Profa. Maria Emília Martins Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

A OFERTA TURÍSTICA.
Estudo de Mercados.
POLÍTICAS: MONETÁRIA, FISCAL,CAMBIAL E DE RENDAS
CONCEITOS PRELIMINARES
Estudo de Caso: Ibitinga
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Produto turístico: É a amálgama de elementos tangíveis e intangíveis,
Demanda Turística Número total de pessoas que viajam ou desejam viajar para desfrutar das comodidades turísticas e dos serviços em lugares diferentes daqueles.
MERCADO TURÍSTICO Como qualquer tipo de mercado, o mercado turístico pode ser considerado como uma rede de informações que permite aos agentes econômicos.
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
Definição do sector de Touring
RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO.
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Marketing: Introdução
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
A SEGMENTAÇÃO NO TURISMO
Gestão dos Meios de Hospedagem Revisão de Conceitos
Marketing Conceitos Básicos.
MERCADO CATARINA E FABIANY
Faculdade da Ciência Aplicada e Sociais de Petrolina FACAPE
O mercado de bens e a relação IS
Fundamentos de Economia
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
DISCIPLINA: ECONOMIA E GESTÃO
MARKETING Conceitos básicos HEITOR MARBACK
Análise da Demanda Determinar as tendências futuras de procura por unidades habitacionais Profa.: Marco Antonio Misael Serafin.
Terminologia e Elementos Fundamentais do Turismo
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Microeconomia AULA 3 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
ANÁLISE DE MERCADO AULA 13
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Economia e Mercado 2ª AULA.
Profª. Selma Maria da Silva
CATEGORIAS DE.
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS
Administração de Marketing
Fundamentos de economia
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
MENSURAÇÃO E PREVISÃO DE DEMANDA
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Ms. Luceni Grassi de Oliveira
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Os desafios que o turismo lança ao imobiliário. Destino turístico Algarve.
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
FUNDAMENTOS NEOCLÁSSICOS PARA A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
AULA 3 Marketing.
Especificações Técnicas
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Segmentação Prof. Eduardo Vilela.
Economia II Profª Luana Abreu
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Administração de empresas Estratégias de Marketing Profa. Ms. Márcia Sedevitiz Fundamentos do Marketing Composto de Marketing 4 P's vs. 4 C's Bibliografia:
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Entendendo a dinâmica do turismo
TIPOS DE SOCIEDADES, CONCEITO DE TECNICA COMERCIAL E MARKETING
PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra.
Transcrição da apresentação:

Profa. Maria Emília Martins Silva O MERCADO TURÍSTICO Profa. Maria Emília Martins Silva

O QUE VOCÊ ENTENDE POR MERCADO? Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura. ( KOTLER, 2001)

COMPREENDENDO MELHOR… O mercado é um fato social que existe em qualquer tipo de sociedade humana, é onde ocorrem as trocas de “coisas” de todo e qualquer tipo – tangíveis ou intangíveis, que apresentam uma condição fundamental, ter algum tipo de valor de uso. O que provocará de imediato uma demanda por parte daqueles que as desejam, apresentando em consequencia outro tipo de valor, o valor de troca, como produto a ser comercializado, ou seja, podendo ser valor monetário ou outro de interesse das partes. (DIAS, 2005, p. 48).

COMPREENDENDO MELHOR… Mercado é o lugar onde pessoas trocam produtos e serviços com outras, considerando sempre a disponibilidade da oferta existente e a procura pelo bem oferecido (demanda). (KOTLER, 2006 apud MINISTÉRIO DO TURISMO, 2010.

COMPREENDENDO MELHOR… A existência do mercado está associado a três condições: Que haja uma necessidade ( a busca por determinado tipo de produto ou serviço); Que exista um desejo de satisfazê-la ( por meio da oferta de produtos ou serviços; Que haja capacidade de compra ( por meio da disponibilidade de moeda de troca ou crédito para processar a transação. (DIAS, 2005, p. 49)

O MERCADO TURÍSTICO [...] o mercado turístico é onde ocorre o contato entre os turistas e aqueles que comercializam produtos turísticos, sejam indivíduos ou empresas. Assim, podemos afirmar que mercado turístico é constituído basicamente pela oferta e pela demanda (DIAS, 2005). O mercado turístico pode ser classificado como uma vasta rede de informações sobre o produto turístico (e todos os outros que com ele se relacionam) de modo que os agentes econômicos envolvidos - no caso os consumidores (por meio da demanda) se relacionem com os produtores (por meio da oferta). (LAGE E MILONE, 2001).

