Plano Aula 6 Revisão de conceitos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Prof. Alberto Martins Júnior
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Automação A importância da Automação Industrial para as médias e pequenas empresas.
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Contexto da Informação
Sistemas de Informações Gerenciais
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Engenharia de Software
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
11. Gerenciamento de riscos do projeto
Apresentação do Projeto
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Implementação de Sistemas
Sistemas de Informação - Objetivos
Curso Técnico em Manutenção e Suporte a Informática
ABRAIDI Código de Conduta ABRAIDI Selo ABRAIDI - Empresa Boa Cidadã
Sistemas de Informação Capítulo 3
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
Pré-Implantação Estudo de Viabilidade
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PMBOK 5ª Edição Capítulo 7
1 / 23 Controle de ações É o gerenciamento ativo, diário, dos riscos Ocorre ao mesmo tempo do gerenciamento do projeto Inclui a implementação do plano.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Segurança e auditoria de sistemas
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Sistemas de Informação AULA 3
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Tecnologia da informação Aula 1 – Introdução - Fundamentos dos componentes do Sistema de Informação. Profº Erich.
Projeto de Banco de Dados
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Princípios de Sistemas de Informação
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Gerenciamento de Ambientes. Sumário 2 1.Justificativa 2.Gerenciamento de Ambientes ALOG 3.Caso de sucesso 4.Almoço.
Sistemas de Informações Gerenciais
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Sistemas de informação para processos produtivos
Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana. Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana.
Planejamento e Responsabilidade Social
E-commerce e E-business
Tecnologia da informação Aula 2 – Estratégia competitiva
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Equipe Prof. Henrique Freitas
Profª Daniela Mota Análise de Sistemas Profª Daniela Mota
Bem-vindo!.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
II – Desafios Gerenciais da TI Unidade II Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graça Prof. Vanilde Manfredi out/2010.
Tecnologia da Informação
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

Plano Aula 6 Revisão de conceitos Desafios Gerenciais de Tecnologia da Informação Leitura O’Brien págs. 17 a 23

Caso Hershey Foods: Fracasso e Êxito com TI Teoria Geral de Sistemas: Implantação de um sistema impacta vários outros sistemas da empresa (Instâncias organizacionais). Quanto maior o impacto maior a dificuldade de implantar porém maior é o benefício aferido. Visão Sistêmica, Pensamento Sistêmico e Abordagem Sistêmica. Classificação de Sistemas de Informação: Os sistemas ERP implementam os sistemas de Processamento de Transações, Sistemas de Apoio Gerencial (Sistemas de Informação Gerencial, Sistemas de Apoio a Decisão e Sistemas de Informação Executiva (BI) Teoria de Sistemas (Cibernética): “O meio ambiente influencia continuamente o sistema gerando o caos no seu interior”. Objetivo dos Sistemas de Informação: “Maximizar o valor do seu cliente e do seu negócio” => Valor de venda da empresa no mercado

Desafios e Oportunidades de SI A Empresa de Negócios Estratégias/Processos/Estrutura/Cultura Valor do Cliente Valor do Negócio Negócios/Desafios da TI Negócios/Desenvolvimentos de TI Negócios/Objetivos da TI Requisitos de velocidade e flexibilidade dos ciclos de desenvolvimento de produtos, produção e entrega. Uso de Internet, intranets, extranets e da Web como infra-estrutura básica da TI. Dar aos clientes o que eles querem, quando e como querem, pelo menor custo. Reengenharia e integração interfuncional de processos de negócios que usam as tecnologias de Internet. Difusão de tecnologia da Web a funcionários remotos, clientes e fornecedores. Coordenação da produção e dos processos do negócio com fornecedores e clientes. A integração de negócio eletrônico e comércio eletrônico nas estratégias, nos processos, na estrutura e na cultura de uma organização. Computação global em rede, colaboração e sistemas de apoio à decisão. Parcerias em canais de marketing com fornecedores e distribuidores.

