FACULDADE MOGIANA DO ESTADO DE SÃO PAULO CURSO DE DIREITO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Advertisements

A evolução do Conhecimento
Níveis de conhecimento
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTIFICO
CONHECIMENTO Conceito e Tipos Conceito:
Metodologia Científica
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E PESQUISA
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Conhecimento Prof.º Adriano Paiva.
FORMAS DE CONHECIMENTO João Paulo Magna Júnior
Ciência e Conhecimento científico
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
P ROJETO INTEGRADOR 1 Prof. Doutorando Alan Rodrigo Antunes.
Metodologia do trabalho científico
CIÊNCIA, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E FONTES DO CONHECIMENTO JURÍDICO
Comparação Entre os Tipos de Conhecimento
6º ANO - INICIAÇÃO CIENTÍFICA Profª.: Daniela Benaion
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Introdução à Prática da Pesquisa I
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim A Ciência como construção humana- aula 2.
Plano de Aula Conhecimento O que é? Como adquirir Características
Conhecimento.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Jan/2014
METODOLOGIA CIENTÍFICA
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Trabalho de conclusão de curso
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Ciência – Alguns conceitos básicos
Profª. Taís Linassi Ruwer
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A Psicologia ou as Psicologias
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
O conhecimento científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Tipos de Conhecimento Humano
Conteúdo, Metodologia e Prática de Ciências e Educação Ambiental
DIFERENTES MODOS DE CONHECER
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª. Msc. Silmere Alves Santos de Souza
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
Estes dois tipos de conhecimento diferem fundamentalmente em questões da origem, atitude, motivações, valor e linguagem. Senso comum (conhec. Vulgar)
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
ESPECIALIZAÇÃO: DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA OFICINA DE CRIATIVIDADE IV PÓS 4/10/2012.
Introdução ao Trabalho Científico
Metodologia de Pesquisa para Projetos
O que é Ciência.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Priscilla Indianara Di Paula Pinto. CIÊNCIA CIÊNCIA: Resultado de descobertas ocasionais (inicialmente) e de pesquisas metódicas (posteriormente); Na.
Conhecimento: da definição aos tipos
Plano de Aula Conhecimento O que é? Como adquirir Características
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
Concepções e Formas de Conhecimento
Surgimento do pensamento filosófico
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Goldenberg, M. Introdução. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 5 ed. Rio de Janeiro: Record, p Aula.
Tipos de conhecimento e método científico
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
O que é conhecimento?.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
O conhecimento. O que é conhecimento? Na antiguidade grega, os filósofos enunciavam a respeito do conhecimento: Que ele consistia na identidade ou semelhança.
Transcrição da apresentação:

FACULDADE MOGIANA DO ESTADO DE SÃO PAULO CURSO DE DIREITO Prof.Esp: Zenir Bom

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Jurídica Ementa: Metodologia da Pesquisa Jurídica Conteúdo Programático: Noção de Conhecimento e Pesquisa Jurídica PRESSUPOSTOS BÁSICOS - Senso Comum; - Ciência; e - Conhecimento. TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento Filosófico; Conhecimento Teológico ou Metafísico; Conhecimento Empírico;e Conhecimento Cientifico. 3. CONCLUSÃO

O que move o mundo? VIDEOS

De um universo a outro Objetivo desta Aula: Desenvolver a noção de método e pesquisa científica, adaptada ao nível dos universitários que ingressam em cursos superiores.

NIVEL DE ESTUDO A passagem de um para outro nível de estudos implica adaptação às novas exigências no processo ensino-aprendizagem. As preleções e a execução de tarefas sob os olhares do professor, gradativamente, cedem lugar ao estudo individual e à pesquisa. A iniciativa e a busca pessoal assumem o lugar de receptividade e da dependência anteriores.

Pressupostos Básicos Senso Comum: Conhecimento espontâneo, intuitivo, de tentativas. Fundamental, pois cria uma memória. É um conhecimento que além de produzir suas próprias teorias, também acaba por apropriar-se, de modo singular, de conhecimentos produzidos pela ciência como forma de simplificá-la para o uso no dia-a-dia.

