Neoprodutivismo (1990) Produtivismo ( )

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS Robledo Lima Gil
Advertisements

A busca de oportunidades de negócios
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Escola Superior de Educação
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Correntes Pedagógicas
XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Filosofia da Educação Prof. Andréa Serpa.
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Sandra Tabuti Sandra Sauer Samuel Malta Nilson Medeiros
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFESSOR: LIVALDO.
Educação e Práticas Pedagógicas
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Aprendizagem Significativa
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
Ivoti.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
História da educação Tendência Liberal renovada
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Didática: organização do trabalho pedagógico
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
Diferentes Posturas Curriculares
Educação e Crescimento: O que a Evidência Empírica e Teórica mostra?
GEC GEC Gestão de Negócios Prof. d´Avila 1o Semestre de 2006
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
Os quatro pilares da educação.
TRANSFORMANDO A COMUNIDADE
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
FACULDADE NOSSA CIDADE
Adriana Regina Marques de Souza Pelissari
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.
Aprendizado de Conhecimentos Silmar da Silva Ferreira.
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
07/10/2009. ENTRAVES PARA UMA AVALIAÇÃO AUTÊNTICA  (1) FALTA DE PREPARO PEDAGÓGICO  (2) FALTA DE ATUALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MÉDICA  (3) DIFICULDADE DE.
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
Método de Ensino.
DIA PET HISTÓRIA O PET foi criado em 1979 (CAPES) “Programa Especial de Treinamento” Períodos: 1979 a processo de experimentação; 1986 a.
Robinson dos Santos y Antônio Inácio Andrioli Mestrado em Tecnologias e Metodologias em e-learning Educação na Socidade do Conhecimento Professora Idalina.
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
Transcrição da apresentação:

Neoprodutivismo (1990) Produtivismo (1950-1960) Educação = meio de produção Toyotismo(1970) X Fordismo Importância econômica Mão-de-obra especializada Produção especializada Teoria do capital humano Taylorismo Pensadores: Amor pela empresa Theodore Schultz Competição Frederick H. Harbison e Charles A. Myers Poucas vagas Tecnicismo Vestibular Cláudio de Moura Castro Críticos: Individualismo José Oliveira Arapiraca Responsabilidade do indivíduo Gaudêncio Frigotto 13:28

Neoprodutivismo (1990) Pontos positivos: Pontos negativos: Objetividade Supre as necessidades da sociedade Padronizado Competitividade Eficiência na aprendizagem Pontos negativos: Limitação do conhecimento Dependência total do professor 13:28

Escolanovismo (1920) Primeira Fase Segunda Fase Foco para o aluno Caráter humanista Quebra com a educação clássica Deslocamento do foco pedagógico Hipervalorização da educação e da individualização Segunda Fase Psicologia pedagógica Skinner Rogers Piaget Vigotsky Gardner Pedagogia da existência Experiência, necessidade e utilidade Vivência quotidiana Limitação do papel do professor (Apenas estimular) 13:28

Neo-escolanovismo(1990) Pontos positivos: Pontos negativos: Aumento da responsabilidade Valorização do esforço Aprimoramento das capacidades sociais Aumento da capacidade de pesquisa Toyotismo Relatório Jacques Delors Aprender a aprender Aprender a fazer Aprender a conviver Aprender a ser Pontos negativos: Aprendizagem lenta Exige muito esforço para resultados menores 13:28

Neoconstrutivismo Os cegos e o elefante Sócrates Albert Einstein “Só sei que nada sei.” Sócrates Uma lança? Uma cobra? Um muro? "Minhas idéias levaram as pessoas a reexaminar a física de Newton. Naturalmente alguém um dia irá reexaminar minhas próprias idéias. Se isto não acontecer haverá uma falha grosseira em algum lugar." Albert Einstein Uma pequena corda? Uma forte coluna? Um enorme abano? 13:28

Neoconstrutivismo Pontos positivos: Pontos negativos: Aumento da capacidade de criar conhecimento Liberdade dos conceitos previamente estabelecidos Novas descobertas e incremento do conhecimento mundial Desenvolvimento das capacidades lógicas e dedutivas O conhecimento precisa ser totalmente redescoberto Aprendizagem lenta e trabalhosa Necessidade de professores capacitados Dependência da capacidade de concentração do aluno 13:28

Neotecnicismo(1990) Tecnicismo(1960) Modelo do sistema empresarial: Racionalidade Eficiência Produtividade Iniciativa privada Reduzir custos, encargos e investimentos públicos Teoria Geral da Administração Busca pela qualidade total Máximo resultado, mínimo dispêndio Combater a baixa produtividade do sistema escolar Positivista e Behaviorista 13:28

Neotecnicismo(1990) Pontos positivos: Diminução dos custos Aumento da “produtividade” Baixa dependência do professor Alunos preparados para o mercado de trabalho “Produtividade em primeiro lugar” Pontos negativos: Alta dependência da tecnologia Ensino restrito 13:28