Projeto AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE 2007 - CORPO DISCENTE- Programa de Avaliação Institucional (PROAI) PROAI ENCONTRO DE PROFESSORES ENCONTRO.

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Transcrição da apresentação:

Projeto AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE CORPO DISCENTE- Programa de Avaliação Institucional (PROAI) PROAI ENCONTRO DE PROFESSORES ENCONTRO DE PROFESSORES 9 de fevereiro de 2008

•Contribuir para o aperfeiçoamento da UNISANTOS e para o cumprimento dos seus objetivos: –produzindo conhecimentos sistemáticos a respeito da Universidade; –identificando suas potencialidades e fragilidades; –garantindo o envolvimento dos setores que a compõem nas diferentes etapas do processo avaliativo. PROAI Missão

•Conhecimento/diagnóstico •Envolvimento/participação •Aperfeiçoamento •Emancipação •Cultura de avaliação •Credibilidade •Compromisso •Integração/flexibilidade PROAI OBJETIVOS PERMANENTES

•Caráter participativo •Caráter processual/cotidiano •Procedimentos e instrumentos variados •Enfoques quantitativos e qualitativos •Adequação aos princípios do SINAES •PROAI - Estruturado em projetos PROAI METODOLOGIA

•Estão, atualmente, em andamento 15 projetos Projeto de Avaliação dos Cursos e da Universidade •Esta apresentação diz respeito ao Projeto de Avaliação dos Cursos e da Universidade •1996 – 2002 – 2005 – 2007 PROAI PROJETOS

•Avaliação dos Cursos e da Universidade – visão discente •Caracterização dos Ingressantes •Avaliação do Docente pelo Discente •Estudo de ex-alunos •Movimentação de alunos •Cadastro Docente PROAI AUTO-AVALIAÇÃO DOS CURSOS: Coordenadores e Colegiados •PROAI •Avaliação externa – MEC/SINAES •Avaliação dos Cursos de Graduação (comissões) •ENADE – Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes

•Objetivos •Objetivos: –Conhecer, de modo mais sistemático, as opiniões ou o modo de ver o que vivem e recebem da Universidade –Colocar a público componentes de um curso e de uma Instituição de qualidade –Fornecer elementos para o Planejamento Institucional e de Curso PROAI AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE

•Identificação do Estudante •Identificação do Estudante: identificação e relação com o Curso •Aspectos Pedagógicos e Curriculares dos Cursos •Aspectos Pedagógicos e Curriculares dos Cursos: objetivos e perfil profissional; conteúdo e metodologia; avaliação; integração; informações e comunicação; pesquisa; extensão; atuação do corpo discente e grau de satisfação com o Curso •Aspectos Administrativos e Infra-estrutura •Aspectos Administrativos e Infra-estrutura: instalações e equipamentos; serviços •Questão aberta: •Questão aberta: comentários, críticas e sugestões PROAI ESTRUTURA DO INSTRUMENTO

PROAI RELAÇÃO COM O PLANO INSTITUCIONAL 2 - ASPECTOS PEDAGÓGICOS E CURRICULARES DO CURSOMETAS 1-Os alunos conhecem o Marco Referencial da UNISANTOS, divulgado no Guia Acadêmico, disponível no site da Universidade. S 2-Os objetivos deste curso são divulgados para o corpo discente. S 3-Os objetivos do curso estão articulados com os apresentados no Marco Referencial. S 4-Há relação entre os objetivos do curso e o desenvolvimento das disciplinas, atividades complementares, estágios e trabalhos de conclusão de curso. S 5-O desenvolvimento do curso contribui para a formação do profissional. S-Q

PROAI 6-O desenvolvimento do curso contribui para a formação do cidadão. S 7-Você conhece as disciplinas do curso e as respectivas cargas horárias. S 8-Os professores apresentam seus planos de ensino aos alunos. S-Q 9-Neste curso há integração entre as disciplinas.S-Q 10-Neste curso há integração entre disciplinas e atividades (estágio, TCC, atividades complementares, jornadas, etc.). S-Q-D

PROAI 11-Há integração entre teoria e prática no desenvolvimento do curso. S-Q-D 12-Há integração entre ensino – pesquisa – extensão neste curso. S-D 13-Há trabalhos de iniciação científica no curso.S 14-As disciplinas e atividades do curso utilizam procedimentos de pesquisa (levantamentos bibliográficos, resenhas, identificação de problemas, estudos de caso, etc). S-Q-D 15-O desenvolvimento das disciplinas e atividades incorpora os avanços científicos e/ou tecnológicos relativos à área do curso. S-Q-D

