COMO NAVEGAR EVITANDO OS ESCOLHOS DA CRISE SISTÉMICA

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COMO NAVEGAR EVITANDO OS ESCOLHOS DA CRISE SISTÉMICA I CONGRESSO INTERNACIONAL DO OBSERVARE - UAL 16, 17 e 18 de Novembro PORTUGAL – COMO NAVEGAR EVITANDO OS ESCOLHOS DA CRISE SISTÉMICA Helena Rato

Organização funcional do sistema Ineficiências sistema Crise sistémica Organização funcional do sistema Disfunções sistema Ineficiências sistema

Círculo vicioso da crise sistémica Financiamento agentes económicos, políticos e sociais pelo crédito da banca privada Crise de crédito Crise de endividamento Desregulamentação sistema financeiro recapitalização da banca privada Opção política : Falta liquidez Medidas de austeridade Crise social

Etapas marcantes da construção do sistema Fim do SMI dólar padrão-ouro e de paridades (taxas de câmbio) fixas e ajustáveis 1971 - 1973 Sistemas de taxas de câmbio flexíveis 1975 - 1985 Taxa de câmbio – preço da moeda no mercado internacional Teoria monetária Escala Chicago Mercantilização das moedas

Etapas marcantes da construção do sistema Década de 80 Sustentabilidade da cotação do dólar pelos BC do G7 obriga ao aumento da emissão de moeda pelos BC do G7 Teoria monetária da oferta Movimentos especulativos Espiral inflacionista Desregulamentação circulação de capitais e sistema financeiro Estagaflação Taxas de juros

Disfuncionalidade endógena do sistema Velocidade taxa reprodução cap. fin. > cap. produtivo Desregulamentação + TIC Taxas de juros baixas Rentabilidade cap. fin. > cap. produtivo Desincentivo poupança Competitividade mercado internacional Crédito fácil Políticas anti-inflacionistas Deslocalizações industria/ desindustrialização Endividamento Estado/Empresas/Famílias Contenção salarial Base tributável Contenção prod. Monetária B. C.

A problemática da Zona Euro Paridade do euro e diferenciais de competitividade dos países da Zona Euro Política Monetária do Banco Central Europeu (BCE) e o Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC)

Paridade do euro e diferenciais de competitividade dos países da Zona Euro Taxas de câmbio devem reflectir diferenciais de competitividade entre países Taxa de câmbio real deve corresponder a Balança Comercial equilibrada País perde competitividade nas exportações Taxa de câmbio sobrevalorizada Défice BC pode ser compensado por entrada capital estrangeiro Curto prazo - X ; M Preço Imp. pressão inflacionista Longo prazo – Proteccionismo prod. nacional perda de competitividade Taxa de câmbio subvalorizada

Política monetária da União Europeia BCE e SEBC – responsáveis pela definição e execução política monetária EU Objectivo primordial Manutenção estabilidade de preços Objectivos secundários Apoiar políticas económicas da União O SEBC é dirigido pelos órgãos de decisão do BCE

Princípio orientador da política monetária Economia de mercado aberto e livre concorrência Artigo 123.º “É proibida a concessão de créditos sob a forma de descobertos ou sob qualquer outra forma pelo Banco Central Europeu ou pelos bancos centrais nacionais dos Estados-Membros, adiante designados por «bancos centrais nacionais», em benefício de instituições, órgãos ou organismos da União, governos centrais, autoridades regionais, locais, ou outras autoridades públicas, outros organismos do sector público ou empresas públicas dos Estados-Membros, bem como a compra directa de títulos de dívida a essas entidades, pelo Banco Central Europeu ou pelos bancos centrais nacionais.” Artigo 123.º - Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia

Processo financiamento entidades públicas dos países da Zona Euro BCE / SEBC Bancos Privados Mercado financeiro Bancos Privados Governos e outras instituições públicas

Programa de reajuste estrutural para Portugal Principais objectivos Consolidação fiscal redução do défice Estabilização sector financeiro Reformas estruturais Fiscalização Capitalização Regulamentação Flexibilização Mercado de Trabalho Redução contribuições sociais Reforma sistema judicial Desburocratização

Redução receitas provenientes impostos Redução do défice Problemática do lado receitas públicas Impostos (IVA) Preços Salários reais evasão fiscal dificuldades empresas poder de compra famílias Redução receitas provenientes impostos

Redução do défice Problemática do lado despesa pública Cortes na Função Pública Reestruturação (extinção/fusão) Cortes despesas sociais Educação/Saúde/Cultura Diminuição oferta serviços públicos Desmotivação trabalhadores Perda eficiência, eficácia e qualidade serviços públicos Deterioração coesão social Défice democracia

A crise segundo Albert Einstein Crise é a maior graça que pode ser dada aos povos e aos países, porque a crise traz progresso… Foi devido às crises que se produziram invenções, descobertas e foram concebidas grandes e notáveis estratégias. A desorientação dos povos e dos países provem da esperança de que se podem encontrar soluções fáceis para as crises… A verdadeira crise é a da incompetência

A solução para a resolução da crise está no Potencial Humano O triângulo mágico A solução para a resolução da crise está no Potencial Humano Demografia Potencial Humano Educação Saúde

Fundamentally, man is the key to all problems, not Money Fundamentally, man is the key to all problems, not Money. Funds are valuable only when used by trained, experienced and devoted men and women. Such people, on the other hand, can work miracles even with small resources and draw wealth out of barren land. Dag Hammarskjöld

Obrigada helena.rato@ina.pt