Segurança no Trânsito em Rodovias Federais

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Transcrição da apresentação:

Segurança no Trânsito em Rodovias Federais I Seminário de Segurança no Trânsito Brasileiro “2011-2020, A década de Ações pela Segurança no Trânsito” Segurança no Trânsito em Rodovias Federais Engº Marcelo Perrupato Secretário de Política Nacional de Transportes Brasília, 05 de maio de 2010.

Visão Estratégica do MT Estabelecer políticas atualizadas, baseadas no PNLT, e em decorrência implantar infraestrutura capaz de: Atender com eficiência à demanda do crescimento econômico interno e do comércio exterior. Estruturar novos corredores multimodais estratégicos para aumento da capacidade de transporte, priorizando os sistemas hidroviário e ferroviário e as rodovias de acesso. Incentivar a ligação do Brasil com os países limítrofes, fortalecendo a integração na América do Sul. Aumentar os níveis de eficiência do transporte para redução de: Tempos de viagem Custos de transportes Acidentes

RODOVIAS (Proposta PAC) 95 ações envolvendo pavimentação, duplicação, adequação de capacidade e construção de pontes (R$ 23,4 bilhões) Manutenção rodoviária (R$ 11,8 bilhões) Concessão de trechos à iniciativa privada (R$ 8,4 bilhões)

RODOVIAS CONCESSÃO DE RODOVIAS FEDERAIS – 2ª ETAPA: 3.228 KM MANUTENÇÃO DE RODOVIAS: 55 MIL KM ESTUDOS E PROJETOS: 55 MIL KM CONTROLE DE PESO: IMPLANTAÇÃO E OPERAÇÃO DE 235 BALANÇAS SISTEMA DE SEGURANÇA: 1.130 MEDIDORES DE VELOCIDADE COM 2.260 FAIXAS MONITORADAS SINALIZAÇÃO: 72 MIL KM

Evolução do Índice de Estado de Superfície das Rodovias Federais

Rodovias - Região Norte

Rodovias - Região Nordeste

Rodovias - Região Sudeste

Rodovias - Região Sul

Rodovias - Região Centro-Oeste

Rodovias - 3ª Etapa de Concessões 3.674,3 km de rodovias no DF, MG, ES, BA e SC a licitar em duas fases

Disciplinamento do Setor (operação) Antiga reivindicação do setor: Acelerar a tramitação, no Congresso Nacional, do Projeto de Lei nº 2.660/95 que disciplinaria o tempo de direção para motoristas de veículos de cargas. Foi aprovado no Congresso Nacional o Projeto de Lei (PL) nº 2.660/95 que viria a alterar o Código de Trânsito Brasileiro, dispondo sobre a jornada de trabalho dos motoristas. Recebeu veto no âmbito do Poder Executivo por necessidade de revisão do texto. A revisão do texto poderá resultar na eficácia da legislação, atingindo o objetivo proposto.

Disciplinamento do Setor (operação) Tramita no Congresso Nacional emenda substitutiva ao Projeto de Lei nº 3.833, de 2008, com a finalidade de aumentar para 10% a tolerância do excesso de peso por eixo. A área técnica do MT está avaliando o impacto da medida considerando a sua abrangência e, bem como, a sua eficácia no atendimento às necessidades do transportador, especialmente de granéis (sólidos e líquidos). Os estudos estão em fase conclusiva.

O VEÍCULO A evolução tecnológica de proteção da cabine do passageiro contribuí para a redução da gravidade dos acidentes rodoviários. A maior presença desses veículos na frota brasileira tenderá a aumentar a segurança nas rodovias brasileiras. A segurança operacional também depende do respeito aos limites construtivos do veículo.

Renovação de Frota Necessidade de programas permanentes voltados à renovação de frota. O modelo político de financiamento deverá buscar sempre a modernização da frota de modo a oferecer maior segurança operacional e menor poluição ambiental. O MT, por meio da SPNT, vem mantendo reuniões com MDIC e BNDES, com o objetivo de dar resposta adequada a essa necessidade.

