EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS PROFA. DRA. VANI M. KENSKI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

Apresentando.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Informática na Educação
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
O uso dos softwares nas escolas
E. E. Ernesto Solon Borges
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Projeto Educar para a vida
S ISTEMATIZAÇÃO DO C HAT COM O P ROF M INUTTI A Visão de um Aluno João Filho.
Escolhendo o nosso Futuro
Quando falamos em aprender...
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
educação NA ERA DIGITAL
Currículo oficial de São Paulo
O Uso Pedagógico do Blog
Peakit - Nelson Rodrigues
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Bem vindos as aulas de informática
E SE DEUS MANDASSE PARA VOCÊ UM ASSIM?
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Desafio virtual Descubra se você está on-line ou off-line quando o assunto é internet Entrar Conte os acertos!
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
Oficina Redes Sociais: uso pessoal e pedagógico Débora Sebriam Centro Educacional Pioneiro Julho/2011.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Rethinking Literacy Education in New Times:
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Atenção professores: Ou nos desacomodamos e seguimos rumo a mudança para educação ou façamos como o avestruz. Por quê? Porque dentro da atmosfera de educação.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
Informática na Educação
SITUAÇÕES.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
A COMPUTAÇÃO ALTERA OS COSTUMES Grupo: Mario Corrêa Rosana Aurélio.
Profª. Especialista Mirian Leite
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
DEUS É CULPADO ? Finalmente, a verdade é dita na TV Americana. A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS PROFA. DRA. VANI M. KENSKI USP /SITE EDUCACIONAL

Educação sem fronteiras é antes de tudo um movimento de mudança. Uma ruptura com o sistema estruturado e organizado com que a educação tem sido feita nos últimos séculos ...

Educação“Bancária” SEM Preocupada em formar USUÁRIOS E CONSUMIDORES Um movimento de oposição à .... OU COM TECNOLOGIAS... Preocupada em formar USUÁRIOS E CONSUMIDORES de Tecnologias...!

Preste atenção... professor!

As fronteiras de sua própria sala de aula...precisam ser abertas... Para novas formas de fazer educação! Com o uso pedagogicamente adequado de tecnologias digitais... Isso é mais fácil do que você pensa. Você quer ver?

Educação sem Fronteiras entre você e os seus alunos... Você sabe, por exemplo....

Que tipos de inteligências possuem .... Como os seus alunos aprendem? Que tipos de inteligências possuem ....

Que desafios você propõe a eles, respeitando seus diferentes tipos de “inteligência” .... Verbal-linguística Lógico-matemática Corporal-cinestésica Espacial Musical Interpessoal Intrapessoal Naturalista... ? Gardner, H. Frames of minds.  New York: Basic Books, 1994

Um tempo em que as mídias digitais prevalecem... Você também compreende que... independente da forma como seus alunos aprendam… Eles são, sobretudo… Estudantes de um outro tempo... Um tempo em que as mídias digitais prevalecem... e por meio delas eles, interagem , se divertem, aprendem!

... jogando videogames? Nesta última semana, você tem idéia de quanto tempo os seus alunos passaram... ... jogando videogames? .... falando em celulares? .... assistindo tv? Eles usam computadores, internet, celulares... fora da escola? Para fazer o que...?

...e as fronteiras entre você, seus alunos e as atividades didáticas?... ... Você tem desenvolvido atividades com os seus alunos que os façam...

recordar o passado compreender o presente aplicar o aprendido em outras situações avaliar, analisar ... descobrir... o que os seus alunos criam? ....e criar?

Sua escola e você garantem essas oportunidades aos seus alunos? Jovens, nascidos em um mundo em permanente mudança, precisam de oportunidades para criar, desenvolver novas capacidades, conhecer suas potencialidades... ampliar as fronteiras dos seus relacionamentos ... Aprender! Sua escola e você garantem essas oportunidades aos seus alunos?

... as atividades que você promove são apenas para os alunos ou você também participa, “joga o jogo” com eles?

Quem aprende em sua sala de aula? Quem mais faz perguntas? Uma pesquisa feita em escolas americanas diz que cada estudante faz uma pergunta... ... a cada dez horas!

Seus alunos perguntam? Seus alunos fazem buscas na Internet? Seus alunos usam muito o Google para fazer buscas? Você sabia que já são mais de 2.7 bilhões as buscas mensais feitas no Google ?

Educação sem fronteiras tecnológicas Você usa a Internet e as outras mídias, que seus alunos tanto amam, para fazer atividades colaborativas e buscas de informações atualizadas?

Você usa essas mídias para entrar em contato com eles? Você sabia que os jovens enviam e recebem mais de cinco mil e-mails, mensagens (no Orkut) e torpedos nos celulares ... por ano? Eles usam essas mídias para ler e escrever!

