ENPROP – Belém/PA Vahan Agopyan 01/12/2011. UNIVERSIDADE DE CLASSE MUNDIAL • Padrão de qualidade – excelência internacional (corpo docente, infraestrutura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Caminhos para a excelência H. B. Nader Bento Gonçalves, 2006.
Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Qualidades não específicas necessárias ao mundo do trabalho
A Investigação Educacional em Portugal
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
Bacharelado em Sistemas de Informação
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
Pós-Graduação em Saúde
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Curso de Aperfeiçoamento Docente
Apresentação das propostas
O que você pode fazer para reduzir a evasão
A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Vahan Agopyan 2 de outubro de 2013 Estratégias da Gestão Acadêmica ESCOLA UNESP DE LIDERANÇA E GESTÃO.
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Talentos para Inovação
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
PROPESP Avaliação da Pesquisa e Pós-graduação Atividade Científica & Tecnológica N o de artigos, livros, patentes, etc N o grupos de pesquisa - CNPq N.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO XXVII ENPROP Belém, Dezembro 2011.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Vahan Agopyan 09/11/2011. PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES:  Reuniões com membros das CPGs e Diretores  Participação nos eventos: o 2011 EUA-CDE meeting.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras Centro: Centro.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola.
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Questionário do Estudante Enade
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
Avaliação global do curso de graduação em Gestão Pública.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Transcrição da apresentação:

ENPROP – Belém/PA Vahan Agopyan 01/12/2011

UNIVERSIDADE DE CLASSE MUNDIAL • Padrão de qualidade – excelência internacional (corpo docente, infraestrutura de pesquisa e metodologia de ensino e formação) • Reconhecimento dos pares • Reconhecimento da sociedade • Desempenho destacado dos seus egressos

ALGUMAS CONSTATAÇÕES:  China – Doutorado Profissional  EUA – Sistema Profissional predominante em algumas universidades  Alemanha – aluno de Doutorado é considerado pesquisador, às vezes contratado como funcionário (ou docente no caso da Dinamarca)  França – aluno desenvolve um Projeto Individual de Carreira  Coreia do Sul – títulos customizados pela necessidade dos setores produtivos  Canada – apoio exclusivo para a pesquisa (sem Bolsa direta)

ALGUNS COMENTÁRIOS:  Não há disputa entre formação acadêmica e profissional  Diversidade da formação é crucial para o sucesso  Doutor é gestor (de projeto, de equipe)  Orientadores devem ser preparados/treinados com critérios rigorosos para atuarem na Pós-Graduação  Necessário dar aos estudantes a oportunidade de ensinar, se desejam seguir carreira docente

ALGUNS COMENTÁRIOS (b):  Criação de espaço para diálogo com a sociedade  Globalização oferece oportunidades para os graduados competentes  Estágio profissional de Pós é oportunidade para melhorar relacionamento com a sociedade  Sistema de orientação deverá contemplar mais de um orientador por estudante  Internacionalização, interdisciplinaridade, interação

Preocupação das universidades de classe mundial (Fifth Annual Strategic Leaders Global Summit, September 26-28, Hong Kong)

UNIVERSIDADE DE CLASSE MUNDIAL: DESEMPENHO DOS EGRESSOS: Conhecimento + comunicação + capacidade de supervisão

CONCLUSÃO:

TÓPICOS EM DISCUSSÃO:  Excelência científica  Estrutura do curso para a formação do líder  Avaliação do aluno  Acompanhamento das atividades dos egressos