PROCAMINHONEIRO (Recursos do BNDES) Começou a operar em maio de 2006. Em outubro de 2006 passou a financiar a microempresa. Em julho de 2009 os juros anuais caem de uma taxa média de 13,5% para 4,5%. Reduz a taxa em 67%. De acordo com o BNDES, a medida permanece em vigor. Na mesma data, o prazo de financiamento foi ampliado de 84 para 96 meses. Idade limite para financiar caminhões usados passou de 8 para 15 anos. As medidas resultaram num forte aumento de negociações. Para o primeiro trimestre de 2010 foram disponibilizados R$ 1,6 bilhão ao Programa, prevendo-se o mesmo valor para o segundo trimestre. Desde o início do Programa foram realizadas 20.733 operações correspondentes a R$ 3,5 bilhões. FGI – Fundo Garantidor para o investimento: Está previsto entrar em operação o FGI com a finalidade de reduzir riscos de negociação, principalmente de pessoas físicas, permitindo maior número de operações.

Acidentes em Rodovias Federais - 2009 Nº. de acidentes: Mortos: Feridos: Veículos: Caminhões Ônibus Automóveis Motocicletas Atropelamentos

Custos Econômicos e Sociais dos Acidentes de Trânsito nas Rodovias Federais (IPEA-2005)

Organização Institucional Secretaria de Política Nacional de Transportes - SPNT/MT Coord. Geral Operações Rodoviárias – DNIT/MT; Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT/MT Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN/MCid Polícia Rodoviária Federal – PRF/MJ. Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN 8 Representantes+Pres.: MT, MCid, MCT, MD, MJ, MEC, MS, MMA, DENATRAN (Pres.).

Política Nacional de Segurança no Trânsito para as Rodovias Federais Política intersetorial e Interministerial Mudanças na Matriz Logística Brasileira (PNLT) Incluir figuras da análise comparativa de acidentes nos diversos modais

Política Nacional de Segurança no Trânsito para as Rodovias Federais Implicações das mudanças na Matriz Logística Brasileira na segurança viária: Redução do número de caminhões nas estradas; Redução das distâncias percorridas por caminhões (alimentadores dos eixos hidroviários e ferroviários estruturantes). Incluir figuras da análise comparativa de acidentes nos diversos modais 21

Ações para Redução de Acidentes e Melhoria da Segurança Viária Ampliação da Fiscalização eletrônica de velocidades Análise de estatísticas de acidentes (DNIT/PRF/MT), com mapeamento de pontos críticos e fatores de risco; Tratamento de postos críticos de acidentes Correções geométricas Melhoria de sinalização Implantação de dispositivos auxiliares de segurança Manutenção dos pavimentos

Ações para Redução de Acidentes e Melhoria da Segurança Viária PRODEFENSAS O objetivo deste Programa é reabilitar as Defensas Metálicas existentes, implantar novas Defensas e manter a funcionalidade de todo o sistema de Defensas Metálicas Semi-maleáveis na Malha Rodoviária Federal.

Ações para Redução de Acidentes e Melhoria da Segurança Viária PRODEFENSAS: Lotes Estados Defensas (km) Existentes Novas Total Lote 1 AM; RR; PA; AP; RO; AC; TO e MA 47,79 21,32 69,11 Lote 2 AL e PE 69,57 26,06 95,63 Lote 3 CE; PI; RN e PB 74,43 37,90 112,33 Lote 4 ES; BA e SE 42,13 63,45 Lote 5 MG 59,00 80,32 Lote 6 RJ; MG; SP e PR 58,95 30,79 89,74 Lote 7 RS e SC 72,42 33,16 105,58 Lote 8 MT; GO; DF e MS 73,00 45,01 118,01 Total (km) 497,29 236,88 734,17

Resultado do certame licitatório PRODEFENSAS (licitado em 2009): Lote Localização Resultado do certame licitatório UF BR Vencedor (a) Valor (R$) 1 AM;RR;PA;AP;RO;AC;TO;MA todas pavimentadas Consórcio SM 7.917.053,83 2 AL;PE Consórcio VIA 13.540.807,71 3 CE;PI;RN;PB Consórcio PJT 12.629.026,68 4 ES;BA;SE SIRGA 7.992.988,20 5 MG 040;050;116;135;251;262;267;354;356;365 e 460 Consórcio 5A 9.537.735,48 6 RJ;MG (demais BR's);SP;PR 10.802.735,83 7 RS;SC Consórcio BRAVIAS 12.522.025,05 8 MT;GO;DF;MS 13.165.379,42 Valor Total (R$) 88.107.752,20

