OS CONJUNTOS NUMÉRICOS

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OS CONJUNTOS NUMÉRICOS

CONJUNTOS NUMÉRICOS O conceito de número foi evoluindo ao longo dos tempos, tendo-se criado novos números para responder a problemas entretanto surgidos.

OS CONJUNTOS NUMÉRICOS NATURAIS INTEIROS RACIONAIS REAIS

CONJUNTOS NUMÉRICOS NÚMEROS NATURAIS 1 NÚMEROS NATURAIS 2 Estes números foram criados pela necessidade prática de contar as coisas da natureza, por isso são chamados de números naturais. 3 4

CONJUNTOS NUMÉRICOS NÚMEROS NATURAIS A representação matemática deste conjunto é: N = { 1, 2, 3, 4, 5, ... }

CONJUNTOS NUMÉRICOS NÚMEROS INTEIROS Os números naturais não permitiam a resolução de todas as operações. A subtracção de 3 - 4 era impossível. A ideia do número negativo, aparece na Índia,associada a problemas comerciais que envolviam dívidas. A ideia do número zero surgiu também nesta altura, para representar o nada.

CONJUNTOS NUMÉRICOS NÚMEROS INTEIROS A representação matemática deste conjunto é: Z = {..., -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, ...}

CONJUNTOS NUMÉRICOS NÚMEROS RACIONAIS Entretanto...surgiu outro tipo de problema: “ Como dividir 3 vacas por 2 herdeiros? “ Para resolver este tipo de problemas foram criados os números fraccionários. Estes números juntamente com os números inteiros formam os racionais.

CONJUNTOS NUMÉRICOS NÚMEROS RACIONAIS A representação matemática deste conjunto é: Q = Z  { números fraccionários }

CONJUNTOS NUMÉRICOS NÚMEROS REAIS Os pitagóricos ao aplicarem o Teorema de Pitágoras para determinar a medida do comprimento da diagonal de um quadrado de lado unitário, não conseguiram encontrar um número racional para essa medida.

CONJUNTOS NUMÉRICOS NÚMEROS REAIS A representação matemática deste conjunto é: R = Q  { números irracionais }

CONJUNTOS NUMÉRICOS A apresentação realizada no âmbito da acção de formação “Utilização das TIC em Contexto Educativo“ Feijó, 20 de Junho de 2001 Hélia e Marina