II Seminário de Pesquisa do NUPEPE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Advertisements

Maria Clara Di Pierro Faculdade de Educação da USP
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
PARTICIPANTES DO GRUPO
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
Prêmio Alexandrino Garcia – Categoria Educação – Comissões Julgadoras Regionais . Criação Consultoria.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Ações educativas inclusivas: experiências implantadas nas IES
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
dos professores e funcionários do Ensino Fundamental II do Preve
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
I MINICURSO NOÇÕES BÁSICAS DE NEUROEDUCAÇÃO
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rotina na Alfabetização:
“Práticas de Leitura e Escrita como constituição da memória”
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO (NEPIE)
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral: formação e acompanhamento da implementação no município de Vitorino/PR. Vitorino/PR,2014.
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - PIBID 2013
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Política Educacional Brasileira
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
Limites e Possibilidades do PROEJA
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
“O RIO DE JANEIRO CONTINUA ÍNDIO” O PAPEL DO EDUCADOR INDÍGENA
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
Centro de Educação e Ciência Humanas - CECH Produções Científicas
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA AMAZÔNIA Diálogos Interculturais: Povos Indígenas e Universidade De 30 de janeiro a 01 de Fevereiro de 2013 no.
Docentes Prof. Dr. Fernando Cesar de Carvalho Moraes
Concepções em Educação Matemática
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Data: 26/03/15 Local: Anf 3 Odonto Horário: 13h.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

II Seminário de Pesquisa do NUPEPE cultura, formação docente e cotidiano escolar ISBN: 978-85-62045-01-1 21 e 22 de maio de 2010 - Uberlândia/MG APRESENTAÇÃO PALESTRA PROGRAMAÇÃO MESA-REDONDA EIXOS TEMÁTICOS TRABALHOS Cidade de Massa – 4º ano/ESEBA 2008 CRÉDITOS O NUPEPE FICHA CATALOGRÁFICA

II Seminário de Pesquisa do NUPEPE cultura, formação docente e cotidiano escolar APRESENTAÇÃO O Seminário de Pesquisa do Núcleo de Pesquisa sobre Prática Escolares (NUPEPE) tem como objetivo primordial a socialização de experiências de pesquisa e ensino entre docentes da rede pública e particular, pesquisadores da área de educação e afins, discentes da graduação e pós-graduação e interessados na temática do Seminário, ressaltando a pesquisa como elemento essencial do processo de formação docente (inicial e continuada) e do ensino-aprendizagem. Para tanto, propõe a apresentação de trabalhos via comunicações orais e relatos de experiências relacionados à temática do Seminário: Cultura, formação docente e Cotidiano escolar. No ano de 2007, no período de 09 e 11 de agosto, realizou-se na Escola de Educação Básica da UFU o I Seminário de Pesquisa do NUPEPE: Cultura, Formação Docente e Cotidiano Escolar. As apresentações foram realizadas por meio de comunicações orais e relatos de experiências organizadas em quatro eixos temáticos: 1: Formação Continuada e Práticas Escolares na Educação Infantil; 2: Saberes, Práticas e Formação Docente; 3- Linguagem, Ensino, Leitura, Produção de texto Oral e Escrito e Literatura; 4- Política, Culturas e Sociedade. O II Seminário de Pesquisa do NUPEPE, ao qual estes Anais se referem, realizou-se entre os dias 21 e 22 de maio de 2010, também na Escola de Educação Básica. As apresentações foram organizadas a partir dos seguintes eixos: 1- Saberes, práticas escolares e formação docente; 2- Avaliação e inclusão escolar; 3- Política, culturas e sociedade; 4- Linguagens da cultura contemporânea e conhecimento escolar. CONTINUA

II Seminário de Pesquisa do NUPEPE cultura, formação docente e cotidiano escolar APRESENTAÇÃO (cont.) Neste Anais encontram-se: o texto da conferência proferida pelo professor Dr. Roberto Valdés Puentes (FACED/UFU) intitulada “Cultura, Formação Docente e Cotidiano Escolar”; os textos das professoras Drª Silma do Carmo Nunes (Católica/UDIA) e Drª Analúcia de Morais Vieira (ESEBA/UFU), as quais participaram da mesa redonda intitulada “Cultura Contemporânea e Cotidiano Escolar: entre práticas e pesquisas”, juntamente com a professora Drª Cláudia Ricci (UFMG); 90 resumos dos trabalhos inscritos no Seminário e 67 textos completos enviados para publicação. Parabenizamos a todos os participantes pelos trabalhos apresentados e pela riqueza das reflexões e debates que os mesmos ensejaram. O NUPEPE reitera, a partir deste seu segundo Seminário, o objetivo de contribuir para a pesquisa na área de Educação e para a socialização dos conhecimentos produzidos. Comissão Organizadora

II Seminário de Pesquisa do NUPEPE cultura, formação docente e cotidiano escolar EIXOS TEMÁTICOS Eixo 1 – SABERES, PRÁTICAS ESCOLARES E FORMAÇÃO DOCENTE Eixo 2 – AVALIAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR Eixo 3 – POLÍTICA, CULTURAS E SOCIEDADE Eixo 4 – LINGUAGENS DA CULTURA CONTEMPORÂNEA E CONHECIMENTO ESCOLAR