Ações para Redução de Acidentes e Melhoria da Segurança Viária Implantação do Sistema Georreferenciado de Informações Viárias - SGV

Sistema Georreferenciado de Informações Viárias - SGV

Ações para Redução de Acidentes e Melhoria da Segurança Viária Sistema de Gestão da Faixa de Domínio Elaboração do Manual de procedimentos e modelos de documentos padronizados para a ocupação da faixa de domínio; Análise de viabilidade e de vistoria de ocupações; Cadastro atualizado e consistente das informações pertinentes; Dados georreferenciados; Rotina de cálculo do valor devido pelas ocupações; Melhorar o CONTROLE e SEGURANÇA VIÁRIA nas faixas de domínio.

Sistema de Gestão da Faixa de Domínio Sistema de Gestão da Faixa de Domínio (GFD.Net) Intranet Sistema de Gestão de Receitas (REC) Intranet Portal da Faixa de Domínio – Webfaixa Internet Coletor de Elementos da Faixa (GFD.Me) Dispositivo móvel (palm)

Sistema de Gestão da Faixa de Domínio

Sistema de Gestão da Faixa de Domínio

Ações para Redução de Acidentes e Melhoria da Segurança Viária PROSINAL Objetivo: Garantir a orientação aos usuários para utilização adequada das rodovias, possibilitando maior segurança e melhor fluidez no trânsito. Escopo Execução dos serviços de Engenharia de Tráfego, Sinalização Horizontal, Vertical, Suspensa e Dispositivos Auxiliares de Segurança incluindo a implantação, a recuperação e a manutenção da Sinalização na malha rodoviária federal.

Ações para Redução de Acidentes e Melhoria da Segurança Viária PROSINAL Serviços Sinalização Horizontal (pintura/demarcação de faixas) Sinalização Vertical (placas) Dispositivos de Segurança (tachas, balizadores, painéis de mensagem variável – PMV).

PROSINAL Valor do Programa: Condições iniciais: Valor: R$ 275,3 milhões (1ª etapa: jul/2006 a jul/2008) Extensão: 48.059,30 km: Situação Atual: Valor: R$ 531,8 milhões (1ª + 2ª etapa: jul/2008 a jul/2010) Extensão: 40.999,9 km (redução devido à transferência de segmentos para concessões e contratos cancelados)

Ações para Redução de Acidentes e Melhoria da Segurança Viária PROSINAL 2 É a contratação da Sinalização Viária do restante da malha pavimentada do DNIT não atendida pelo PROSINAL (1ª etapa). Extensão: 16.000 km Valor estimado: R$ 150 milhões Abrangência: 16 Unidades da Federação

SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário Ações para Redução de Acidentes e Melhoria da Segurança Viária SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário Manutenção Veicular; Serviços de Guincho; Apoio aos serviços de resgate; Serviço gratuito

Ações para Redução de Acidentes e Melhoria da Segurança Viária Atualização da base de dados do Programa Nacional de Contagem de Tráfego - PNCT; Estudos sobre a pesagem em balança dinâmica (SPNT-MT/CONTRAN/INMETRO).

Próximas Ações Programa Institucional de Segurança para o Trânsito em Rodovias Federais (SPNT/MT); Estudos de tratamento de pontos críticos c/ ações efetivas de melhorias; Modernização e ampliação dos sistemas de monitoramento e fiscalização; Intensificar campanhas educativas, com foco nas principais causas de acidentes; Adoção de estratégias de segurança viária diferenciadas para os trechos de rodovias em áreas urbanas

Foco das próximas ações ENGINEERING EDUCATION Educação Técnica ENFORCEMENT Os três E´s do trânsito Fiscalização

OBRIGADO marcelo.perrupato@transportes.gov.br