Desafios e Oportunidades de TI Massificação de Sistemas de Informação em diversas plataformas Mobilidade no uso de SIs (Internet, Celular, IPAD) Responsabilidades Éticas Responsabilidades de Segurança Responsabilidades de Privacidade Sistemas de Informação como instrumento de vantagem competitiva

Importância dos Sistemas de Informação !!!! Representa uma área funcional tão importante para o êxito dos negócios como as funções de contabilidade, finanças, recursos humanos Viabiliza a atingimento de alto padrão na eficiência operacional, produtividade e moral do empregado e, consequentemente, aumentando a satisfação dos clientes Fonte de informação e suporte necessários para promover a tomada de decisão eficaz por gerentes e profissionais de negócios Vital para o desenvolvimento de produtos competitivos e serviços que dão a uma organização uma vantagem estratégica no mercado global Oportunidade de carreira dinâmica, recompensadora e desafiante para milhões de pessoas

Desafios - Ética de TI Quais os usos da tecnologia da informação que poderiam ser considerados impróprios, irresponsáveis, ou perigosos a outros indivíduos ou à sociedade? Vender informações cadastrais dos seus clientes; Disponibilizar informações de terceiros sem o seu consentimento formal. Por exemplo, arquivo com as informações dos clientes; Armazenar dados confidenciais sem o devido controle e prevenção de acessos não autorizados; Enviar correspondência com informações sensíveis. Por exemplo, envio de fatura do cartão de crédito com todo o número completo do cartão.

Exemplos de Desafios Éticos Aplicações da TI Riscos Potenciais Respostas Possíveis Danos Potenciais Gerência de Relacionamento com o Cliente Gerência de Recursos Humanos Sistemas de Inteligência de Negócios Boicotes de clientes Interrupção de trabalho Intervenção do governo Códigos de ética Incentivos Certificação Invasões de privacidade Informação inexata Conspira-ção

Exemplos de respostas aos riscos potenciais Como todas as empresas usam cada vez mais TI, a gestão inadequada pode trazer vários problemas desde a parte operacional até a parte de segurança da informação. Consequentemente o risco de imagem da empresa é muito alto. Por conta disso todas as empresas de auditorias colocam na sua lista de verificação todos os itens de TI que possam indicar que a empresa possui uma gestão adequada de TI Todas as instituições financeiras que queiram vender suas ações nos EUA devem ter certificação anual SOX conduzida por uma empresa de auditoria certificada para realizar essa certificação As maiores bandeiras mundiais (Visa, Mastercard, American Express etc.) estão obrigando todas as empresas que trabalham com cartão de crédito a ter a certificação PCI DSS Várias empresas exigem que o funcionário assine o código de ética , o qual exige que o funcionário se comprometa a seguir o código de ética da empresa. Qualquer violação dá o direito a empresa de mandar o funcionário por justa causa. Por exemplo, enviar e-mail da empresa com arquivo anexo para e-mail pessoal Em várias empresas, tantos nos notebooks como nos desktops não é possível gravação via USB. Somente está disponível a leitura nos dispositivos que se conectam via USB..

Desafios no Desenvolvimento de Soluções de SI Capacidade de atualizar os sistemas continuamente com baixos custos de manutenção Viabilidade econômica dos novos projetos Prazo de desenvolvimento Capacidade de manter o ambiente de TI atualizado constantemente com as inovações tecnológicas (ver Lei de Moore) Capacidade de usar novas tecnologias Redução dos custos de pessoal para a manutenção de TI

Campo de estudos da Cibernética: os Sistemas “é um conj. de elementos que estão dinamicamente relacionados.” O sistema dá a idéia de conectividade. O meio-ambiente provoca mudanças no sistema Meio Ambiente FEEDBACK Saídas Entradas Dados Energia Matéria Informação Energia Matéria RETROAÇÃO

Wear vs. Deterioration These slides are designed to accompany Software Engineering: A Practitioner’s Approach, 7/e (McGraw-Hill 2009). Slides copyright 2009 by Roger Pressman.

Software Legado Por que deve ser atualizado/alterado? O software deve ser adaptado para atender às necessidades de novos ambientes ou de novas tecnologias computacionais; O software deve ser aperfeiçoado para implementar novos requisitos de negócio; O software deve ser extendido para torná-lo interoperável com outros bancos de dados ou com sistemas mais modernos; O software deve ser rearquitetado para torná-lo viável dentro de um ambiente de rede. These slides are designed to accompany Software Engineering: A Practitioner’s Approach, 7/e (McGraw-Hill 2009). Slides copyright 2009 by Roger Pressman.

Lei de Moore A lei de Moore diz que “A cada 18 a 24 meses é lançada uma nova tecnologia que permite que os computadores dupliquem o desempenho” Se considerarmos 24 meses, a tecnologia Intel se encaixa perfeitamente nesta lei.