II Seminário de Pesquisa do NUPEPE cultura, formação docente e cotidiano escolar CRÉDITOS Reitor: Alfredo Júlio Fernandes Neto Vice-Reitor: Darizon Alves De Andrade Pró-Reitor de Graduação: Waldenor Barros Moraes Filho Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Alcimar Barbosa Soares Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis: Alberto Martins da Costa Pró-Reitor de Planejamento e Administração: Valder Steffen Júnior Pró-Reitor de Recursos Humanos: Sinésio Gomide Júnior Diretora da Escola de Educação Básica: Elizabet Rezende de Faria Vice-Diretor da Escola de Educação Básica: Leandro Resende Coordenadora do Nupepe: Analucia de Morais Vieira

II Seminário de Pesquisa do NUPEPE cultura, formação docente e cotidiano escolar PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU NUCLEO DE PESQUISA SOBRE PRÁTICAS ESCOLARES – NUPEPE Comissão Organizadora: Profa Drª Analúcia de Morais Vieira Profa Drª Aléxia Pádua Franco Prof. Esp. Éderson de Oliveira Passos Profa Ms. Eleodora dos Santos Leonardi Profa Drª Leide Alvarenga Turini Profa Ms. Liliane dos Guimarães Alvim Nunes Araújo Profa. Ms. Lúcia Helena de Paula Menezes Profa Ms. Núbia Silvia Guimarães Paiva Profa Ms. Maria das Graças Monte

II Seminário de Pesquisa do NUPEPE cultura, formação docente e cotidiano escolar ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DO ANAIS Profa Drª Leide Alvarenga Turini Profa Esp. Sumaia Barbosa Franco Marra

Núcleo de Pesquisa sobre Práticas Escolares NUPEPE Núcleo de Pesquisa sobre Práticas Escolares O NUPEPE (Núcleo de Pesquisa sobre Práticas Escolares) é um Núcleo Interdisciplinar voltado à pesquisa sobre cultura, cotidiano e práticas escolares na Infância, na Juventude e na Educação de Jovens e Adultos. Este núcleo está sediado na Escola de Educação Básica da UFU à Rua Adutora São Pedro no 40, Campus Educação Física, no município de Uberlândia, Estado de Minas Gerais. O núcleo tem por finalidade congregar profissionais das diferentes área das educação e afins, estudantes, técnicos, entre outros que se interessem e, ou tenham atividades de estudos e pesquisas relacionas com as seguinte linhas: Cultura, Cotidiano e Práticas Escolares: a infância, a juventude e a educação de jovens e adultos; Formação Inicial e Continuada de Professores/as; Inclusão Escolar. O núcleo tem como objetivos específicos desenvolver projetos de pesquisas em educação; captar e acompanhar pesquisas realizadas na ESEBA; promover intercâmbio com instituições nacionais e estrangeiras que possibilitem trocas de experiências entre pesquisadores; promover a publicação de resultados de pesquisas e estudos realizados pelo Núcleo; socializar experiências de pesquisas na Educação por meio de eventos de caráter científico, dentre outros. Acesse a nossa página: http://www.eseba.ufu.br/interna.php?referencia=conteudo&pagina=nupepe

Núcleo de Pesquisa sobre Práticas Escolares NUPEPE Núcleo de Pesquisa sobre Práticas Escolares O NUPEPE tem como objetivos específicos desenvolver projetos de pesquisas em educação; captar e acompanhar pesquisas realizadas na ESEBA; promover intercâmbio com instituições nacionais e estrangeiras que possibilitem trocas de experiências entre pesquisadores; promover a publicação de resultados de pesquisas e estudos realizados pelo Núcleo; socializar experiências de pesquisas na Educação por meio de eventos de caráter científico, dentre outros.

II Seminário de Pesquisa do NUPEPE cultura, formação docente e cotidiano escolar TRABALHOS COMPLETOS Eixo 1 – SABERES, PRÁTICAS ESCOLARES E FORMAÇÃO DOCENTE  Por título  Por autor Eixo 2 – AVALIAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR Eixo 3 – POLÍTICA, CULTURAS E SOCIEDADE Eixo 4 – LINGUAGENS DA CULTURA CONTEMPORÂNEA E CONHECIMENTO ESCOLAR

Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Adriana A. Silva UM JOGO AFRICANO COM ULTILIZAÇÃO MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIENCIA RESUMO COMPLETO 1--8 CONTEXTUALIZANDO AS OPERAÇÕES COM SINAIS DOS NÚMEROS INTEIROS – RELATO DE EXPERIÊNCIA 9--16 Adriano R. de La Fuente O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE: ENSAIO SOBRE IMPORTÂNCIAS E PERSPECTIVAS 17--27 Adriany de Ávila Melo Sampaio O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA PARA GRADUADOS EM LICENCIATURAS 28--35 Adrienne Galvão Silveira Alanna de Freitas Guimarães COMPOSIÇÕES DE CRIANÇAS DE 8 A 14 ANOS NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 234--244 Aleandra da Silva Figueira Sampaio METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS ESTRUTURAS DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: ESTRUTURA COGNITIVA PARA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS - ECOTEC   Alessandra Mara de Assis O PAPEL DA FONOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA 36--43 Aléxia Pádua Franco APROPRIAÇÃO DOCENTE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Aline Segate A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS ESPECIAIS RESUMO COMPLETO 44--50 Ana Clara Gomes CONSTITUIR-SE PROFESSOR: A INFLUÊNCIA DA HISTÓRIA DE VIDA E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE 51--65 Ana Lucia Costa PREMIO MESTRE DUDA - REENCONTRO COM A CONGADA: CONGADEIROS CONTANDO SUA HISTÓRIA   Ana Maria Franco PERSPECTIVAS ACERCA DA DOCÊNCIA EM LITERATURA: OLHARES DE DISCENTES-EM-PRÉ-SERVIÇO Angélica A. Barbosa UM JOGO AFRICANO COM ULTILIZAÇÃO MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIENCIA 1--8 Angélica Pinho Martins Rocha DA FUNÇÃO FISCALIZADORA AO OFICIO DE EDUCADOR: O INSPETOR ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA Antônio Neto Ferreira dos Santos PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMPREENSÃO DO CONCEITO DE MEIO AMBIENTE 66--81 Arlindo José de Souza Junior ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA ESCOLA: DIÁLOGOS COM O COTIDIANO ESCOLAR 245--254 Beatriz Menezes CULTURA AFROBRASILEIRA E ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS: COMBINAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM Benerval Pinheiro Santos REDE DE EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO ESCOLAR 82--90

Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Boscolli Barbosa Pereira TRABALHO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES, EM FORMAÇÃO, DO CURSO DE BIOLOGIA E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESUMO COMPLETO 178--188 O ENSINO DE BOTÂNICA E AS PRÁTICAS ESCOLARES: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 400--411 Bruno Gonçalves Borges UNIVERSIDADE E ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: CO-RESPONSABILIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES   Cairo Mohamad Katrib PREMIO MESTRE DUDA - REENCONTRO COM A CONGADA: CONGADEIROS CONTANDO SUA HISTÓRIA Carlos Alessandro Nunes ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA ESCOLA: DIÁLOGOS COM O COTIDIANO ESCOLAR 245--254 Cláudia Regina Montes Gumerato Fernandes SEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFU 215--225 Delma Faria Shimamoto Denise Garcia Giaretta Pacheco UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS (AS) PEDAGOGOS (AS) DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA NO PERÍODO DE 2006 A 2008 91--100 Diego Marcos Silva Leão REFLEXÕES ACERCA DO USO DA PINTURA HISTÓRICA EM SALA DE AULA 101--113 Dóris de Fátima Carneiro CRIAR E EMPREENDER Éderson de Oliveira Passos CONTEXTUALIZANDO AS OPERAÇÕES COM SINAIS DOS NÚMEROS INTEIROS – RELATO DE EXPERIÊNCIA 9--16

Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Éderson de Oliveira Passos PROJETO DE INTEGRAÇÃO DA PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS AO CURRÍCULO ESCOLAR: ANÁLISE DESCRITIVA DE DADOS PRELIMINARES. RESUMO COMPLETO 114--120 Eliana Aparecida Carleto TRABALHANDO COM PROJETOS: A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO EM NOSSA VIDA 121--131 Eliana Dias LIVRO DIDÁTICO: DO SURGIMENTO ÀS MUDANÇAS ATUAIS 132--143 Eliana Elias Ferreira dos Santos METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS ESTRUTURAS DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: ESTRUTURA COGNITIVA PARA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS - ECOTEC   Eliane Gonçalves Noronha PROJETO SÓ LEITURA 144--147 Eliane Santana Novais AS RODAS DE CONVERSA: ESPAÇOS DE INVESTIGAÇÃO E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 148--155 Elieuza Aparecida de Lima CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DE FAZ DE CONTA PARA A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELAS CRIANÇAS 465--476 Elise Mendes Evaldo Júnior CULTURA AFROBRASILEIRA E ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS: COMBINAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM Fabiana Cardoso Urzetta FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: DIFICULDADES E CONQUISTAS 156--164

Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Fausiene Pereira Resende Victor PRÁTICAS ESCOLARES NORTEADAS POR PROJETOS DE TRABALHO QUE FOMENTAM A FORMAÇÃO DOCENTE RESUMO COMPLETO 165--177 Fernanda Fernandes dos Santos Rodrigues TRABALHO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES, EM FORMAÇÃO, DO CURSO DE BIOLOGIA E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA 178--188 O ENSINO DE BOTÂNICA E AS PRÁTICAS ESCOLARES: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 400--411 Gefferson Goulart EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: VOCÊ ESTÁ PREPARADO (A) PROFESSOR (A)? 444--453 Gercina Santana Novais REDE DE EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO ESCOLAR 82--90 A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIAS: REVELANDO REPRESENTAÇÕES E A PRODUÇÃO DA EXCLUSÃO/INCLUSÃO ESCOLAR 189--196 Gilberto Arantes Carrijo METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS ESTRUTURAS DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: ESTRUTURA COGNITIVA PARA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS - ECOTEC   Heliany Pereira dos Santos CRUZANDO FRONTEIRAS: UM OLHAR SOBRE GÊNERO E O FUTSAL NA ESCOLA EM CATALÃO 292--302 Henrique Souto de Barros PROJETO DE INTEGRAÇÃO DA PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS AO CURRÍCULO ESCOLAR: ANÁLISE DESCRITIVA DE DADOS PRELIMINARES 114--120 Hosana Salete Curtt Silva SEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFU 215--225

Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. João Antonio Alves CULTURA AFROBRASILEIRA E ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS: COMBINAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM RESUMO   José Aparecido da Silva Costa COMPOSIÇÕES DE CRIANÇAS DE 8 A 14 ANOS NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COMPLETO 234--244 José Márcio Amaral EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: VOCÊ ESTÁ PREPARADO (A) PROFESSOR (A)? 444--453 Katiane Braga da Silva Martins SABERES PSICOPEDAGÓGICOS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ANÁLISE DA CULTURA ESCOLAR 197--205 Keila Regina Marques Tittato O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRABALHO COLETIVO E APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO 436-443 Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE NOVE ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA – MG: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JACY DE ASSIS. 206--214 Leidiane Rodrigues Lérida de Oliveira SEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFU 215--225 Letícia Borges de Oliveira MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES: A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORAS NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS NO MEIO RURAL DE UBERLÂNDIA/MG 226--233 Lilia Neves Gonçalves

Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Liliane dos Guimarães Alvim Nunes A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL RESUMO   Luciana Bitencourt ATLETISMO NA ESCOLA: MUITO MAIS QUE CORRER, SALTA E ARREMESSAR COMPLETO 351-361 Luciana Soares Muniz ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA ESCOLA: DIÁLOGOS COM O COTIDIANO ESCOLAR 245--254 Luciane Ribeiro Dias Gonçalves CULTURA AFROBRASILEIRA E ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS: COMBINAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM PREMIO MESTRE DUDA - REENCONTRO COM A CONGADA: CONGADEIROS CONTANDO SUA HISTÓRIA Lucimar Divina Alvarenga Prata REDE DE EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO ESCOLAR 82--90 SABERES DOCENTES E PRÁTICAS DE ENSINO: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Marco Aurélio Gomes de Oliveira FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DEBATE SOBRE A NOVA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA O CURSO DE PEDAGOGIA 255—273 Maria Aparecida Marques Maria José Diogenes Vieira Marques A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINARIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE E MULTICULTURALIDADE PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO 274--291

Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Mariana Ferreira de Deus A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL RESUMO   Mário Borges Netto FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DEBATE SOBRE A NOVA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA O CURSO DE PEDAGOGIA COMPLETO 255—273 Mário Moreno Rabelo Silva CRUZANDO FRONTEIRAS: UM OLHAR SOBRE GÊNERO E O FUTSAL NA ESCOLA EM CATALÃO 292--302 Myrtes Dias da Cunha ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA ESCOLA: DIÁLOGOS COM O COTIDIANO ESCOLAR 245--254 Natália Luiza Borges EXPERIÊNCIA PRÁTICA COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE 303--308 Núbia Silvia Guimarães Paiva Odair França de Carvalho AS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A PEDAGOGIA DE PROJETOS 309--323 Órfilo Rodrigues Fraga Jr. A CARTA E A RESPOSTA 324--335 Patrícia Belchior de Oliveira Lacerda DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 336--350 ATLETISMO NA ESCOLA: MUITO MAIS QUE CORRER, SALTA E ARREMESSAR 351-361

Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Patrícia Belchior de Oliveira Lacerda O HANDEBOL NO CONTEXTO ESCOLAR: SOCIALIZAÇÃO, CULTURA E CRITICIDADE RESUMO COMPLETO 351--361 Rafaela Celestina Zanette SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ARTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. 362--376 Rejane Moreira Rodrigues IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE NOVE ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA – MG: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JACY DE ASSIS. 206--214 Romes Faustino de Medeiros Júnior COMPOSIÇÕES DE CRIANÇAS DE 8 A 14 ANOS NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 234--244 Rute da Silva DESAFIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: HÁ QUANTAS ANDA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DAS CRIANÇAS QUE CHEGAM MAIS CEDO NAS ESCOLAS? 377--388 Ruth de Sousa Ferreira Silva COMPOSIÇÃO COMO RECURSO NO PROCESSO ENSINO / APRENDIZAGEM MUSICAL 389--399 Sandra Gonçalves Vilas Bôas Campos AS RODAS DE CONVERSA: ESPAÇOS DE INVESTIGAÇÃO E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 148--155 Sandro Prado Santos TRABALHO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES, EM FORMAÇÃO, DO CURSO DE BIOLOGIA E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA 178--188 SEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFU 215--225 O ENSINO DE BOTÂNICA E AS PRÁTICAS ESCOLARES: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Selma Gonzaga Silva SEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFU RESUMO COMPLETO 215--225 A REVISÃO DO CONSUMO DE COPOS DESCARTÁVEIS NO AMBIENTE ESCOLAR: UM DESAFIO NO ÂMBITO DE UM PROJETO DE ENSINO PAUTADO NO PRINCÍPIO DOS 3 RS 412--422 Severino Ramos de Lima COMPOSIÇÕES DE CRIANÇAS DE 8 A 14 ANOS NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 234--244 Solange Raquel Richter FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DEBATE SOBRE A NOVA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA O CURSO DE PEDAGOGIA 255—273 Soraia Cristina Cardoso Lelis PROJETO DE ENSINO EM ARTES VISUAIS – UMA EXPERIÊNCIA (DO) SENSÍVEL NO CONTEXTO ESCOLAR: O SABER COM SABOR 423-435 Sumaia Marra O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRABALHO COLETIVO E APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO 436-443 EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: VOCÊ ESTÁ PREPARADO (A) PROFESSOR (A)? 444--453 Teresa Cristina Melo da Silveira SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ARTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. 362--376 ENSINO DE ARTE, CULTURAS E COTIDIANO ESCOLAR: REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DENTRO DA SALA DE AULA. 454--464 Thais Batista de Melo CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DE FAZ DE CONTA PARA A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELAS CRIANÇAS 465--476

Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Thalita Moreno Tomé Peres A CONSTITUIÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL RESUMO   Tiago Soares Alves A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES COMPLETO 477-485 Vanessa Salum UNIVERSIDADE E ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: CO-RESPONSABILIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Vivian Moreira Batista PRÁTICAS ESCOLARES NORTEADAS POR PROJETOS DE TRABALHO QUE FOMENTAM A FORMAÇÃO DOCENTE 165--177 Walter Guarnier de Lima Junio LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM CRITÉRIO DE SELEÇÃO Wellington Menegaz de Paula OS JOVENS ADOLESCENTES E A EXPERIÊNCIA COM O TEATRO COMUNIDADE 486-495 William Cândido CULTURA AFROBRASILEIRA E ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS: COMBINAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM Zaida Barros Dias SEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFU 215--225 FORMAÇÃO DOCENTE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE UM MEMORIAL 496-502

Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR TITULO: EIXO A – B C D – I L – O P – R S – U AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Órfilo Rodrigues Fraga Jr. A CARTA E A RESPOSTA RESUMO COMPLETO 324--335 Thalita Moreno Tomé Peres A CONSTITUIÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL   Liliane dos Guimarães Alvim Nunes et al. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL Tiago Soares Alves A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES 477-485 Aline Segate A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS ESPECIAIS 44--50 Maria José Diogenes Vieira Marques A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINARIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE E MULTICULTURALIDADE PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO 274--291 Gercina Santana Novais A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIAS: REVELANDO REPRESENTAÇÕES E A PRODUÇÃO DA EXCLUSÃO/INCLUSÃO ESCOLAR 189--196 Selma Gonzaga Silva A REVISÃO DO CONSUMO DE COPOS DESCARTÁVEIS NO AMBIENTE ESCOLAR: UM DESAFIO NO ÂMBITO DE UM PROJETO DE ENSINO PAUTADO NO PRINCÍPIO DOS 3 RS 412--422 Aléxia Pádua Franco APROPRIAÇÃO DOCENTE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR TITULO: EIXO A – B C D – I L – O P – R S – U AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Odair França de Carvalho AS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A PEDAGOGIA DE PROJETOS RESUMO COMPLETO 309--323 Eliane Santana Novais et al. AS RODAS DE CONVERSA: ESPAÇOS DE INVESTIGAÇÃO E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 148--155 Ruth de Sousa Ferreira Silva COMPOSIÇÃO COMO RECURSO NO PROCESSO ENSINO / APRENDIZAGEM MUSICAL 389--399 Alanna de Freitas Guimarães et al. COMPOSIÇÕES DE CRIANÇAS DE 8 A 14 ANOS NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 234--244 Ana Clara Gomes CONSTITUIR-SE PROFESSOR: A INFLUÊNCIA DA HISTÓRIA DE VIDA E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE 51--65 Adriana A. Silva et al. CONTEXTUALIZANDO AS OPERAÇÕES COM SINAIS DOS NÚMEROS INTEIROS – RELATO DE EXPERIÊNCIA 9--16 Elieuza Aparecida de Lima et al. CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DE FAZ DE CONTA PARA A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELAS CRIANÇAS 465--476 Dóris de Fátima Carneiro CRIAR E EMPREENDER   Heliany Pereira dos Santos et al. CRUZANDO FRONTEIRAS: UM OLHAR SOBRE GÊNERO E O FUTSAL NA ESCOLA EM CATALÃO 292--302 Beatriz Menezes et al. CULTURA AFROBRASILEIRA E ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS: COMBINAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR TITULO: EIXO A – B C D – I L – O P – R S – U AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Angélica Pinho Martins Rocha DA FUNÇÃO FISCALIZADORA AO OFICIO DE EDUCADOR: O INSPETOR ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA RESUMO   Rute da Silva DESAFIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: HÁ QUANTAS ANDA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DAS CRIANÇAS QUE CHEGAM MAIS CEDO NAS ESCOLAS? COMPLETO 377--388 Patrícia Belchior de Oliveira Lacerda DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 336--350 Gefferson Goulart et al. EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: VOCÊ ESTÁ PREPARADO (A) PROFESSOR (A)? 444--453 Arlindo José de Souza Junior et al. ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA ESCOLA: DIÁLOGOS COM O COTIDIANO ESCOLAR 245--254 Teresa Cristina Melo da Silveira ENSINO DE ARTE, CULTURAS E COTIDIANO ESCOLAR: REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DENTRO DA SALA DE AULA. 454--464 Natália Luiza Borges EXPERIÊNCIA PRÁTICA COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE 303--308 Fabiana Cardoso Urzetta FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: DIFICULDADES E CONQUISTAS 156--164 Marco Aurélio Gomes de Oliveira et al. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DEBATE SOBRE A NOVA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA O CURSO DE PEDAGOGIA 255—273 Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli et al. IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE NOVE ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA – MG: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JACY DE ASSIS. 206--214

Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR TITULO: EIXO A – B C D – I L – O P – R S – U AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Eliana Dias LIVRO DIDÁTICO: DO SURGIMENTO ÀS MUDANÇAS ATUAIS RESUMO COMPLETO 132--143 Walter Guarnier de Lima Junio LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM CRITÉRIO DE SELEÇÃO   Letícia Borges de Oliveira MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES: A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORAS NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS NO MEIO RURAL DE UBERLÂNDIA/MG 226--233 Aleandra da Silva Figueira Sampaio et al. METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS ESTRUTURAS DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: ESTRUTURA COGNITIVA PARA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS – ECOTEC Adriany de Ávila Melo Sampaio et al. O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA PARA GRADUADOS EM LICENCIATURAS 28--35 Boscolli Barbosa Pereira et al. O ENSINO DE BOTÂNICA E AS PRÁTICAS ESCOLARES: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 400—411 Adriano R. de La Fuente O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE: ENSAIO SOBRE IMPORTÂNCIAS E PERSPECTIVAS 17—27 Alessandra Mara de Assis O PAPEL DA FONOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA 36--43 Keila Regina Marques Tittato et al. O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRABALHO COLETIVO E APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO 436-443 Wellington Menegaz de Paula OS JOVENS ADOLESCENTES E A EXPERIÊNCIA COM O TEATRO COMUNIDADE 486-495

Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR TITULO: EIXO A – B C D – I L – O P – R S – U AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Ana Maria Franco PERSPECTIVAS ACERCA DA DOCÊNCIA EM LITERATURA: OLHARES DE DISCENTES-EM-PRÉ-SERVIÇO RESUMO   Fausiene Pereira Resende Victor et al. PRÁTICAS ESCOLARES NORTEADAS POR PROJETOS DE TRABALHO QUE FOMENTAM A FORMAÇÃO DOCENTE COMPLETO 165--177 Antônio Neto Ferreira dos Santos PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMPREENSÃO DO CONCEITO DE MEIO AMBIENTE 66—81 Ana Lucia Costa et al. PREMIO MESTRE DUDA - REENCONTRO COM A CONGADA: CONGADEIROS CONTANDO SUA HISTÓRIA Soraia Cristina Cardoso Lelis PROJETO DE ENSINO EM ARTES VISUAIS – UMA EXPERIÊNCIA (DO) SENSÍVEL NO CONTEXTO ESCOLAR: O SABER COM SABOR 423-435 Henrique Souto de Barrosv et al. PROJETO DE INTEGRAÇÃO DA PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS AO CURRÍCULO ESCOLAR: ANÁLISE DESCRITIVA DE DADOS PRELIMINARES 114--120 Eliane Gonçalves Noronha PROJETO SÓ LEITURA 144--147 Benerval Pinheiro Santos et al. REDE DE EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO ESCOLAR 82—90 Diego Marcos Silva Leão REFLEXÕES ACERCA DO USO DA PINTURA HISTÓRICA EM SALA DE AULA 101--113

Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR TITULO: EIXO A – B C D – I L – O P – R S – U AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Lucimar Divina Alvarenga Prata SABERES DOCENTES E PRÁTICAS DE ENSINO: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS RESUMO   Rafaela Celestina Zanette et al. SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ARTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. COMPLETO 362--376 Katiane Braga da Silva Martins SABERES PSICOPEDAGÓGICOS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ANÁLISE DA CULTURA ESCOLAR 197--205 Cláudia Regina Montes Gumerato Fernandes et al. SEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFU 215—225 Eliana Aparecida Carleto TRABALHANDO COM PROJETOS: A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO EM NOSSA VIDA 121--131 Boscolli Barbosa Pereira et al. TRABALHO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES, EM FORMAÇÃO, DO CURSO DE BIOLOGIA E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA 178--188 Adriana A. Silva et al. UM JOGO AFRICANO COM ULTILIZAÇÃO MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIENCIA 1--8 Denise Garcia Giaretta Pacheco UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS (AS) PEDAGOGOS (AS) DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA NO PERÍODO DE 2006 A 2008 91--100 Bruno Gonçalves Borges et al. UNIVERSIDADE E ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: CO-RESPONSABILIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Eixo II Avaliação e Inclusão Social TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – F L – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Andressa Moreira de Souza Borges EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES RESUMO   Cleyciane Alves de Faria Denize D. C. Rizzotto FORUNS DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO NA ESEBA COMPLETO 503-510 Diego Miranda de Oliveira Eliana Aparecida Carleto Flávia Barbosa de Queiróz

Eixo II Avaliação e Inclusão Social TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – F L – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Laniluce Alves Barbosa Curtt INCLUSÃO SOCIAL E RECURSOS TECNOLÓGICOS: UMA VISÃO SOBRE O PROFESSOR DEFICIENTE VISUAL RESUMO COMPLETO 511-523 Liliane dos Guimarães Alvim Nunes EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES   Luciana Saores Muniz FORUNS DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO NA ESEBA 503-510 Lucianna Ribeiro de Lima Maristela Soares Cury Rezende ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA 524-531 Michelle Crescêncio de Miranda UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO DIGITAL COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 532-544 Raquel Fernandes Gonçalves Machado Sergio José Both EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: A AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA NO ENSINO PÚBLICO EM TANGARÁ DA SERRA-MT 545-557

Eixo II Avaliação e Inclusão Social TRABALHOS POR TITULO: EIXO AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Maristela Soares Cury Rezende ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA RESUMO COMPLETO 524-531 Sergio José Both EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: A AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA NO ENSINO PÚBLICO EM TANGARÁ DA SERRA-MT 545-557 Andressa Moreira de Souza Borges et al. EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES   Denize D. C. Rizzotto et al. FORUNS DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO NA ESEBA 503-510 Laniluce Alves Barbosa Curtt INCLUSÃO SOCIAL E RECURSOS TECNOLÓGICOS: UMA VISÃO SOBRE O PROFESSOR DEFICIENTE VISUAL 511-523 Michelle Crescêncio de Miranda et al. UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO DIGITAL COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 532-544

