Concepção de um projeto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Curso Superior de Engenharia Elétrica
Gerenciamento de Projetos
Os projetos.
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações.
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Planejamento 2 Universidade de Brasília
Administração Estratégica
Administração Financeira III
Gerência de Projetos Conceitos Preliminares
Administração de Sistemas de Informação II
1 COMO FUNCIONA. 2 COMO FUNCIONA - QUEM FAZ Algumas funções dos profissionais que compõem a equipe: Responsável pela Área de Lazer no DR desenvolvimento.
Qualidade de Software - FURB
Processo Administrativo
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
Gerenciamento do Escopo
Planejamento de comunicação.
1 SIPE – ETAPAS Como é uma atividade demorada e que, muitas vezes, demanda recursos consideráveis como consultores, reuniões, viagens, etc., o Planejamento.
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Abrangência do Planejamento
Planejamento e Acompanhamento do Processo de Implantação HOSPUB Opus
INTRODUÇÃO AO MS PROJECT
Gestão de Projetos.
Projeto O que é? “Conjunto de atividades com o objetivo de gerar um produto ou serviço único, com começo, meio e FIM.” Duas coisas devem ser sempre lembradas:
ORÇAMENTO Clique para adicionar texto.
Instruções de trabalho para a fase de Projetos Estratégicos Ministério Público do Estado do Paraná setembro/2009.
Projeto: Capacitação em GP
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1.
Engenharia de Software Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento da Integração
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Gerenciamento de Integração.
Elaboração e Análise de Projetos
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 4 1.
Gerência de Projetos.
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Planejamento Estratégico
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Planejamento Estratégico
Gestão de projetos de Software GTI-16
Integração.
§ O que é escopo do projeto?
Aula 3: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Integração
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Visão Geral da Gestão de Projetos
Transformando grandes idéias em projetos gerenciáveis
Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
1. Formulário de pesquisa para envio às áreas desenvolvido 2. Regras de funcionamento da pesquisa para a intranet editadas 3. Link disponível na intranet.
Projeto Feedback Gerente do projeto: Priscila de F. Q. Boechat Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 25/11/ Capacitação da.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
A eficiência organizacional com base no gerenciamento de projetos: estudo de caso da AIESEC no Brasil Rafael Oliveira Carvalho Neto Orientador: Prof. Me.
Gerenciamento de Projetos: Uma Revisão do PMBOK
1. Formulário de pesquisa para envio às áreas desenvolvido 2. Regras de funcionamento da pesquisa para a intranet editadas 3. Link disponível na intranet.
Transcrição da apresentação:

Concepção de um projeto

Ciclo de vida de um projeto Fases: Conceitual Planejamento Execução Conclusão

Fase 1 - Conceitual Fase inicial, marca a germinação da ideia de projeto. Do nascimento até a aprovação da proposta para sua execução. São atividades típicas desta fase: Identificação de necessidades e/ou oportunidades; Tradução dessas necessidades e/ou oportunidades em um problema; Equacionamento e definição do problema; Determinação dos objetivos e metas a serem alcançados.

Fase 1 - Conceitual Continuação das atividades típicas desta fase: Análise do ambiente do problema; Análise das potencialidades ou recursos disponíveis; Avaliação da viabilidade de atingimento dos objetivos; Estimativa dos recursos necessários; Elaboração da proposta do projeto; Apresentação da proposta e venda da ideia; Avaliação e seleção com base na proposta submetida; Decisão quanto à execução do projeto.

Fase 2 - Planejamento Fase onde a preocupação é com a estruturação e viabilidade operacional do projeto. A proposta de trabalho já aprovada é detalhada por meio de um plano de execução operacional. São atividades comuns nesta fase: Detalhamento das metas e objetivos a serem alcançados,com base na proposta aprovada; Definição do gerente do projeto

Fase 2 - Planejamento Continuação das atividades comuns nesta fase: Detalhamento das atividades e estruturação analítica do projeto; Programação das atividades no tempo disponível e/ou necessário; Determinação dos resultados tangíveis (marcos) a serem alcançados durante a execução do projeto; Programação da utilização e aprovisionamento dos recursos humanos e materiais necessários ao gerenciamento a à execução do projeto.

Fase 2 - Planejamento Continuação das atividades comuns nesta fase: Delineamento dos procedimentos de acompanhamento r controle a serem utilizados na implantação do projeto. Estabelicimento da estrutura orgânica formal a ser utilizada para projeto; Estruturação do sistema de comunicação e de decisão a ser adotado; Designação e comprometimento dos técnicos que participarão do projeto; e Treinamento dos envolvidos com o projeto.

Fase 3 - Execução Fase onde a preocupação é com a execução, pois quase sempre são necessários ajustes ao longo do desenvolvimento dos serviços, entretanto o objetivo é procurar sempre se referir ao plano inicial. São atividades comuns nesta fase: Ativar a comunicação entre os membros da equipe; Executar as etapas previstas e programadas; Utilizar os recursos humanos e materiais, dentro do que foi programado (quantidade e preríodos); Efetuar reprogramações no projeto segundo o status quo e adotando os planos e programas iniciais como diretrizes.

Fase 4 - Conclusão Fase do término do projeto. É marcada pela dificuldade na manutenção das atividades dentro do que foi planejado e pelo desligamento gradual de empresas e de técnicos do projeto. São atividades comuns nesta fase: Aceleração das atividades que, eventualmente, não tenham sido concluídas; Relocação dos recursos humanos do projeto para outras atividades ou projetos; Elaboração da memória técnica do projeto;

Fase 4 - Conclusão Continuação das atividades comuns nesta fase: Elaboração de relatórios e transferência dos resultados finais do projeto; Emissão de avaliações globais sobre o desempenho da equipe do projeto e os resultados alcançados; Acompanhamento ex-post.

Objetivos e princípios na administração de um projeto Objetivo da administração de projetos é “Alcançar o controle adequado do projeto,de modo a assegurar sua conclusão no prazo e no orçamento determinado, obtendo a qualidade estipulada”. Para isso existe uma restrição tripla, um trinômio: Prazo Custo Qualidade

Objetivos e princípios na administração de um projeto O tríduo deve sempre andar junto num projeto: prazo, custo e qualidade. Deve ser identificado o que seja mais “importante”, um que possa ser considerado o key driver, a que o cliente dá importância prioritária. Perseguido os objetivo enunciado,existem dois pontos focais que sempre devem estar presentes na administração de projetos. São: Responsabilidade unificada de um elemento; Planejamento e controle unificado

Papéis definidos na concepção do projeto O patrocinador O gerente A equipe básica