PRESSUPOSTOS BÁSICOS SENSO COMUM: A necessidade de acumularmos esse tipo de conhecimento espontâneo parece-nos obvia: Imagine termos de descobrir diariamente que as coisas tendem a cair, graças ao efeito da gravidade; termos de descobrir diariamente que algo atirado pela janela vai cair e não subir; que um automóvel em velocidade vai se aproximar rapidamente de nos; e que, para fazer um aparelho eletrodoméstico funcionar, precisamos de eletricidade.

PRESSUPOSTOS BÁSICOS CIÊNCIA: Atividade reflexiva para compreender, elucidar e alterar o cotidiano, a partir de seu estudo sistemático. Para se fazer ciência, deve-se estar baseado na realidade cotidiana para pensar sobre ela. É conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (que é seu objeto de estudo) e expressa estes conhecimentos por meio de linguagem precisa e rigorosa. Os conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada para que se verifique sua validade.

PRESSUPOSTOS BÁSICOS Ciência: Quando fazemos ciência, baseamo-nos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela. Afastamo-nos dela para refletir e conhecer além de suas aparências. O cotidiano e o conhecimento científico que temos da realidade aproximam-se e se afastam. Aproximam-se porque a ciência se refere ao real; Afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor, ou seja, a ciência afasta-se da realidade, transformando-a em objeto de investigação — o que permite a construção do conhecimento cientifico sobre o real.

PRESSUPOSTOS BÁSICOS O QUE DIFERENCIA A ATITUDE CIENTÍFICA DA ATITUDE COSTUMEIRA OU SENSO COMUM? Antes de mais nada, a ciência desconfia da veracidade de nossa certeza, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade. Ali onde vemos coisas, fatos e acontecimentos, a atitude científica vê problemas e obstáculos, aparências que precisam ser explicadas e em certos casos afastadas.

PRESSUPOSTOS BÁSICOS Mas o senso comum e a ciência não são as únicas formas de conhecimento que o homem apresenta para descobrir e interpretar a realidade.

CONHECIMENTO Apreensão intelectual do objeto; Estabelece-se uma relação entre o sujeito que conhece e o objeto cognoscente; É uma adequação do sujeito com o objeto: o sujeito tem seus meios de conhecimento e o objeto revela-se a ele conforme tais meios.

TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento Filosófico Nasce no Séc. VI AC É a reflexão sobre o real: interroga-o e o problematiza. A tarefa fundamental da filosofia é fazer perguntas e não dar respostas. É o esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da própria razão humana. Seu objeto de análise são idéias, relações conceituais, exigências lógicas que não são redutíveis a realidades materiais.

TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento Teológico ou Metafísico Apóia-se em doutrinas que contém proposições sagradas, por terem sido reveladas pelo sobrenatural, por este motivo tais verdades são consideradas infalíveis e indiscutíveis; É um conhecimento sistemático do mundo (sua origem, significado, finalidade e destino) como obra de um criador divino. Suas evidências não são verificadas: está implícita uma atitude de fé perante o conhecimento revelado

TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento Empírico É o modo comum, corrente, espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos. É superficial, conforma-se com a aparência; É sensitivo, ou seja, refere-se a vivências, estados de ânimo e emoções da vida diária; É Subjetivo, pois o próprio sujeito organiza suas experiências e conhecimentos; e É Acrítico.

TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento Científico Fruto de uma observação sistemática e metódica, vai além fenômeno percebido pela experiência sensível. É demonstrado através de argumentações ou comprovações laboratoriais; Atividade científica: em seu sentido geral de busca do saber, de identificação e explicação de causas dos fenômenos, antes de afirmar, em primeiro lugar duvida, discute, postula, submete à prova, testa, analisa, enfim, pesquisa.

CONCLUSÃO