SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de Abril de 2006 Fortaleza – CE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
PROJETO BULAS DE MEDICAMENTOS
Plano “VISA na Atenção Básica”
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
Avaliação do Plano Plurianual
Organização da Assistência Farmacêutica no SUS Setembro/2007
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
Agência Nacional de Vigilância Sanitária GPROP LEGISLAÇÃO DE PROPAGANDA DECRETO N.º DE SETEMBRO DE 1931.
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Reunião de VISAs Gerência de tecidos, células e órgãos HEMO 2005 Rio de Janeiro - RJ 2005 GETOR.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
O Papel da CIS no PCCTAE.
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
PREVENÇÃO E COMBATE À FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO BRASIL
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
Patrícia Ferreira Abreu Sociedade Brasileira de Nefrologia
CICLO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL.
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
ANVISA MISSÃO : Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso.
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
Flavia Elias RJ, 09 de novembro de 06
Modelo de Atenção à Saúde no Brasil
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
VISA e ILPIs no Paraná Vigilância Sanitária
Sistema Estadual de Meio Ambiente
4ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Produtos para a Saúde Brasília, 16 de maio de 2007 Proposta de regulamentação em farmacovigilância como possível.
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA 27ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Anvisa Brasília, 6 de dezembro de 2007.
Fórum de Secretários Executivos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
Plano de Gerenciamento de Resíduos
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
Gestão de Tecnologias em Saúde Rosimary Almeida GEATS/DIDES
Câmara Técnica de Garantias Financeiras Alfredo de Almeida Cardoso Diretor de Normas e Habilitação de Operadoras – ANS Rio de Janeiro – Fevereiro de 2007.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA Avaliação 2009 (Ano Base 2008) Ciclo de Gestão do Plano.
Ciclo de Planejamento PPA.
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Avaliação de Desempenho Comissões de Avaliação de Desempenho CAD - CADU Coordenação de Desenvolvimento.
O Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas PROPAR ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Política de Qualificação da Saúde Suplementar Nova perspectiva no processo de regulação “Avaliar para mudar”
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Gerência de Gestão da Arrecadação – GEGAR
Agência Nacional de Vigilância Sanitária EP avalia a capacidade do laboratório em: Desempenhar os ensaios de forma competente.  Auto.
Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas Fundação de Vigilância em Saúde a Evento : Fórum Regional Norte /ANVISA – Belém – PA 23 a 25 de abril de 2007.
Avaliação de Desempenho Individual O que mudou?
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Contrato de Gestão 5º Termo Aditivo
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Transcrição da apresentação:

SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de Abril de 2006 Fortaleza – CE

COMISSÃO DE PESQUISAS EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA COPESQ

PESQUISA EM VISA O que é Pesquisa em Vigilância Sanitária? Que pesquisas em Vigilância Sanitária têm sido desenvolvidas/fomentadas pela Anvisa? O orçamento de “Pesquisas em VISA” atende às necessidades de pesquisa da Anvisa? Quais são os mecanismos institucionais para definição de temas/linhas/prioridades de pesquisas? As pesquisas desenvolvidas/fomentadas pela Anvisa têm trazido subsídios aos processos de gestão? Outras

Antecedentes Departamento de Ciência e Tecnologia – MS Fonte: http://dtr2001.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Relatorio_geral_acoesCTS.pdf

Antecedentes Fonte: http://dtr2001.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Relatorio_geral_acoesCTS.pdf

Antecedentes Fonte: http://dtr2001.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Relatorio_geral_acoesCTS.pdf

Antecedentes Fonte: http://dtr2001.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Relatorio_geral_acoesCTS.pdf

Antecedentes Fonte: http://dtr2001.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Relatorio_geral_acoesCTS.pdf

Aspectos Legais LEI Nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999, que define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências.   Art. 7º Compete à Agência proceder à implementação e à execução do disposto nos incisos II a VII do art. 2º desta Lei, devendo:   II - fomentar a realizar estudos e pesquisas no âmbito de suas atribuições;