Eixo III Política, Culturas e Sociedade TRABALHOS POR AUTOR EIXO A – J L – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. André Vitorino Vieira O BULLYING NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL- SENTIMENTOS DE ALUNOS SOBRE RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO INGRESSO ESCOLAR RESUMO   Astrogildo Fernandes da Silva Júnior CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADES DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NO MEIO RURAL COMPLETO 558-573 Carlos Rodrigues Brandão REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A PARTIR DA DIVERSIDADE DE CULTURAS E DA CULTURA POPULAR 626-638 Dóris de Fátima Carneiro CIDADE "FAZ DE CONTA": EXERCÍCIO DE CIDADANIA Janaina Ferreira Silva ESCOLA, CULTURAS E TRABALHADORES 574-579 Jeovandir Campos do Prado UM ESTUDO DOS PROJETOS ESCOLAS-REFERÊNCIA E ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA: COMO POLÍTICA EDUCACIONAL MINEIRA E NATUREZA SOCIAL 580-590 João Augusto Neves Pires A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DEMOCRÁTICA: IMPASSES E POSSIBILIDADES 591-604 Juliano Nazari POLÍTICAS EDUCACIONAIS: EM FOCO O PROJETO ACELERAR PARA VENCER 605--613

Eixo III Política, Culturas e Sociedade TRABALHOS POR AUTOR EIXO A – J L – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Leticia Borges de Oliveira LINGUAGEM, CULTURA, CORPO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SÓCIO-EDUCATIVA RESUMO   Lucimar Divina Alvarenga Prata Maria Alcina Gomes de Sousa Monteiro AS POLÍTICAS DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS AÇÕES SÕCIO-EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS PELO PETI COMPLETO 614-625 Maristela Corrêa Borges REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A PARTIR DA DIVERSIDADE DE CULTURAS E DA CULTURA POPULAR 626-638 Rafael Domingues da Silva A MÚSICA COMO DOCUMENTO HISTÓRICO  EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA DE UM GRADUANDO NA PRÁTICA DOCENTE Rosiene Maria da Silva O BULLYING NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL- SENTIMENTOS DE ALUNOS SOBRE RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO INGRESSO ESCOLAR Tiago Soares Alves

Eixo III Política, Culturas e Sociedade TRABALHOS POR TÍTULO EIXO AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. João Augusto Neves Pires A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DEMOCRÁTICA: IMPASSES E POSSIBILIDADES RESUMO COMPLETO 591-604 Rafael Domingues da Silva A MÚSICA COMO DOCUMENTO HISTÓRICO  EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA DE UM GRADUANDO NA PRÁTICA DOCENTE   Maria Alcina Gomes de Sousa Monteiro AS POLÍTICAS DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS AÇÕES SÕCIO-EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS PELO PETI 614-625 Dóris de Fátima Carneiro CIDADE "FAZ DE CONTA": EXERCÍCIO DE CIDADANIA Astrogildo Fernandes da Silva Júnior CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADES DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NO MEIO RURAL 558-573 Janaina Ferreira Silva ESCOLA, CULTURAS E TRABALHADORES 574-579 Leticia Borges de Oliveira et al. LINGUAGEM, CULTURA, CORPO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SÓCIO-EDUCATIVA André Vitorino Vieira et al. O BULLYING NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL- SENTIMENTOS DE ALUNOS SOBRE RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO INGRESSO ESCOLAR Juliano Nazari POLÍTICAS EDUCACIONAIS: EM FOCO O PROJETO ACELERAR PARA VENCER 605--613 Carlos Rodrigues Brandão et al. REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A PARTIR DA DIVERSIDADE DE CULTURAS E DA CULTURA POPULAR 626-638 Jeovandir Campos do Prado UM ESTUDO DOS PROJETOS ESCOLAS-REFERÊNCIA E ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA: COMO POLÍTICA EDUCACIONAL MINEIRA E NATUREZA SOCIAL 580-590

Eixo IV Linguagens da Cultura Contemporânea e Conhecimento Popular TRABALHOS POR AUTOR EIXO A – K L – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Alline Grazielle Neves Costa AS INFLUÊNCIAS DOS SITES DE RELACIONAMENTOS E JOGOS ONLINE NA CONSTRUÇÃO DO SABER ESCOLAR RESUMO   Celeuta Batista REFLEXÕES HISTÓRICAS SOBRE O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Cinthia Cristina de Oliveira Martins AS CULTURAS CONTEMPORÂNEAS PRESENTES NA REALIDADE DOS ESTUDANTES DO NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO E SUA INFLUENCIA DO ENSINO DE HISTORIA Elieuza Aparecida de Lima UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMPLETO 695-703 Guilherme Saramago de Oliveira CONHECENDO A PRÁTICA DO PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ACORDO COM AS TEORIAS PEDAGÓGICAS 639-651 Gustavo de Oliveira Silva Iara Guimarães DISCURSO, MÍDIA E INFÂNCIA: CONTRAPONTOS 659-672 Joelma dos Santos O QUE QUEREMOS? O CURRÍCULO PODEROSO OU CURRÍCULO DOS PODEROSOS? 652-658 Kênia Alves Santos

