Aline Ribeiro Silva Daniele Melo Louzada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Cursos Profissionalizantes
FACULDADE METROPOLITANA
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Bacharelado em Sistemas de Informação
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
Programa Aprendiz Na Administração Pública Estadual.
Ministério da Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
ENEM SISU PROUNI EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO CRIADO EM 1998 PELO MEC SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS.
O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.
Curso Técnico em Meio Ambiente
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Talentos para Inovação
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS PROFISSÕES
PATRO Associada da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Depto. De Clínica Médica FMUSP CNRM/MEC CREMESP Programa de Residência Médica.
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Educação básica de qualidade para todos
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 03.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
ORIENTAÇÃO SOBRE O CAMINHO A SEGUIR APÓS A FORMATURA DO GINÁSIO
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Política Educacional Brasileira
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Educação Especial: Surdez
Prática como Componente Curricular
Orientações, Metas, Desafios, Campanhas & Mais
UFABC – Universidade Federal do ABC.
Blablabla Lorem Ipsum CONEXÃO APRENDIZ Proposta para 2015.
O PROGRAMA Objetivo Desenvolver e capacitar estudantes de cursos profissionalizantes e de graduação para a realidade do mercado de trabalho, com o apoio.
O papel do Estagio na Formação de Professores
ENEM 2015 Exame Nacional do Ensino Médio Foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou.
Estados Unidos MODELO EDUCACIONAL.
Conhecimentos bancários FIES. Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.
ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO PARA AS INSCRIÇÕES DO ENEM 2012.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Trace seu caminho, o CIC leva você à Universidade.
Gostar das crianças é essencial, mas não basta. A pessoa tem de estar preparada para cuidar e educar. Precisa saber lidar com imprevistos, se relacionar.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
INSCRIÇÕES: De 28 de maio à 15 de junho LOCAL DE INSCRIÇÕES: DATA.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
5 Ótimos Motivos Para Fazer um Curso Superior POR QUE VALE A PENA OBTER UM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO? PreparacaoEnem.com.br 1.
Transcrição da apresentação:

Aline Ribeiro Silva Daniele Melo Louzada Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Programa de Orientação de Carreira A ESCOLHA PROFISSIONAL Aline Ribeiro Silva Daniele Melo Louzada

“Assim como um girassol escolhe sempre estar voltado para o sol, escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais luminoso e vibrante das coisas que lhe acontecem”. (Fênix Faustine)

A ESCOLHA Auto-conhecimento: Quem sou? Se perceber e refletir sobre os interesses, habilidades, crenças, valores, situação econômico-social, influências (familiares, amigos, professores), situando-se como um ser histórico. “Projeto de Vida” Relação Homem-Trabalho: O que é trabalho, mercado de trabalho, diferenças entre salários, função social do trabalho, função do trabalho na vida pessoal, realidade sócio-econômica.

A ESCOLHA Informação Profissional: Informar-se sobre: o que é, o que faz, como faz, onde faz, o que estuda, onde estudar, habilitações, possibilidades de atuação e especialização. Informar-se sobre como e onde conseguir as informações.

Fatores que interferem na escolha Fatores políticos – posicionamento do governo quanto a educação. Fatores econômicos – mercado de trabalho, globalização, consequências do capitalismo. Fatores sociais – influência da sociedade na família, divisão social em classes. Fatores educacionais – sistema de ensino, oferta e ingresso ao ensino superior. Fatores familiares – expectativas familiares quanto a escolha da profissão, necessidades e valores familiares. Fatores psicológicos – interesses, motivações, habilidades, competências, nível de consciência e amadurecimento, informações disponíveis.

Formas de Acesso Vestibular: é o modo mais tradicional e testa conhecimentos do estudante nas disciplinas cursadas no ensino médio. Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM): foca em questões objetivas sobre o conteúdo aprendido no ensino médio e uma redação. Avaliação Seriada no Ensino Médio: ocorre de forma gradual e progressiva, com provas aplicadas ao final de cada serie do ensino médio. Algumas faculdades e universidades também optam por processos de seleção baseados em entrevistas ou nas informações pessoais e profissionais dos candidato, como grau de escolaridade, cursos, histórico escolar.

