Métodos Massais Emilio Strack Filipe Netto Gabriela Guimarães

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
Conselho Especializado do Ramo Trabalho. FINALIDADES O Conselho Especializado do Ramo Trabalho é órgão consultivo e de assessoramento do Sindicato e Organização.
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
SEMINÁRIO.
TCC: Monografia e/ou Artigo
Como produzir um jornal escolar
Introdução aos Estudos Linguísticos
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
Vera Lúcia Regina Maria
Técnicas de Apresentação
A Estrutura de uma apresentação
PROGRAMA FELLOWSHIP SBC Bolsas para Pesquisas
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas
PORTFÓLIO DE SERVIÇOS Mediação Projetos Sociais Suporte Jurídico
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO 4500 ANO ROTÁRIO
AUDIÊNCIA PÚBLICA.
SEMINÁRIO SEMINÁRIO.
Como preparar um seminário?
Agosto de 2008 TÉCNICAS PARA TRABALHAR EM EQUIPE J. Cordeiro.
CV cronológico Apresenta, cronologicamente, a experiência profissional do candidato Estrutura-se, normalmente, da experiência mais antiga para a mais recente.
Webquest.
Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho Auditor
Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho Auditor
ARTIGO CIENTIFICO.
O Culto Jovem deverá voltar a ser um programa de ação missionária
SERVIÇOS O que é? Não há delimitação de todos os projetos que o CEJUR pode oferecer de auxílio jurídico para as Empresas Juniores de outros cursos universitários.
ATIVIDADES CIENTÍFICAS
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
A tarefa suprema da Igreja
Manual da Organização.
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
Processo de Ensino Aprendizagem II
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Ensino Dinâmico para Jovens e Adultos
Atribuições das Unidades Organizacionais
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
TCC 2º Semestre 2014.
Reuniões Alan Menegassi Cilas Pinnow Elesandro Bornhorfen
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Como Multiplicar na Escola?. Passos Grupo amarelo forte Divulgar na escola; Divulgar na escola; Convidar alunos; Convidar alunos; Formar grupo interessado;
RESUMO.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Encontro Curso Dia de campo
CAPÍTULO 6 O DIA DOS AMIGOS.
Eventos 20/04/2017 Eventos empresariais, educacionais, sociais, culturais, esportivos etc., têm sua organização e execução entregue para profissionais.
Projeto Sistema de Serviços
Dicas Para Apresentação dos Temas Com Data Show
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
O pastor é o principal responsável por este programa.
2º Encontro de Coordenação do PNAFM em 2003 Objetivos: Preparar os municípios para : Aplicar os Procedimentos de Aquisição e Contratação do Programa Utilizar.
Apresentação das Experiências do Processo de Pesquisa Grupo 2 : Cleziel, Eduardo Moura, Heraclito Questão de Investigação : “Quais são as fases/etapas/métodos/técnicas.
- ESTRUTURA SISTEMÁTICA PARA O PENSAMENTO PARALELO.
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUÍBA
BEM-VINDOS AO SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO DE LÍDERES DE TREINAMENTO 2013.
PROJETO DE PESQUISA Fundamentação e Estrutura Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira.
Seminários Seminários Introdução a atividade acadêmica Profa. Ms. Vera Lúcia Teixeira da Silva UNIPIAGET-BRASIL.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS. ESTRUTURA DO PROJETO Etapas Básicas: Resumo; Apresentação (Introdução); (O QUE FARÁ?) Justificativa; (POR QUE FARÁ?) Objetivos;
VANTAGENS DAS COMISSÕES Trabalhar melhor as idéias Todos participam Produzir decisões equilibradas Aumenta a responsabilidade dos participantes Fortalece.
Transcrição da apresentação:

Métodos Massais Emilio Strack Filipe Netto Gabriela Guimarães Henrique Scopel João Vitor Aquino Rafael Barossi Ricardo Barossi

PALESTRA O orador disserta sobre um assunto cuidadosamente elaborado e previamente determinado, perante um grupo de pessoas. Método mais comum e mais empregado.

PALESTRA Uso do método Apresentar informações de modo informal; Informar e analisar fatos; Explorar facetas limitadas de um problema; Esclarecer pontos de controvérsia; Uso de auxílios visuais.

