O STATUS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Hidrografia do Brasil O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade.
Advertisements

AS FASES DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA CIA SIDERÚRGICA DO ATLÂNTICO NA PERSPECTIVA DO INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE -INEA 09/06/10.
Curso Seqüencial de Gestão Ambiental
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Profª. Fernanda Alves AIA – EIA – RIMA.
Licenciamento Ambiental Federal de Pequenas Centrais Hidrelétricas
Hidrografia.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Antonio Neto Lima Bonfim
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Bacias Hidrográficas do Brasil
Infraestrutura e Logística do Agronegócio
PCH’s Quartel I, II e III PCH’s Quartel I, II e III
Estrutura de um Processo de Licenciamento
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
\.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO CARNEIRO MARTINS
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
ANDAMENTO DOS CONVÊNIOS
RECURSOS HÍDRICOS: MANEJO E ESTADO ATUAL
HIDROGRAFIA BRASILEIRA
HIDROLOGIA.
Estudo de Impactos Ambientais
OS RECURSOS HÍDRICOS BRASILEIROS
Licenciamento Ambiental Rodovia BR-101/SC IBAMA. PROCESSO NO IBAMA Histórico do licenciamento BR 101/SC -O projeto de duplicação da BR 101/Sul, segmento.
A Hidrografia Brasileira
DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE SISTEMAS
HIDROGRAFIA Arilson C. Silva.
LICENCIAMENTO E ZONEAMENTO AMBIENTAL
Seminário Técnico de Gestão Ambiental Compartilhada
A Hidrovia do São Francisco
Licenciamento Ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte
HIDROGRAFIA DO BRASIL Características gerais
Hidreletricidade no Brasil:
POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA DE BARRAGENS Lei /2010
Hidrografia Brasileira
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL
José Claudio Junqueira Ribeiro PAINEL II Desafios e Oportunidades da Energia Renovável no Brasil Fontes Renováveis e Licenciamento Ambiental Junho 2015.
C-2) O Sistema de Navegação em Função do Perfil Longitudinal do Curso D’Água. Declividade máxima navegável = 25 cm/Km = 25x1/10³= 0,00025 m/m Justificativa:
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Bacias hidrográficas do Brasil
Bacia Platina – reúne as bacias do Paraná, Paraguai e Uruguai
Plano Hidroviário Estratégico PHE
Hidrografia
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
UFRGS GMAp II RODADA TEMÁTICA SETORIAL QUALIVIAS EQUILÍBRIO FÍSICO E FUNCIONAL ENTRE OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM UM SISTEMA HIDROVIÁRIO INTERIOR SYNTHESIS
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. INSTRUMENTOS DA POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (continuação)
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS , LAGOS E REPRESAS.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
MÓDULO II – GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
Aula 5 Licenciamento Ambiental EIA/RIMA Auditoria Ambiental
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental - DILIC Moara.
O TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL
Brasil. BACIA AMAZÔNICA - Drenagem de quase 7milhões de Km % da superfície do Brasil - - Rio Amazonas – 6570km - - Regime Pluvia-Nival -
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Hidrelétricas
Bacias Hidrográficas Bacias brasileiras.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL E ESTUDO PRÉVIO DE IMPACTO AMBIENTAL.
Hidrografia - Características
Transporte Hidroviário Interior Alegre, 3 de setembro de Associação Brasileira dos Terminais Portuários F. Miguel A. Pires Porto Alegre, 21 de julho de.
Tema: Infraestrutura e Logística MARIO ROBERTO CÂNDIA DE FIGUEIREDO Pecuarista no Município de Poconé e Alta Floresta.
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA Brasília/DF – 26/05/2010 Diretoria de Licenciamento Ambiental.
Transcrição da apresentação:

O STATUS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL HIDROVIAS O STATUS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO IBAMA Roberto Messias Franco 14 de abril de 2009

O Licenciamento Ambiental e as Hidrovias Resolução CONAMA nº001/86 Art. 2o Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental - EIA e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do IBAMA em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: VII - Obras hidráulicas para exploração de recursos hídricos, tais como: barragem para fins hidrelétricos, acima de 10MW, de saneamento ou de irrigação, abertura de canais para navegação, drenagem e irrigação, retificação de cursos d’água, abertura de barras e embocaduras, transposição de bacias, diques;

