Operações / Campo.

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Transcrição da apresentação:

Operações / Campo

Pesquisa Quantitativa Tipos de Levantamentos Dados Secundários Dados Primários Primeiro contato com o problema, conhecer o objetivo e levantar hipóteses a serem confirmadas Descreve as situações de mercado, indicando respostas aos questionamentos do tema/assunto estudado, através de levantamento de dados inéditos “Desk Research” Pesquisa Qualitativa Pesquisa Quantitativa

Pesquisa Qualitativa Principais características levanta / detecta e aprofunda os conteúdos dos temas abordados ; compreensão em profundidade das relações com o tema estudado, através da análise qualitativa (SUBJETIVA); não tem representatividade amostral Resultado identificam tendências aprofundamento das informações verbalização do público alvo Coletas entrevistas em profundidade discussões em grupo

Observar e manter o “foco” Não pode ser analisado estatisticamente Pesquisa Qualitativa Principal Técnica Discussão em Grupo Roteiro Mediador Organizar a discussão Observar e manter o “foco” Não pode ser analisado estatisticamente

Roteiro Criatividade para atender aos objetivos Traz à tona os conteúdos pertinentes ao objeto/tema investigado Não-estruturado ou Parcialmente estruturado Sentido exploratório, abordagem em profundidade Segmentação por comportamento, atitudes, consumo, etc.

Pesquisa Quantitativa Principais características: quantifica o tema / objetivo pesquisado representa o universo através da amostra resultados podem ser projetados para a população Resultado: análise quantitativa apresenta totais/nos absolutos, médias e percentuais dos resultados obtidos Coletas individuais; e familiares/domiciliares, através de entrevistas: - pessoais , - por telefone, - por correspondência, - internet, etc.

Obter maior quantidade de informações com o mínimo de questões Entrevista pessoal . Técnica Questionário Entrevistador Claro/Objetivo Treinado Obter maior quantidade de informações com o mínimo de questões

Levantamento Telefônico Baseado em lista telefônica, “mailing”, ou qualquer outro tipo de listagem representativa ao universo pesquisado. Recusas Pequeno número de perguntas Dificuldade de coletar dados pessoais Universo limitado à posse de telefone

Correspondência / Internet Método mais barato / custo mínimo Aplicação de questionário compacto/curto Baixo retorno (cerca de 10%) Incentivo Limitação

Instrumentos de Coleta

Instrumentos de Coleta roteiro questionário perguntas abertas Qualitativa questionário: - estruturado - semi-estruturado Quantitativa

Questionário Completo conter perguntas sobre as informações a serem obtidas e com objetivo definido Concreto claro e objetivo Discreto não constranger o entrevistado Secreto compromisso com a confidencialidade não identificar o entrevistado

Questionário Seqüência estruturada de perguntas coletar informações exatas organizar e sistematizar a coleta padronizar facilitar a crítica e ao processamento dos dados

Tipos de Perguntas

Tipos de Perguntas Filtro: pergunta eliminatória -> seleciona o universo a ser pesquisado e organiza os entrevistados segundo características impostas pelo estudo. Ex: Ontem, segunda-feira, o(a) sr(a) ouviu rádio? ( )Sim - PROSSIGA ( ) Não - ENCERRE Se sim: Qual rádio o(a) sr(a) ouviu ontem, segunda-feira? 1.    ( ) nonono ( ) papapa ( ) xuxuxux

Tipos de Perguntas Aberta: perguntas exploratórias, com maior nível de questionamento, onde o entrevistado responde com suas próprias palavras sobre o assunto investigado. Ex: P17.) Na sua opinião o que está faltando para que a empresa do Grupo IBOPE na qual você trabalha seja reconhecida como Socialmente Responsável? ______________________________________________

Tipos de Perguntas 2. Fechadas: são fornecidas alternativas pré-definidas para as respostas. Podem ser apresentadas em escalas e são utilizadas para avaliar a aceitação, intensidade, preferência, imagem, etc. Ex: P4. ) Pensando na Responsabilidade Social nas empresas, qual destas áreas você considera que precisa de maior atuação? (UMA OPÇÃO - RU) 1 ( ) saúde 2 ( ) educação 3 ( ) dependência química 4 ( ) violência 5 ( ) meio ambiente RU = resposta única RM = resposta múltipla

