Os Sistemas de Informação Geográfica Municipais e a Internet – Um desafio Autárquico Dissertação orientada por: Professor Doutor Pedro Cabral Professor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Meu Plano de Negócios Introdução.
Advertisements

Comparação entre Plataformas
Projecto “Quero Ser Professora de EF”
Gestão de Projectos Multimédia
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
Oliveira Digital Apresentação final 3º Período Ana Gonçalves Ana Gonçalves Edgar Ferreira Edgar Ferreira João Ferreira João Ferreira Nelson Ferreira Nelson.
No primeiro período, o nosso principal objectivo, foi criar um website consistente, tarefa que foi bem sucedida. Neste segundo período era de esperar o.
Engenharia de Software Prof ª. Isabel Sofia de Brito Prof ª. Maria Fernanda Pedro.
Escola Superior de Educação
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
V de GOWIN Diagrama em forma de V, que esquematiza toda a actividade experimental numa só página, permitindo articular a teoria e a prática de forma integrada.
Como os professores lidam com os erros
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Grupo a Adriano Andrade João Lopes Pedro Abrantes Sudoku, Um Assistente de Jogo.
GESTÃO SOCIAL O QUE HÁ DE NOVO
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
PARQUE SERRALVES PROJECTO SIG O projecto Parque de Serralves - Projecto SIG é um sistema de apoio à gestão das actividades de manutenção da flora do Parque.
Unidade 1-Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Manuel Pina Marques Marta Rocha
UNIVERSIDADE DE LISBOA
Modernização Administrativa e Potenciação da Participação Cívica
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Os Sistemas de Informação Geográfica Municipais e a Internet – Um desafio Autárquico Dissertação orientada por: Pedro Cabral e Jorge Gustavo Rocha Marta.
OBESP Observatório da Economia Social em Portugal
CASCÃO Testes com Utilizadores ao 2º Protótipo Funcional Andreia Santos Ricardo Ribas – Sofia Martins
Mesa Redonda Manuel Carvalho da Silva, Secretário-Geral da CGTP
Autor: Paulo Fernandes da Anunciação
Santarém Março a Julho de 2007
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Escola Básica e Secundária Fernão do Pó
Pedro Morgado Universidade do Minho Publicação Científica e Comunicação nas Ciências da Saúde Training Course for Trainers.
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
Actividade arqueológica Apresentação dos resultados Inquérito nas autarquias.
A tua bagagem para o Tutorado: entra com a tua ‘pen’ vazia, sai com ela cheia!
Normas de Gestão na CARE
Ética e informação geográfica
MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM ST NARRATIVAS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DO TRABALHO ISCSP 2011/2012 ST Carlos D. Botelho.
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
Observatório Permanente da Juventude (+351) O Programa de Estudos do Observatório Permanente.
Os Portugueses no Brasil
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
1 21 de Janeiro 2010 Encontro com Imprensa Formação Internacional Boas práticas para combater a contrafacção farmacêutica e proteger a saúde pública.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE
“Indisciplina e Violência na Escola: Factores de Risco”
A lua de Joana.
Trabalho realizado por:
FASES NA ELABORAÇÃO DE UM PROJECTO
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Exploração de serviços Web no ensino de Optimização Numérica Celina P. Leão 1, Lino A. Costa 1, Pedro Pimenta 2 e S.F.C.F.Teixeira 1 Universidade do Minho.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Cheias em ambiente urbano: Rua Prior do Crato - Lisboa
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
ELABORAR RELATÓRIOS.
Projeto de Sistemas - PRJ Aula 4
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
"O Despertar da Força” O Projeto de Gamificação da Unidade Curricular de Gestão de Recursos Humanos no Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e.
PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente.
Modelização do sistema – Envolvimento da Direcção Concepção e desenvolvimento; Direcção da empresa Técnicos de RH / DRH Questões; Decisões.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
Maio 2014 Descritivo da Solução. Projecto CSRTarget O CSRTarget é uma ferramenta inovadora, rápida, e adequada às necessidades das Empresas/Organizações.
QUADRO DA ELABORAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL A PARTIR DAS PRORROGAÇÕES DA LEI N° /2007 XX Exposição de Experiências Municipais.
1 19 Maio 2006 Como elaborar procedimentos e FAQ’s no CICA? Equipa: Paula Valente Sandra Hering Tito Carlos S. Vieira.
Transcrição da apresentação:

Os Sistemas de Informação Geográfica Municipais e a Internet – Um desafio Autárquico Dissertação orientada por: Professor Doutor Pedro Cabral Professor Doutor Jorge Gustavo Rocha Marta Alarcão Bastos – Lisboa, 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica

Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Estrutura da Apresentação Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012

Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa O Projecto SIGMI - Uma ferramenta de descoberta da realidade dos municípios portugueses em matéria de SIG municipais online. - Avaliação das ferramentas SIG publicadas nos sites das autarquias, de forma a estabelecer um retrato da realidade nacional nesta matéria; - Avaliação dos sites municipais segundo um conjunto de indicadores; - Constituição de um índice de avaliação para se comparar os resultados dos municípios entre si.

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Metodologia > Metodologia do projecto SIGMI > Metodologia da UMinho

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa O Enquadramento deste projecto desenvolveu-se em duas vertentes: - A vertente histórica acerca da origem dos SIG - A vertente nacional acerca da evolução dos SIG em Portugal. Enquadramento

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Levantamento de Dados O levantamento efectuou-se entre Jan. e Fev. de 2011 na perspectiva do utilizador. > Não foram contabilizados os conteúdos que implicassem registo de utilizador; > Não foram contabilizados os conteúdos não tinham ligação ao site oficial do município. Os erros: foram considerados como erros as situações em que, em mais do que uma pesquisa, com mais do que um navegador de Internet, a consulta tenha ficado comprometida por motivos alheios ao utilizador.

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Levantamento de Dados Indicadores Desenvolvemos 3 tipos de indicadores para avaliar os SIG Municipais: > Indicadores de Estado: Que avaliam o Tipo de SIG publicado > Indicadores de Conteúdo: Que avaliam os principais conteúdos de Informação publicados > Indicadores Temáticos: Que avaliam os principais Temas publicados

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Apresentação de Resultados Enquadramento Nacional Foram analisados 307 sites, correspondentes aos 308 Municípios existentes em todo o território Português (apenas 1 site estava em actualização durante o período de levantamento dos dados).

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Apresentação de Resultados Indicadores de Estado - Caracterizam o tipo de SIG encontrado de acordo com a sua evolução, dinâmica e ferramentas que disponibiliza.

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Apresentação de Resultados Indicadores de Conteúdo - Os indicadores de conteúdo caracterizam a informação base do SIG existente;

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Apresentação de Resultados Indicadores Temáticos - Os indicadores temáticos procuram caracterizar as principais áreas de publicação de dados de Informação Geográfica

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Índice de Avaliação SIGMI Cálculo do Índice Para melhor avaliar a evolução dos municípios e comparar os municípios entre si estabelecemos um índice de avaliação designado: > Índice de Avaliação SIGMI, que permite classificar não só os municípios de 0-20 como obter totais distritais.

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Índice de Avaliação SIGMI Cálculo do Índice – Fórmula Σ O índice é calculado pelo Somatório de: +1 valor por cada resposta “sim” = conteúdo existente 0 valor por cada resposta “não” = conteúdo ausente +2 valores por cada SIG Estático +2 valores por cada SIG Dinâmico -1 valor por cada erro registado

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Índice de Avaliação SIGMI Valores Distritais

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Índice de Avaliação SIGMI Distribuição Geográfica

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Índice de Avaliação SIGMI Distribuição Gráfica 2008/2011

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Os melhores resultados do Índice: Em 2008 o valor máximo obtido foi de 13 valores em 4 municípios; Em 2011 o valor máximo obtido foi 19 valores em: Casos de Sucesso > Montemor-o-Velho (11 valores em 2008 subiu para 19 em 2011) > Amadora (10 valores em 2008 subiu para 19 em 2011) > Tondela (8 valores em 2008 subiu para 19 em 2011)

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Para a constituição do Observatório foram analisados diversos observatórios publicados na Internet… > Observatórios Nacionais > Observatórios Internacionais E foi elaborado um Quadro Resumo Observatório

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Observatório – Quadro Resumo

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Observatório - SIGMI Surge então neste contexto SIGMI - Um Observatório vocacionado para estudar e apresentar a situação dos SIG Municipais On-line, publicados através das páginas das Câmaras Municipais Nacionais.