Aspectos Legais Regimento Interno (Portaria Nº 593, de 25 de agosto de 2000, atualizada em 19 de dezembro de 2005) Art. 2º Compete à Agência proceder à implementação e à execução do disposto nos incisos II a VII do art. 2º da Lei n.º 9.782, de 1999, devendo: XXII - fomentar e realizar estudos e pesquisas no âmbito de suas atribuições;

Aspectos Legais Regimento Interno (Portaria Nº 593, de 25 de agosto de 2000, atualizada em 19 de dezembro de 2005) Procuradoria Gerências-Gerais: GGLAS, GGSTO, GGTES, GGALI, GGTOX, GGREM ADAVS e NUVIG Câmaras Técnicas

PPA 2004-2007 Ação “Pesquisas em Vigilância Sanitária" no âmbito do PPA 2004-2007 Levantamento de problemas Desestruturação da atividade/demandas de pesquisa Ausência de critérios para definição/priorização de pesquisas Subdimensionamento das metas física e financeira - percentual de execução de 2004 Escassez de fonte e de informação sobre as pesquisas em Vigilância Sanitária realizadas pela ANVISA 36000 MINISTÉRIO DA SAÚDE 0016 GESTÃO DA POLÍTICA DE SAÚDE 1291 SEGURANÇA TRANSFUSIONAL E QUALIDADE DO SANGUE 1289 VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE PRODUTOS, SERVIÇOS E AMBIENTES 7694 Construção do Edifício-Sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária 6174 Análise Técnico-Laboratorial da Qualidade dos Produtos Ofertados à População 6133 Vigilância Sanitária de Produtos 6138 Vigilância Sanitária em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados 6134 Vigilância Sanitária em Serviços de Saúde 6206 Pesquisas em Vigilância Sanitária Regionalização - Nacional Meta - 20 Unidade - Pesquisa realizada R$ 12.227.000

Ação de Pesquisas em Vigilância Sanitária Apresentação sobre o tema à DICOL em 24/01/05 Deliberação da DICOL - elaboração de proposta de criação de uma Comissão responsável pela elaboração de um Plano Estratégico de Pesquisa em Vigilância Sanitária, assim como pelo acompanhamento e avaliação dos projetos de pesquisa Fonte: http://intravisa/intra/s_agencia/areas/dicol/atas/2005/02_240105.pdf

Reuniões do Grupo de Trabalho Reuniões ordinárias mensais desde novembro de 2005 Definição de uma “Matriz de Problemas” que irá subsidiar os levantamentos de informações, assim como o Plano Estratégico de Pesquisas em VISA Elaboração de um “Instrumento de Levantamento de Informações” Elaboração de Regimento Interno (Resolução RDC Nº 44, de 14 de março de 2006) Instituição da Comissão de Pesquisas em Vigilância Sanitária da Anvisa – COPESQ (Resolução RDC Nº 43, de 14 de março de 2006) Designação de membros da COPESQ (Portaria DICOL Nº 113, de 15 de março de 2006)

MATRIZ DE PROBLEMAS Dimensão Político-Institucional Descritores Sub-dimensionamento orçamentário na ação de Pesquisa em VISA no PPA (Alocação de recursos de outras ações para pesquisa) Inexistência/fragilidade de ferramentas para o levantamento de pesquisas na Anvisa Inexistência de mecanismos uniformizados para acesso/celebração de pesquisas Inexistência/fragilidade no acompanhamento, avaliação e disseminação das pesquisas e seus resultados Convênios com CECOVISAs

MATRIZ DE PROBLEMAS Dimensão Metodológica Descritores Metodologia de priorização inexistente Pulverização/heterogeneidade de pesquisas Deficiências metodológicas (Aprovação no Sistema CEP/CONEP e utilização de metodologias que não propiciam o alcance dos resultados esperados)

ENCAMINHAMENTOS Aplicação de instrumento para levantamento de informações quantitativas e qualitativas sobre “Pesquisa em VISA” juntos às diferentes áreas da Anvisa Elaboração de proposta preliminar de um Plano Estratégico de Pesquisa em Vigilância Sanitária Realização de Workshop para apresentação e discussão das informações obtidas no levantamento e da proposta preliminar do Plano Estratégico de Pesquisa em Vigilância Sanitária