Por meio dessas mídias eles praticam atividades de comunicação, estabelecem relacionamentos, aprendem a conviver... Também aprendem a fazer sínteses nas mensagens; a responder de forma articulada e com sentido ao que lhes é perguntado...

Você já pensou em mergulhar de cabeça nesta nova realidade e usar essas mídias para ensinar e aprender? Você aproveita as muitas funcionalidades da Internet para aprender?

Você usa em suas aulas .... blogs wikis podcasts atividades de colaboração em equipes, online enquetes testes, webquests ?

Que pontes tecnológicas você já experimentou com seus alunos? Você já usou... web-cams? jogos, games colaborativos? rpg? e o Google Earth ?

Eles já produziram seus próprios Portfólios on-line? Acessaram simulações? Analisaram atentamente imagens tridimensionais? Fizeram visitas virtuais (virtual tours)?

Você já analisou atentamente imagens digitais?

Aproveitou os momentos de uso dos computadores para que eles escrevam criativamente? Troquem informações com os colegas? Entrevistem pessoas? Analisem e discutam um caso e cheguem a alguma posição? Reflitam...

Você já imaginou em aproveitar a Internet para que eles possam desenvolver o sentido estético... o respeito ao outro... ético... histórico... a disciplina cultural... a auto-estima...

Você já pensou em trabalhar com os celulares que eles tanto prezam? Já pensou que o celular pode ser um auxiliar nas suas atividades docentes?

Que tal enviar fotos, trechos de poesia, literatura, história, questões de matemática... questões de qualquer área... para o Messenger ou os celulares dos alunos? Eles têm 10 minutos para responder... e reenviar a mensagem...

Telefone celular, o Skipe, a Internet, Ipods, Podcasts Telefone celular, o Skipe, a Internet, Ipods, Podcasts.... podem ajudar na eliminação das fronteiras para o desenvolvimento de habilidades e comportamentos ... em qualquer série, nível... idade...

Você sabia que um professor ensina Mandarim Você sabia que um professor ensina Mandarim... da sua própria cidade, na China, utilizando a Internet, o Podcast e o Skipe? para alunos que estão .... em qualquer lugar do mundo!

Preste atenção, mais uma vez!

Se você não aproveita e usa todas as oportunidades oferecidas pelas mídias - a que você e seus alunos têm acesso- para realizar atividades criativas em suas aulas....

Você está perdendo uma grande chance! E os seus alunos perdem também!

A chance de derrubar as fronteiras da sala de aula ...

Porque os seus alunos, sozinhos, já estão fazendo isso! ... e encontrar o mundo! Porque os seus alunos, sozinhos, já estão fazendo isso!

Um caso concreto.... Um grupo de jovens que moram em diferentes locais no mundo, organizados em comunidade virtual, se propõem a decifrar enigmas na rede. Mensagem de Tombi (Austrália)para o grupo : Olá pessoal! Acabei de receber um dos primeiros grupos de cartas que serão vendidas em Sidney – elas chegaram ontem. Preciso da ajuda de vocês para decifrar o enigma! Eu vou disponibilizar a imagem scaneada em 60 dpi. Tudo o que tem na carta é uma imagem preta e branca...

O único texto que veio com o cartão diz: Você é convidado a desvendar o quebra-cabeça proposto pelo cientista Adrian Hon. Ele quer saber o que é a imagem no verso desta carta. Ela pode ser... NMR scan de uma proteína (NOSEY ou similar) 2) Mapa de densidade de um elétron 3) Mapa de atividade neuronal em resposta a algum estímulo ou, possivelmente: 4) Mapa topográfico de uma área de Marte (outro interesse de Adrian) 5) ou... o que mais?

A IMAGEM

Dois meses e 251 mensagens depois... Page 15 of 17 [251 Posts] Neuromancer Birmingham, UK Definitivamente para mim é o espectrograma de uma voz masculina. Mas o cara deve estar falando algo muito específico. Eu vou mapear minha voz dizendo várias letras e entonações e retorno... O programa que vou usar é o SFSWin, disponível aqui. Alguém mais pode tentar e me ajudar nesse caminho….

Page 20 of 20 [302 Posts] Timair (SD/Cal) Há muita semelhança com as linhas e os contornos mas a carta deve ser uma ampliação de talvez uma seção de um espectrógrafo mais do que uma coisa completa. Eu espero que seja uma ampliação. Se for este o caso então este cartão seria a espectrografia de um som falado. Isto torna o trabalho muito mais fácil. Me ocorreu uma idéia, será que é uma espectrografia de uma voz sintetizada? Vou tentar isso amanhã… alguém mais?