Pergunta Fechada – Escala Categorias sucessivas de respostas ,que qualifica o grau de importância/relevância do tema Utilizada para avaliar aceitação , qualidade, etc. Ex: Para uma empresa que escolhe atuar na área de educação, qual o grau de importância para cada uma das seguintes ações: (ENTREVISTADOR LEIA CADA UMA DAS FRASES)   Muito importante Importante Pouco importante Nada importante 1 2 3 4

Pergunta Fechada - Escala 3. Escala de Ordenação :aponta a ordem de importância para o tema estudado EX: “RANKING” P3) Desta lista, qual o principal motivo que leva as empresas a atuarem de forma socialmente responsável em primeiro lugar? E em segundo lugar? E em terceiro? 1 Auto-promoção 2 Isenções tributarias 3 Sentem-se socialmente cobradas/Modismo 4 Faz parte da missão da empresa 5 Atuar na redução das desigualdades sociais

Tipos de Perguntas 4. Dicotômicas: tem como resposta “Sim”e “Não”. Objetiva dividir os entrevistados em dois grupos. Ex: P1.) Você já ouviu ou não o termo Responsabilidade Social Empresarial?  1. ( ) Sim 2. ( ) Não

Tipos de Perguntas 5. Encadeadas: a segunda pergunta depende da resposta da primeira. Ex: Você participa em algum projeto Social fora do IBOPE? ( )Sim ( ) Não Se sim, em qual área? 1.    ( ) saúde ( ) educação ( ) violência ( ) meio ambiente ( ) inclusão social

Trabalhos de Campo

Pré-Teste Pesquisa Piloto Experimentação do questionário Formulação das perguntas Entendimento Pulos Adequação ao objetivo Ordenação das perguntas Preenchimento Complementação

O Entrevistador

Elo importante da corrente Fator determinante para o sucesso da coleta Entrevistador Elo importante da corrente Fator determinante para o sucesso da coleta Facilidade de comunicação Paciente Observador Dinâmico Detalhista Letra legível Consciencioso Educado/gentil/respeitoso Persistente Senso crítico Tato / “Jogo de cintura” Boa instrução

A entrevista Entonação de voz: ênfase nas palavras mais importantes mantendo a imparcialidade Saudação educada /gentil: o entrevistador é a imagem da Empresa Identificação do Entrevistador e da Empresa Informação clara do objetivo da pesquisa Leitura correta e pausada da pergunta conforme estiver formulada Nunca “traduzir” a pergunta: em caso de dúvida, repetí-la Não dar exemplos e muito menos opiniões pessoais Ler todas as alternativas ao entrevistado, mesmo que ele comece a responder antes de terminar a pergunta Anotar com exatidão as declarações do entrevistado. Se não entender, peça para que ele repita a resposta Resposta “Não sei” – diferenciar o desconhecimento real do desinteresse

INSTRUÇÃO DE CAMPO

Apresentação Pessoal / Objetivo Bom dia / boa tarde / boa noite....   Meu nome é .........., trabalho no (a).........(CITE O NOME DA SUA EMPRESA). Estou fazendo um trabalho voluntário para o Instituto Paulo Montenegro e Recursos Humanos sobre Responsabilidade Social Empresarial e sobre a Responsabilidade Social no IBOPE. Para ficar a vontade, você não será identificado.

Perfil do Entrevistado LOCALIDADE CÓDIGO São Paulo 1 Rio de Janeiro 2 Curitiba 3 Porto Alegre/Florianópolis 4 Belo Horizonte 5 Brasília 6 Salvador 7 Recife 8 Fortaleza 9

P1 Você já ouviu ou não o termo Responsabilidade Social Empresarial?   1 ( ) Sim 2 ( ) Não 3 ( ) Não sabe /Não Opinou ESPONTÂNEA