O MERCADO TURÍSTICO SEGMENTOS DE MERCADO

Existem quatro elementos básicos que compõem o Mercado Turístico: Demanda: formada por um conjunto de consumidores, ou potenciais consumidores, de bens e serviços turísticos; • Oferta: composta pelo conjunto de produtos, serviços e organizações envolvidas ativamente na experiência turística; • Espaço geográfico: base física na qual tem lugar a conjunção ou o encontro entre a oferta e a demanda, e em que se situa a população residente (que se não é em si mesma um elemento turístico, é considerada um importante fator de coesão ou desagregação no planejamento turístico); • Operadores de mercado: empresas e instituições cuja principal função é facilitar a inter-relação entre a demanda e a oferta. São as operadoras de turismo e agências de viagens, empresas de transporte regular, órgãos públicos e privados que organizam ou promovem o turismo. (MINISTÉRIO DO TURISMO, 2010).

O MERCADO TURÍSTICO: demanda Demanda turística, segundo Mathieson e Wall “ [...] é o número total de pessoas que viajam ou decidem viajar para desfrutar de instalações turísticas e de serviços em locais diferentes do local de trabalho ou da residência habitual”.(1982 apud DIAS, 2005). [...] é representada pela quantidade de pessoas com tempo de lazer, renda disponível e vontade de viajar, por prazo determinado, pelas mais diversas intenções ou necessidades. ( SENAC, 1998).

FATORES QUE INFLUENCIAM A O MERCADO TURÍSTICO: demanda FATORES QUE INFLUENCIAM A DEMANDA TURÍSTICA Disponibilidade de tempo: férias, feriados, tempo livre; Disponibilidade econômica:recursos financeiros; Fatores demográficos:idade, sexo,estado civil, etc.; Fatores sociais: status, auto-estima, sociabilidade, etc.

CLASSIFICAÇÃO DA DEMANDA O MERCADO TURÍSTICO: demanda CLASSIFICAÇÃO DA DEMANDA Demanda real, efetiva ou atual: número de pessoas que viajam efetivamente; Demanda potencial: compreende todos aqueles que podem viajar, mas não o fazem por qualquer motivo temporário, entre os quais: motivos pessoais, condições financeiras, desconhecimento das ofertas turísticas, etc. Demanda histórica: o registro das demandas reais ocorridas no passado Demanda futura: projeção realizada a partir de dados do presente e da análise da demanda histórica, procurando-se prever seu provável crescimento, estagnação ou diminuição.

CARACTERÍSTICAS DA DEMANDA TURÍSTICA O MERCADO TURÍSTICO: demanda CARACTERÍSTICAS DA DEMANDA TURÍSTICA SAZONALIDADE: Oscilação da demanda em períodos específicos do ano, como férias escolares, clima, eventos, etc. ELASTICIDADE: Incertezas que afetam a demanda para determinado local, propiciando a desistência da viagem.(epidemias, guerras, transportes, crises políticas. CONCENTRAÇÃO ESPACIAL: Concentração da demanda em determinadas localidades, “modismo”, promoção do destino desperta o interesse das pessoas,. HETEROGENEIDADE: A pessoas viajam por motivações das mais distintas (observadores de pássaros, amantes do vinho,exploradores de caverna)

“Regiões marcadas por instabilidade política e econômica, por conflitos de qualquer natureza,insegurança social,e problemas de ordem ambiental sofrem uma redução da demanda (ELASTICIDADE). Assim, dificilmente haverá procura pelos produtos turísticos de uma cidade que vive em constante luta armada.Contribuem no mesmo sentido, a qualidade dos serviços – museus fechados, transportes insuficientes, congestionamentos de aeroportos, precariedade de classificação hoteleira, dos serviços de restaurante, da informação, dos serviços bancários, sinalização incompreensível e inexistência de estacionamento comprometem o consumo do produto turístico”. (SENAC, 1998). MAS LEMBRE-SE ...

MOTIVAÇÕES DA DEMANDA TURÍSTICA MOTIVAÇÕES PSICOLÓGICAS O MERCADO TURÍSTICO: demanda MOTIVAÇÕES DA DEMANDA TURÍSTICA Por que vou viajar? MOTIVAÇÕES FÍSICAS MOTIVAÇÕES PSICOLÓGICAS MOTIVAÇÕES SOCIAIS MOTIVAÇÕES CULTURAIS

MOTIVAÇÕES DA DEMANDA TURÍSTICA O MERCADO TURÍSTICO: demanda MOTIVAÇÕES DA DEMANDA TURÍSTICA O preço: É uma variável importante para atrair o potencial turista para a compra A comodidade: A facilidade de acesso e o conforto no local de destino contribuem também para a decisão de compra A segurança: O fato de o local de destino ser um lugar não afetado por problemas de segurança, como criminalidade, terrorismo, etc. A hospitalidade: Ser recebido amigavelmente pelos habitantes da localidade pode ser um atrativo fundamental.