Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Ciclos de Escolarização
Advertisements

A criança e a cultura lúdica
INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:
Teorias do Desenvolvimento
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
O Início da Comunicação
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
AULA SIMULADA LDP.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
CP - Capital psicológico
Como a Criança Pequena se Desenvolve
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Piaget e a Linguagem e o Pensamento das Crianças
Jogos em grupo na Educação Infantil
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Percepção do Espaço Pela Criança
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PEAD Ludicidade e Educação
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
PSICANÁLISE.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS
O trabalho de Jean Piaget
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
TEORIAS EMERGENTES Teoria Bioecológica Teorias Múltiplas
SILVANA BERBEL FERNANDES
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Conceitualização (Conceituação) Cognitiva
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Um currículo do Brincar
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
PRIMEIRA SEMANA Identificar e reconhecer conceitos básicos da Psicologia do Desenvolvimento. Espera-se que você seja capaz de diferenciar o pensamento.
Pedagogia – Modalidade EAD
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
SITUAÇÕES.
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Desenvolvimento Cognitivo e Social na Segunda Infância
4 Fases na formação de novos educadores.
Os sete erros mais comuns na educação das crianças Serviço de Psicologia e Orientação Fonte:
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
CURSO DE ACONSELHAMENTO PIB SJCAMPOS
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
INTERPRETAÇÃO H.T.P. casa – árvore - pessoa
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira Psicologia do Jogo Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira Introdução

Todos nós sabemos que a brincadeira infantil é divertida e excitante! Os sorrisos e gargalhadas que acompanham um episódio de brincadeira atestam o fato que este é um acontecimento divertido.

E existem diferentes opiniões para esta questão. Menos óbvia é a idéia de que a brincadeira é uma forma de desenvolvimento infantil. E existem diferentes opiniões para esta questão. Para muitos teóricos da Psicologia, a brincadeira é uma forma de contribuição para o desenvolvimento, não deixando por isso de ser prazerosa e divertida.

Existem dois grupos de teorias sobre o brincar: As teorias clássicas – originárias do século XIX As teorias modernas – desenvolvidas depois de 1920 e entre as quais estão as teorias psicológicas

Teorias clássicas da brincadeira AUTOR FUNÇÃO DA BRINCADEIRA Energia extra Schiller & Spencer Eliminar energia Recreação Lazarus Regenerar energia gasta no trabalho Recapitulação Hall Eliminar instintos Prática Gross Aperfeiçoar habilidade para a vida adulta

As teorias clássicas deixaram marcas importantes que influenciam até hoje o que se pensa sobre a brincadeira Algumas delas têm um forte apelo e são atualmente aceitas pelo senso comum

Mas como as teorias psicológicas trabalham estas idéias sobre o brincar? Que contribuições a psicologia deu ao estudo da brincadeira e à forma como esta é tratada? O quadro a seguir mostra as principais teorias psicológicas sobre o brincar e sua idéia-chave.

As teorias modernas da brincadeira PAPEL DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL Psicanalítica Lidar com experiências traumáticas; lidar com frustrações Cognitiva / Piaget Praticar e consolidar habilidades e conceitos Vygotsky Promover o pensamento abstrato; gerar zona de desenvolvimento proximal; auto-regulação Bruner / Sutton-Smith Gerar flexibilidade no comportamento e no pensamento; imaginação e narração Singer Modular a taxa de estimulação interna e externa Bateson Promover uma habilidade de compreensão de múltiplos níveis de significado

Na nossa interdisciplina, vamos explorar as três principais teorias psicológicas que abordaram a brincadeira infantil: Psicanálise Piaget Vygotsky

Teoria Psicanalítica Fundada por Freud, é uma teoria de personalidade de caráter clínico, ou seja, estuda o ser humano preocupando-se com suas patologias e formas de cura. Acredita que a brincadeira desempenha uma função importante no desenvolvimento emocional das crianças. Freud acreditava que a brincadeira permite que a crianças trabalhe sentimentos negativos associados a eventos traumáticos.

Por exemplo, uma criança brincando de faz-de-conta consegue suspender temporariamente algumas regras da vida real e repensar o episódio que aconteceu com ela. Brincando de boneca, a crianças consegue elaborar situações da sua vida real ao se colocar no lugar da mãe, pai, médico etc. Para a psicanálise, repetindo uma história ruim num faz-de-conta, a criança consegue lentamente assimilar emoções negativas que foram de fato vivenciadas.

Teoria de Piaget O psicólogo suíço Jean Piaget (1962) propôs uma teoria detalhada sobre o desenvolvimento intelectual das crianças. Segundo Piaget, as crianças crescem passando por uma série de estágios cognitivos durante os quais o seu processo de pensamento se torna gradativamente mais complexo. As crianças engajam-se em brincadeiras de acordo com seu estágio de desenvolvimento cognitivo (o que veremos a seguir).

Para a teoria de Piaget, a brincadeira não só reflete o nível de desenvolvimento cognitivo da criança, mas ela também estimula o desenvolvimento. No entanto, este estímulo se da na medida em que a criança exercita habilidades recentemente adquiridas, o que seria perdido se não fosse consolidada.

Teoria de Vygotsky Vygotsky (1976) foi um psicólogo russo que acreditava que a brincadeira tem um papel direto no desenvolvimento cognitivo. Para Vygotsky, é a partir da brincadeira que as crianças desenvolvem o pensamento abstrato. Ou seja, quando elas conseguem pensar no significado das coisas sem ver tal coisa em si. Por exemplo, a criança começa a fazer um representação do que é um carro sem precisar ver um carro real na sua frente.

O ponto de vista de Vygotsky sobre a brincadeira é holístico O ponto de vista de Vygotsky sobre a brincadeira é holístico. Ele acreditava na importância da brincadeira para o desenvolvimento social e emocional tanto quanto cognitivo. Além disso, Vygotsky via na brincadeira uma forma de a criança entrar em contato com conteúdos e desafios além da sua capacidade atual, o que também estimula o seu desenvolvimento. Vygotsky via a brincadeira como uma lente que revela potenciais futuras habilidades antes que estas se tornem atuais em outras situações, como na escola.

Volte para a nossa página e siga a ordem proposta!!! Agora que você já conhece as principais teorias sobre a brincadeira, vamos aprofundar? Volte para a nossa página e siga a ordem proposta!!! Divirta-se!!!!!!