_210904.htm http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/165_set03/html/repcapa http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/ede/ede0.htm http://www.adfego.com.br/cartilha_de_inclusao.htm

FIM