MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Exponencial e Logaritmo Nível de Ensino: Médio (Primeira Série)
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Unidades de Ensino da Microsoft
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O equilíbrio formação pessoal / formação profissional
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
PROJETO INTERDISCIPLINAR- PORTUGÊS E INGLÊS
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
A NECESSIDADE DE FORMAR PROFESSORES COM CAPACIDADE DE AVALIAR O IMPACTO DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE. Prof. Enio Borba Carli Colegiado de Física – FAFIL 2009.
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
WebQuest Início e Formação do Universo !
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Colégio Objetivo/Osasco
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
Trabalho Interdisciplinar
JARAGUA PEAK TOUR GUIDE WEBQUEST 6ºANO 2ºBIMESTRE 2009
ENSINO MÉDIO.
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Portfólio de Estágio Supervisionado
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
2° Ano Ensino Médio O Pequeno Príncipe Professora Alba.
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Webquest Interdisciplinar (História e Inglês) sobre o livro “Vozes Roubadas” 9º ano – 1º bimestre.
Sugestão de Atividade:
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM_MATEMÁTICA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Relato de Experiência Profª Msc. Regina Marieta Teixeira Chagas.
Luiz Pereira da Silva Júnior Monte Dourado - PA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
BOM DIA! 02/03 (Segunda) – PACE E BENE QUÍMICA
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Figuras de Linguagem Adilson Camilo Lima Santos, novembro de 2011.
Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
1ª Formação de Professores Coordenadores
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Plano de aula com uso de tecnologia.
Laboratório de Mecânica
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Escola Municipal Patrícia Jonas Sant’Anna Trabalhos realizados no LIED O.T.: Roberta Cristane.
Pré-Projeto Multimídia
O Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada possui uma carga horária estendida, superior ao previsto em lei, visando cada vez mais um ensino de excelência.
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
1 ECLE – CONCLUSÃO CAP. 7 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2012 Em 2010, foi publicado o Decreto 7.084, de , que regulamentou a avaliação e distribuição de materiais.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Transcrição da apresentação:

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA Trabalho Interdisciplinar do Ensino Médio Período Noturno 1º Bimestre de 2009 Todas as disciplinas

INTRODUÇÃO A visita ao Museu possibilitará aos alunos um contato mais próximo com o contexto em que o espaço foi concebido, os desafios e investimentos para sua concretização, a interação e contribuição ao acervo dos países que falam o mesmo idioma e a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento posto em cada aspecto do Museu, resultando na elaboração de textos e coleta de dados para execução e produção de atividade em classe.

TAREFAS Os alunos elaborarão trabalhos para montagem de um portfólio que será entregue aos pais no dia da reunião, contendo resumos de todos os trabalhos interdisciplinares ocorridos no primeiro bimestre deste ano, resultando num acúmulo de conhecimento cultural sobre o Museu da Língua Portuguesa nas mais abrangentes áreas do conhecimento.

PROCESSO Os alunos farão uma visita monitorada ao Museu da Língua Portuguesa e elaborarão relatórios de observação sobre sua História, aspectos físicos, os temas expostos e a interatividade ali presente, resultando no entendimento do funcionamento e da importância desse Museu no contexto cultural de nosso país. Biologia: Avanços na saúde pública do Brasil desde Machado de Assis aos tempos atuais; Filosofia: pesquisa sobre os filósofos da linguagem, níveis de linguagem filosófica utilizados pelos escritores da língua portuguesa, palavras que derivam de conceitos filosóficos, temas de cunho filosóficos presentes no Museu.

PROCESSO Física: aspectos físicos como velocidade e energia em caravelas e em embarcações modernas desde o descobrimento do Brasil; Geografia: A evolução dos pólos de poder e do capitalismo no mundo, as técnicas de navegação e localização até a época da Revolução Industrial. A evolução da ocupação do território brasileiro até os tempos atuais;

PROCESSO História: A Primeira Missa e a Carta de Caminha, a formação da escrita a partir do uso da linguagem simbólica, o primeiro alfabeto fonético usado pelos fenícios, tido como a base para o latim e o grego, resultando no português; Inglês: descrição em inglês do prédio do museu e as impressões que o espaço causou em cada aluno. Matemática: produção de painel ilustrativo sobre a linha histórica da evolução da Língua Portuguesa e a influência de pensadores que se utilizaram de conceitos matemáticos para produzirem seus textos como palíndromos e poemas matemáticos.

PROCESSO Português: coleta de dados expostos sobre as influências que a língua sofreu na chegada ao Brasil , para a produção de texto e de um livro articulado com as informações colhidas no interior do Museu. Química: observação do interior do Museu para produção de atividade experimental em laboratório e em sala de aula, envolvendo cores, aspectos tecnológicos e que favoreceram à interação entre tecnologias modernas. Sociologia: a linguagem como componente essencial para a constituição do homem em relação ao seu contexto sócio-cultural.

AVALIAÇÃO Produção de textos dissertativos, narrativos e descritivos; Ilustração de temas visitados e lidos; Resumos de textos lidos durante o passeio; Avaliação discursiva e múltipla escolha; Cálculos referentes aos aspectos históricos e culturais vistos no museu.

REFERÊNCIAS Contextos diversos apresentados no Museu; A internet; Textos oferecidos pelos professores; Uso do laboratório; Livros de História da Língua Portuguesa; Introdução à Filosofia; Bibliografia de Machado de Assis; Literatura Brasileira; Outros.

CONCLUSÃO Os alunos elaborarão trabalhos para montagem de um portfólio que será entregue aos pais no dia da reunião, contendo resumos de todos os trabalhos interdisciplinares ocorridos no primeiro bimestre deste ano, resultando num acúmulo de conhecimento cultural sobre o Museu da Língua Portuguesa nas mais abrangentes áreas do conhecimento.

CRÉDITOS Professores (as) Bethânia Jeferson Caio Luiza Cássio Martes Cecília Osmar Cristiano Paulo Emerson Portela Felipe Rodrigo Gromov Rogério