PALESTRA 2. Participantes Orador e assistência 3. Realização Tempo determinado; Perguntas durante ou após a palestra;

PALESTRA 4. Vantagens É uma forma propícia de mostrar materiais novos e informações; Oferece a oportunidade de ouvir uma pessoa entendida no assunto 5. Limitações Os efeitos sobre os que estão ouvindo não podem ser conhecidos positivamente.

SEMINÁRIO Método planejado de aprendizagem ativa; Grupo de pessoas se reúne em sessões planejadas para estudar um tema de interesse comum, em busca de soluções ou de alternativas; Sob a direção de um coordenador;

SEMINÁRIO Uso do método Identificar problemas, explorar diferentes aspectos e apresentar informações 2. Participantes Membros convidados; Membros efetivos; Assistência; Comissão diretiva.

SEMINÁRIO Organização Elaboração de agenda prévia e cronograma; Fixação dos objetivos a alcançar; Convites e participantes para elaborar documentos básicos; Discussão com convidados sobre o teor e o conteúdo dos documentos básicos; Divulgação das atividades do seminário; Obtenção de recursos humanos, materiais e físicos; Organização de material técnico e bibliográfico de apoio aos grupos de trabalho; Impressão de documentos prévios e posteriores ao conclave; Encaminhamento das conclusões as pessoas e entidades de direito; Avaliação e prestação de contas; Relatórios, etc.

SEMINÁRIO 4. Vantagens Estimula a participação ativa; Apresenta materiais e informações novas; 5. Limitações Depende muito do interesse dos membros.

SEMINÁRIO 3. Realização Presidente da comissão diretiva faz uma saudação aos presentes; Sessões plenárias; Sessões de debate; Análise do problema discutido; Soluções encontradas; Problemas sem solução viável; Formas de operacionalizar as soluções e as pessoas ou entidades responsáveis. Plenária geral

SIMPÓSIO Reunião de especialistas ou interessados em um determinado assunto, dentro de um tema mais abrangente. Nos simpósios se fala sobre um mesmo assunto dentro das mais diversas abordagens.

SIMPÓSIO Especialistas do assunto apresentam uma série de breves palestras; Diferentes aspectos do mesmo problema; Duração de um a vários dias dependendo do assunto.

SIMPÓSIO Serve para expor os resultados de uma pesquisa; Atualizar conhecimentos; Oportunidade de mostrar um trabalho submetendo a criticas e colocá-lo em contato com os grupos de trabalho.

SIMPÓSIO 1.Uso do método Quando queremos apresentar informações básicas sobre tal assunto. Interação entre participantes não é necessária. Apresentar informações de forma direta e informal.

SIMPÓSIO 2. Participantes Coordenadores, expositores(especialista) e assistência.

SIMPÓSIO 3. Organização Caberá ao coordenador discutir com o especialista os limites de suas atribuições em cada assunto Evitando repetições e contradições. Estimando tempo para cada apresentação.

SIMPÓSIO 4. Realização Coordenador começa apresentando o assunto e a participação de cada apresentador no assunto. Coordenador informa os problemas e o objetivo do simpósio, o que aumenta a atenção do público. Coordenador explica que as perguntas devem ser feitas ao final de cada apresentação ou do simpósio.

SIMPÓSIO A seguir o primeiro especialista se apresenta com seu tempo controlado pelo coordenador. Ao final ele se dispõe a tirar as dúvidas do auditório, com tempo limitado. Após é passada a palavra para o segundo especialista, seguindo o mesmo procedimento com este e os demais.

SIMPÓSIO Quando o ultimo expositor terminar o coordenador retoma a palavra resumindo todas as informações passadas. Coordena novamente as perguntas aos especialistas. Quando encerrarem as perguntas da assistência o coordenador agradece a participação de todos.

SIMPÓSIO 5. Vantagens Melhor ouvir várias pessoas do que apenas uma. Maior participação do público. Sequência lógica das apresentações. O assédio do auditório obriga o orador a fazer uma boa apresentação. Preleções curtas e objetivas.

SIMPÓSIO 6. Limitações Difícil medir o efeito sobre o que foi ouvido. O interesse e a participação da audiência dependem da afinidade do orador com o assunto ou do debate dos pontos de vista.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO agronomiautfpr2008@yahoogrupos.com.br