PROAI 16-No desenvolvimento deste curso, há integração com outros cursos da UNISANTOS. S 17-O nível de exigência é adequado à formação proposta pelo curso. S-Q 18-A bibliografia básica indicada nos planos de ensino é utilizada no desenvolvimento das disciplinas e atividades. S-Q 19-As vagas para estágio são divulgadas aos alunos.S-D 20-A Instituição incentiva a participação do aluno em simpósios, seminários e congressos. S

PROAI 21-Os alunos conhecem as normas e critérios para concessão de incentivos à participação do aluno em simpósios, seminários e congressos. S 22-As normas e critérios para concessão de incentivos à participação do aluno em simpósios, seminários e congressos são claras. S 23-Os alunos deste curso participam das atividades de extensão. S-D 24-A participação dos alunos nas atividades de extensão contribui para a sua formação. S-D 25-Os eventos que ocorrem no curso (projetos, palestras, filmes, debates, excursões) são também trabalhados nas disciplinas. S-Q

PROAI 26-Os procedimentos de ensino adotados estão adequados aos conteúdos (assuntos) trabalhados no curso. S-Q 27-Os instrumentos de avaliação estão de acordo com os conteúdos trabalhados nas disciplinas e atividades. S-Q 28-Os representantes dos alunos participam das reuniões dos órgãos colegiados. S 29-Os representantes dos alunos socializam as informações divulgadas nas reuniões dos órgãos colegiados. S 30-Atribua uma nota de 4 a 1 que exprima/sintetize seu grau de satisfação com o que o curso tem lhe proporcionado. S-Q

PROAI OS RESULTADOS Alunos assinalaram grau de concordância com itens apresentados – 1 a 4 –1: Posição totalmente discordante –2: Posição discordante, mas não totalmente –3: Posição concordante, mas não totalmente –4: Posição totalmente concordante Foram totalizados os níveis 3 e 4 observados, indicando posicionamento positivo, por parte dos alunos, em relação ao item avaliado

PROAI TRANSFORMANDO EM INDICADORES •Estes totais foram categorizados, constituindo-se assim em Indicadores de Qualidade – visão discente Vermelho 0% a 29,9% - Insuficiente – Vermelho Laranja 30% a 49,9% - Fraco – Laranja 50% a 69,9% - Regular – Amarelo Verde 70% a 84,9 - Bom – Verde Azul 85% a 100% - Ótimo – Azul

•Como é o aluno típico do Curso? •Quais os pontos fortes e as potencialidades identificadas? •Quais as fragilidades ou pontos fracos? •Como está o curso como um todo, tendo em vista os índices de aprovação •Como está o curso como um todo, tendo em vista os índices de aprovação? •Quais ações podem ser desencadeadas e/ou reforçadas a partir dos resultados? PROAI QUESTÕES PARA ANÁLISE

PROAI OS RESULTADOS Um primeiro olhar: a Universidade e os 54 itens do instrumento (amarelo: 3 metas – vermelho: síntese) Faixas de concordância n. total n. Itens pedag. itens 85% a 100%117 70% a 84,9%625, 6 50% a 69,9% ,4,8,9,10,11,13,14,15 17,18,19,20,24,26,27, 28,29,30 30% a 49,9%1461,3,12,21,23,25 0% a 29,9%2216, 22 TOTAL5430

•I•Item ,28% de concordância PROAI 7-Você conhece as disciplinas do curso e as respectivas cargas horárias.

•Item ,42% de concordância PROAI 14-As disciplinas e atividades do curso utilizam procedimentos de pesquisa (levantamentos bibliográficos, resenhas, identificação de problemas, estudos de caso, etc).

Item ,19% de concordância PROAI 30-Atribua uma nota de 4 a 1 que exprima/sintetize seu grau de satisfação com o que o curso tem lhe proporcionado

“A avaliação busca conhecer, não para execrar o passado e condenar o futuro mas, para compreender as dificuldades e equívocos e potenciar as condições de construir com melhor qualidade os agentes, a instituição e os contextos” (DIAS SOBRINHO, 1996, p.23). PROAI