P2 ***CARTELA 1*** Com base nesta cartela, favor apontar as três alternativas mais importantes que descrevem a Responsabilidade Social Empresarial. 1 (X) Realizar doações financeiras/materiais para instituições 2 ( ) Realizar doações financeiras/materiais para pessoas 3 ( ) Promover participação de seus funcionários em ações voluntárias 4 (X) Atuar nas carências da sociedade em complementação as ações do governo 5 ( ) Promover ações educacionais 6 ( ) Cumprir a lei pagando seus impostos 7 ( ) Cumprir as leis trabalhistas 8 (X) Promover a contratação de funcionários portadores de deficiências 9 ( ) Promover eventos culturais 10 ( ) Incentivar a preservação do meio ambiente 11 ( ) Nenhuma ESPONTÂNEA 12 ( ) Não sabe / Não opinou ESPONTÂNEA

P3 ***CARTELA 2*** Desta lista, qual o principal motivo que leva as empresas a atuarem de forma socialmente responsável ? E em segundo lugar? E em terceiro? 1 Auto-promoção 2 Isenções tributarias 3 Sentem-se socialmente cobradas/Modismo 4 Faz parte da missão da empresa 5 Atuar na redução das desigualdades sociais 6 Agregar valor a imagem da empresa

P4 ***CARTELA 3*** Pensando na Responsabilidade Social nas empresas, qual destas áreas você considera que precisa de maior atuação? RU (UMA OPÇÃO)   1 ( ) saúde 2 (X) educação 3 ( ) dependência química 4 ( ) violência 5 ( ) meio ambiente 6 ( ) inclusão social

P5 Para uma empresa que escolhe atuar na área de educação, qual o grau de importância para cada uma das seguintes ações: (ENTREVISTADOR LEIA CADA UMA DAS FRASES)   1. Muito importante 2. Importante 3. Pouco importante 4. Nada importante 5. Não opinou / Não sabe - espontâneo (1 ) dar bolsas de estudo (3 ) incentivar o desenvolvimento pessoal dos funcionários (4 ) investir na estrutura física e equipamentos de escolas carentes ( ) investir na formação dos professores da rede pública ( ) desenvolver projetos pedagógicos para utilização em escolas públicas

P7 As empresas que fazem parte do Grupo IBOPE são mantenedoras do Instituto Paulo Montenegro, que desenvolveu e viabiliza diferentes programas sociais na área de educação.Quais programas você conhece, ainda que de ouvir falar? (ESPONTÂNEA – NÃO LEIA AS ALTERNATIVAS)   ( ) NEPSO – Faça P 8 ( ) Estação IBOPE – Faça P 10 ( ) INAF – Faça P 9 ( ) Outros­------------------------------------- Especifique - Pule p/ P 11 ( ) Não sabe / Não opinou - Pule p/ P 11 ( ) Nenhum - Pule p/ P 11

P8 (Só para quem mencionou o NEPSO na pergunta 7) Com relação ao “Programa Nossa Escola Pesquisa sua Opinião”, gostaria que você me dissesse se concorda (totalmente ou em parte) ou discorda (totalmente ou em parte) de cada uma das afirmações que vou ler.  1. Concorda totalmente 2. Concorda em parte 3. Discorda totalmente 4. Discorda em parte 5. Não opinou / Não sabe   1. (2 ) O programa é bastante conhecido internamente pelos funcionários das empresas do Grupo IBOPE ( 1 ) O programa ainda não é conhecido pelos clientes atuais ou potenciais ( 5 ) O programa é reconhecido por especialistas como sendo de excelente qualidade ( 1 ) Tenho orgulho de trabalhar numa empresa que desenvolve e aplica programas como este ( ) O Instituto Paulo Montenegro tem parceiros do mais alto nível para este programa

P13 De qual forma você participa ou colabora com a Responsabilidade Social Empresarial do IBOPE. (RM) (X ) participando como voluntário nos programas desenvolvidos pelo IPM (X ) gerando resultados com meu trabalho diário, permitindo que a empresa aplique parte deles na manutenção dos programas do IPM ( ) não participo ( ) não sabe / Não opinou ESPONTÂNEA

P17 P17.) Na sua opinião, o que está faltando para que a Empresa do Grupo IBOPE na qual você trabalha seja reconhecida como Socialmente Responsável? ______________________________________________ Anotar o que o entrevistado declarou com exatidão Explorar as razões/motivos “...ser mais empenhada/comprometer-se/atuar diretamente nas comunidades mais carentes/ realizar trabalhos em favelas...” LETRA LEGÍVEL