Os dez perfis de profissionais mais demandados em 2011 Programação e desenvolvimento de aplicações Gestão de Projetos Help Desk / Suporte Técnico Rede Segurança Data Center Web 2.0 Telecomunicações Business Intelligence Arquitetura de Colaboração Fonte: Pesquisa Computerworld divulgado em 14 de setembro de 2010

Quadro de Carreiras (1) Analista de Sistemas ambiente MF Analista de Sistemas ambiente Unix Analista de Sistemas Internet Web Designer Analista de Sistemas JAVA / C++ Analista de Sistemas Access / Visual Basic/ SQL Server Administrador de Dados Analista de Banco de Dados (Suporte Técnico BD) Arquitetura Técnica de Aplicações Segurança de Informação Controles Internos de TI Gerenciamento de Projetos (PMO) Suporte ao Desenvolvimento de Sistemas (Metodologia & Normas e Padrões)

Quadro de Carreiras (2) Analista de Testes/Simulação/Homologação Documentador (Sistemas, Manual de Usuários) Analista de Inteligência de Negócio (BI) Quality Assurance Desenvolvimento de Sistemas Analista de Produção (Operação, Schedulagem, Planejamento e Controle da Produção, Gestão de Problemas, Gestão de Incidentes) Quality Assurance Produção (SLAs, Indicadores Chaves. Comunicação) Contingência (COB = Continuity of Business) Analista de Suporte Técnico Rede Analista de Suporte Técnico Micro (Inclui Automação de Escritórios) Analista de Suporte de Telecom Analista de Suporte de Sistemas Operacionais (inclui linguagens utilizadas pelos sistemas operacionais tais como Assembler, C, C++, JAVA)

Quadro de Carreiras (3) Help Desk de TI Suporte de Informática (ferramentas de colaboração e automação de escritório) Representante de Vendas de Hardware Auditor de TI Supervisor\Gerente de Informática em pequenas empresas Analista de Sistemas Funcional / Analista de Negócios Analista de Processos / Organização e Métodos (O&M) Suporte a implantação de aplicativos (pós-venda) Suporte de aplicativos de mercado (pós-venda) Relacionamento Comercial de empresas de TI (Softwares , Serviços ou Fábrica) Atendimento em empresas de serviços de TI Representante de Vendas de produtos de TI Orçamento e Custos de TI (Impostos, Legislação tributária e fiscal) Consultor de TI / Aplicações Empresariais / Ambiente Tecnológico

Estimativas Faixas Salariais – Setembro 2010 CARGO Tempo de experiência Salário Médio % de Aumento Estagiário 0 a 1 ano 1.000,00 a 1.500,00 Analista de Sistemas Jr 1 a 2 anos 1.500,00 a 2.500,00 50% Analista de Sistemas Pl 2 a 4 anos 2.500,00 a 4.000,00 40% Analista de Sistemas Sr 4 a 6 anos 4.000,00 a 6.000,00 30% Coordenadores de Sistemas Acima de 5 anos 6.000,00 a 8.000,00 20% Gerente de Sistemas Acima de 6 anos 7.000,00 a 10.000,00 15%

Estimativas Faixas Salariais CARGO Tempo de experiência Salário Médio Estagiário 0 a 1 ano 1.000,00 a 1.500,00 Analista de Sistemas Jr 1 a 2 anos 1.500,00 a 2.500,00 Analista de Sistemas Pl 2 a 4 anos 2.500,00 a 4.000,00 Analista de Sistemas Sr 4 a 6 anos 4.000,00 a 6.000,00 Coordenadores de Sistemas Acima de 5 anos 6.000,00 a 8.000,00 Gerente de Sistemas Acima de 6 anos 7.000,00 a 10.000,00 As empresas grandes adotam a faixa superior dos salários da tabela acima. Nas empresas financeiras os salários são em torno de 20% a mais dos valores apresentados nesta tabela. Além dos salários, as empresas agressivas dão bônus. Por exemplo, os bancos dão em torno de 4 salários anuais de bônus nos cargos gerenciais. Para os cargos de gerente de sistemas o pré-requisito é ter MBA (Master Business Administration) que dura em torno de 1,5 a 2 anos além da capacidade de leitura de inglês técnico.

Faixas Salariais – Empresas Médias Para os cargos mais técnicos de “Suporte” as faixas são em torno de 10% a mais que os de Desenvolvimento de Sistemas Para os cargos de Produção os salários são parecidos com os de Sistemas, pouca coisa menor Para os cargos de Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas (Testes e Documentação) as faixas são menores em torno de 30 a 50% dependendo do cargo Para os cargos de vendas, relacionamento comercial e atendimento B2B os salários são menores porém recebem uma parte variável em função dos resultados comerciais atingidos. Se bem sucedido extrapola os valores da tabela.

Aula 6 FIM