ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Letramento: um tema em três gêneros
Professora Rute GuerraOs Ensolarados Escola EB 2,3 de Moura Moura, Beja 3+19º Ano, Área de Projecto.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
Como transformar informações em conhecimento
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
Educação no contexto do Trabalho
Rotina na Alfabetização:
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
RECURSOS DIDÁTICOS.
Quando falamos em aprender...
Planejamento - Professor
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Mitos de criação – textos orais
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Comunicação e Interação
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
LEITURA DE IMAGENS.
REGISTROS.
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Referencias Curriculares Nacionais
A forma Tudo que observamos tem uma FORMA: uma mesa, uma cadeira, um barco, etc. São formas diferentes umas das outras. Há FORMAS NATURAIS criadas pela.
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
Introdução ao Projeto de Arquitetura
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
ÂNGULOS Professora autora: Maria Helena Augusto Colégio Humboldt
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Metodologia do Ensino de Arte
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Portfólio de Formação Professor Tutor: Cleber Lima “ Através do portfólio me desconstruo e reconstruo.
As TIC no processo de educação-formação de Matemática A visibilidade das TIC na formação geral e específica Qualquer tecla para continuar.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
Reafirmando Compromissos Ações Saresp 2014
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Metodologia do Ensino da Arte
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
O COLORIDO DAS ARTES.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Mapa da Escola Seqüência didática:.
Desenhar espaços. Linhas orientadoras Na fase inicial de um desenho recorre-se habitualmente a linhas orientadoras, ou seja para tactear a posição das.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO ENSINO DE ARTE – 2016
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO FIGURA E FUNDO Em todos os estilos artísticos, a forma depende da habilidade e da perceção do artista, mas.
Termo de Terminalidade
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR Disciplina: Arte Série/Ano: 5º série / 6º ano - Volume/Bimestre: 1º Situação de Aprendizagem SEQUÊNCIA DIDÁTICA: TEMA- TRIDIMENSIONALIDADE COMO ELEMENTO ESTÉTICO. ARTES VISUAIS: Recursos audiovisuais sugeridos no caderno 1-Apreciação, observação e conversas sobre as imagens do caderno com objetivo de conceituar a tridimensionalidade e relação desta com o  espaço  nas artes visuais. 2-Observação de imagens do próprio caderno e CD enviado pela SEE. Adaptação: Observar imagens do próprio caderno, e as imagens e/ou materiais sugeridos pelo professor como facilitadores do entendimento da criança.  3-Após a apreciação das imagens realizar uma ação expressiva para criar um objeto bi e tridimensional no papel, na argila, com o próprio corpo, ou outro recurso. Após a própria criação e observação de imagens de artistas, consolidar o conceito de tri e bidimensionalidade por meio de desenho, colagem, e respondendo as questões propostas no caderno do aluno, de forma oral , escrita ou representativa.   4-Avaliar a ação expressiva da ação de criação da criança, utilizando-se da forma de registro orientada pelos gestores da escola.(ex: caderno de registro, fichas de registros, conforme legislação ou outras....)

PLANEJAMENTO Situação de Aprendizagem- Sequência didática adaptada O QUE É BIDIMENSIONAL? Bidimensional: professor mostra figuras bidimensional, devendo ser com figuras recortadas ou outro material palpável. As duas dimensões são comprimento e largura, uma superfície plana, sobre a qual podem ser dispostas marcas visíveis planas, que não tem profundidade. (fazer a atividade de forma palpável com o aluno)

O QUE É TRIDIMENSIONAL? Explanação do professor: Onde vivemos, de fato é em um mundo tridimensional. O que vemos à nossa frente não é uma imagem plana, (mostrar a mesa, cadeira, estojo, etc.) Qualquer objeto pequeno, leve e próximo pode ser pego e girado em nossas mãos. Cada movimento do objeto mostra um formato diferente porque a relação do objeto e nossos olhos foram modificados. É na mente humana que o mundo tridimensional ganha o seu significado.(ex. mostrar objeto da figura plana e a com volume).

APRECIAÇÃO Apreciação: o profº mostra as imagens do caderno, esclarecendo a tridimensionalidade da imagem. Ex: O profº mostra as imagens selecionadas por ele como facilitador para a aprendizagem (palpável), e as imagens do caderno do aluno, e pede para o aluno oralizar o que viu. Observe que: O registro desta atividade já é uma avaliação, que deve constar no registro do progresso do aluno.

APRECIAÇÃO Momento de criação O Professor deve: a)  disponibilizar os Materiais a ser utilizados. As crianças deverão fazer a apreciação estética das esculturas, e o professor observar : -A ação Expressiva: a partir do conhecimento adquirido e da apreciação estética, ele deverá esboçar ideias, selecionar materiais, e partir para a criação, sempre sobre o olhar avaliativo do professor, de maneira contínua e permanente

Ação Expressiva: Momento de criação

ESCULTURA - DO BIDIMENSIONAL AO TRIDIMENSIONAL

AVALIAÇÃO Habilidades construídas no decorrer da aula: -conseguiu com ou sem apoio? -quais recursos foram utilizados? -foram feitas intervenções? Como? Quais?