Formas de Acesso Programas e ações: o estado brasileiro mantem projetos que facilitam o acesso de alunos e professores à educação superior. Dentre eles: Fies- O Fundo de Financiamento Estudantil: financia a graduação na educação superior dos estudantes matriculados nas instituições particulares.

Formas De Acesso Pibid: Programa Institucional de Bolsas De Iniciação a Docência: oferece bolsas para alunos de cursos presenciais que se dedicam no estagio nas escolas publicas. O objetivo e antecipar o vinculo entre os futuros mestres e as salas de aula. Prouni- O Programa Universidade para todos: sua finalidade é conceder bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação especifica.

Formas de Acesso Sisu- (Sistema de Seleção Unificada), no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. Artigo 170- são bolsas de estudos fornecidas pelo governo de Santa Catarina para alunos economicamente carentes. Puic- é o programa de pesquisa, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento do pensamento cientifico e da iniciação à pesquisa. Participação de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, sob a orientação de um professor-pesquisador.

Jovem Aprendiz Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005. Determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional. No âmbito da Lei da Aprendizagem, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular

Contrato: O contrato de aprendizagem é um contrato de trabalho especial, com duração máxima de dois anos, anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, salário mínimo/hora e todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos.

Cursos Técnicos e Profissionalizantes Diferenças: - Os cursos técnicos devem ser aprovados pelo MEC, enquanto que os profissionalizantes não possuem essa necessidade. - Os cursos técnicos exigem uma carga horária mínima de estágio e um trabalho de conclusão de curso, como um projeto ou uma pesquisa na área, enquanto os profissionalizantes não. - Os cursos técnicos também tem a obrigatoriedade de que os alunos tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio.

Cursos Técnicos e Profissionalizantes Semelhanças: Ambos são destinados ao mercado de trabalho. Duração de 6 meses a 2 anos.   -Ambos fornecem conhecimento teórico e treinamento prático.

Tecnólogo No Brasil, o tecnólogo é o profissional, formado em um curso superior de tecnologia. Seu formato, portanto, pode ser mais compacto, com duração em alguns casos menor que a dos cursos de graduação tradicionais. Por ser um profissional de nível superior, pode-se dar continuidade aos estudos cursando pós graduação, mestrado, doutorado e especializações. Além disso, podem se candidatar a cargos públicos e privados em que a exigência seja ter o nível superior completo.

Bacharel e Licenciatura Bacharel é formado para atuar de forma mais ampla no mercado. Licenciatura é indicada para quem quer virar professor e dar aula para o Ensino Fundamental e Médio. Tempo de duração: em média 4 anos. Ambos fornecem diploma.

Links Importantes http://www.brasil.gov.br/educacao/2009/11/ensino-superior http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2013/05/06/saiba-quais-sao-os-modos-de-entrada-no-ensino-superior.htm http://vestibular.universia.com.br/acesso-ensino-superior/ http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/empregos-e-carreiras/noticia/2013/08/semelhancas-e-diferencas-entre-cursos-tecnicos-e-profissionalizantes-4236863.html

Links Importantes http://www.mundovestibular.com.br/articles/15069/1/Cursos-Profissionalizantes-ou-Cursos-Tecnicos/Paacutegina1.html http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/bacharelado-ou-licenciatura-697319.shtml http://vestibular.uol.com.br/ultimas-noticias/2010/06/21/entenda-a-diferenca-entre-bacharelado-licenciatura-e-cursos-rapidos.jhtm http://pronatec.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=49

Links Importantes http://pronatec.mec.gov.br/ http://www.telelistas.net/sc/tubarao/escolas+tecnicas+e+profissionalizantes/ http://www.guiamais.com.br/busca/escolas+tecnicas+e+profissionalizantes-tubarao-sc http://www.qualificar-sc.com.br/