O Licenciamento Ambiental e as Hidrovias Resolução CONAMA nº237/97 Art. 2o A localização, construção, instalação, ampliação, modificação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, bem como os empreendimentos capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, dependerão de prévio licenciamento do órgão ambiental competente, sem prejuízo de outras licenças legalmente exigíveis. § 1o Estão sujeitos ao licenciamento ambiental os empreendimentos e as atividades relacionadas no anexo 1, parte integrante desta Resolução. ANEXO 1 Obras civis rodovias, ferrovias, hidrovias, metropolitanos Serviços de utilidade - dragagem e derrocamentos em corpos d’água

Despacho do Diretor da DILIC em 25 de julho de 2006: O Licenciamento Ambiental e as Hidrovias Despacho do Diretor da DILIC em 25 de julho de 2006: “Não há licenciamento ambiental de hidrovias, entendidos como rios, lagos, canais, lagoas, baías e angras onde se exerce a navegação como decorrência do aproveitamento das condições naturais oferecidas pelas águas.” “Deverão ser licenciadas as atividades de dragagem, derrocamentos, barragens, eclusas, portos, oficinas e estaleiros.” “O licenciamento se dará no âmbito federal quando seus impactos diretos afetarem diretamente no todo ou em parte o território de dois ou mais estados da federação ou países limítrofes.” “Hidrovias artificiais dependerão de licenciamento prévio, de instalação e de operação, sujeitos à elaboração de EIA/RIMA.”

O Licenciamento Ambiental e as Hidrovias Empreendedor Estados Descrição do processo Situação atual Hidrovia do Araguaia DNIT PA/TO Derrocamento e dragagem do travessão de Santana e Passo Ilha do Coco Aguardando manifestação do empreendedor. Hidrovia Araguaia - Tocantins AHITAR – Administração das Hidrovias Tocantins e Araguaia MT, PA Barra do Garças/MT – Xambioá/PA Processo arquivado. Hidrovia Guamá – Capim AHIMOR - Administração das Hidrovias da Amazônia Oriental PA Rio Capim, trecho entre Belém e Jurupari, Processo encerrado por falta de movimentação; aguardando abertura de novo processo pelo empreendedor. Hidrovia do Paraguai AHIPAR - Administração da Hidrovia do Paraguai MT/MS trecho: cidade de Cáceres/MT até a foz do rio Apa. Minuta do TR encaminhado ao empreendedor. Processo encerrado

O Licenciamento Ambiental e as Hidrovias Empreendedor Estados Descrição do processo Situação atual Hidrovia do Paraguai AHIPAR - Administração da Hidrovia do Paraguai MT Dragagem Alto Paraguai (Passo Passagem Velha ao Passo Presidente) Em renovação de Licença de Operação. Hidrovia do Parnaíba AHINOR -Administração das Hidrovias do Nordeste PI/MA entre os municípios de Uruçuí a Ribeiro Gonçalves. Aguardando manifestação do empreendedor. Eclusa da Barragem de Boa Esperança DNIT PI Conclusão da eclusa de Boa Esperança Aguardando manifestação do empreendedor; Hidrovia rio Madeira AHIMOR - CONDOMART/ MT RO Trecho entre Porto Velho e sua foz, no rio Amazonas, numa extensão de 1.056 Km. LO emitida em 01.03.2007, válida por 4 anos. Hidrovia do Solimões AM Dragagem do trecho Manaus – Tabatinga/AM

O Licenciamento Ambiental e as Hidrovias Empreendedor Estados Descrição do processo Situação atual Hidrovia rio São Francisco AHSFRA - Ministério dos Transportes BA e MG Trecho entre Januária-MG e Carinhanha-BA Processo encerrado por decisão técnica, aguardando o empreendedor pedido de abertura de novo processo. Hidrovia Teles Pires - Tapajós AHIMOR MT e PA Norte do Mato Grosso e Estado do Pará. Processo encerrado por falta de movimentação (desde 1999). Hidrovia Paraná-Tietê DNIT MS, PR, SP, MG, GO Derrocamento do Canal do Guaíra Ação civil pública, autos nº 98.5010527-5, MP/PR. Estudo em análise no IBAMA.