Eixo IV Linguagens da Cultura Contemporânea e Conhecimento Popular TRABALHOS POR AUTOR EIXO A – K L – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Lasara Marcelle Dutra Machado DISCURSO, MÍDIA E INFÂNCIA: CONTRAPONTOS   COMPLETO 659-672 Liliane dos Guimarães Alvim Nunes NOSSA HISTÓRIA, NOSSA CIDADE: UBERLÂNDIA SOB O OLHAR DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL RESUMO Márcia Maria de Sousa NO MEIO DO PRESÉPIO: POTENCIALIDADES DE UM PERCURSO VISUAL ARTE/CULTURAL/EDUCATIVO 673-680 Maria Alcina Gomes de Sousa Monteiro O QUE QUEREMOS? O CURRÍCULO PODEROSO OU CURRÍCULO DOS PODEROSOS? 652-658 Sandra Rosa Campi Guimarães Silva SHREK: UMA (RE)LEITURA DE ALGUNS CONCEITOS PERTINENTES A ESCOLA QUE CONDUZEM AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE VALORES 681-694 Selma Sueli Santos Guimarães ESCOLHAS LEXICAIS E GEOLINGUÍSTICA: UM CAMINHO A PERCORRER Silvania Vasconcelos REFLEXÕES HISTÓRICAS SOBRE O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Thalita Tomé Mourão Valéria Gomes da Silva UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS 695-703 Vanessa Salum Cabral Galvão Wenderson Silva Oliveira AS ESTÉTICAS CONTEMPORÂNEAS E O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA PÚBLICA: CONCEITOS SOBRE A BODY ART 704-716

Eixo IV Linguagens da Cultura Contemporânea e Conhecimento Popular TRABALHOS POR TITULO AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Cinthia Cristina de Oliveira Martins AS CULTURAS CONTEMPORÂNEAS PRESENTES NA REALIDADE DOS ESTUDANTES DO NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO E SUA INFLUENCIA DO ENSINO DE HISTORIA RESUMO   Wenderson Silva Oliveira AS ESTÉTICAS CONTEMPORÂNEAS E O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA PÚBLICA: CONCEITOS SOBRE A BODY ART COMPLETO 704-716 Alline Grazielle Neves Costa AS INFLUÊNCIAS DOS SITES DE RELACIONAMENTOS E JOGOS ONLINE NA CONSTRUÇÃO DO SABER ESCOLAR Guilherme Saramago de Oliveira et al. CONHECENDO A PRÁTICA DO PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ACORDO COM AS TEORIAS PEDAGÓGICAS 639-651 Iara Guimarães et al. DISCURSO, MÍDIA E INFÂNCIA: CONTRAPONTOS 659-672 Selma Sueli Santos Guimarães ESCOLHAS LEXICAIS E GEOLINGUÍSTICA: UM CAMINHO A PERCORRER Márcia Maria de Sousa NO MEIO DO PRESÉPIO: POTENCIALIDADES DE UM PERCURSO VISUAL ARTE/CULTURAL/EDUCATIVO 673-680 Liliane dos Guimarães Alvim Nunes et al. NOSSA HISTÓRIA, NOSSA CIDADE: UBERLÂNDIA SOB O OLHAR DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Joelma dos Santos et al. O QUE QUEREMOS? O CURRÍCULO PODEROSO OU CURRÍCULO DOS PODEROSOS? 652-658 Celeuta Batista et al. REFLEXÕES HISTÓRICAS SOBRE O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Sandra Rosa Campi Guimarães Silva SHREK: UMA (RE)LEITURA DE ALGUNS CONCEITOS PERTINENTES A ESCOLA QUE CONDUZEM AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE VALORES 681-694 Elieuza Aparecida de Lima et al. UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS 695-703

II Seminário de Pesquisa do NUPEPE cultura, formação docente e cotidiano escolar CONFERÊNCIA DE ABERTURA: “Cultura, Formação Docente e Cotidiano Escolar” Profº Dr. Roberto Valdés Puentes (FACED/UFU) MESA-REDONDA: “Cultura Contemporânea e Cotidiano Escolar: entre práticas e pesquisas” Profª Drª Silma do Carmo Nunes (Católica/UDIA) Profª Drª Analúcia de M. Vieira (ESEBA/UFU)

II Seminário de Pesquisa do NUPEPE cultura, formação docente e cotidiano escolar Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Sistema de Bibliotecas da UFU, MG, Brasil S471s Seminário de Pesquisa do NUPEPE (2. : 2010 : Uberlândia, MG) II Seminário de Pesquisa do NUPEPE : Cultura, formação docente e cotidiano escolar, 21 e 22 de maio de 2010 - Uberlândia/MG ; coordenação geral: Analúcia de Morais Vieira ... [et al.] ; organização e produção dos anais: Leide Alvarenga Turini, Sumaia Barbosa Franco Marra. - Uberlândia : UFU, Escola de Educação básica, 2010. Inclui bibliografia. ISBN: 9788562045011 Modo de acesso: World Wide Web 1. Pesquisa - Congressos. 2. Docentes - Formação - Congressos. 3. Avaliação educacional - Congressos. 4. Inclusão em educação -Congressos. 5. Ambiente escolar - Congressos. 6. Prática de ensino - Congressos. 7. Cultura - Congressos. I. Vieira, Analúcia de Morais. II. Turini, Leide Alvarenga. III. Marra, Sumaia Barbosa Franco. IV. Universidade Federal de Uberlândia. Escola de Educação Básica. Núcleo de Pesquisas sobre Práticas Escolares. V. Título. CDU: 001.8 (061.3)