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Missão: Promover a partilha de experiências de trabalho em SIG nos municípios portugueses. Objectivos: Publicar os resultados do levantamento a todos os utilizadores onde possam aceder aos resultados, compreender o panorama nacional e comparar os municípios, distritos e regiões autónomas. Âmbito Temático: Os SIG Municipais Portugueses na Internet Âmbito Territorial: Nacional / Portugal Principais Conteúdos: Publicação de Estudos; Mapas e Imagens; Endereço: Observatório - SIGMI

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Conclusões Finais Disponibilização: provou-se ser possível fazê-lo de uma forma simples acessível a todos, apenas com o uso de ferramentas de software livre. Metodologia: Foi cumprida e revelou-se eficaz. Levantamento dos dados: Foi realizado na totalidade, os dados recolhidos foram todos trabalhados. Indicadores: Foram todos levantados e obtiveram-se resultados expressivos da realidade.

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa As tarefas previstas foram realizadas; Foram disponibilizados os dados de todos os distritos e regiões autónomas. As Câmaras Municipais com menos conteúdos de IG publicados correspondem a câmaras com menos recursos económicos. - Estas lacunas devem-se à falta de meios técnicos e humanos e não ao facto de não considerarem os SIG uma ferramenta útil na gestão autárquica. Conclusões Finais

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Conclusões Finais Verificou-se que as câmaras publicam o mesmo tipo de conteúdos e que procuram cumprir a legislação em vigor. A evolução nacional por sua vez manifestou-se considerável desde 2008 até Sendo um período relativamente pequeno foi bastante activo nesta matéria onde muitos dos municípios cresceram e consolidaram as suas ferramentas SIG publicadas.

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Conclusões Finais Finalmente podemos dizer que este trabalho contribuiu para a constituição de um estudo evolutivo dos SIG Municipais em Portugal, na perspectiva do utilizador, que ganhou aqui uma descrição exaustiva e com perspectivas de evolução futuras.

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Limitações ao Projecto - Limitações no acesso aos conteúdos que implicam registo. Estes não foram contemplados. - A ausência de determinado conteúdo não se pode considerar uma ausência absoluta. A navegação dos sites nem sempre é simples ou directa e quando a consulta é feita poderá ter falhado algum tipo de pesquisa tendo comprometido alguns conteúdos de difícil aceso.

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa Desenvolvimentos Futuros - A elaboração de um novo estudo dentro de dois anos, para se manter um registo histórico e não deixar morrer o observatório aqui constituído. - Evolução do observatório para uma ferramenta interactiva em que as câmaras possam interagir entre elas partilhando ideias e experiências nesta matéria.

Marta Alarcão Bastos – 18 de Janeiro de 2012 Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - Universidade de Nova de Lisboa FIM! AGRADECIMENTOS Aos Professores Jorge Gustavo Rocha e Pedro Cabral que me ensinaram, animaram e despertaram para o fascinante mundo dos SIG e que com toda a dedicação e apoio sempre se mantiveram presentes e me apoiaram desde inicio do projecto. Aos meus colegas e amigos do mestrado, em especial a Hugo Martins, Carlos Albano, Clara Santos e Cláudia Costa, pelas horas de conversa e trabalho. E a todos os outros amigos que tenho tido o prazer de conhecer em conferências e encontros desta matéria. À minha família que sempre presente também me apoiou desde o primeiro instante em especial à minha Mãe e à minha irmã pela ajuda, partilha de ideias e sugestões preciosas. À Iris pela amizade de sempre ao longo de todos estes anos. E ao João pela paciência e apoio diário com que desde inicio me acompanhou em todo o mestrado, em especial neste projecto e em tudo o que isso implica na vida e no que nos rodeia. À memória do meu Avô Manuel a quem ficarei sempre à espera de apresentar este trabalho e partilhar todos os outros que tenho feito e irei fazer. Obrigado a todos!